domingo, 29 de abril de 2007

Monumento / Museu à Puericultura Caldense!!!



blogspot recebeu o seguinte mail para publicação, O mail vem assinado pelo Sr. José M. P. Silva. Todo o conteúdo não é da responsabilidade do blog. O mail diz:

Há duas semanas, mais ou menos, publicou o glogue uma "piada" a propósito de monumento à Puericultura Caldense. Por sinal que o Executivo Autárquico anterior (2001-2005) chegou a inscrever em Plano de Actividades a implantação de um "monumento"(não chegou a ser especificado que espécie, se escultura ou outro) e o local de implantação seria naquele pequeno espaço recentemente ajardinado junto da ponte da Sé. Mas, para se tentar salvaguardar alguma coisa desta indústria que, em POrtugal, teve berço em Caldas de S. Jorge, e salvaguardar o que for possivel dos modelos, dos métodos de fabrico, da gama em geral no decorrer dos anos, das ferramentas específicas usadas nos anos 30/40/50/60/70/80 e no tempo actual, o Blogue poderia tentar mobilizar toda a gente e sobretudo os actuais industriais (um já o era nos anos 60) e os que entretanto deixaram de o ser, por encerramento das empresas ou outrarazão, no sentido de recolherem, e disponibilizarem, o que porventura ainda retenham:peças antigas fabricadas (conjuntos, cadeiras, andadores, carros de pedais, trotinetes,) algumas ferramentas (aqueles dispositivos manuais de curvar tubo, por ex.) uma que outra máquina antiga (prensas manuais, por ex.), colecções de fotografias que serviam de catálogos, catálogos antigos com toda a gama, enfim, tudo o que haja disponível para, um dia, se poder juntar isso, bem catalogado num arremedo de museu. Ouvi que haveria uma pessoa que terá uma colecção de "slides" com algumas imagens dos finais de 60. Quem sabe as disponibilizaria se a ideia vingasse. Fica a ideia.


José Pinto da Silva


5 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com a ideia...
Sugiro até que haja uma tentativa de agrupar meia dúzia de pessoas que possam eventualmente trabalhar nesse sentido. Chama-se a isso uma Comissão Instaladora.

Anónimo disse...

E porque não na casa da Pines, o rés do chão para “museu do brinquedo e da Freguesia” e o piso de cima copiar pelo orfeão da feira pois tem um belo local para reuniões, colóquios, exposições etc.

Anónimo disse...

Parece-me bem...
Outra opção será, nada mais nada menos do que:
....
....
....
....
....
O edifício...
...
...
...
...
...
da..
..
..
..
Antiga Fabruíma.
(Obviamente com outras valências)

Anónimo disse...

E custos de compra e reconstrução da Fabruíma???
Com o dinheiro da compra do edifício reconstrói-se
E esta sim pode ser uma realidade, pois o valor da compra é zero e o local também não é mau.
Venha a comissão instaladora, e quem sabe presidida por você eu apoio.

Anónimo disse...

Primeiro pensar na hipótese de se
conseguir algum material e, sendo, catalog´-lo e guardá-lo algures sem muito cuidado de exposição museológica. Havendo algo de substancial, ir-se-ia para o espaço
expositor.