quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Humor da Terra. "Tono do Pardal"

Olá cambada.. Antes de mais e para que não me insultem passo a apresentar-me. Sou o Tono do Pardal, mais conhecido aqui nesta nossa terrinha por Pardalito. Nestes últimos anos da minha já longa existência tenho bibido por aqui, de telhado em telhado sobreboando toda esta nossa terra cheia de charme e encanto. ( Afinal de contas não podemos estar sempre no mesmo local num é ? )

Tal como todos bós eu também estibe atento a todo o reboliço que se passou nesta freguesia.

Mas aquilo que eu mais gostei, que eu adorei mesmo foram os produtos de marketinge com que os nossos partidos nos brindaram. Por um lado foram os postalitos da antiguidade juntamente com um bloco de notas. Por outro os rebuçados para os putos (que os mais graúdos comeram) juntamente com as fitinhas porta-chaves cor de rosa e uma caneta; que coisa tão mimosa.

E os carros alegóricos? Num é que acordei um destes dias de manhã e pensei que tinha estado em coma e já era o carnabal? Era bêr o Herminio cabeça de fora do seu jipe e microfone em punho a gritar PSD enquanto se cruzava com o Martins na sua fragunete de atrelado e tudo com uma gravação de alguém que ninguém conseguiu perceber. E o senhor Jorge Pinto canudo? Sempre com a mesma música tipo: na na na na na nia nai ai... Foi o descalabro total. Isto foi mesmo uma campanha rica digna de um filme daqueles antigos. E nao é que tivemos avião e tudo caraças!!.. é berdade meus amigos. É berdade. Já para não falar das figuras públicas que nos foram bisitando nestas ultimas três semanas.

Conforme se foram aproximando as eleições, tudo começou a ficar mais claro... quanto todos acusabam um de comprar a rádio, o outro alugou-a por uns bons 100 minutinhos.. ah ah ah .

Mas aquilo que mais me marcou foi o dia das eleições. Mesa posta na Junta de Freguesia (afinal de contas um Pardal também come num é? e sendo a borla.!!!..) e boletins de botos a postos era ber o nerbosismo dos candidatos. Um para cada lado juntamente com os demais elementos das listas concorrentes a roerem as unhitas e cigarro atrás de cigarrito (quem diz cigarro diz cachimbo ) tentando conbencer os ainda indecisos. Foi um domingo e pêras este de 25 de Novembro de 2007. Muita afluência do eleitorado onde toda a gente quis vir botar? Era ber Avós, Pais , Netos, Sobrinhos, Tios e Primas, Reformados, Desempregados, Inválidos, Dorminhocos e ... Bêbados... è berdade cambada até um amigo embriagado foi votar de braço dado com outro (devido ao bento) após ter chegado de um fim de semana fora da terra vinte minutos antes do fecho das urnas. Falta saber qual deles fez a cruz no boletim de boto...

E bateram as dezanove horas e dez minutos quando rompe um grito no meio da escuridão soando IMDEPENDENTES. Foi um frenesim. A festa durou até as tantas e contou com as mais ilustres figuras de todos os partidos e cores políticas. Parecia o 25 de abril de 74. Até eu boei até lá para dar uma bicadas nos frangos de churrasco e nas tiras de entrecosto regadas com um bom tintol.

É assim cambada, para alguém festejar bitoria outro alguém tem de chorar a derrota. a ber bamos no que bai dar isto...

Daqui a dois anos há mais (ou antes)

Deste bosso amigo:

Tono do Pardal


Proxima edição: " O Homem que é eleitor a 45 anos em Caldas de São Jorge mas não podia votar por não constar no caderno eleitoral". Mais uma crónica de Tono do Pardal com o alto patrocinio de Caldas-são-jorge.blogspot.com. Estreia brevemente.

17 comentários:

Anónimo disse...

...estibestes bem Tono. Gostei

Anónimo disse...

Este puto parece da familia do Águia Atenta...
Muito prazer em conhecer-te

Anónimo disse...

Tono vais ganhar as próximas eleições, afinal basta apareceres a boar.

Anónimo disse...

pelo que dizem, o psd vai formar junta com oi martins.

pelo que se sabe a câmara quer um elemento do psd na junta por causa do perm.

dizem que vai ser o zé zé

Anónimo disse...

dizem que ele vai encabeçar a lista daqui a dois anos.

Anónimo disse...

será que este tono pardal é o marlene paiva.

até porque é casado com a filha do cuco

Anónimo disse...

o martins não quer o PSD

Anónimo disse...

O tono pardal vai arrasar com os okupas da nossa vilha.

VOITA TONO PARDAL

TONO PARDAL NA JUNTA NÃO À FORÇA SEM IGUAL.

TONO PARDAL SEMPRE DISPONIVEL 48 HORAS POR DIA

TONO PARDAL NÃO OUTRO IGUAL

TONO PARDAL UM FUTURO SEM IGUAL

Anónimo disse...

Parabens Tono pardal.... Grande texto. Benvindo

Anónimo disse...

a verdade é que foi cometido uma ilegalidade. é que votar gente em estado alcoolico é ilegal

Anónimo disse...

Ò Tonho, o homem que viste bêbado não veio de fim de semana fora da terra como afirmas.
Os teus informadores enganaram-te..
os estarias tu também com uns copitos??!!
informa-te melhor.

Anónimo disse...

era preferivel que todos os caldenses fizessem mais pela freguesia, em vez de maldizer porque não alertar das situações que estão mal e qui ça fazer sugestões....
wz

Tono do Pardal disse...

Em esclarecimento ao anónimo "Qui Nov 29, 03:45:00 PM"

Em primeiro lugar debo dizer que sim. é berdade que estaba com um ou dois copitos a mais na carola, mas nao se espantem pois esse é o meu estado normal.
Em segundo lugar aquilo que relatei na minha crónica foi aquilo que alguem biu.(Nunca descartei a hipotese de ter sido coincidencia a pessoa em causa ter chegado ao mesmo tempo do grupo) Posso ter dado a informação errada quanto a probeniencia do individuo em causa mas aquilo que realmente interessa realçar é a ilegalidade cometida...

deste boso amigo...

Tono do Pardal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Ganda (até me fez lembrar o indiano) Toino!!!!!! Nem calculas como vai cer. O nosso mastim bai cumpir todas aquelas pumessas, afinal até elam poucas pupostas....é pá maioria nas póximas....inté_calares....este Toino....inspila-me.

Anónimo disse...

Mas afinal quem é este Tono do Pardal?
Que estava com os copos,votou bêbado (é ilegal e suficiente para impugnar as eleições; haja queixa e duas testemunhas e está tudo estragado!...),
que comeu frango de borla e votou bêbado!
Não estou a entender!

Tono do Pardal disse...

calma calma. o tono explica...

Não fui eu que botei bêbado (apesar de que se o fizesse não seria nada fora de normal). apenas me chegou aos oubidos, e por mais do que uma pessoa, que alguém teria ido botar quase ao colo de outra pessoa devido ao estado de embriaguez em que se encontraba. quanto ao frango, fui eu que passei na sede de campanha da futuro já para dar uma bicadas e cumprimentar o nobo presidente. Uma coisa nada tem a ber com a outra

deste bosso amigo

Tono do Pardal