quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Grande debate na Junta de Freguesia!!!

Dia 9 de Novembro - sexta-feira, vai ser o grande dia das eleições intercalares das Caldas de S. Jorge. Está agendado para as 9:00h no salão nobre da Junta de Freguesia, um grande debate em directo com todos os candidatos às eleições intercalares. Como não podia deixar de ser o Blog das caldas vai estar presente, só espero que os organizadores se lembrem de deixar um local reservado para a administração do Blog poder trabalhar com toda a liberdade...

Que seca...

Este período de pré-campanha está a ser uma verdadeira seca.
À excepção de um ou outro blog pindérico, de um ou outro cartaz desbotado, de uma ou outra entrevista que praticamente só o candidato sabe, os dias vão passando sem nada acontecer.
Não aparece um único tema dito "fracturante" e que mova os cinco candidatos a esgrimirem as suas opiniões... os prós e os contras.
O problema destas "secas" é que o ambiente vai ficando cada vez mais ressequido, e arriscamo-nos a que, às primeiras chuvas, que é como quem diz, ao surgimento do primeiro tema mais ou menos polémico, os candidatos fiquem sujeitos a "meter água" ou, por outro lado, a fazer com que a água transborde (o tubo pode não ter secção suficiente para a água vazar)...
E não faltariam temas para se falar:
- O ilha, a casa da pines, a gestão do pessoal da Junta, as fossas, o polo escolar, o PERM, as pedreiras, e tantas, tantas, mas mesmo tantas outras coisas.

Mas estamos mal. Ou muito me engano ou nesta campanha a seca vai tornar-se cada vez mais um grande deserto de ideias...
Será?

Guga.Gago

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Festa do Idoso 2007, a Ausência dos Candidatos!!!

No domingo passado o grupo de jovens Juventude Inquieta, realizou mais uma vez a festa do idoso.

Devo dizer que me surpreendeu pela positiva a organização desta 6ª festa, que alem de ter muita animação, os jovens demonstraram ter um talento para a animação acima da média. Devo dizer que ficou demonstrado também quem se preocupa verdadeiramente pela freguesia, pois dos cinco candidatos só um é que esteve presente.
Será que os outros estão verdadeiramente preocupados e interessados pela freguesia!!!
Ou será que foram obrigados a ser candidatos!!!
É que se é assim a motivação para este cargo não é nenhuma, pois fica demonstrado que apenas um candidato está a par do que se passa na freguesia, e acompanha verdadeiramente quer as associações quer as actividades das mesmas, e acima de tudo acompanha os idosos.

Eu não vou dizer que candidato é, pois então podiam-me acusar de estar a fazer campanha, mas uma coisa e certa, estava lá muita juventude de Caldas de S. Jorge, e grande parte dos idosos desta freguesia, e eles não se esquecem de quem nas verdadeiras alturas esteve presente. Pois o povo já não vai em cantigas, de festas e brindes uma semana antes das eleições.
Ass: Mariana.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Jorge Santos garante que em momento algum esteve "desaparecido" do combate político.

"O PS e os Independentes vão ser penalizados pelo povo das Caldas. O Bloco é claramente alternativa"

“Cometidos tantos erros, como cometeram os Independentes, as pessoas verão os nomes que integram cada lista e saberão fazer a melhor opção, no dia das eleições. O próprio PS, de esquerda tem muito pouco e as pessoas começam a chegar a essa conclusão”. São ideias de Jorge Santos, cabeça-de-lista do Bloco de Esquerda, para as intercalares das Caldas, de 25 de Novembro próximo.
O primeiro nome do Bloco na vila termal deixa uma garantia, no que toca ao combate político, no concelho. “Nunca estive desaparecido, apenas um problema de saúde, bastante grave, obrigou-me a ausentar. Superado esse problema, voltar às lides políticas
não será novidade, em espanto para ninguém, uma vez que faz muitas décadas que eu faço política” revelou, em declarações à RCF.
Turismo, potenciar a zona envolvente das Termas, o Ensino, através do “Pólo Escolar,
que faz muita falta há muitos ”e o Ambiente “porque não se pode falar em passadiços, com os rios pelo concelho a apresentarem os níveis de poluição actuais”, são as três áreas, em forma de prioridade, assumidas pelo Bloco de Esquerda.
“Se repararmos bem, o que é o verdadeiro ex-libris das Caldas está sujo, para não utilizar outro termo, que é o Rio Uíma, Não há a limpeza, sequer, das folhas que caem das árvores, o que deixa uma imagem terrível aos aquistas, a quem visita uma vila que está vocacionada para o Turismo”, evidencia.
No campo do ensino, o referido candidato aborda o processo da Escola EB 1 e Jardim de Infância de Azevedo. “Não só é degradante, como vergonhoso para as Caldas de S. Jorge, mas também para a Câmara Municipal. O antigo presidente da Junta de Freguesia, Fernando Coelho, foi prometendo, prometendo uma escola à população de Azevedo, que nunca foi negada pela autarquia, mas tinha se a consciência que não se podia gastar 60, ou 70 mil contos numa escola, num lugar que, de ano para ano, estava a perder alunos. Houve promessas durante as campanhas para a Junta, mas não se avançou com uma solução. Por obrigação, esse vai ser um problema que será resolvido nos próximos anos”, releva.
Com cinco listas, o eleitorado ficará, ou não, confuso? Se há quem pense que serão os Independentes a saírem beneficiados, Jorge Santos tem uma ideia diferente. “O Bloco de Esquerda vai ser a surpresa das eleições nas Caldas. Não há assim tantos candidatos à esquerda para as intercalares”, assevera.
Em relação à queda do executivo da Junta de Freguesia, ressalva o candidato, “o problema começou há dois anos, quando se chegou a este acordo tripartido. Para o candidato do Bloco de Esquerda, a expectativa foi “grande quando apareceu uma Lista Independente e os caldenses esperavam que eles fizessem um trabalho, realmente, independente. Bastou passarem as Eleições para eles se tornarem dependentes dos partidos, com o acordo que foi feito para ficarem os três na Junta de Freguesia. Logo aí perderam credibilidade, para além do PS cedo ter demonstrado que estava ali para derrubar e não para apoiar. Não tenho grandes dúvidas que, com o decorrer da campanha, as explicações vão sendo dadas e que o povo vai penalizar o PS e os Independentes”, conclui.

Hoje em Correio da Feira.

domingo, 28 de outubro de 2007

POLÉMICA! ! !

Levado em Engano

Recebemos do nosso militante, inscrito recentemente e a quem foi dado o nº. de inscrição
101026 (não publicamos o nome a menos que no-lo diga expressamente) uma carta a referir
que ficara surpreendido por o seu nome aparecer numa lista de candidatura de um partido
concorrente às eleições. Que determinada pessoa lhe fora lá pedir a assinatura, mas que imaginara que seria para alguma coisa como pata legalizar a lista e que, para isso, não vira
nenhum inconveniente em assinar.
Como se considerou levado em erro, disse que iria dizer isso mesmo a quem lhe colheu a
assinatura e dizer que queria o seu nome retirado daquela lista de candidatura.
Esse militante, se não tivesse reagido perante a presença do seu nome numa lista concorrente, seria alvo de proposta de exclusão, em cumprimento do que determinam os estatutos.

José Pinto da Silva
Coordenador
IN PSCALDAS.BLOGSPOT.

Das caldas com amor VI


Etiquetas: Shrek

Hoje In Kouzas e Louzas...

Caldas de S. Jorge Sport Clube, Juniores...

Caldas S. Jorge - Canedo

Bancadas completamente vazias, quer de adeptos quer de políticos...

Jogo muito bem disputado por ambas as equipas...
O Caldas de S. Jorge com equipamento preto...
Parque desportivo com muito pó...

O resultado final ficou empatado a um golo, em que o marcador do Caldas foi o Chico...



A Lista Unitária Independente Futuro Já, com o amor que todos os candidatos têm pela terra, e a grande vontade de trabalhar com afinco em prole do seu desenvolvimento que é o nosso grande lema para estas eleições intercalares da Assembleia de Freguesia de Caldas de S. Jorge.

Como tal A Lista Unitária Futuro Já, tendo consciência da importância das novas tecnologias para a divulgação do programa eleitoral e de uma nova porta aberta para o debate entre toda a população de Caldas de S. Jorge, lança este espaço que será um Blog dinâmico, e que espera a participação de toda a população.

O Blog pode ser acedido em: http://www.listafuturoja.blogspot.com

Poderá ainda contactar-nos pelo endereço electrónico: futuroja@portugalmail.com

Os melhores cumprimentos,

Lista Unitária Futuro Já.

sábado, 27 de outubro de 2007

BLOCO DE ESQUERDA...

BLOCO DE ESQUERDA LANÇA CAMPANHA...

