sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Céu vai ser palco de uma chuva de estrelas esta noite


Os apaixonados pelos fenómenos astronómicos vão hoje perder umas horas de sono a contemplar o céu. Às 2h20 da manhã será possível ver os “detritos” largados pelo Asteróide Faetonte, num período em que a Terra cruza a sua órbita e oferece uma "chuva de estrelas".
Este “enxame” de estrelas decorre anualmente entre os dias 7 e 17 de Dezembro, apesar de haver dias em que é mais fácil observar o fenómeno, como explica o Observatório Astronómico de Lisboa no seu site.
Este ano os cálculos mostram que a noite de hoje, sexta-feira, em Portugal, não permitirá a melhor observação do fenómeno do pico das Gemínidas, já que este ocorre durante o dia. Ainda assim, a observação às 2h20, “quando o radiante se encontra mais alto no céu, deverá merecer a pena” até ao nascer do Sol, de acordo com o Observatório.
Os traços das estrelas cadentes parecem sair de um ponto da constelação dos Gémeos, o radiante, daí o nome de “enxame das Gemínidas”. O Observatório Astronómico de Lisboa explicou ainda que, este ano, na altura de maior actividade das Gemínidas, temos a Lua a nosso favor, a caminho do quarto crescente, o que é favorável, se se verificarem boas condições meteorológicas.
Conselhos do Observatório Astronómico de Lisboa
Para tirar o melhor partido desta ocasião aconselha-se os espectadores a irem para um local escuro, fora das luzes dos centros populacionais, com um horizonte desimpedido e esperar cerca de 15 minutos para que os olhos se habituem à escuridade.
“Se o céu se apresentar límpido terá uma maravilhosa visão do céu... Ver-se-á Marte (mesmo na constelação dos Gémeos) e as maravilhosas estrelas e constelações de Inverno já aparecerão em todo o seu esplendor: Aldebarã e as Pleiades do Touro, a linda Capela muito alta, a brilhante Sirius, Procyon, os Gémeos Castor e Polux, e baixa, a estrela Arcturus”, descreve o Observatório.
In Público Online.

Sem comentários: