domingo, 13 de maio de 2007

P. Domingos Azevedo Moreira







P. Domingos Azevedo Moreira
(também Domingos Moreira de Azevedo, no Baptismo)
Nascido em Romariz no dia 8 de Abril de 1933 e baptizado a 30 do mesmo mês na igreja de Escariz onde residia acidentalmente.
É filho de Manuel José Moreira ( de Escariz ) e de Laurinda Moreira de Azevedo
( da família dos Moreiras da Reguenga de Romariz ) .
Viveu desde o primeiro ano de idade até aos 18 anos no Couto junto a Cabeçais (fazendo a comunhão solene em Fermedo a 24 de Setembro de 1944) e residiu depois em Romariz onde rezou missa nova a 24 de Agosto de 1958, tem estado seguidamente em Oliveira do Douro, Gaia, como Vigário Cooperador e seguidamente como Encarregado da paroquialidade, além de funções docentes desempenhadas desde Outubro de 1965 no Externato Castilho de S. João da Madeira.
Pároco em Pigeiros,
Paroquiou durante meio ano. Caldas de São Jorge de 1978-1978 numa época difícil. Sempre olhado com muita simpatia e admiração pela sua simplicidade, singularidade e sabedoria.
Presentemente assume a Administração Paroquial de Guisande.
Admirável é a sua sabedoria, conhecimento de linguística, história e tiponímia!
É uma arca de tesouros por desvendar albergada em tanta simplicidade e modéstia franciscana invejável e imerecida da actual sociedade.
ATM

1 comentário:

Anónimo disse...

Conheci o senhor padre e fiquei admirada com a sua cultura em termos de pré-história do concelho da Feira. Agradeço-lhe pelo facto de me ter guiado à Mamoua de Vinhães em Pigueiros e ter explicado sobre o que ainda resta sobre esses monumentos quase desconhecidos do megalítico concelhio. Também traçou todo o ex-percurso da antiga via romana que atravessa todo o concelho...um bem haja para tal ilustre personalidade...