sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Governo adjudica 6ª feira Concessão Douro Litoral por 872 milhões

Extensão total da obra tem 129 kmO Governo adjudica sexta-feira, dia 28 de Dezembro, em S. João da Madeira, a Concessão do Douro Litoral.
Esta concessão tem por objectivo melhorar a mobilidade na Área Metropolitana do Porto, bem como nos concelhos de Oliveira de Azeméis e Paredes, descongestionando a circulação rodoviária em toda esta zona, já que será possível a deslocação entre as duas margens do rio Douro sem necessidade de atravessamento da cidade do Porto, explica o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações em comunicado.
Com um investimento de 872 milhões de euros, esta concessão tem uma extensão total de 129 km, dos quais 76 km correspondem a construção, conservação e exploração de novas auto-estradas, e os restantes 53 km a beneficiação, conservação e exploração de vias já em serviço.
A construção dos novos lanços irá beneficiar directamente cerca de um milhão e quinhentos mil habitantes dos concelhos da Maia, Matosinhos, Valongo, Paredes, Porto, Gondomar, Gaia, Espinho, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Oliveira de Azeméis.
O lanço Gondomar / Covelo (A43/IC29) estará concluído em Agosto de 2010, sendo que os restantes têm data de conclusão prevista para 2011.
Esta concessão é adjudicada ao consórcio Auto-estradas do Douro Litoral (AEDL), liderado pela Brisa, após concurso público internacional ao qual se apresentaram 14 propostas respeitantes a 4 concorrentes, como tinha já sido anunciado pelo Conselho de Ministros.
Esta concessão é a primeira a ser adjudicada do pacote de novas concessões anunciadas pelo Governo, num total de 9. Para além desta, foram lançadas no decorrer de 2007 mais 5 concessões, sendo que as restantes 3 serão lançadas em 2008. Ainda no próximo ano, serão adjudicadas todas estas concessões, com destaque para o Túnel do Marão, no 1º trimestre. A concessão do Alto Alentejo será adjudicada em 2009.

Sem comentários: