quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Abaixo as ervas daninhas

Admito que ninguém ficará aborrecido se eu afirmar que, uma das principais competências de uma Junta de Freguesia, é pugnar pelo asseio e limpeza das vias e locais públicos da respectiva área de jurisdição.
Ainda para mais nesta altura de férias em que todos (ou quase todos) têm uma maior “disponibilidade” para dedicar às coisas que dizem respeito à sua terra.
E como eu não sou, e muito menos quero ser, excepção à regra, percorri, há dias, várias ruas e caminhos da nossa querida vila.
A pé. Além de contribuir para baixar o colesterol, asseguro-vos, proporciona algumas (des)encatadoras vistas sobre a paisagem que nos odeia.
Caldas de S. Jorge, continua, como sempre, no geral, belíssima. Não consigo mesmo, num raio considerável, encontrar terra tão bucólica, nostálgica e com tão grandes potencialidades como esta nossa pequena aldeia (eu sei que já somos vila).
Mas, como dizia, fiquei um bocadinho triste, ao ver que muitos são os espaços e bermas que se encontram “desarrumados”, cheios de ervas, mal tratados. Bem sei que o clima deste ano tem sido particularmente propício ao crescimento rápido e desenfreado de ervas e silvados um pouco por toda a região. Mas caramba, esta é ou não a terra da princesa das termas de Portugal?
É que se for apenas de nome, a conversa passará a ser outra.
Isto tudo porque, até entendo, que a actual Junta de Freguesia, muito esforço tem feito para tentar manter limpa e asseada a freguesia. Mas... Por muito que os funcionários se esforcem - e esforçam-se muito, ao contrário de alguma(s) voz(es) – não é humanamente possível fazer mais.
Então, perguntam vocês, qual é a solução:
- Óh maior, então qual é a solução?
A solução é EXIGIR pelo menos mais 3 funcionários permanentes para a Junta de Freguesia, a expensas, como é obvio, da Câmara Municipal. De uma vez por todas, a malta que manda tem de entender que, se esta é uma terra preferencialmente vocacionada para o termalismo, a imagem a conferir tem de ser outra: uma imagem de uma terra limpa, bem tratada, densamente arborizada, com parques e jardins cuidados. Porque este compromisso não diz apenas respeito aos habitantes de Caldas de S. Jorge. Esta é uma questão de âmbito concelhio e regional.
Estamos a falar de qualquer coisa como aproximadamente 40000 euros (8 mil contos) por ano para pagamento de mais 3 ou 4 funcionários a tempo inteiro (a somar aos restantes funcionários da Junta) e que se dedicariam, EXCLUSIVAMENTE, ao tratamento dos jardins, dos passeios e das bermas.
O que é isso comparativamente ao desembolsado todos os anos na sede do concelho?
Meus caros: obra também é isto...
Se esta Junta de Freguesia conseguir a curto prazo, assumir este objectivo junto da Câmara Municipal, deixará, sem dúvida alguma, um enorme legado à freguesia, nesta segunda metade do mandato.

atento73

8 comentários:

Anónimo disse...

Mais um grande registo do atento73.
Viva o proletariado.

Anónimo disse...

Se cada um limpar à sua porta e no limite a área do seu prédio r património justifica a posse do seu termo e dignifica a herança e a propriedade privada!
Doutra maneira não merece a posse e a privacidade da mesma e está a chamar a posse pública e comunitária!
NÃO ESTÁ CERTO PRIVADO SUJAR
E JUNTA DE FREGUESIA LIMPAR!

Anónimo disse...

Concordo em a camara contratar mais pessoal para as limpezas.

Anónimo disse...

Atento73, sou fã da tua escrita fluída e despreconceituosa. Aguardo com curiosidade o teu próximo post.

Anónimo disse...

Será solução a contratação de mais funcionários públicos? Porque não sugerir a deslocalização de funcionários onde estejam a mais?
Fraguesias há (não muito longe de cá) que não têm nenhum funcionário a tempo inteiro e conseguem ter as ruas mais ou menos bem limpas. Bastaria copiar.

José Pinto da Silva

Anónimo disse...

Onde estão essa freguesias assim tão limpas???

Sou a favor de mais umas constratações de funcionários. É uma solução razoável, até porque não estou a ver que possam existir transferências tipo primeira liga. Isso é letra.
Venham daí os funcionários: são bem precisos...

Anónimo disse...

Será que nunca ouviu insinuar que as Câmaras (e a da Feira em particular) têm gente em demasia? E não se tem falado na mobilidade de funcionários públios? Apesar que nem sequer isso eu aplaudiria.
José Pinto da Silva

Anónimo disse...

Pinto da Silva completa:
Ainda a propósito de funcionários das Juntas e limpeza das valetas, instigo o correspondente a que procure contabilizar as Juntas de Freguesia do concelho que não têm nenhum funcionário. Será que nessas freguesias as bermas das ruas estão autênticas selvas? Admito que não.