sábado, 28 de julho de 2007

Escutismo:


_Porque faz este ano 12 anos que entrei para os escuteiros
__Porque me fizeram crescer
__Porque lá aprendi a arriscar e a nao ter medo
__Porque lá amadureci
__Porque fiz lá alguns dos melhores amigos
__Porque foi lá que passei os melhores momentos
__Porque lá conheci milhares de pessoas fantasticas
__Porque o escutismo fez me uma pessoa diferente e melhor
__Porque não sei o que o futuro me reserva
__Por tudo e mais alguma coisa
__Porque simplesmente somos os maiores
_Forte Canhota*:)*

7 comentários:

Anónimo disse...

Não tenho dúvidas que o escutismo é cada vez mais um motor essencial para o bom desenvolvimento dos jovens. Pois por isso mesmo concordo que é no escutismo que crescemos, e que podemos acalentar esperanças para um mundo melhor.
Como dizia BP "Deixai o mundo um pouco melhor do que o encontraste"

Anónimo disse...

Muito bem, escuteiros!
Mais alto
mais em frente
e mais além!

Anónimo disse...

- Amigos podemos fazer em muitos sítios.
- Pessoas fantásticas existem em todos os sítios e organizações, se assim não fosse as organizações humanitárias não existiam.
- Porque o escutismo não é o único sítio a onde podemos fazer amigos, mas sim mais uma possibilidade.
- Ninguém pode prever o futuro (para já)
- A modéstia realmente não é para todos.
- Porque com essa idade já devias saber que podemos crescer em qualquer lugar.

Anónimo disse...

nao ha nenhum grupo que se equipare aos escuteiros. a pessoa que sou deve-se ao que aprendi la. quem for bom elemento nos escuteiros, vai ser uma pessoa com uma capacidade de trabalho e idealizaçao muito acima do normal.

sao tao bons que ate o grupo de jovens o tentou imitar...

abelhinha_pikinina disse...

Por favor parem com estas disputas infundadeis.
Isto nunca fez sentido.

Não era de maneira alguma minha intenção.

Faço parte da associação Juventude Inquieta assim como do Agrupamento 901, em ambos os movimentos aprendi e cresci imenso, e tenho muito orgulho de fazer parte destes.

Não compreendo de forma alguma esta situação que não tem qualquer tipo de justificação.

Competição entre organizações da mesma freguesia? Não faz sentido.

E que tal se nos unissemos em prol de uma Vila mais salutar e dinânica?

Um abraço inquieto e uma forte canhota*

:)*

Anónimo disse...

"Ninguém pode passar pela vida, tal como não pode passar por uma certa terra, sem deixar marcas atrás, e essas marcas podem frequentemente ser úteis para aqueles que vem depois encontrarem o seu caminho" ("No one can pass through life, any more than he can pass through a bit of country, without leaving tracks behind, and those tracks may often be helpful to those coming after him in finding their way.")
Assim começa a obra "Lessons from the Varsity of Life", de Baden Powell, uma autobiografia em que o fundador do escutismo deixa a sua marca por escrito. Enterrado nas colinas do Monte Quénia, à sombra de um embondeiro, mas para sempre vivo na fé, assim como na obra que deixou, Baden Powell é um exemplo para todos, e sobretudo para os jovens. Outros também o são: dos mais recentes, Martin Luther King, Mahatma Gandhi, Nyerere, Nelson Mandela, Teresa de Calcutá, Abbé Pierre... dos menos recentes destaca-se alguém que deixou um trilho que é, sem comparação, o modelo educacional mais completo que podemos contemplar: Jesus Cristo.
Ser jovem, hoje como sempre, requer uma coragem de ser e uma audácia de vida que não tema arriscar seguir esses exemplos, os trilhos como os de Baden Powell, no escutismo, como noutros grupos e associações, nas famílias e nas escolas, nas catequeses e entre amigos, porque todos precisamos e queremos encontrar o caminho indicado!
Como diz Pablo Neruda, os poemas são de quem precisa deles... assim também os exemplos de vida.
Em memória de Baden Powell, que o seu exemplo nos dê rumo para caminharmos unidos na mesma direcção... sem medos!
Obrigado Paula pelo texto. Um abraço para todos os escuteiros, extensivo a todos os que se sentem animados pelo mesmo espírito.
Uma forte canhota...
pedrovalinho

Anónimo disse...

Paula, parab�ns pela tua frontalidade, pela vida, alegria e garra que dedicas aos espa�os que frequentas, quer seja com os escuteiros ou com a juventude inquieta. A nossa (tua) alegria (jovialidade) n�o deve ser o resultado de circunst�ncias mais ou menos favor�veis de ordem extr�nseca, como o sol, um �xito ou o bem-estar. A nossa alegria deve brotar de mais fundo, do nosso mundo interior.
� muito bom e salutar que te possas sentir bem e comprometida nestas duas associa�es, eu mesmo j� vivi anos muito bons com o escutismo.
Concordo plenamente contigo, quando referes que temos � que unir esfor�os, pois falamos de duas associa�es que t�m um nome, um logotipo, mas por detr�s deles existem as vidas que lhes d�o vida.. e essas, nem que seja a pessoa mais humilde, � �nica e insubstitu�vel.
Como dizia atr�s o Pedro, n�o podemos passar pelo mundo como se nada tivessemos a ver com ele; bem ao contr�rio; precisamos (preciso) de nos empenhar a s�rio na sua constru�o, no seu crescimento, no melhoramento das suas condi�es para a felicidade de todos, e estou convencido que s� na jun�o de esfor�os isto se torna realidade.
Tranquiliza-te, e continua a dar o teu melhor em tudo o que fa�as.
Um abra�o a todos os escuteiros e aos inquietos.
Paulo Valinho