Caros eleitores e cidadãos de
CALDAS DE S JORGE


O próximo dia 25 de Novembro é muito importante para mudar de uma vez por todas o marasmo que tem vivido a nossa linda terra. Apelo a todos os que ainda acreditam que vale a pena lutar pelo desenvolvimento que bem merece a nossa vila de Caldas de
S. Jorge. Sou candidato porque acredito que sou capaz de dar um novo rumo à freguesia e porque acredito que é verdadeiramente possível fazer mais e melhor pelo futuro da nossa terra, de forma empenhada e persistente, levarei à Câmara Municipal projectos que todos os que agora concorrem noutras listas prometeram e nunca foram capazes de cumprir. Neste momento de grande desordem que vive a nossa freguesia, faz muita falta uma mudança total na Junta de Freguesia.
Basta de lindas palavras e promessas nunca cumpridas. Basta de tanto alarido até às eleições para depois andarem a dizer mal uns dos outros como se todos não fossem verdadeiramente culpados.
Na Junta de Freguesia serei uma voz activa e trabalharei sem descanso estando ao serviço da população 24 horas sobre 24 horas. Sei que posso contar com o apoio de muitos homens e mulheres, jovens e menos jovens no dia das eleições, por isso, conto com a vossa presença nas urnas do próximo dia 25 de Novembro, até lá estarei à vossa disposição através do contacto:
967 877 868 para esclarecer todas as vossas dúvidas.
Brevemente receberão o nosso programa.

PODE CONSULTAR EM: HTTP://AVEIRO.BLOCO.ORG

"FEST" Ladytron e Fujiya & Miyagi em Santa Maria da Feira

O FEST - Festival Internacional de Cinema Jovem - vai contar com as actuações dos Ladytron (DJ set) e dos Fujiya & Miyagi na nova rubrica FEST Sound. O evento decorre de 28 de Outubro a 4 de Novembro em Santa Maria da Feira, na Biblioteca Municipal e no Cine-Teatro António Lamoso.

A concurso no festival de cinema estarão diversas obras cinematográficas oriundas de todo o mundo, divididas em cinco categorias: ficção, animação, experimental, documentário e videoclip.

A participação nacional é bastante elevada: 20% das obras seleccionadas para o certame são portuguesas.O programa completo do FEST Sound é o seguine:

29 de Outubro - Recepção - Bar Escadas para o Céu (€2)
22h00 - Território
23h00 - Nimai
00h30 - Mecanismo divino

30 de Outubro - Noite Galega - Bar Escadas para o Céu (€2)
23h00 - Niño y Pistola
00h00 - Cimento
02h00 - Marcos Cruz

31 de Outubro - Halloween - Cine-Teatro António Lamoso (€8)
00h00 - Ouvido Visual - Manuel Halpern e Ricardo Duarte
00h00 - Kid Chocolat (live act)
01h30 - Jason Forrest/Donna Summer
03h00 - Killer Keller

1 de Novembro - Noite Chill Out World - Cine-Teatro António Lamoso (€6)
00h00 - Blablabla DJs Chill Out Session
00h00 - Nova Arcadia
01h00 - Dead Men Talking
02h00 - Babar Luck

2 de Novembro - Party Hard - Cine-Teatro António Lamoso (€12,50)
23h00 - Attic Attack Collective Vs The Vanity Sessions
23h30 - Fujiya & Miyagi00h45 - DJ Zebra
02h45 – F.E.V.E.R.

3 de Novembro - Festa de Encerramento - Lounge Europarque (entre €10 e €15)
23h00 - Moulinex00h00 - Elisa do Brasil
01h30 - Ladytron DJs
03h00 - SebastiAn
04h30 - Toxic Avenger

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Preparação do Programa da Candidatura do PS - Caldas.

As intenções que o PS irá apresentar nestas Eleições Intercalares, pretenderão reflectir uma lógica estratégica de prioridades políticas para a próxima década.
O seu fio condutor assenta num conjunto de princípios fundamentais e que dentro de pouco tempo serão dados a conhecer a todos os eleitores.

O Partido Socialista apresentará as suas prioridades para os próximos anos, seguindo a regra de ouro que consiste em servir a Nossa Terra, garantindo sempre a total transparência e abertura para a resolução dos problemas das pessoas e da comunidade.

Os problemas são conhecidos.

Os diagnósticos estão feitos.A urgência é, portanto, Agir.É para isso que um vasto grupo de pessoas tem vindo a trabalhar e se tem vindo a preparar.

Mas todos somos necessários para este desafio.

Temos a possibilidade de dar um sinal de esperança e de um melhor futuro para a Nossa Terra e para os Nossos Descendentes.

Nesse sentido, todo e qualquer cidadão de Caldas de S. Jorge, poderá fazer chegar-nos as suas opiniões, através do seguinte email: ps.caldas@hotmail.com.

Até breve

IN pscaldas.blogspot

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

AS INTRIGAS DO ZOUVINEIRO !!!

Meus amigos leitores,

Espero que não tenham sentido saudades minhas. É que fui chamado a Lisboa este mês por causa do novo tratado europeu, motivo da minha longa ausência. Mas não é que quando eu estava a trabalhar para o “SIS” tinha sempre duas horitas vagas por dia, e como não havia nada para fazer lembrei-me de ligar os microfones secretos da nossa sociedade de turismo sem turistas, e ouvi uma conversa que me surpreendeu um pouco, deixou-me mesmo intrigado. Não é que nessa conversa ouvi dizer que alguns dos maiores accionistas tinham vendido as cotas referentes á sociedade!!!

Será que vamos ter uma sociedade unipessoal!

Será que já se está a preparar a futura venda das Termas aos Espanhóis!

Será que foi interferência nos microfones!

A verdade meus amigos, é que eu queria ter ouvido mais um pouco, mas chegou o meu chefe, e eu tive que desligar, não vá o Procurador-geral da Republica descobrir que é verdade a história dos microfones.

3... 2... 1... Go!!!

Estava para aqui sem fazer nada e disse para com os meus botões (um de cada nação):
- Óh Atento, porque é que tu não tentas dar um contributo para animar esta fase de pré-campanha com um post sobre a história do “ilha”?
Vai dai, dei duas sacudidelas às mãos, estalei as falanginhas e as falangetas, e comecei, finalmente, a “teclar”.
Devo advertir todos os leitores que, apesar de já praticar este desporto desde os idos tempos do spectrum, não sou um verdadeiro “Ás” nessa “Arte de teclar”. Enfim, cada um é para o que nasce. E eu, seguramente, que não nasci para escrever. Mas, pelo menos tento... (sonhar).

Bom, vamos ao que interessa.

O “ilha”, como toda a gente sabe, e se não sabe fica a saber, é talvez o espaço mais apetecível das Caldas.
Vai daí, não falta quem esteja, com a “melhor das intenções”, a posicionar-se para a futura corrida à respectiva exploração. Creio não vir mal ao mundo por isso, e tal facto, só vem reforçar a ideia de que, afinal de contas, Caldas de S. Jorge até tem muitos factores de interesse e muitas potencialidades.
O espaço do “ilha” é, portanto, uma dádiva da natureza. É talvez, a seguir às Termas, a imagem de marca da freguesia.
Por isso, não se entende a razão de estar fechado. Penso que a Junta de Freguesia se terá precipitado ao não renovar o contrato de exploração do “ilha” por mais algum tempo. Porquê? Bem sei que as condições não eram as melhores. Mas, poderia ter-se encontrado uma solução alternativa.
Já repararam que o centro da freguesia está a ficar cada vez mais vulnerável aos fenómenos de exclusão? Já repararam na tristeza que é o centro da freguesia a partir das 6 ou 7 da tarde?
- Sem vida, sem vida, meus caros...
(excepção feita à dinâmica dos outros estabelecimentos de restauração e bebidas, ao fim-de-semana).
Como dizia o outro, “... num havia nexexidade...ez...”.
É verdade. Diz-se por aí que aquilo vai estar fechado por um valente “manado” de meses.
Se calhar, era tempo de pensar numa solução para os entretantos, ou seja, dar-lhe alguma utilidade. Nem que seja, concessioná-lo, provisoriamente, até que haja luz verde para avançar com a nova construção.
Mas isso, talvez deva ser deixado ao critério do futuro executivo que sairá das eleições intercalares...
Penso, no entanto, que este deve ser um tema de discussão neste período de pré e campanha eleitoral.
Arrisco até em sugerir que o “ilha” seja palco de um debate entre os cinco candidatos à presidência da Junta. Porque não? Assim dávamo-lhe alguma (nobre) utilidade...

Os motores já foram ligados.

Por isso, 3... 2... 1... Go!!!


* “Go” poderá significar partida. Partida para um debate sobre as questões que verdadeiramente interessam à freguesia.

Atento73

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

AGRADECIMENTO...

Ao aproximar-mo-nos das eleições para a junta de freguesia, senti oportuno fazer um agradecimento à actual junta e aos cantoneiros, pela limpeza que foi feita na rua do monte grande.

Além da limpeza, foi feita uma caixa para esgotamento de àguas, a qual estava pedida à muitos anos, e só agora, com o empenho do próprio presidente da junta senhor Herminio, o qual se ocupou de o concretizar.

Aos candidatos as novas eleições, apelo que estejam atentos aos problemas que atingem a população, que como esta e outras situações antecedentes, não será pelo valor monetário gasto, mas sim pela vontade e determinação.

Bem HajaPelo progresso da freguesia

Belmiro A. Pinto

Boletins de Voto...

A ordem por que aparecerão as siglas, os emblemas e os nomes das forças políticas concorrentes às eleições de 25 de Novembro.

É Assim:

1 - PSD - PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA
2 - PS - PARTIDO SOCIALISTA
3 - CDU - COLIGAÇÃO DEMOCRATA UNITÁRIA
4 - INDEPENDENTES - FUTURO JÁ
5 - BE - BLOCO DE ESQUERDA

José Pinto da Silva

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Nota da Administração do CSJ:

O blog das Caldas tem por obrigação, e por linha editorial lançar todos os temas e noticias que são publicadas, quer por jornais, quer por blog`s ou outra forma qualquer desde que se refiram a Caldas de S. Jorge. Mas existe uma conduta e normas que por muito que queiram, não abdicaremos delas.

Temos recebido várias queixas de pessoas anónimas, o porquê da não publicação de um texto do amigo Sherek do Kouzas e Louzas que foi publicado hoje. Por uma razão muito simples; desde que as listas foram constituídas, a administração do blog disse que só publicava temas dos candidatos que sejam enviados directamente para este Blog, aliás esta linha já foi seguida aquando da publicação de um texto do dia 17 do corrente mes relativo ao candidato do Bloco de Esquerda. E esse ninguém reclamou a sua ausência.

Devo dizer que neste Blog impera a igualdade e respeito por todas as candidatura. Até porque alguns dos administradores fazem parte da comitiva das três listas mais votadas nas últimas eleições, e não fazia sentido nenhum estarmos a usar este espaço para campanha eleitoral, até porque existem locais mais indicados para esse fim.

Termino dizendo que apesar de tudo, não abdicaremos de informar e expor o que quer que seja, se acharmos caso para isso.

O Administrador do CSJ.

Detesto gente que chora...


Detesto gente que se arma em vitima.
Dito de outra forma, não suporto gente que “chora” pelos cantos e que se arroga de andar a ser perseguido...
Há uns anos muito largos, ainda resultou: lembram-se dos “bilhetes” que o Dr. Soares levou lá p’rós lados da Marinha Grande, durante a campanha para as primeiras presidenciais que se candidatou? – Diz-se por alguns meios, que aquilo terá sido tudo encenado. Não sei. Mas que a partir daí ele foi sempre a subir nas intenções de voto, lá isso foi.
O povo português sempre teve uma boa dose de “pena” dos mais atacados e oprimidos.
Mas isso tem tendência a acabar com esta dita sociedade da globalização.
Serve esta nota introdutória para que nos situemos algures em Outubro de 2007. Diz-se por aí que foram agendadas eleições intercalares para a eleição dos novos órgãos autárquicos da freguesia das (es)Caldas.
E até parece que o tempo não passou por cá...
Visto isso, ele há malta que anda já com os nervos à flor da pele.
De todas as cores e credos políticos, os candidatos a um lugar ao sol na assembleia de freguesia das (es)Caldas vão-se “desfazendo” em comentários neste blog, quase sempre escritos pelo primo “Anónimo” em que repudiam as ideias menos simpáticas em relação à sua respectiva candidatura.
Portanto, como sou um (péssimo) escritor (mais ou menos) assíduo deste fórum, e o lugar é um posto, decreto, imediatamente, que está proibido qualquer comentário de quem não faça parte das listas, que não seja abonatório em relação aos candidatos.
Nem mais. Comentar, só se for para dizer que o candidato é bonito, que é trabalhador, que é interessado pela freguesia.
Nada de blasfémias do tipo, “...ele sempre viveu à margem das Caldas...”, ou “... ele é velho...”, ou “...ele é novo de mais...”, ou “... ele não tem perfil...”, ou “...ele já lá esteve...”, ou “... ele tem alguma na manga...”, e por aí fora.
Estamos combinados?
Então vá! Todos pela arregimentação (esta palavra é gira).

- O pior é que muitos gostam de ser a ovelha tresmalhada.
E ainda bem...


Guga.Gago

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Humor Da Terra... Jet 7 Na Campanha!!!


Pelo que o Blog descobriu, todo o Get 7 de Portugal, está de malas feitas para Caldas de S. Jorge. Pelo que se sabe, José Castelo Branco será o rosto de campanha do PSD, alias como comprova a Foto à entrada de um bar em Santa Maria da Feira.

domingo, 21 de outubro de 2007

Blog da Candidatura do PS


No âmbito da candidatura do Partido Socialista à Eleição da Assembleia de Freguesia de Caldas de S. Jorge, vimos desta forma informar do lançamento do blog http://www.pscaldas.blogspot.com/.

Este, será um espaço aberto ao debate e à troca de opiniões acerca de tudo o que diga respeito ao desenvolvimento da freguesia, onde tentaremos esclarecer todos os (e)leitores relativamente ao propósito da candidatura do PS à Junta de Freguesia bem como dar a conhecer, oportunamente, o respectivo programa de acção.

Caso entenda oportuno e adequado, gostariamos de contar com V. Ex.a no sentido da respectiva publicitação no espaço que tão distintamente dirige. Para qualquer esclarecimento, poderá contactar para o seguinte endereço electrónico: ps.caldas@hotmail.com.

Agradecendo desde já a atenção dispensada, Os melhores cumprimentos P´la Administração do blog

O comentador

sábado, 20 de outubro de 2007

Tesouros da nossa Vila!



Tesouros da nossa Vila!
Rancho Folclórico as Florinhas de Caldas de São Jorge
nos terrenos onde se encontra o Complexo Industrial BEBECAR!

90 anos das aparições de Fátima!!

90 anos das aparições de Fátima!!
Completram-se 90 manos das aparições da Senhora a 3 humildes ppastorinhos no dia 13 de Outubro passado!
data importante para a Igreja e Portugal1
A inaugutação da Igreja da Santíssima Trindade contituiu um marco histórico!

SERÁ QUE AS ELEIÇÕES TAMBEM VÃO ENGANAR!!! AS APARÊNCIAS ENGANAM...



VENDEDOR DE TELEMÓVEIS!!!

Festival de Cinema Jovem apresenta cartaz fechado

video oficial do FEST 2007 produzido pela "CRIOTIV LDA.", empresa sedeada em Lobão, muito próximo da nossa freguesia de Caldas de São Jorge.Cumprimentos,
Ivan Silva
O cartaz do Festival Internacional de Cinema Jovem (FEST), que arranca dia 28 de Outubro e decorre até dia 4 de Novembro, em Santa Maria da Feira, contará com Tom Waits, Todd Hunter, JellyFish e Fraulein, entre outros.

O FEST apresenta-se este ano com uma programação mais arrojada e uma solidez que advém do reconhecimento público das edições anteriores. Com uma nova localização, o evento dividir-se-á no FEST Sound e no Festival de Cinema.
O primeiro terá vários nomes conceituados e outros emergentes no panorama musical nacional e internacional, comandado por mais de 20 actuações, que começarão a partir das 23:00 horas. Ladytron Djs, Sabastian, e F.E.V.E.R trarão vários estilos de música à cidade.

O Festival de Cinema, o centro de toda a definição artística do evento, conta com sessões relativas a grandes obras cinematográficas, como o filme de abertura «Wristcutters: A Love Story». Além disso, existe toda uma panóplia de filmes a concurso em cinco categorias: Ficção, Animação, Experimental, Documentário e Videoclip.

Com mais de 1.160 filmes inscritos para o concurso, 79 obras foram seleccionadas e mais uma vez a participação portuguesa é expressiva com mais de 20% do total de filmes em competição. Os trabalhos a concurso serão avaliados por um júri rigoroso e com nomes sonantes no panorama cultural nacional e internacional.

O Festival Internacional de Cinema Jovem vai ser ainda palco para o Encontro Internacional de estudantes de cinema, evento único a nível mundial para diversos câmbios de informação na área cinematográfica e de produção de imagem em movimento. Este encontro vai contar com a presença de comitivas de diversas escolas e entusiastas portugueses e estrangeiros em 15 acções de formação, entre oficinas, masterclasses e conferências.

A edição global do FEST e o seu cartaz é já considerado como um dos melhores dos últimos anos em Portugal e quer marcar «uma nova geração de eventos culturais no nosso país, com uma clara aposta na oferta cultural de qualidade para o grande público. No FEST vamos colocar o espectador no centro do cinema e da música. Eles são os nossos protagonistas, e esperamos que sejam mais de 15 mil», assegura o Director do Festival, Filipe Pereira

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

O Quinto! "Das caldas com amor III "

Qualquer semelhança com a realidade é pura ficção…ou não (rima e é verdade)!

Hermínio não vai às urnas porque não quer.

Noite de reunião na concelhia dos laranjas…. Hermínio chega e diz a toda a gente:

“Eu é que sou o presidente da xunta!...eu é que vou ser o presi….”

“ Ora muito bem….interrompe Midinho…. Os candidatos são:

“eu…eu…” disse Hermínio!

Vou telefonar para o candidato numero I…(…)…. Infelizmente o nº1 não pode, porque quer continuar a trabalhar pelas “tremas”….

“eu…eu…” disse Hermínio!

Vou telefonar para o candidato numero II…(…)…. Infelizmente o nº2 não pode largar as suas cavalgadas e assim dedicar-se à junta…

“eu…eu…” disse Hermínio!

Vou telefonar para o candidato numero III…(…)…. Infelizmente o nº3, estabelecido, não pode deixar o estabelecimento onde está …….estabelecido…

“eu…eu…” disse Hermínio!

Vou telefonar para o candidato numero IV…(…)…. Infelizmente o nº4, como independente que é, quer continuar a ser….

“eu…eu…” disse Hermínio!

Bem….temos o Hermínio, esse grande candidato!

“yes…yes…yes…. (entretanto algo de extraordinário aconteceu na “lembradura” do nosso presidente… ele pensou!!!) e disse: “Dasse……..quinta escolha?! vão todos mas é para a 5ª avenida….!”

Etiquetas:

In Kouzas e Louzas hoje

Festa do Idoso 2007...


A associação Juventude Inquieta, vai realizar pelo sexto ano consecutivo a "festa do Idoso".

Festa que se pretende ser para toda a família, mas sobretudo para os mais idosos da freguesía. Com ela, pretendemos homenagear os mais velhos, a maravilhosa idade da sabedoria, das experiências vivídas e do amor desprendido.

Homenagear cada idoso pelas bibliotecas vivas em que cada um se tornou ao longo dos estudos na universidade da vida.Idoso é aquele que tem o privilégio de viver uma longa vida.

Pretendemos que seja uma tarde de convívio e confraternização, que possamos dar um pouco de nós mesmos a quem tanto já nos deu.

Convidamos toda a comunidade a estar presente, junto dos seus pais ou avós.

Juventude Inquieta

CNE - Plano de Actividades




Agrupamento 901 – Caldas de S. Jorge

Aí está o Plano de Actividade 2007/2008


Reuniões ao sábado à tarde, Acampamentos, Acantonamentos, Actividades de secção, de Agrupamento, de Núcleo, Nacionais, Campanhas, Ensinamentos, Ultrapassagem de barreiras/obstáculos, Amizades eternas, Diversão infindável...Estão de novo aí! eu vou estar na sede para (re)começar uma temporada recheada das mais fortes e exclusivas emoções que o CNE nos proporciona! E tu?

Sexta-feira dia 26 – Reunião de pais – Com a apresentação do Plano de actividades e outros assuntos de interesse

CHEFE QUIM


quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Propostos 73 nomes para as “intercalares”


CDU contesta forma como o processo foi conduzido, sugerindo que haveria interesse em colocar obstáculos à formação de listas.

São 73 os nomes propostos pelas listas concorrentes às eleições intercalares para a Assembleia de Freguesia das Caldas de S. Jorge. Cinco forças políticas confirmaram segunda-feira as respectivas candidaturas, ao entregar as listas no Tribunal de Santa Maria da Feira.

Conheça a lista completa dos nomes propostos ao eleitorado, na edição impressa do "Terras da Feira", a par de uma posição da CDU sobre o acto eleitoral.
In Terras da feira On-Line.

Cinco Concorrentes...


Para grande surpresa de quem lá estava (na Junta) naquele entretanto, apareceu na Junta de Freguesia de Caldas de S. Jorge um funcionário superior da Câmara Municipal, assessor do vereador do Ambiente e Obras Públicas, em hora de serviço, requerer as certidões de eleitor dos candidatos de que lista.

Para a Autarquia de Caldas de S. Jorge, as intercalares de 25 de Novembro vão ter cinco listas de candidatos. Quase nos ocorre dizer que o que abunda não prejudica. Ou prejudicará a uns em favor de outros. A quais? Ver-se-á.
Por ora a composição das listas não é do conhecimento geral, sendo que se consta que algumas candidaturas mandaram às malvas o disposto no articulado da Lai 3/2006, chamada Lei da Paridade que no seu art. 2º., nº. 2 diz que "… as listas plurinominais apresentadas não podem conter mais de dois candidatos do mesmo sexo colocados consecutivamente na ordenação da lista". Talvez o Juiz tenha já notificado os mandatários das em situação irregular.
Mas … helas… uma das listas não teve nenhum dos seus elementos com disponibilidade bastante para ir à Junta de Freguesia (Comissão Recenseadora) requerer e obter as certidões de eleitor indispensáveis para validar cada candidato. Para grande surpresa de quem lá estava (na Junta) naquele entretanto, apareceu na Junta de Freguesia de Caldas de S. Jorge um funcionário superior da Câmara Municipal, assessor do vereador do Ambiente e Obras Públicas, em hora de serviço, requerer as certidões de eleitor dos candidatos de que lista? Alvíssaras para quem adivinhar! Não é, claro, nenhuma ilegalidade grave. Mas que configura uma promiscuidade inadmissível, lá isso configura.
2 - Falava eu com um funcionário de um posto de Pay Shop, quando determinada pessoa apareceu para pagar a renda de uma casa de habitação social. Não vi, nem me foi dito, quanto pagou. Mas, na decorrência, disse-me esse funcionário que um determinado inquilino social, que ele me não identificou, insinuando tão só a terra onde habitava, paga oito euros e alguns cêntimos de renda (há-as mais baratas ainda) e que paga 32 euros e tal de TV Cabo e bastante mais de telemóvel. E que a família se abotoa no RSI. Comentários para quê?
3 - Incentivar as famílias a separar os resíduos sólidos é uma das medidas sociais mais úteis a divulgar mais e mais. E alertar para essas medidas as famílias menos estruturadas, incluo as inquilinas dos bairros sociais, mais válido ainda se torna.
Mas ir aos bairros sociais, aceder às habitações e tentar ensinar às famílias a prática desse passo ecológico facultando-lhes uns garrafões de plástico cortados ao meio, marcados com tinta spray, para servir de eco ponto, é que não lembra ao diacho. Um meio garrafão? Será que alguém tomou a lição a sério?
Não justificaria, num bairro com duas dúzias de habitações, a implantação de um conjunto de eco ponto tradicional para onde as pessoas fossem ensinadas, primeiro, a depositar os lixos separados e depois coagidas a cumprir esse dever cívico? Garrafões pela metade a servir de contentores é que ninguém quererá.


♦ José Pinto da Silva
In Terras da feira On-Line.

WIKIPÉDIA – PÁGINA DAS CALDAS DE S. JORGE.


A Wikipédia no que diz respeito à freguesia de Caldas de S. Jorge, não tinha nada escrito, simplesmente tinha a foto do brasão, bem como a área de Caldas de S. Jorge. Deve-se dizer que é a página mais importante da freguesia e que simplesmente estava em branco. Como tal o Blog das Caldas decidiu por mãos à obra e preencher o vazio que não dignificava em nada a freguesia.

Vimos informar que ainda estamos a colocar informações na Wikipédia, mas pedimos a vossa opinião, pois achamos que a Wikipédia pertence a toda a população.
Pode ver aqui:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Caldas_de_S%C3%A3o_Jorge

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Garça habita na ilha...



Pelos vistos a única coisa que ainda tem alma na ilha, é mesmo a garça selvagem que por estes lados decidiu habitar.

Diz os estudos que estes animais não querem ser muito incomodados, razão pela qual escolheu uma ilha abandonada, sem alma e muito mais sem vida. Talvez seja a solução para os tempos vindouros criar uma parceria com o zoo ornitológico de Lourosa para o repovoamento de aves no lugar da ilha, com o objectivo de dar alguma vida ao centro de Caldas de S. Jorge.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Mas o que é isto!!!???



Alguém me explica como é possível que a junta ande a fazer fossas de um prédio particular, ainda por cima em terrenos da Junta de Freguesia que estavam previstos para o “grupo das saias amarelas”. Como é possível que uma ilegalidade destas sejam compactuados com os dois maiores partidos da Freguesia, nomeadamente o PSD e o PS, visto por informações que obtive o Sr. Martins recusou e votou contra esta obra, que diz ter de ser da responsabilidade da “Indáqua-Feira”. Diga-se que nada tenho contra os moradores deste prédio, mas também quero que a Junta de Freguesia venha fazer uma fossa na minha casa, e digo isto mas estou mesmo a equacionar ir fazer um pedido à autarquia local!!!

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Assim acontece ...

Foi sabido que o mandatário da lista de candidatos do PS às Intercalares de 25 de Novembro foi, ao início da tarde de hoje, entregar o processo de candidatura no Tribunal de Santa Maria da Feira e provocou um abrir de boca de espanto. No Tribunal ninguém sabia nem tinha mesmo ouvido falar que iriam ocorrer eleições em Caldas de S. Jorge.
A quem competirá informar o Tribunal? O Governo Civil? A Câmara Municipal?Que se não entende lá muito bem, isso não.Ficou-se, ao menos, a saber que os do PS foram os primeiros a entregar o processo.
José Pinto da Silva

Cinco na corrida às eleições intercalares de 25 de Novembro

Caldas de S. Jorge / Bloco de Esquerda concorre pela primeira vez
Antigo presidente da Junta diz ficar de fora por opção própria.

O lote das forças concorrentes às “intercalares” de 25 de Novembro em Caldas de S. Jorge vai engrossar em relação às eleições autárquicas de 2005, com a entrada em cena do Bloco de Esquerda, que vai a votos na freguesia pela primeira vez. De resto, PSD, PS, Futuro Já e CDU continuarão a figurar nos boletins de votos.
O antigo presidente da Junta, Hermínio Mota, fica de fora de qualquer lista. Em declarações ao “Terras da Feira” diz ter sido uma opção própria. “Tive convites de vários lados, mas apenas serei um espectador atento para, na altura certa, dizer o que me vai na alma” – disse, a propósito.
Alexandre Pinto (PSD), Jorge Pinto (PS), José Martins (Futuro Já), António Resende (CDU) e Jorge Santos (BE) são os nomes indicados como cabeças-de-listas pelas respectivas organizações políticas.
Leia mais na edição impressa do "Terras da Feira"
In Terras da Feira On-line

CALDAS DE S. JORGE SPORT CLUBE.

Sabado, dia 13, foi um dia de sorte para os Juniors do Caldas de S. Jorge Sport Club. Numa tarde de muito calor, os jovens venceram o S. Martinho por uns expressivos 3-0. Foi um excelente resultado para a "apresentação" aos adeptos (poucos), no primeiro jogo em casa. Destaque para a boa exibição da equipa, mas principalmente do avançado Chico, que fez o hack-trick, e para o guarda-redes Paredes, que negou várias vezes o golo ao adversário.
Esperemos que a estas vitórias se somem muitas mais, e que os adeptos e sócios comecem a aparecer no estádio para apoiar os nossos jovens nesta campanha.

Boa sorte para eles e para as outras camadas!

Humor... ZOUVINEIRO A PRESIDENTE!!!


A equipa do Zouvineiro, já colocou o primeiro cartaz para a campanha eleitoral.

Este cartaz não foi colocado inocentemente no lavadouro da Sé. Tem como primeiro objectivo saber se os candidatos vão ceder a particulares!!! Que por motivos alheios à população desejam a destruição do lavadouro que faz parte do património local e histórico da memória das gentes da sé e de toda a população das Caldas de S. Jorge.

domingo, 14 de outubro de 2007

NOTICIAS DE ULTIMA HORA...

Pelo que o Blog apurou, o CDS prepara-se para concorrer também em caldas de S. Jorge.
Diz quem ouviu, que será encabeçado pela Filha do Sr. Hermínio a ser verdade faz num total de seis listas prováveis às eleições intercalares.
As Listas Prováveis são:
PS
PSD
CDS
CDU
BLOCO DE ESQUERDA
FUTURO JÁ (INDEPENDENTES)

A Confirmar-se será a freguesia com mais listas a concorrer no Concelho de Santa Maria da Feira.

O VIDEO MAIS VISTO NA YOU TUBE DAS CALDAS DE S. JORGE.

sábado, 13 de outubro de 2007

Blogosfera é cada vez mais usada para divulgar exposições de museus e atrair visitantes

A blogosfera é um universo na Internet a que recorrem cada vez mais pessoas ligadas aos museus, para divulgar exposições e outras actividades que atraiam visitantes, indicou hoje uma especialista em Lisboa, num encontro sobre gestão cultural.
Ana Pires, consultora nesta área, falava durante os Primeiros Encontros de Gestão Cultural/Fórum Cultura e Criatividade 07, que decorrem até sexta-feira no Museu Colecção Berardo, organizados pela Associação Portuguesa de Gestão Cultural (APGC), em parceria com a Agência Inova.A especialista da Soft Limits - empresa que criou o site Matriz, com o inventário das colecções museológicas do Instituto Português de Museus - apontou que uma primeira análise deste fenómeno divulgada pela Rede Portuguesa de Museus (RPM), indica que existem actualmente 17 blogues com temas relacionados com a museologia."A Internet deixou de ser passiva e a blogosfera é um instrumento extraordinário para promover os museus, ligá-los entre si e atrair visitantes", salientou a consultora, acrescentando que os blogues são criados a título individual ou colectivo, por pessoas ligadas à área, grupos de amigos dos museus e até as próprias instituições.Um blog é um registo na Internet criado por um ou vários autores com opiniões, informações e imagens, que tem a particularidade de ter actualizações muito frequentes e conter ligações à comunidade da blogosfera, criando uma rede em permanente comunicação.De acordo com Ana Pires, os blogues mais consultados com temas relacionados com museus são nomeadamente o do Mosteiro de Tibães (http://www.mosteirodetibaes.blogspot.com), "um dos pioneiros", o do Museu Municipal de Estremoz, No Mundo dos Museus, (http://nomundodosmuseus.worpress.com), outro criado pelos Amigos do Museu de Évora, um do Museu do Abade de Baçal, um intitulado Casas-Museu Portuguesas em Acção (http://casasmuseuemaccao.blogs.sapo.pt), e o Expressarte, dedicado à arte contemporânea.Dos vários exemplos mencionados pela especialista, também destacou um dedicado ao Museu da Chapelaria (http://www.museudachapelaria.blogspot.com) em São João da Madeira: "Não conhecia, mas pela apresentação deste blog fiquei cheia de vontade de lá ir", comentou, acrescentando que a apresentação dinâmica do museu chama a atenção."Como a área da cultura não tem geralmente meios financeiros, os blogues são uma forma barata e muito útil de divulgar as exposições e as actividades dos museus", sustentou, sublinhando que esta é uma ferramenta fácil de usar, que permite criar ligações e intensificar a comunicação entre pessoas interessadas na área da museologia.Cerca de meia centena de profissionais ligada à gestão cultural, nomeadamente proveniente de museus e autarquias, está a participar nestes Primeiros Encontros de Gestão Cultural/Fórum Cultura e Criatividade, que têm como objectivo convidar à reflexão sobre a gestão e a economia da cultura em Portugal, segundo os organizadores.A ministra da Cultura, que tinha sido convidada para a sessão de abertura, mas não pode estar presente, enviou uma declaração que foi lida pelo director-geral do Museu Colecção Berardo, Rui Silvestre.Na mensagem, Isabel Pires de Lima considera a iniciativa "muito oportuna" devido à "crescente importância da gestão cultural para o desenvolvimento" e defende que "a sociedade civil pode fazer a diferença" nesta área.Como o tema da gestão cultural é vasto, a APGC, com sede no Porto, onde tem realizado as suas iniciativas, optou por circunscrever aos museus este primeiro encontro de Lisboa, mas futuramente abordará a gestão de outros espaços culturais, nomeadamente as salas de espectáculos.No dia 12 de Outubro, para falar sobre o poder local e a gestão cultural participam no fórum, entre outros, os vereadores da cultura Ana Clara Justino, da câmara de Cascais, Amadeu Albergaria, da câmara de Santa Maria da Feira e Isabel Bica, da câmara de Portimão.Sobre as indústrias criativas em Portugal falarão no fórum, entre outros, Guta Moura Guedes, da Fundação Casa da Música, José Mateus, da Trienal de Arquitectura de Lisboa e Pedro Costa, do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Empresas.As sessões estarão organizadas para decorrer com dois períodos: um de intervenções dos participantes e o outro de debate aberto ao público, que pode participar mediante inscrição prévia.

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

E AGORA ???


FEST - Festival Internacional de Cinema Jovem de Santa Maria da Feira

Este festival de Cinema decorrerá em Santa Maria da Feira, entre os dias 28 de Outubro a 4 de Novembro, procurando mostrar a magia do cinema, através dos melhores trabalhos de jovens cineastas e realizadores de todo o mundo. Este festival apresenta um dos melhores programas dos últimos anos em Portugal, mostrando alguns dos melhores e mais esperados filmes de 2007: Tom Waits (a estrela da Abertura); California dreamin (endless) (um dos filmes mais aplaudidos e premiados em Cannes); Jellyfish (vencedor da câmara de Ouro em Cannes) e Fraulein (vencedor do prémio de melhor filme em Locarno).A participação Portuguesa conta com 16 filmes a concurso, mais de 20% do total de filmes em competição.


O Festival contará com 7 Sessões Competitivas Castelo de Prata; 6 Sessões Competitivas Ficção e Animação; 4 Sessões Competitivas Documentário; 1 Sessão Competitiva Experimental e Videoclips.

O Encontro internacional de estudantes de cinema, evento único a nível mundial apresenta um programa de formação contínua que acontecerá paralelamente ao festival e conta com a presença de comitivas de diversas escolas e entusiastas Portugueses e Estrangeiros em 15 acções de formação na área, entre oficinas, materclasses e conferências.

O FEST é uma proposta cultural de elevada qualidade, promovida pelo Feira Viva, que nos convida, neste regresso ao quotidiano, a procurar sentir, de novo, o agitar da cultura em Santa Maria da Feira.

Todas as informações encontram-se disponíveis no site oficial http://www.fest.pt/

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Um Fim-de-Semana em cheio

Ora muito boa tarde caros amigos.
Serve a presente para informar de que neste final de semana, ou muito me engano, ou vai ser um frenesim danado cá p’rós lados das (es)Caldas.
Então não é que as listas têm de ser entregues no tribunal da Feira, impreterivelmente, até Segunda-Feira, dia 15 de Outubro)?
Curiosamente, nesse mesmo dia celebra-se o “Dia da bengala branca”???

Ora, ia eu no “frenesim danado”…

Há pois… Durante este fim-de-semana a malta vai ter que andar munida com uma esferograficazita, com a fotocópia do BI e do Cartão de Eleitor. Isto se quiser manter a esperança que alguém o convide para fazer parte de uma qualquer lista candidata à Junta de Freguesia.
Caminho mais facilitado terão as donzelas, cuja participação, por força da lei, irá ser substancialmente maior do que em anteriores actos eleitorais.
A avaliar pela quantidade de comentadores neste blog e pelas discussões de café em torno do desempenho da Junta de Freguesia, estou mesmo a ver o tribunal a ficar atulhado com as centenas de declarações de aceitação. Mas também, é para isso que eles são pagos (os gajos do tribunal)…
Que o PS e o PSD têm o caminho aberto, em virtude da estúpida lei que teima em não facilitar as candidaturas independentes, todos nós já sabemos. Resta aguardar e verificar se a Associação de Moradores (ops, a lista Futuro Já) vai ter arcaboiço para angariar as dezenas de assinaturas indispensáveis à validação da sua respectiva candidatura.
Tenho a certeza e o desejo (sincero) que sim… Quanto mais não seja porque eu defendo o célebre chavão “…todos ao molhe e fé no Senhor…”.
Vai ser, seguramente, um fim de semana como já não se via há muito, muito tempo.
Até era capaz de sugerir que as listas candidatas montem uma “banca” para recolha de assinaturas no parque das Termas. Talvez dessa forma lhe conseguissem dar alguma vida, depois do inconcebível e irresponsável encerramento do Ilha Bar.
Só tenho pena de não poder estar presente… Tenho de partir para mais uma Volta ao Mundo (desta vez vou tentar entrar para o Guinness Book: volta ao mundo num fim-de-semana)…

Até p’rá semana…


Nota: “…a conhecida bengala branca com uma faixa vermelha na parte inferior é utilizada por deficientes visuais em muitos países. Já na antiguidade os cegos usavam a bengala como auxiliar de orientação e como apoio. Para que o cego pudesse ser notado a tempo, era preciso começar por tornar a bengala mais visível: passou a ser branca. Quem teve a ideia de longo alcance foi a condessa Guilly Herbemont, que em 1931 perante entidades públicas em Paris presenteou pessoas cegas com 100 bengalas brancas.O comprimento da bengala depende da altura do utilizador. Durante a marcha o utilizador segura-a inclinada para baixo, à frente do corpo, a fim de tactear o caminho, movimentando-a como um pêndulo, para a esquerda e para a direita, o seu utilizador dá sempre o passo seguinte com segurança…”.


Guga.Gago

As Intrigas do Zouvineiro!!! PROTESTO CONTRA O SR. DR.

Esta noite a equipa secreta do Zouvineiro levou a terreiro mais um protesto simbólico.

Desta vez o protesto foi dirigido ao “Exemplar Sr. Dr. Do carro verde”como forma de protesto pelo seu exemplo no que toca, ao respeito pelos outros.

Este protesto foi levado da parte da manhã de hoje, tendo a sociedade de turismo retirado logo este protesto. Ficam as imagens.
Ass: ZOUVINEIRO.

Nota: O que é certo é que desde o protesto do Zouvineiro, o Sr. Dr. Em causa respeita os passeios, e nunca mais estacionou em cima deles. A lição foi dura, mas eficaz, espero que o Dr. em causa não tenha ficado muito chateado com o protesto.

Taekwondo / Atletas de S. Jorge preparam-se para várias viagens

Os atletas do ginásio José Martins, de Caldas de S. Jorge, têm registado um excelente desempenho. Hugo Magalhães está ao serviço da Selecção Nacional, enquanto Cláudia Silva e Filipe Ribeiro, que integram igualmente a Selecção Nacional, preparam-se para viagens a Espanha e ao Azerbeijão.
Cláudia Silva e Filipe Ribeiro integram a Selecção de Juniores. Na primeira semana de Setembro, os atletas do ginásio José Martins integraram um estágio em Braga. Seguiram-se mais dois fins-de-semana no centro de estágio e a preparação olímpica de Rio Maior.
Após o trabalho desenvolvido, a Selecção Nacional participa este fim-de-semana no Torneio Internacional em Espanha. A prova serve, de alguma forma, de preparação para o Campeonato da Europa, que decorrerá no Azerbeijão de 26 a 28 deste mês.
Em destaque, está ainda o atleta Hugo Magalhães que esteve ao serviço da Selecção Nacional Sénior em Julho último, competindo ao mais alto nível em Manchester, Inglaterra. No passado fim-de-semana, esteve de novo ao serviço da Selecção Nacional em Andorra.
Além de já ter efectuado vários estágios no centro de preparação olímpica de Rio Maior, o atleta já realizou grandes proezas, pois tem um grande palmarés a nível internacional e avizinham-se muitas mais prestações tanto ao serviço da Selecção de Aveiro como ao serviço da Selecção Nacional.

COMUNICADO DO PARTIDO SOCIALISTA.

ELEIÇÕES INTERCALARES

Perante o conhecimento de que o Governador Civil de Aveiro marcou as eleições intercalares para a Assembleia de Freguesia de Caldas de S. Jorge para o dia 25 de Novembro, para analisar a situação da e na autarquia e deliberar sobre quem liderar a lista de candidatos, reuniu o Secretariado da Secção de Caldas de S. Jorge do Partido Socialista no fim do dia 8 de Outubro.
Ouvidas diversas explicações sobre os muitos episódios ocorridos na Junta e no relacionamento entre o Presidente e os Vogais e considerando que o ex-vogal Manuel Jorge Pinto, também integrante do Secretariado, se manifestou disponível para se re-candidatar para, na posição que a soberania do eleitorado determinar, acabar o mandato interrompido, o Secretariado deliberou convidar formalmente aquele militante para Primeiro da Lista de Candidatos do Partido Socialista. Na mesma deliberação se incluiu a concessão de liberdade para que constitua o elenco e que, no menor espaço de tempo possível convoque nova reunião para apresentação e aprovação, ou eventual alteração, da Lista.
Tomaram parte na reunião quase todos os integrantes da lista de 2005 os quais foram solidários com a decisão tomada e se mostraram disponíveis para darem toda a colaboração que lhes venha a ser solicitada.

O Secretariado da Secção de Caldas de S. Jorge
Do
Partido Socialista

Bloco de Esquerda questiona Governo sobre atraso da GNR em descarga poluente no rio Uíma


O Bloco de Esquerda vai questionar o Governo sobre as razões do atraso de quase duas horas na deslocação dos agentes da GNR de Santa Maria da Feira até ao local onde se registou uma descarga no Rio Uíma, na segunda-feira.

A descarga foi detectada por populares que alertaram o Bloco de Esquerda (BE). Os seus dirigentes constataram, ao chegar ao local, que "a água do rio se encontrava completamente poluída, com uma coloração azul", adiantou o partido em comunicado. A ocorrência foi de imediato participada ao Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, "para que este órgão se inteirasse do caso e rapidamente detectasse os infractores, punindo-os pelo seu acto de desrespeito ambiental", refere o Bloco.
De acordo com o BE, os agentes chegaram ao local da descarga quase duas horas depois da participação, um atraso que, na sua opinião, "é incompreensível", uma vez que "a esquadra (Santa Maria da Feira) dista apenas 12 quilómetros do local em questão".
BE levanta questão da falta de meios humanos do SEPNA
"Com tanta lentidão, nenhum prevaricador será apanhado", argumenta o BE, que pretende um esclarecimento de Rui Pereira, ministro da administração interna.
O Bloco de Esquerda pretende que o ministro esclareça se a demora se ficou a dever à falta de recursos humanos e se é verdade que o SEPNA conta com apenas quatro agentes para os concelhos de Santa Maria da Feira, S. João da Madeira e para mais duas freguesias do de Oliveira de Azeméis.
"A ser verdade que apenas existem quatro agentes, como pode o SEPNA funcionar eficazmente 24 horas por dia, com capacidade de se deslocar e reportar todos os acontecimentos nesta vasta área geográfica?", questiona o BE. No mesmo comunicado, o partido informa ainda que tem conhecimento da falta de recursos humanos que atinge a região e que existem "agentes que têm que se apresentar ao serviço, de urgência, mesmo durante os seus dias de descanso normal".
O BE pretende que o ministro esclareça quais as medidas que estão a ser tomadas para fazer face à elevada carga horária a que os agentes são submetidos e se estes contam com "todos os meios logísticos e financeiros" indispensáveis para um bom desempenho. O SEPNA, institucionalmente criado em Fevereiro de 2006, tem como objectivo responder de forma adequada a problemas na área da Protecção da Natureza e do Ambiente.
In Público On-line.

Câmara abre guerra a cartazes ilegais de publicidade...



ACâmara Municipal de Santa Maria da Feira pretende colocar um ponto final na publicidade estática afixada ilegalmente no concelho. Para isso, vai concessionar três dezenas de painéis publicitários (outdoors) a empresas da especialidade e passar a ter uma acção fiscalizadora mais activa. Com esta medida, a Autarquia pretende melhorar a paisagem urbanística e amealhar, no mínimo, 66 mil euros por ano.
Segundo o vereador do pelouro da Administração e Finanças, Celestino Portela, "a esmagadora maioria dos outdoors estão colocados de forma ilegal" no município. Por isso, adianta, "a atribuição de espaços vai permitir uma maior eficiência no controlo desse tipo de publicidade".
Dará, ainda, resposta às crescentes solicitações das empresas da especialidade e contribuirá para "uma nova organização urbanística com regras devidamente definidas nesta matéria", refere aquele responsável autárquico.
Outra das vantagens enumeradas por Celestino Portela, prende-se com o previsto aumento de receitas. A exploração será efectuada por um período mínimo de um ano, podendo prolongar-se por três. Se forem adjudicados todos os painéis pelo prazo máximo de concessão, e tendo em conta o valor mínimo de licitação, a Autarquia poderá amealhar um total de 198 mil euros.
Ilegais retirados
Feita a concessão, Celestino Portela garante que os painéis ilegais serão gradualmente retirados. O vereador da Administração e Finanças adianta que os acordos que existem, actualmente, com algumas empresas do sector serão mantidos, não sofrendo qualquer alteração por força desta nova iniciativa.
A cidade da Feira irá acolher o número mais elevado de outdoors, mas outras freguesias do concelho terão, também, alguns desses espaços para afixação de publicidade. Os locais foram definidos de acordo com um estudo elaborado pelos técnicos do município, encontrando-se em locais "de grande visibilidade" garante Celestino Portela. A adjudicação dos painéis para outdoors, que terão uma dimensão de oito por três metros, será efectuada em hasta pública, no próximo dia 30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Mas as propostas poderão começar a ser entregues na Autarquia depois de adquirido o processo de adjudicação nos serviços de taxas e licenças da Câmara.
In JN online

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Carta Aberta à Exma. Sra. Dra. Teresa Vieira, Directora das Termas S. Jorge.

Exma. Sra. Dra. Teresa Vieira,

Não deixa de ser com desagrado que vi a sua interpelação a este Blog nomeadamente por publicações de outros Blog`s, que nada mas mesmo nada tem a haver com o Caldas de S. Jorge Blogspot. A verdade é que o Caldas de S. Jorge Blogspot, publicou o título do poste que foi escrito pelo Sr. Viriato, como forma de alertar e dar a conhecer do que se diz por este país e pelo mundo fora das Caldas de S. Jorge e tudo o que se relaciona com a nossa vila, esta é a nossa forma de trabalhar e dela não abdicamos.
Uma coisa é certa, insultos, ofensas, mediocridade e promoções pessoais não compactua-mos no que diz respeito e autoridade a este Blog, razão pela qual desde que foi anunciado a queda da Junta de Freguesia, accionamos a moderação de comentários visto ser uma fase propícia do descambar de linguagem e de atitudes.

Exma. Sra. Dra. Teresa Vieira, quem conhece este Blog, sabe que não fugimos a polémicas, não fugimos a reivindicações e não fugimos das acções, mas acima de tudo não fugimos do respeito que temos pela terra, muito menos fugimos do respeito de quem nos merece respeito, que neste caso a cidadã Dra. Teresa Vieira e muito mais a Administradora das Termas a Exma. Sra. Dra. Teresa Vieira e para terminar os dignos e honrados profissionais daquela Unidade Termal.

Os Administradores do Caldas de S. Jorge Blogspot desde sempre, quer em reuniões, quer em falas Off-Record, sempre mas mesmo sempre elogiámos a atitude, a coragem e o bom gosto e desempenho que a Sra. Dra. sempre teve, jamais poderíamos insultar amigos de longa data, quer alguns familiares, seria impensável nas mentes mais irónicas e imaginativas das Caldas de S. Jorge. Pois sempre dissemos que se o Blog deixa-se de seguir a linha editorial que sempre seguiu, e o respeito pelo trabalho e vidas pessoais das outras pessoas, na mesma data apagaria o Blog do sistema informático. Exma. Sra. Dra. Teresa Vieira, vou terminar pois o meu texto já vai longo, mas não posso de deixar de dizer que só não me sinto magoado, porque entendo a sua atitude e a sua revolta por alguns comentários proferidos mas alheios a esta página, mas uma coisa eu lhe digo, este Blog vai todos os dias à pagina da Internet das Termas para ver se existem actividades novas para as publicitar, jamais usaria este espaço para denegrir a “Princesinha das Termas de Portugal”, que para nós é muito mais que uma Princesa, ou que uma Monarquia é o nosso Pulmão de orgulho da freguesia.

O Administrador do CSJ.

D. João IV recebeu petição para desviar leito do rio Uíma


Em terras de Santa Maria da Feira, num vale banhado pelo rio Uíma (um dos muitos afluentes do Douro e onde há algum tempo apareceram lontras) ficam situadas as termas das Caldas de S. Jorge. Segundo dados históricos, o rei D. João IV chegou a receber uma petição destinada a efectuar o desvio das águas do Uíma para facilitar a construção do futuro balneário termal.É um espaço aprazível, convidativo ao descanso e lazer. A maioria dos aquistas chegam do Porto e Aveiro, mas quem lá vai só precisa de estar atento. Após entrar no centro da cidade, basta seguir a sinalética a caminho da estância. Ultrapassado o trânsito citadino, o termalista irá percorrer uma avenida com plátanos, bancos de jardim e verde à volta. Ao fundo, fica situado um edifício de fachada típica da arquitectura do século passado, cujo balneário termal dispõe de "águas milagrosas" capazes de ajudar à cura de algumas doenças músculo-esqueléticas e reumáticas, osteoporose, reumatismos inflamatórios, artrites, nevralgias, tendinites e sequelas pós-traumáticas. As águas hipotermais captadas a 23 graus são hipomineralizadas, com forte reacção alcalina. Outros dados técnicos "possuem elevada percentagem de silício e lítio, bicarbonadas, cloradas, sulfuro-hidratadas e sódicas". Para além dos tratamentos das patologias atrás mencionadas, as Termas de S. Jorge encetaram, há alguns anos, um plano de modernização e oferecem outro tipo de serviços vocacionados para bem-estar físico e psicológico. A saúde a pouca distância das grandes cidades.

Manuel Vitorino

CARTA DO GOVERNO CIVIL DE AVEIRO.



O Governador Civil de Aveiro, já enviou para a Junta de Freguesia das Caldas de S. Jorge, este seguinte ofício que confirma as eleições intercalares para o dia 25 de Novembro.

Pelo que o Blog já se inteirou o Partido Futuro Já, e o Partido Socialista, vão ter os mesmos cabeças de lista das últimas eleições, quanto ao Partido Social-democrata esta noite será a noite de todas as decisões visto que o Sr. Alfredo Henriques esteve ausente até ontem para os açores de viagem carácter particular.

AS MELHORES IMAGENS DAS CALDAS...

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Correio de Azeméis assinalou mais um aniversário ao qual se voltou a associar o Cicloturismo do Centro

85 anos ao serviço da informação concelhia

O jornal Correio de Azeméis assinalou, no passado 5 de Outubro, mais um aniversário, desta feita, o 85º. Tal como vem sendo habitual ao longo da última década, a Associação de Cicloturismo do Centro voltou a associar-se a esta festa no Dia da Implantação da República.

O Correio de Azeméis assinalou, na passada sexta-feira, 85 anos de existência e sempre a bem informar os seus leitores não só no nosso país, mas também além fronteiras. À semelhança dos anos anteriores, o dia 5 de Outubro foi também assinalado com um convívio cicloturístico por Terras de La Salette, num total de 50 quilómetros sempre a pedalar.Este ano, a prova organizada pela Associação de Cicloturismo do Centro, e com o apoio do Correio de Azeméis, reuniu cerca de meia centena de participantes oriundos das mais diversas localidades vizinhas, como Caldas de S. Jorge, S. João da Madeira, S. João de Ver, Arrifana, Rio Meão e, claro, de Oliveira de Azeméis.No final desta prova desportiva, todos os participantes reuniram-se no já tradicional almoço volante ao qual se juntou o director do Correio de Azeméis, que se mostrou satisfeito pela comemoração de mais um aniversário para o jornal que tão bem dirige há 26 anos. António Magalhães confessou ver o desenvolvimento deste semanário com “grande optimismo” e reconheceu que, nos dias que correm, os leitores são cada vez mais exigentes, tendo o jornal que saber corresponder a essa exigência. “Tem sabido corresponder bem e nós também temos feito um grande esforço para agradar aos leitores”, admitiu o director do jornal, frisando que o dia de aniversário “é sempre um momento de reflexão, para analisar o passado e estruturar o futuro”.

