segunda-feira, 21 de maio de 2007

Personalidades Relevantes de C.S.Jorge.

Personalidades que o Blogspot destaca como importantes, ou de carisma relevante, para Caldas de S. Jorge, que ninguém escreveu sobre elas. No entanto apenas vamos dizer duas ou três palavras sobre as mesmas, esperando que os leitores digam o resto:

- Domingos Oliveira Santos.
Não direi mentira se afirmar que foi, de longe, o maior empresário que S. Jorge viu nascer, não só pelo que ergueu - fundador da BébéCar - mas muito e talvez sobretudo pela época em que arriscou. Em 1975, quando os investidores se baldavam e até saíam para o estrangeiro, ele, sem descapitalizar a empresa base, fundou outras duas, hoje dois fortes componentes do Grupo.Morreu demasiado cedo, porque, posso especular, teria enormes projectos de crescimento, de resto continuado por quem ficou.Em 1978 - ano da sua morte - foi agraciado pelo então Presidente da República, General Eanes, com a Comenda de Mérito Industrial e Agrícola, a título póstumo, tendo asinsígnias sido entregues à viúva nas comemorações do 10 de Junho desse ano, que ocorreram em Portalegre. Pena não dispor de uma fotografia para encimar este texto. Poderá ser incluídaa posteriori(texto enviado por José Pinto da Silva).


- Manuel Alves da Silva.
Personalidade que nunca virou a cara a uma causa da terra, as portas da empresa está sempre abertas para a freguesia sendo o maior benemérito do Caldas de S. Jorge futebol Clube.O Sr. Manuel Alves da Silva é originário de uma família humilde -refira-se o facto de ser irmão da missionária IRMÃ ELVIRA - e começando do zero absoluto ergueu uma empresa - LAUREL - que, em certas âreas de negócio, pode ser considerado do melhor que há no país. Genericamente, na Indústria do Ambiente e concretamente na construção e montagem de ETAs e ETARs e algumas especialidades emgrandes estruturas metálicas, de que, de resto, exporta boa quantidade.E tudo fruto do seu grande saber na ârea, na sua permanente procura de mais saber, pois, não tendo formação académica, no seu ramos de actividade nada é para ele segredo. Em conversa com um Engenheiro Mecânico que com ele trabalha (ou trabalhou) ele confessou-me que, em matéria de conhecimentos do e no sector, embora seja ele o engenheiro, se sente pequenino ao lado do Sr. Manuel.Se não fosse considerado publicidade, seria muito interessante dar a conhecer aos visitantes do blogue imagens de algumas obras que estão espalhadas pelo país e queforam projectadas, e construidas cá em Caldas de S. Jorge. Por ex. toda a mecânica de funcionamento do Oceanário de Lisboa foi montada pela equipa da Laurel.Noutra oportunidade outras coisas se poderão dizer(texto enviado por: José Pinto da Silva).





- Albano Miranda.
Ex. Presidente da Junta de Freguesia, sendo considerada por muitas pessoas da terra a junta que mais obra fez, conseguindo a união de todos os partidos para desenvolver a nossa terra, destaca-se o edifício da actual junta.


- Carlos Paiva.
Provavelmente a personalidade que mais tempo esteve nos destinos da nossa freguesia, foi uma pessoa que perdeu anos ao serviço da comunidade, estando neste momento integrado na fundação CSPCSJ e julgo fazer ainda parte da conferência S. Vicente.





- José Pinto da Silva.
Personalidade mais “mediática” da freguesia, pois se ainda se fala de Caldas de S. Jorge, neste conselho deve-se a ele. Homem de convicções fortes, nunca vira a cara e jamais desiste de uma luta. Socialista convicto actual coordenador da secção do PS em Caldas de S. Jorge. Apesar do seu estatuto intelectual, é muito humilde e sempre que algum desfavorecido socialmente lhe pede ajuda é rapidamente atendido.
Ass: Mensageiro.

4 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns atodos os personagens referidos Manuel Alves da Silva( Laurel, Albano Miranda, Carlos Paiva e José Pinto da Silva todos dentro do seu género e nmo seu âmbito.
Glorificam a nosssa Vila.
O primeiro pelo seu espírito de criatividade, de inovação e empreendedor pela engenharis mecânica que já vem de Moçambique e que nesta Vila deu luzes no seu contributo para a Construção Naval de Aveiro e S. Jacinto, Lisnave, Expo e Ponte Heifel D. Luis e tantas outras contributos no desnvolvimento do País;
o segundo como lider da comunidade socio-política em época tão conturbada da nossa Vila;
o terceiro como o " Senhor da Negociação, do Díálogo na consecussão do progresso e socialibilidade e socializão da nossa Vila e o quarto como "o sempre atento e esforçado por conseguir o melhor para o bom nome e excelente colocação da Nosa Vila.
Para eles os meus parabéns.
Bem hajam e obrigdo!

Anónimo disse...

estes sim , grandes homens que fizeram muito pela nossa vila.
vou destacar um,DOMINGOS OLIVEIRA SANTOS,um homem de boa familia(moinho) que deixou obra feita e sustento de muitas familias e nunca le foi feita uma merecida homenagem.
para quê homenagens a pessoas que nada fizeram pela terra ex(mário silva)????
estes sim merecem o respeito e consideração de todos.


muito obrigado a todos.

Anónimo disse...

estes e muitos mais anonimos fizeram . e agora quem esta disposto a mexer o rabinho para fazer qualquer coisa que seja de nao benefico para o seu lada ?'?

Anónimo disse...

Sei que este meu comentario está "fora de época" mas sómente agora visitei este site que me chamou a atenção para personalidades da terra.NãO SEI SE OUTRAS PERSONALIDADES ,já estiveram em destaque, o certo é que todas estas pessoas merecem o meu respeito, mas estranhei não ver
o nome do Senhor dr. Carlos Ribeiro, senhor Antonio Henriques ribeiro, fundador da primeira fábrica de brinquedos de caldas de S. Jorge, Senhor Fernando Ferreira, que tanto contribuiu para o engrandecimento desta terra.