quinta-feira, 17 de maio de 2007

Figuras de Relevo da Terra

Nas figuras de relevo da terra, talvez merecessem ser incluidos os fundadores e exploradores das três pensões que funcionaram no periodo negro do encerramento das termas. Aqueciam a égua em grandes "panelões", preparavam banhos nos estabelecimentos e recebiam aquistas no "periodo termal". Pensão do Parque (Sr. Joaquim Santos), Pensão Silva (Sr. José Nunes Silva) - estes edifícios ainda estão de pé - e Pensão Central (Sr. Celestino Valinho). Este edifício era onde está agora o jardim em frente às Termas (parte nova). Há fotografias deste edifício.

Temos ainda vivo o último REGEDOR de S. Jorge. Era um elemento da autoridade local que foi extinto depois do 25 de Abril. Acho que merece ser plasmado no album dasrecordações. O Sr. António Inácio da Conceição. Muitos de nós se lembram ainda do Regedor anterior, o Sr. Francisco da Sé. Se conseguir uma foto, hei-se sugeri-la ao Blogue.

O Dr. Joaquim Alexandrina do Conceição foi Director Clínico das Termas nos anos 30do seculo XX. Se encontrar elementos dele valerá a pena inclui-lo no album, assim como do seu filho, Dr. Fernando, que escreveu um texto sobre S. Jorge, do mais bonito que se pode ler.

José Pinto da Silva

(correcção)
Numa nota que passei relativa aos Regedores, disse que era ainda vivo o último Regedor de S. Jorge e referia-me ao Sr. António Inácio da Conceição. Rectifico,porquanto o último Regedor e ainda que tenha exercido pouco tempo, foi o Sr.Ernesto Alves Amorim (ROLA), falecido em 1998.Dentro de alguns dias farei chegar ao blogue algumas notas sobre o cargo e asfunções e espero incluir as fotografias dos três últimos regedores.
José Pinto da Silva

Sem comentários: