quarta-feira, 18 de abril de 2007

Património Religioso. / Limpeza do Rio Uíma.


O blogspot recebeu o seguinte mail para publicação, diga-se que o mail vem anónimo identificando-se como “Observador”, por isso todo o conteúdo não é da responsabilidade do blog. O mail diz:
_______________________
PATRIMÓNIO RELIGIOSO.

A propósito do desaparecimento de património cultural religioso, e espera-se que não façam desaparecer aquela lápide ainda existente no adro, talvez fosse útil investigar se há alguma imagem nítida de uma importante inscrição que havia no pavimento de entrada para a porta lateral da Igreja. Naquele passeio havia uma inscrição que, crê-se, não aparece em nenhuma biblioteca, como é o caso daquela inscrição em pedra na parede/fachada sul da Igreja. Quem destruiu aquilo, se teve algum sentido de preservação de bens culturais, deve ter guardado qualquer reprodução.
Observador.
________________________
LIMPEZA DO RIO UÍMA.
Quem costumar ler, mesmo que na oblíqua, os jornais editados no norte, deve ter visto que, na zona de Gondomar, se juntou um grupo de mais ou menos 30 pessoas com o fito de darem uma de limpeza no Rio Tinto. Só puro voluntariado. E tiraram do rio arrobas de quase tudo o que é lixo. Parece que até mobílias e electrodomésticos.Aqui na zona existe uma (ou mais do que uma) associação que tem por objecto SER AMIGO do UIMA. Podiam juntar-se todos (diz-se que não se sabe quantos são)e em dois ou três fins de semana de calor dariam uma arrumada nas margens e tirariam o maior dos lixos depositados. Não parece de grande utilidade (para o rio) aparecer de vez em quando um ou outro dirigente das associações a mandar umas bocas com direito a foto no jornal.
O mesmo observador

5 comentários:

Anónimo disse...

O senhor observador bem que podia dar o exemplo...

Anónimo disse...

Eu pessoalmente,ém tempos tambem mandei a associação amigos do uíma fazerem limpeza do mesmo, mas reconheço agora que a função deste tipo de associações é alertar e educar e não subtituir as entidades publicas que essas sim devem fazer a limpeza do rio, por isso neste ponto eu discordo, quanto ao património religioso acho no meu entender que deve ser mantido, somente uma alteração tentar preservar, como de resto foi feito no interior da igreja.

Anónimo disse...

Eu tambem sou da opinião do angelo, pois acho que não deve ser a associação a limpar o rio mas sim quem o suja.

Anónimo disse...

Como podem verificar, para o interior da igreja, a palavra mais correcta não será PRESERVAR.
Tão ou mais importante do que preservar é... RECUPERAR.
Em boa verdade, se tivessem sido "preservados" os altares laterais, jamais teria vindo à luz do dia aqueles maravilhosos frescos (pinturas).
Fantástico.
Bem hajam aqueles que tiveram a coragem de mostrar à população aquilo que esteve escondido durante dezenas ou centenas de anos. E terá havido, certamente, forças de bloqueio contra a retirada dos altares.

Quanto ao rio.
Acho realmente muita piada. Muita mesmo.
Então agora,os membros da "Amigos do Uíma" é que iriam limpar o rio...
Eles existem para alertar. Concordo com o Ânegelo.

Mas... por falar nisso... Será que ainda existem???
Não me parece...

Anónimo disse...

Então aos que se dizem amigos do Uima não caberia, pelo menos, uma tomada de iniciativa. Em Rio Tinto, foram amigos sem se dizerem. Nunca se terá visto grupos de jovens de escolas a limpar praias? terão sido eles quem atirou piriscas ou enterrou restos de merendas?