domingo, 10 de junho de 2007

Agrupamento 901 Aniversário


O agrupamento de Escuteiros festejou mais um aniversário. Foram 18 anos de muitas actividades, acampamentos e alegrias.


O agrupamento foi fundado no ano de 1989, por iniciativa dos Chefes José Maria da Costa, Alberto Neves, Vitor Pereira, Inês Santos e Padre António Teixeira Machado. O primeiro acampamento foi na Serra da Freita. Alberto Neves dirigiu como Chefe de Agrupamento, um grupo de novatos entusiasmados e curiosos. Alguns deles ainda estão no agrupamento. A partir desse dia realizaram-se muitas actividades tais como:

-Ida aos Açores em 1998

-Acampamento Nacional em 2002-XV Aniversário em 2004 que consistiu em diversas actividades, muitas delas abertas à freguesia

-Pirinéus 2004

-Margaridas 2005, 2006, 2007

-Peregrinações a Fátima, inclusive na Visita do Papa João Paulo II a Portugal em 2000


Contam-se ínumeras actividades de apoio à freguesia e assitência a actividades culturais, desportivas e religiosas. Todos os anos de realizam as Promessas que admitem novos elementos, um grande acampamento de verão, uma actividade para festejar o aniversário, entre outras.


Actualmente o agrupamento é formado por 70 elementos distribuídos pelas várias secções: Lobitos(6-10 anos), Exploradores (10-14 anos), Pioneiros (14-18 anos), Caminheiros (18-22 anos) e Chefes que dirigem com muita dedicação a formação escutista de todos os escuteiros, inclusive o nosso Chefe de Agrupamento José Maria da Costa. Contamos igualmente com o apoio do nosso Assistente de Agrupamento, o Padre António Teixeira Machado, que nos ajuda sempre que precisamos e ao qual muito agradecemos.


Este ano todos os escuteiros do mundo festejam os 100 anos de escutismo. Foi graças ao nosso Grande Chefe, Robert Baden-Powell, que podemos hoje ser escuteiros e honrar o lenço que carregamos ao pescoço. Alguns dos nossos elementos vão participar no Acampamento Nacional, a decorrer em Idanha-a-Nova para festejar este acontecimento.


É nosso objectivo continuar com a formação de tantos jovens que encaram o escutismo como um modo de vida. Aguarda-nos uma nova sede, a contruir futuramente no terreno do Passal, para melhor programarmos e realizarmos os nosso empreendimentos.


«Deixai o Mundo um pouco melhor do que o encontraram»

Baden-Powell
Ass: Diana Neves.

6 comentários:

Anónimo disse...

MuitoBem!
Excelente Reportagem!
Parabéns à reporter e
ao Sr. Alberto Inácio Castro Neves,
Escuteiro e Chefe da 1ª hora.
Caso arranje tempo
precisamos de si!

Parabéns a Vocês
Nesta data Querida
Muitas Felicidades
E muitos Anos de Vida!

Uma Canhota
O Escuteiro
e Assistente Culpado
mas não arrependido
ATM

Anónimo disse...

Muitas saudades tenho do meu tempo de escutismo, pena não ter tempo agora para voltar a reviver os magníficos acampamentos que fizemos, mas existe um na memoria de muitos, como o melhor de sempre que foi as promessas em “Espiunca” (julgo ser assim) e como não podia deixar de ser, o apoio aos peregrinos na Nª 1.

Parabéns CNE 901.

Anónimo disse...

Grande 901.. bons momentos passados..agrupamento magnífico..fica a promessa de um regresso.. acampamentos..animação..espírito de equipa..orgulho do lenço que cada qual trás ao peito..
É assim o escuteiro..destemido..aventureiro..enfim..1001 palavras para dizer..

força 901..até ao fim do mundo..

canhota de alguem que por ai passou..

timmy

Anónimo disse...

Sempre que passo pela sede do 901 ou vejo um lenço de escuteiro, correm mil e uma memorias de tempos magnificamente passados no CNE de Caldas de São Jorge.
Quando se juntam antigos membros as tropelias vividas são recordadas a segundo.
Espero que o Agrupamento 901 continue a marcar e encaminhar jovens que por lá passe.
Uma canhota enorme de alguém que ainda tem na ponta da língua as palavras da promessa e.....


SEMPRE ALERTA

Força Chefes, em especial....chefe Zé

Anónimo disse...

Serra da Freita, Rossas, Espiunca, descida do Rio Uíma, subida do Rio Uíma, apoio aos peregrinos na EN1,
tardes de Sábado, Viana do Castelo, Caminha, enfim, ... as melhores passagens da minha vida, momentos que ainda hoje recordo com enorme saudade!
Muito do que sou, o devo ao agrupamento 901.
Obrigado por tudo.
Nunca os esquecerei!

Anónimo disse...

loool o agrupamento e muito bom mas bora la trabalhar caminheiros... tao grandes mas tao distantes do trabalho....