terça-feira, 14 de agosto de 2007

José Francisco de Sousa...

26/08/1936 – 16/08/2004
Há muito que anseio fazer uma pequena homenagem ao meu avô José, mas nunca sabia como, nem quando o fazer… Então vi neste blog a oportunidade e a altura certa para o realizar.

É certo que para muitos este senhor é um desconhecido…
É certo que ele não faz parte da história da nossa terra… É apenas um cidadão como um outro qualquer, mas que para mim e com certeza para muitos é um exemplo para a vida… Uma pessoa por quem tenho muita admiração e orgulho devido á força de viver que possuía…

José Francisco de Sousa, nasceu no dia 26/08/1936 e faleceu a 16/08/2004 no hospital de Santa Maria da Feira quando foi sujeito a uma intervenção cirúrgica, após ter sido detectado cancro intestinal.
Trabalhou na Câmara Municipal de Santa Maria da Feira como Capataz de Obras desde 1967. Após ter passado á reforma o Sr. José mantinha os seus dias sempre ocupados de uma forma ou de outra, a ler livros e jornais, a jogar cartas ou damas com os seus amigos pelos cafés da Vila. O interesse pela televisão só o despertava para as noticias, documentários políticos ou para o futebol.
Era uma pessoa com uma cultura muito extensa, sabia de tudo um pouco, dava gosto falar com ele.
O futebol, ou melhor, o seu clube, assim como o seu partido, eram algumas das suas paixões. O Sr. José de Sousa foi o primeiro presidente da casa do Benfica de Caldas de S. Jorge, após esta ter sido inaugurada no ano de 1997 pelo ex. Presidente do S.L.B., Manuel Damásio. O Sr. Sousa tornou-se de imediato o sócio nº1 da casa do Benfica, e tanto quanto sei, até hoje o nº1 ainda não foi ocupado.
As suas capacidades físicas e motoras muitas vezes não o deixavam ir muito além dos seus sonhos, mas ele era um homem de luta, de ideias fixas, gostava de ser o primeiro e o melhor em tudo o que fazia.
O Sr. José perdeu a sua mão esquerda quando era novo, muitos o conheciam por “Zé coto”. A sua mão foi substituída por uma prótese que apenas servia para conduzir o seu automóvel e pouco mais que isso, o que é certo é que esta prótese entre outras doenças que tinha vieram-lhe a destruir a coluna, ficando esta totalmente curva, não lhe permitindo levantar nem rodar a cabeça, logo, enquanto estava de pé, não conseguia ver muito mais do que o chão que todos pisam. Apesar de todas estas adversidades da vida e muitas outras aos quais não mencionei, eu nunca o vi lamentar-se pelos seus problemas de saúde, muito pelo contrário, ele achava que falar de doenças era tempo perdido. Aquilo que ele mais gostava, era do convívio com os amigos e familiares, sentar-se á mesa com boa comidinha, bom vinho e uma boa conversa com muita animação pelo meio, ele não pedia muito mais que isso... Pois era aquilo que o fazia feliz, e aquilo que ele levou desta vida…
O amor pela família e amigos era incondicional, não era capaz de negar nada a quem lhe pedisse auxilio… Sofria muito mais com a dor de um familiar do que com a sua própria dor… Nunca o vi chorar pelo seu sofrimento, nem mesmo na hora da partida…
Para finalizar, e porque o texto já vai longo eu quero agradecer em nome do meu avô José de Sousa, a todos os familiares, amigos e colegas de trabalho da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira pelo carinho e apoio que lhe deram, nomeadamente ao Exmo. Senhor José Pinto da Silva, pessoa por quem tenho grande estima, admiração e muito respeito, que há bem pouco tempo fez uma homenagem sentida ao seu camarada na secção do PS, aos representantes do restaurante “A Taverna”, Café “Beira Rio”, Casa do Benfica, entre outros… Por terem sido a sua 2ª casa nos últimos anos de sua vida...
Quero ainda fazer um apelo a todos aqueles que tem os seus avos nesta vida… Desfrutem da companhia deles, aprendam com eles… As suas rugas são sinónimo de vivência, cultura, trabalho, história… São os nossos segundos pais, aqueles que tudo fazem por nós…

Eterna Saudade,


Daniela Sousa

9 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem, Daniela!
Os Jovens estimarem os mais velhos,
os netinhos os avôs
é de louvar e engrandcer!
FICA BEM A GRATIDÃO
EM QUEM TEM UM CORAÇÂO BOM!
Continua assim!
Parabéns!
ATM

Anónimo disse...

Posso reiterar que o Zé Sousa tinha pela neta uma verdadeira idolatria. Eu falava muito com ele, e não era só de futebol ou política.

Pinto da Silva

Anónimo disse...

Dany, quero-te dar os parabéns pla homenagem que fizeste ao teu avô..eu, assim como muitas pessoas, sei a admiração que tinhas por ele..também sei o quanto ele tinha orgulho em ti...so te desejo as maiores felicidades do mundo, pois tu mereces..bijito desta tua amiga..

Anónimo disse...

Dany, quero-te desejar muitos PARABÉNS pela homenagem que fizeste...eu, assim como muitas pessoas, sei o orgulho que vocês tinham um pelo outro..era bom que todos os jovens estimassem os mais "velhos" como tu estimaste o teu avô..
nunca mudes...
bijito grande desta tua amiga...

Anónimo disse...

Parabéns pela omenagem ao teu avô, era um homem que sempre sepeitei muito, por duas razões, sempre a sua boa disposição e a mais importante, o respeito que ele tinha pelos outros
eu não sabia a idade do sr. José, fiquei a saber agora que nasceu em 36 e eu nasci em 56, mesmo com esta diferença de idade eramos amigos

Mário Ferreira

Anónimo disse...

Muito bem Dany, uma atitude que combina com o teu carater. Quem teve o previlégio de conviver com o Sr. José nunca o esquecerá, pela sua sempre boa disposição, respeito pelos outros e alegria de viver. A sua maior paixão eram os seus netos. Onde quer que esteja estará orgulhoso de ti.

Bjs
Susana / Kim

Anónimo disse...

Mt bem Daniela patricia...
homenagem 5*...
so podia ser minha mana...

tenhu orgulho em ti e tenhu sorte em ter uma mana como tu...
continua assim nunca mudes..

bjx Alexandre

Anónimo disse...

Mt bem daniela patricia...
mt fix a homenagem...

tenhu orgulho em ti... e trenhu sortre em ser teu mano, nunca mudes..

drt bjx
Alexandre

Anónimo disse...

GRANDE HOMEM, GRANDE AMIGO.