quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Posto Médico vai parcialmente fechar...

Por fontes de alguém ligado à Delegação de Saúde do Norte, na qual nos comprometemos não revelar, foi-nos avançado que entre os dias 15 e 17 do próximo mês fechará definitivamente a parte de enfermagem do Posto Médico das Caldas de S. Jorge.

Disse a mesma fonte que a médica Dra. Alice vai também ser transferida juntamente com a secção de enfermagem ficando o Posto Médico a trabalhar somente com uma médica, Dra. Filomena, sendo a maior parte dos utentes transferidos para Fiães.

Pelo que o Blog apurou tudo isto se deveu à autarquia local ter recusado construir uma nova sala, que teria custos baixíssimos e que era viável com o dinheiro apurado apenas com a venda das sepulturas. Essa nova sala teria evitado tudo isto, bem como ainda trazia um novo médico para esta unidade de saúde.

Esta é uma das mais tristes notícias que o blog está a publicar. È não esquecer que o Zouvineiro em tempos já tinha alertado a população para esta possibilidade e que o delegado de saúde de Santa Maria da Feira, estava a adormecer a população para espetar a estucada final.

Pelos vistos o Sr. Zouvineiro não se enganou, até porque as enfermeiras já foram tirar medidas para a nova farda, da clínica que se chamará “TERRAS DE SANTA MARIA”.

53 comentários:

Anónimo disse...

ESTA AGORA É QUE NINGUEM ESTAVA À ESPERA.

QUE SERÁ!!!!

Anónimo disse...

UMMMM SERÁ O ZOUVINEIRO, O MENSAGEIRO, O ADMINISTRADOR, O ATM.

~VAI ESTAR TODAS AS PESSOAS À ESPERA QUE DÊ UMA 1.00 PARA VER A BOMBA.

Anónimo disse...

Vamos ver se o rastilho com esta chuva toda não se apaga.
Se calhar a bomba, mesmo que seja das pequeninas de carnaval, ainda estoura nas mãos de quem a lança.
Pois a chuva estragou os planos de campanha a muita gente e agora é preciso lançar algum fogo de artifício para ver se o pessoal olhha para o ar.
Mas do ar só vem chuva.

Anónimo disse...

mummm.....o bicho vai pegar,,,

Anónimo disse...

O chão vai tremer...........

Anónimo disse...

grande bomba...pelas caldas.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Eu já desconfiava que a escassas horas da mega-entrevista com todos os partidos que algo ia acontecer!
Um golpe nas Caldas?!

Anónimo disse...

Eu sei finalmente este blog vai desmascarar a vergonha que o Pintú jorginho e o seu adjunto anjinho estão a fazer. O povo das Caldas merece melhor, isto não é a Venezuela é Portugal. Será altura de alguém ir até ao cimo do monte.

Anónimo disse...

Que vai acontecer?

Sera que vai abrir um café do PORTO ca nas caldas?

hgehehe


Vamos morrrer todos xD Uma bomba cuidadoooooooooooooooooo

Anónimo disse...

e andava o socialista pois. a mandar papaias para o grande martins.

e afinal de contas os nossos amigos sicialistas estão a dar cabo da freguesia

Anónimo disse...

isso é uma grande mentira

Anónimo disse...

já fui confirmar junto de quem de direito e confirma-se

Anónimo disse...

Que terra ! de envejosos vocês aí têm.
à gente que não está mesmo habituada a perder.
Se tivessem era um pouco de vergonha.

Anónimo disse...

estive agora no posto médico, e a dra confirmou.

afinal é verdade.

acho que a população se devia unir e fazer uma manifestação.

Anónimo disse...

A MINHA MÃE ESTEVE NO POSTO MÉDICO E AS ENFERMEIRAS CONFIRMARAM A SITUAÇÃO. E DIZEM QUE JÁ NADA À A FAZER.

É TRISTE ESTA TERRA SOFRER ASSIM.

Anónimo disse...

escandaloso, vergonhoso, inadmissível, falta de respeito dos elemntos da autarquia, da qual faziam parte o candidato do PS e dos Independentes Futuro Já, para com a população da nossa Vila. Se tivessem vergonha nem se apresentavam como candidatos, para desgraça já temos de sobra, e anda a comunicação social a dar protagonismo a esta "gente", esperemos que os eleitores saibam ver esta realidade e que não é a que queremos para a terra, realmente são homens de obra como dizem nas declarações á comunicação social, de obra não feita.

Anónimo disse...

apoiado.

Anónimo disse...

o delegado de saúde adormeceu a população, mas não só ele, teve o apoio de ilustres políticos da freguesia para o fazer, aliás foi noticiado na altura na comunicação social, falta saber é com que interesse é que isso foi feito.

Anónimo disse...

tenho pena desta vila, todos os que estiveram no comando da autarquia se estiveram marinbando, para não utilizar outro termo que pela revolta que sinto me apetecia aplicar, ninguém se preocupou com a terra, apenas com as politiquices de "caca" do trás e leva habitual, agora está aqui o resultado, concordo com o autor do post, é sem dúvida nenhuma a mais triste noticias das ultimas décadas para a nossa freguesia, agora que sejam punidos os responsáveis por este grave retrocesso.

Anónimo disse...

as pessoas são eleitas, têm responsabilidades, agora têm que as assumir e ponto final, não é dizer que tem que se fazer isto ou aquilo,´era ter feito enquanto lá estiveram, se não tiveram capacidade para isso, façam as malas e desapareçam, não precisamos de pessoas assim para gerir a nossa freguesia. tenham vergonha.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Melhores cumprimentos,
A ser verdade o que aqui vem publicado , é de facto lamentável o que a Delegação de Saúde do Norte se propõe fazer. À lógica economicista na gestão dos escassos recursos de saúde primária de que a freguesia dispõe , dever-se-ia sobrepor uma outra lógica . A que aproxima , melhora , e difunde esses mesmos recursos junto das populações mais carenciadas .
Sendo eu própria utente deste posto médico , quer-me parecer que o argumento da construção de uma nova sala , não colhe. Isto porque bastaria uma simples intervenção na sala de espera interior , ou até na reorganização da parte administrativa para se conseguir
ganhar o tal espaço necessário à vinda de um novo médico(a) para esta unidade de saúde.
Aqui , o que se pretendeu foi forjar uma causa para se produzir um determinado efeito.

Mas ....Caríssimos concidadãos ,

Este não tem de ser obrigatóriamente um processo irreversível. Mesmo considerando que o delegado de Saúde de Santa Maria da Feira tenha de justificar perante os seus superiores hierárquicos o vencimento que aufere , sugiro desde já , se ponha a circular um abaixo assinado , afixado na Junta e no posto médico que faça inverter esta decisão. È apenas com a nossa capacidade de mobilização que poderemos reivindicar para a freguesia aquilo que ela realmente merece.
Aos políticos em campanha , sem excepção , deixo aqui o repto de que se apressem a abraçar esta causa , não porque isso possa render votos , mas sobretudo porque é da mais elementar justiça.

Saudações cordiais.

Anónimo disse...

a msg foi removida porque??? não vos intressa a verdade...

não vai ser por sabotagem que o psd ha-de ganhar..

sentiu-se ofendido...

diga lá então porque eliminou a msg...

Não intressa dizer que a câmara está a fazer jogada com esta questão???

se à incompetência de alguém é da câmara...não dos autarcas que tinhamos..
e não é mentira nenhuma que o presidente da câmara obrigou o alex a ser candidato do psd por algum motivo, para o usar tipo carrinho telecomandado...
a verdade incomoda, mas domingo logo veremos o resultado, só vota psd quemandar a dormir...

bem hajam

Anónimo disse...

que nervosos que eles estão, calma, não conseguiram controlar esta não é ? é isso mesmo, o povo não anda a dormir, e concerteza vai votar em quem se preocupa com a terra e não em quem procura só a notícia e o protagonismo, nem que para isso se descure questões como esta.

Anónimo disse...

Estamos a perder o pouco que temos, isto realmente é uma vergonha, realmente é preciso uma mudança de mentalidades e uma rajada de ar fresco.
Gente nova, ideias novas e com futuro, não podemos adormercer e esperar que as coisas se arranjem per si.

Anónimo disse...

Estamos a perder o pouco que temos, isto realmente é uma vergonha, realmente é preciso uma mudança de mentalidades e uma rajada de ar fresco.
Gente nova, ideias novas e com futuro, não podemos adormercer e esperar que as coisas se arranjem per si.

Anónimo disse...

tanta lenha deitaram para a fogueira, que agora se queimaram com ela, pois, a verdade está sempre do lado dos bons, e esses não precisam de publicitar que são bons, a humildade é uma caracteristica que muita falta faz á nossa "classe politica", e sem sombra de duvida que só há uma lista com esta postura.

Anónimo disse...

quando o ângelo Pedrosa vier entrevistar logo á noite, vamos todos assobiar como forma de protesto contra esse jornalista de duas croas.

será esse um jornalista ou um moço mal amanhado e mimado, que não tem caracter.

esta é vergonhosa é má de mais para ser verdade.

Anónimo disse...

já agora eu que estive a ler uma noticia atrasado do sr pinto, ele dizia que isto do centro de saude era mentira ele e os do partido dele, agora estão calados, meteram a viola ao saco e só toca misica a carripana que anda para aí a irritar o povo.

Anónimo disse...

...A partir de amanhã estará ao dispor de toda a população da Freguesia de Caldas de S.Jorge um abaixo assinado que deverá ser assinado mediante apresentação de B.I , com o objectivo de manifestar o repúdio por esta decisão , nos seguintes locais :
Junta de Freguesia e Posto médico . A seguir , o abaixo assinado irá ser disponibilizado noutros lugares da freguesia em locais a serem defenidos.
Eis o texto proposto:

Os utentes da extensão de Saúde de Caldas de S.Jorge bem como a sua população em geral , vem pelo presente abaixo assinado manifestar o seu vivo repúdio , e impedir , dentro do enquadramento legal , o encerramento e deslocalização para Fiães ou qualquer outra freguesia , dos serviços que veem sendo prestados por esta Unidade de Saúde.

Este abaixo assinado será entregue na direcção regional de Saúde do norte e será igualmente enviada cópia aos serviços competentes do próprio Ministério.

Os culpados pela incúria e pela incompetência que conduziu o povo Caldense a esta situação irão ser responsabilizados depois de apurados os factos , já neste próximo dia 25 de Novembro.

Agora meus senhores , a hora é de luta.

Anónimo disse...

apoiado.

Anónimo disse...

estou pasmado com a mudança de discurso do PS nestas eleições, então não é que acaba de colocar no seu site de campanha um folheto de apelo ao voto no partido socialista, com um texto no minimo curioso e passo a citar..." o passado é passado, diz o ditado, e não vale a pena voltar a falar do que aconteceu para haver eleições a meio do tempo normal"..., fim citação,
esta gente que se vale deste argumento para justificar o mau funcionamento e entendimento entre os elementos da junta e a respectiva queda do executivo, vem agora dizer que não vale a pena falar do passado...é preciso ter descaramento, e achar que as pessoas aínda eram as "parvinhas" do costume e que facilmente se "dava a volta", a politica já não é assim, estão no caminho errado, e com o "chefe" errado.

Anónimo disse...

o PSD foi o unico partido com visão no meio de tudo isto, antecipou o inadiável, e apostou numa mudança completa na forma de se estar na política, e pelos vistos está a resultar, e vai ter resultados muito evidentes no próximo domingo.

Anónimo disse...

isto é uma vergonha a junta nem se quer o posto médico consegue segurar!! isto é um caso grave!! espero que o próximo presidente o consiga segurar!!seja quem for!!

Anónimo disse...

Pinto da Silva comenta:

Têm-se soltada montanhas de atoardas relativamente à nossa Unidade de Saúde. Falou-se há momentos com a nossa médica e falou-se com o Centro de Saúde da Feira, onde as coisas são decididas.
O que se passa!
1 - A Sra. Dra. Alice, porque assim o entende e porque acha ser mais conveniente para ela, vai deixar esta Unidade. Como tem acontecido inúmeras vezes desde há anos com outros médicos que cá estiveram.
2 - O lugar dela será coberto ou por outro médico destacado ou por médicos que vêm de outras unidades
"tapar o buraco". Notar que a Sra. Dra. Alice ia muitas vezes a Romariz e a Milheirós cobrir faltas de médicos.
3- Vai sair uma enfermeira que irá com a Dra. Alice para uma U. S. Familiar a constituir-se na Feira. Será também substituida, segundo fomos informados há pouco.
4 - É de uma IRRESPONSABILIDADE TOTAL andar-se a dizer que o Posto Médico vai fechar, criando-se alarmes infundados. Não vai fechar coisa nenhuma
5 - As instalações da nossa Unidade não sendo excelentes (têm algumas carências) não são tão "desprezíveis" com se quer fazer crer. Falta, por ex. uma casa de banho para deficientes, equipamento que quem quer que seja a próxima "governança" deve procurar arranjar.
RESUMO: Vai sair uma médica e o seu lugar vai ser "tapado" por outrem.
A nossa Unidade de Saúde vai continuar "de boa saúde".

José Pinto da Silva

Anónimo disse...

peço desculpa, mas sabe que não é verdade, não vem ninguém tapar o buraco, e se vier é temporário até tudo estar devidamente deslocado para fiães. É evidente que não se desloca uma unidade de saúde de um dia para o outro mas até março ou Abril estará tudo em fiães, com a possível excepção da Dr. Filomena, que assumiu mais algum tempo até á transição. Esta é a realidade.

Anónimo disse...

O sr. Pinto da Silva em vez de ter andado ocupado a derrubar a Junta de Freguesia, poderia ter-se ocupado a que se fizessem as obras em falta. Tanta letra e no que importa zero. Ou será que por esta matéria ser da responsabilidade do Governo P.S. o negro se torna "côr de rosa"? Só agora reparou que o posto precisa de obras? Como foram incapazes agora já carregam os próximos? Assim será mas a careca ficou à vista.

Anónimo disse...

é isso, daqui a uns meses falamos...

Anónimo disse...

Não vale a pena mentir Sr José Pinto. O Centro vai encerrar e mais nada!É ponto assente.Não engane os benefeciários das Caldas pois eles não merecem, é uma solução ao tema saúde, e já temos novidades para a população.
Não se preocupem. Está tudo resolvido. Se vocês tiverem alguma dúvida perguntem ao Sr. Ministro da Saúde. Ass: Alguém que sabe muito!!

Anónimo disse...

quer dizer, vieram á boca cheia dizer que por não se ter feito uma sala ( culpa do executivo ) se perdeu a possibilidade de vir mais um médico e que se corria assim o risco de a unidade vir a encerrar por falta de condições, e agora que uma médica e a enfermeira se deslocam para outro centro, já não vai encerrar, por favor, não façam das pessoas parvas, já chega de "porcaria" e de "lirismos politicos", assumam as responsabilidades que têm que assumir e ponto final.

Anónimo disse...

Pinto da Silva contesta:

Então fomos ludibriados ainda há poucas hora pelas pessoas responsáveis. Procurámos coher as informações junto de quem as poderia dar. Que mais se poderá fazer?

Anónimo disse...

