quinta-feira, 28 de junho de 2007

Uns quilos a mais...

Acabei de regressar de um retiro espiritual no Tibete.
Naquela região dos confins do mundo, fora portanto, do meu raio de visão imediata, hibernei da dita sociedade civil, nas últimas semanas.
Devo dizer que até me fez bem. Fiquei com mais uns quilitos, que é como quem diz, "mais mimoso".
Não. Não é nada disso que estão a pensar: não estou mais gordo (acho eu – já agora quando acabar de escrever este post, vou ter um bate-papo com a balança). Estou como dizia, isso sim, com um pouco mais de hardware psicológico, com mais disponibilidade emocional, com mais ideias para dissertar neste nosso fórum de debate.
Mas, reconheço, não foi fácil um primo em terceiro grau do Dalai Lama (o responsável pela área tecnológica do mosteiro tibetano onde estive "hospedado") demonstrar que, apesar de tudo, ainda valeria a pena, continuar na "saga" das minhas humildes contribuições neste blog e para continuar a alimentar a (quase) sempre benéfica discussão em torno dos problemas que afligem esta nossa terra.
Disse-me ele na mensagem de despedida: "…vale sempre a pena, mesmo quando algumas almas são tão pequenas…".
É dessa experiência que hoje, em breves linhas de texto (escrevo neste momento num tipo de letra chamado de " tempo novo do Roman- Abramovitch") vos quero falar. Da mensagem intrínseca que aquele monge dos confins do mundo me deixou – Porque o mundo meus caros, não se resume à nossa querida terra.
E por isso, todos nós temos de ter "vistas largas", pensar "mais à frente", ousar "pensar" a longo prazo.
Temos de gastar menos "clerasil".
Vista de longe, a nossa terra e principalmente algumas pessoas da nossa terra enfermam no erro de pensar e de agir na lógica do EU: EU quero, EU posso, EU mando, EU faço, EU vou, EU assino. EU. Só EU.
É perante esse cenário que me coloco: na condenação do EU.
Vamos por isso, TODOS JUNTOS, pensar na lógica do NÓS, do VÓS, do ELES.
É claro que para isso, vamos ter de … engordar mais uns quilitos… de mentalidade.
Estou certo que, com essa "força colectiva" poderemos trazer de volta a Caldas de S. Jorge, a importância que outrora soubemos e tivemos a ousadia de assumir.

Por agora deixo-vos com a certeza de que estarão a pensar:
- Afinal, o que é que este gajo quer?
(regressarei em breve)

atento73

13 comentários:

Anónimo disse...

Caro
Parece-me a conclusão obvia, sem precisar de ir ao Tibete!!!, deixemo-nos de nos preocupar com a vida alheia e concentremo-nos a em conjunto levarmos a bom porto a nossa vila e se não dispendermos tanta energia/tempo em criticas de lingua alheia , faremos muito mais.
Quando começamos?

Anónimo disse...

O Tibete fica em.........

Anónimo disse...

bem vindo atento73.
Já estava com saudades.

Anónimo disse...

Caríssimo trg27:
Quero dizer-lhe que é sempre bom haver mais gente a escrever no blog. Ainda bem que vamos ser "colegas" de escrita.

Mas, quero também dizer-lhe, meu caro, a propósito da sua pergunta "quando começamos?", que eu e muitos de nós já começamos...
Quero dizer-lhe ainda que o facto de ter "ido ao Tibete" foi, como dizer... muito importante.
Sabe porqûê?
Porque lá nos ensinam a não tirar conclusões imediatas, ensinam-nos a ter dúvidas, ensinam-nos a respeitar sempre outros pontos de vista...
Ensinam-nos ainda que a questão de "desperdiçar" energia é sempre muito relativa: a nossa mente tem uma energia inesgotável. Basta exercitá-la.

continuação de um bom dia

atento73

Anónimo disse...

Post carregado de lugares comuns. Apelo ao colectivismo. Apelo ao nós. Só abstracções. Nem um ideia concreta para a nossa terra.
É esta a pretensa elite da pensante da nossa Terra?
Daí sermos ou que somos.

Anónimo disse...

Senhor Anónimo,
após 36 palavras e 170 caracteres, o senhor conseguiu uma proeza:
não disse absolutamente nada.

Anónimo disse...

sr. atento73, tenho reparo que este texto é dedicado a um elemento da junta!!!
não que a mim me faça alguma confusão até porque, não sou apoiante dele. Mas não deixa de ser curioso que vossê nunca criticou o elemento do PS da junta. Fica claro quem voçê é!!! ou não???
já criticou o PSD, os independentes apelidando de ulkmartins etc. agora o PS nunca!!! porque será???
será do guaraná...

Anónimo disse...

Ponto de Ordem:
Este texto não é direccionado para alguém em especial.
Não façam também conjecturas sobre as minhas orientações partidárias.
Sobre se critiquei ou não alguém em concreto, refiro apenas que os meus contributos surgem e surgirão, sempre, enquadrados em situações ou momentos que eu considere interessantes e que mereçam alguma reflexão.


Muitos de vós têm tentado imaginar ou sugerir quem eu sou:
continuo a referir que isso não é importante mas, já agora, vos digo: não sou quem vocês pensam...

atento73

Anónimo disse...

Caro Atento, se não é importante quem você é porque é que diz não é quem nós pensamos ...

Agradecia ainda, meu caro, que me explicasse qual é a situação que merece reflexão da sua parte ...

É o facto de não se dever falar no Eu e falar no Nós ...

Será esta a situação de primordial importância e que determinará o futuro da nossa Terra?

Anónimo disse...

Caro Atento, se não é importante quem você é porque é que diz não é quem nós pensamos ...

Agradecia ainda, meu caro, que me explicasse qual é a situação que merece reflexão da sua parte ...

É o facto de não se dever falar no Eu e falar no Nós ...

Será esta a situação de primordial importância e que determinará o futuro da nossa Terra?

Anónimo disse...

Estou derretida por ti.

Anónimo disse...

ESTA É DIREITINHA PARA O PRESIDENTE DA JUNTA.
ATÉ NO BLOG DO KOUZAS JÁ FALARAM QUE ELE FOI PARA A ASSEMBLEIA FAZER AUTO-ELOGIOS.
É VERDADE: QUANDO TODOS ESPERAVAM QUE ELE FALASSE DO FALECIDO PRESIDENTE DA JUNTA, DESATOU A GABAR-SE A ELE PRÓPRIO.
TENHO DITO

Anónimo disse...

Oh betinho, andas atrsado. Isso já passou.
Diz algo de actual.