segunda-feira, 7 de maio de 2007

Brochura do Inatel " Termas S. Jorge"


A propósito daquela brochura da responsabilidade do INATEL onde vem a aberração da localização das Termas na Feira, vou passar um e-mail que no dia 23 de Abril enviei para o Departamento de Termalismo Sénior do INATEL.


Exmos. Senhores,Foi distribuido como encarte num diário uma pequena brochura com o título em assuntoe, tudo leva a crer, é da responsabilidade do INATEL.Na página 14 do documento traz uma Nota (Pseudo) Indicativa das Termas de Caldas de S. Jorge e, pelo que ali se contem, começo, desde já, a apresentar o meu mais veemente protesto, pois não é aceitável que uma instituição como o INATEL distribua,às dezenas de milhar, MENTIRAS sobre uma Estância que, ao que julgo, está nas primeiras 10 em frequência e nas primeiras 5 na qualidade das instalações e serviços.Diz-se do 2º. Parágrafo: Situado no Douro Litoral, junto ao Castelo Medieval de Santa Maria da Feira, as Caldas de S. Jorge, no centro vital da então "Civitas Santae", hohe em Terras de Santa Maria, junto ao monte de floresta onde se ergue o Castelo, desenvolveu-se uma importante feira que, mais tarde, deu origem à povoação.Ora, Caldas de S. Jorge e a Estância Termal FICAM A 10/11 QUILÓMETRO DO CASTELO E SITUAM-SE NUM LOCAL BEM MAIS BUCÓLICO QUE É A MARGEM DO RIO UIMA E NÃO TEM NENHUM MONTE DE FLORESTA. V.EXAS. DESCREVERAM O EDIFICIO DO INATEL COM O TÍTULO DE "TERMAS DE S.JORGE". Uma Vergonha.No terceiro parágrafo reportam-se a Santa Maria da Feira como centro industrial com destaque para o calçado e cortiça e o grande espaço do Europarque... Esqueceram-se uma única referência à freguesia de Caldas de S. Jorge e à Indústria dos CARRINHOS DE BÉBÉ, que nasceu nesta localidade em 1945 e hoje será talvez o maior CENTRO IBÉRICO da produção desses artigos.A seguir referem a Localização: Pelo título que usam, deveriam querer indicar a localização das Termas. Dizem tão somente que Santa Maria da Feira fica a 26 Km do Porto. E até talvez fique. Mas usar o título de "TERMAS DE S. JORGE" para depois promover em exclusivo a sede do concelho ignorando em absoluto a terra onde as águas brotam e onde está a Estância, é uma ofensa à população.Deste meu/nosso protesto darei conhecimento à Sociedade de Turismo de S. M Feira, SA,entidade que explora e gere a estância, à Junta de Freguesia de Caldas de S. Jorge, à Câmara Municipal e daremos nota a todas as entidades que patrocinaram UMA MENTIRA Min. Saúde, Min. Trabalho e solid. Social, PAI, Assoc. Termas de Portugal, Direcção Geral de Saúde e Direcção Geral de Turismo.
Os meus mais vivos protestos

José Marques Pinto da Silva
Rua do Lago,
54505-688 Caldas de S. Jorge

Esta proposta será divulgado nas rádios locais e na imprensa local
Resposta à reclamação pelo erro dalocalização das Termas de Caldas de S. Jorge...

Exmo. Senhor
José Pinto da Silva


(Assunto: Divulgação Termalismo – Termas de S. Jorge)



Relativamente à reclamação apresentada por V. Exa, sobre a descrição das Termas de S. Jorge, incluída no suplemento que foi distribuído num jornal da imprensa diária do passado dia 22 de Abril, cumpre-nos informar e esclarecer:

Ainda que peque por incompleta e insuficiente, a “pequena descrição” sobre as Termas de S. Jorge, destinada aos candidatos do Programa “Saúde e Termalismo Sénior”, não teve outro objectivo que não fosse o de referir o contexto da região onde se encontram, ou seja, Santa Maria da Feira e a Unidade Hoteleira que integra o destino destas Termas.

Permitimo-nos assim, com o devido respeito, discordar de “outro sentido” atribuído por V. Exa, à lacuna verificada .

Prestado este esclarecimento, informamos V. Exa, que registámos com o devido apreço a crítica construtiva e observações que a propósito da história das Termas de S. Jorge nos “prestou / corrigiu”, o que naturalmente, será tido em consideração na próxima divulgação destas Termas.

Com os melhores cumprimentos.

Departamento de Turismo e Férias
A Directora

Vera de Matos

Sem comentários:

SEGUIR O BLOG POR E-MAIL