VÊM PARA AQUI MELITANTES DO PSD, FAZEREM-SE DE VITIMAS E FAZER APROVEITAMENTO POLITICO DESTA SITUAÇÃO, HAVIAM ERA DE TER UM POUCO MAIS DE CUIDADO POIS ESSE FOI O PARTIDO QUE ESTEVE 15 ANOS NO PODER E NÃO FEZ ABSOLUTAMENTE NADA, NADA E NADA A PENSAR NO FUTURO DA NOSSA VILA, NÃO TIVERAM VISÃO, NÃO HOUVE INVESTIMENTO A LONGO PRAZO, SIMPLESMENTE FORAM GOVERNANDO E ESTÁ Á VISTA DOS CIDADÃOS NÃO É PRECISO EXPLICAR OU DIZER ONDE, TODA A GENTE SABE QUE A NOSSA TERRA PAROU NO TEMPO E A CULPA NÃO É DO FUTURO, DO PS, BE OU CDU, A CULPA É DE QUEM ESTEVE 15ANOS NO PODER E NADA FEZ!!!

O POVO SABE BEM VER ISSO.

CUMPRIMENTOS A TODOS.

Anónimo disse...

eu só gostava de saber qual é a campanha tão espectacular que a lista futuro já está a fazer!!??
e gostava que os leitores deste blog não fisessem sua a voz do povo das caldas que muitas vezes é diferente, cada um fala por si.

Anónimo disse...

apoiado

Anónimo disse...

aproveitamento politico, aproveitamento politico, sinceramente, então e .." o passado é passado..." já não conta, não é, só serve para a vossa conveniência, mas voces acham que o povo é parvo ?!!.

Anónimo disse...

A GENTE SABE QUE A NOSSA TERRA PAROU NO TEMPO E A CULPA NÃO É DO FUTURO, DO PS, BE OU CDU, A CULPA É DE QUEM ESTEVE 15ANOS NO PODER E NADA FEZ!!!

Anónimo disse...

das informações q tive, e parece q não fui o único, o posto do medico NÃO vai encerrar ao contrario do q diz esta noticia, apenas vão ser substituídas uma medica e uma enfermeira.

Será que esta noticia não apareceu assim do nada, para que a verdadeira bomba, que tentei publicar neste blog e não me foi autorizado, em que dizia as mentiras que a o Futura já menciona na lista de afazeres da sua candidatura, não aparece-se?

Em relação a minha ligação com alguma lista estão completamente enganados, ate pq não tenho ligação com nenhum partido e provavelmente vou votar em branco, mesmo que vote em alguma lista, numa tenho a certeza q não vou votar, na dos independentes.

Atenciosamente

Pois pois

Anónimo disse...

eu queria mt fazer um comentario mas especificamente para os anonimos laranjinhas....digam-me so uma coisa,quem fazia parte do executivo da ultima junta????pelos vistos so o ps e os independentes...!!!!sera q aquele senhor a quem chamavam presidente n existiu mm?!sera q ja se esqueceram q ele representava o psd ou estao com tanta vergonha q nem o reconhecem como tal....
por favor,pensem antes de falar...
se n o fazem por voces,facam-no pelos outros!!!!
Q miseria de gente,n se esquece o passado,podemos alterar o futuro....

Anónimo disse...

