sábado, 17 de novembro de 2007

Violência doméstica - Projecto com agressores

Desde Janeiro de 2006 até Outubro último o Espaço Trevo, em Santa Maria da Feira, registou 300 casos de violência doméstica e em Janeiro do próximo ano será operacionalizado um projecto-piloto de intervenção em grupo com agressores, no contexto da violência doméstica.

No dia 30 de Novembro, a problemática da violência doméstica vai ser debatida num seminário. Às vítimas, aquela organização disponibiliza «apoio social, psicológico e jurídico. Aos agressores proporciona acompanhamento psicológico e terapia de casal, quando existirem condições para o fazer».
O Espaço Trevo faz parte do projecto “Direitos & Desafios” e funciona desde Janeiro de 2006 em articulação com as IPSS´s concelhias, PSP e GNR, Hospital S. Sebastião, Centro de Saúde, Associação de Alcoólicos Recuperados, Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Ministério Público, Direcção-Geral de Reinserção Social e escolas do concelho.

Arte-Terapia Recentemente, o Espaço Trevo começou a trabalhar com um grupo de mulheres vítimas de violência doméstica, com base na metodologia da Arte-Terapia, que visa a partilha de experiências e estimular a sua autonomização e auto-estima. O Espaço Trevo desenvolve ainda campanhas de sensibilização junto da comunidade, através da apresentação pública da performance teatral “Casa me queres, casa me feres”, ciclos de cinema e programas de rádio.

Na prevenção, já abrangeu 681 alunos do 9º ano de escolaridade de seis EB 2.3 do concelho, em acções acompanhadas e avaliadas pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

O Espaço Trevo vai associar-se à semana da “Luta contra a violência sobre as mulheres, incluindo a violência doméstica”, no âmbito do Conselho da Europa. Assim, de 25 a 30 de Novembro, serão distribuídos cinco mil laços brancos, simbolizando a luta contra a violência, numa acção que vai envolver escolas, instituições e empresas locais.

No dia 30 de Novembro, temáticas como “A intervenção com agressores”, “Mulheres e crianças vítimas” e “Aspectos legais no âmbito da violência doméstica” estarão em debate no seminário “Violência doméstica – que direitos e desafios?”, na Casa Ozanam, em S. João de Ver.

O projecto “Direitos & Desafios” resultou de uma candidatura ao PROGRIDE – Programa para a Inclusão e Desenvolvimento, do Instituto da Segurança Social.

Tem como entidade promotora a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e como entidade executora a Associação Pelo Prazer de Viver.

2 comentários:

Anónimo disse...

Desculpem por ser neste local, mas é o que está mais visível.
Acho que o senhor administrador deveria passar de comentário a post a excelente troca de comentários entre o Pinto da Silva e o ShreK, no post do barril
Bastante interessante o que ambos tem dito.

Anónimo disse...

...excelente post informativo.