Calma meus senhores, Eu acho que está a reinar uma grande confusão...Penso que ninguém vai ler o meu comentário e tenho pena pois penso que poderia eluccidar alguma coisa. Já há algum tempo escrevi neste blog, mas não me levaram a sério. As pessoas agora estão revoltadas, mas sempre tenho ouvido dizer mal dos médicos deste país.. Mas vamos ao que interessa: O sistema de saúde está a reorganizer-se. Estão a ser formadas equipas miltidisciplinares com médico, enfermeira, administrativo em que centram toda a sua actividade no utente, Preocupam-se na saúde e bem estar dos cidadão fazendo com que hajam menos doenças e que uma vez a doença instalada seja o menos martirizante possível. Estas equipam trabalham em conjunto, com atendimento personalizado, eficaz e eficiente. Não foi por falta de uma sala que a Dra Alice resolveu sair. Não!!!!!!!!! Neste país há ainda médicos que gostam de ser médicos, que acreditam numa medicina familiar adequada, que não veem só dinhheiro à frente e que têm o ideal de servir ricos e pobres de seguirem a profissão que escolheram com dignidade, Pois um grupo de médicas resolveu seguir esse ideal, expuseram aos superiores, apresentaram candidatura, foi aceite e vão trabalhar no Centro de Saúde da Feira. Mesmo que fizessem mais uma "sala" não resolvia o problema, seria necessário juntar 2 ou 3 postos de saúde e se bem me lembro os utentes de S. Jorge, repudiaram tal junção a Fiães. Fiães também apresentou candidatura. S. Jorge provavelmente vai ter de se reunir aom outras unidades para poderem prestar serviços de qualidade aos utentes. Acreditem ainda há quem goste de ser médico e de por em prática os seus ideais. Deus ajude a mentora desta unidade de saúde que vai nascer e Deus ajude a Dra Alice que é uma boa médica e se foi escolhida é porque é realmente muito boa pessoa e muito boa médica. Ouvi dizer que nao vão ganhar mais dinheiro, mas vão trabalhar durante mais horas. Agora nós utentes deste posto médico e os aurtarcas temos mas é de nos reunirmos com o Director do Centro de Saúde e procurar soluções para nós, com outras unidades, ou com outros médicos teremos de ter a Medicina que precisamos e que merecemos...Espero ter esclarecido alguma coisa e não deveremos atacarmo-nos uns aos outros, mas tentarmos tentarmos soluções. Os abaixo assinados não adiantam. Teremos é de arranjar médicos com o "espírito" destas médicas. Boa sorte para elas e Deus nos ajude.

Anónimo disse...

A propósito, gostei do Nome " Terras de Santa Maria" Parabéns. Espero é que englobe também utentes de todas as freguesias ddas Terras de Danta Maria, eh,eh,eh...Vão ter farda???::: e Relógio de ponto????

Anónimo disse...

Olá Maria.
O seu comentário foi esclarecedor , bem como outros que aqui foram sendo produzidos.
Como deve compreender , a notícia dava conta do encerramento e deslocalização dos serviços de enfermagem desta unidade de saúde para Fiães . Dava igualmente conta da perda de uma médica por não se terem feito atempadamente obras no posto de saúde por motivos supostamente imputáveis aos responsáveis autárquicos. Ora , como pudemos constatar ao longo dos comentários que aqui foram sendo produzidos , gerou-se uma onda de protesto e de revolta legítima que iria culminar em última análise com uma mobilização geral da população e um consequente abaixo assinado.
No entanto , e tendo em conta a fragilidade da notícia , e até apuramento integral da verdade , não faz óbviamente sentido nenhum patrocinar um abaixo assinado.

Eu própria , sugeri por interposta pessoa que uma determinada lista candidata a estas eleições , incluisse no seu programa político visitas regulares à freguesia de unidades móveis de rastreio de determinadas doenças , que percorreriam todos os lugares da freguesia sem excepção em acções devidamente calendarizadas . Esta foi a razão pela qual me insurji tão acaloradamente contra esta pretensa decisão do delegado de saúde de Santa Maria da Feira.

Aguardemos pois , serenamente , o desenrolar dos acontecimentos.

Uma última nota para a Administração do blog.
No melhor pano cai a nódoa , e esta notícia , quer pelo seu conteúdo , quer pela forma como foi publicitada , merece-me nota negativa. De futuro , pede-se mais rigor .

...fui

Anónimo disse...

Drª Alice boa médica, esta é a única coisa boa que se disse é que ela vai daqui embora. Tenho razões muito mas muito fortes para o dizer.

Anónimo disse...

Para Anónimo de Nov. 22, 00.04.39 PM

Gostava de poder aplicar o termo em que estou a pensar para classificar este anónimo. Então andei a derrubar a Junta? Chamo-lhe distraído e penso no que lhe quereria chamar. Seria um epíteto que faria corar o fundo. Nunca ouviu dizer que eu me bati até ao limite para que se evitassem eleições? E de facto nunca me tinha ocorrido que falatava ali uma casa de banho para deficientes. O Sr. anónimo tinha-se lembrado? Claro que não, porque quem diz assim barbaridades não tem sítio na cabeça para ter qualquer lembrança.

José Pinto da Silva