BLOCO DE ESQUERDA DENUNCIA DESCARGA NO RIO UÍMA.

Bloco de Esquerda denuncia uma descarga no rio Uíma, na Freguesia de Romariz, em Santa Maria da Feira, onde atravessa a Rua dos Carreiros, com a água «completamente poluída, com uma coloração azul». O Bloco participou à SEPNA, da GNR, e quer a punição dos responsáveis, prepara um requerimento ao Ministério do Ambiente, «a exigir esclarecimentos» e outro ao «Ministério da Administração Interna no sentido de esclarecer a lentidão das autoridades, ao deslocar-se ao local».

O BE precisa que alertou as autoridades «às 17:30h, no entanto só cerca das 19.15 é que os agentes chegaram ao local mas da esquadra até ao local da ocorrência são apenas cerca de 12km».


Os bloquistas lamentam ainda que no concelho da Feira, as margens dos rios e das linhas de água não ssejam limpas, «facilitando a vida aos prevaricadores, o Ministério do Ambiente, a Câmara, não tomam medidas adequadas para por fim à permanente poluição das linhas de água e dos rios».


O Bloco diz que o responsável pelo Pelouro do Ambiente, «em vez de tomar medidas eficazes para combater e detectar os poluidores, ande preocupado com iniciativas de marketing pessoal com objectivo de se promover para ser o futuro cabeça de lista do PSD à Câmara».

PS/Feira reitera posição sobre localização do PERM...

Política/ "Insiste na realização de estudos sobre os duas outras alternativas"

No comunicado o PS reitera que o presidente da Câmara deve propor à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte a realização de estudos de impacte ambiental.

Prossegue a troca de comunicados entre PS e PSD sobre a localização do Parque Empresarial de Reciclagem de Materiais (PERM). Em resposta a um comunicado do PSD que questionava o posicionamento da Comissão Política Concelhia dos socialistas, o PS/Feira vem a terreiro realçar que “assuntos da natureza, dimensão e impactos ambientais, económico e sociais como são os que podem derivar de projectos como o do PERM, têm de ser analisados com máxima responsabilidade, transparência e rigor, assumindo cada um e em cada momento as suas responsabilidades pelas suas opções”.

Leia mais na edição impressa do "Terras da Feira"
In Terras da Feira On-Line.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

ATM desmarca-se de toda a maledicência...


ATM desmarca-se de toda a maledicência...
crítica asquerosa
e varrominosa!

Que atingem pessoas públicas ou particulares pelos comentários quer anónimos e dignamente nominais ou até por bloguitas de fora...

Nomeadamento do KOUSAS E LOUZAS que não foi prudente, mas sim indelicado e sem cavalhheirismo ( se é que ainda se usa!) no post:
"Quarta-feira, Outubro 03, 2007
Santa Teresinha - a patrona das "tremas"
Meus Caros amigos, as Caldas de S. Jorge estão esta semana na berra....No dia 27 as "Tremas" no âmbito das comemorações do dia mundial do Turismo "abriram as portas às mulheres"No dia 28 é a junta das Caldas que foi derrubada... (ou melhor chegaram à conclusão que se tratava de um "equivoco"). Nesse mesmo dia, o "Nody mendes" leva uma banhada... de "nortista e caciquista Meneses".Os meus amigos podem pensar que se trata de coincidências... mas não senhor... Está tudo relacionado com o milagre de "Santa teresinha" a patrona das "tremas" e da "sociedade de terrorismo" da feira.No dia 27 a "Santa Teresinha das Tremas" recebe as termalistas de portas abertas, com a sua equipa recheada de valores femininos ( 87% do pessoal da casa das "Tremas") e diz-se no dito programa que, passo a citar: "este ano dedica o tema às profissionais mulheres do sector, como forma de promoção de igualdade de direitos"....Já estão a ver a igualdade.... se é mulher tem 87% de vir a integrar tão valoroza equipa... se é homem tem uns míseros 13% de "penetrar" na equipa.... Isto sim é igualdade 87% contra 13%!!!!!!,Questionam vocês porque os homens não conseguem "penetrar" nos quadros das tremas....?- Resposta- Milagre da Santa teresinha...., pois ela é que é a patroa.... que é considerada e venerada por "preservar" tão bem as tremas... tanto... tanto que qualquer dia elas deixam de tremer... deixem chegar o PERM e verão 100% das profissionais (do sexo) quais "massagistas amadoras " a debandar da quinta da Lage.Dizem alguns incautos.... mas normalmente as massagens são feitas por massagistas (no feminino), mas a estes temos de lembrar que também há massagistas ( másculos) muito conceituados... veja-se, embora o exemplo (nã0) seja muito feliz - o "Castello Branco", que também pode ser considerado da equipa feminina.Perguntam vocês, o que é que isso tem a haver com a banhada do "nody mendes" e do derrube da Junta das Caldas....!!!Então não está bom de ver.... a Junta foi derrubada.... para a mesma poder vir a ser constituída por 87% por gajas e 13% por machos!!!! e o "nody mendes" levou banhada porque 87% dos eleitores não o conseguiam ver e mal o conseguiam ouvir (literalmente) quando o mesmo falava. enquanto o "nortista e caciquista" menezes tinha só 13% dos varões laranjas a apoiá-lo e 87% do "povão laranja" contra o "nody mendes".Esta é a prova provada de que a patrona das caldas, já treme mas não cai.... e vai fazendo alguns milagres.Já agora, Santa Teresinha já teve as seguintes medidas- 87-13-87... um verdadeiro milagre."
De falta de imaginação!
De malvadez!
Tenho muito consideração pelas Termas da nossa Vila de Caldas de São Jorge.
Vêm do tempo dos romanos: " Caldellas" - caldas pequenas!
Incentivadas e tornadas públicas pelo Abade Inácio António da Cunha!
Dirigidas e administradas por Sanjorgenses,
pela Câmara,
e agora pela Sociedade de Turismo;
elas são a Princeza das Termas de Portugal!
Por alguma razão colocadas nos primeiros lugares de rentabilidade e eficiência!
Eu que o diga em cinco tratamentos arrumou- me com uma incómoda ciática!
Por isso calma companheiro!
Parabéns a todos
e à sua actual Administração de que sobressai como rosto público
a Excelentíssima Doutora Teresa Vieira!

Exemplo de dinamismo,
competência
e profissionalismo invejáveis
que aniquilam e afastam detractores de dentro e de fora!
Mais de fora por que os de dentro pômo-los nos eixos!
Desculpem-me, não estou arrependido do que que disse!
Peço contenção a todos comentaristas e bloguistas... doutro modo não pode ser assim!
E DAS TERMAS SÓ DIGAM BEM!
POIS ELAS SÃO BOAS !
EXCELENTES!
Quando tal vêm os de fora e levam-nas!
Se fossem más com ceteza não as queriam!
Depois digam que já os não tinha prevenido
e continuo a prevenir!
E ao Viriato do "KK" uma palavrinha de desculpa fica-lhe bem!
ATM

Penso Eu... De que...

Pelo que se vai falando, as eleições intercalares estarão agendadas para o dia 25 de Novembro.
Será, esperamos nós, um dia importante para o futuro da freguesia.
Curiosamente, nessa mesma data, será celebrado o “Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres”.
Assim, perguntarão os leitores o que tem uma coisa a ver com a outra:
Passo a explicar:
- Aparentemente nada. Mas se considerarmos a crescente e desejada participação das mulheres na vida publica e política, talvez seja, essa data, o momento oportuno para que as senhoras, novas ou menos novas, comecem a dar o seu contributo a esta nobre causa da gestão autárquica (perdoem-me as que já deram o tal contributo). Ainda para mais porque, celebrando-se a “Não Violência em relação ao sexo mais fraco” (é como se diz) as ditas terão o seu caminho mais facilitado.
Em todo o caso, espero que (se possível), nestas eleições, não sejamos “obrigados” a escolher ”os mesmos”. Se a solução adoptada para a tal comissão administrativa demonstra alguma falta de seriedade política, já a repetição do elenco governativo, mesmo que sufragado pelos eleitores, poderá cheirar à mais profunda falta de “tacto político” (admitindo a inexistência de uma maioria absoluta).
Porque em política, meus caros, não vale tudo.
Penso eu… De que…


Nota 1: não sou fundamentalista quanto à definição de cotas nos partidos ou nas listas. Nem acho que as mulheres mereçam essa perspectiva numérica e antiquada no que diz respeito à sua respectiva participação na causa pública. Se tiverem vontade e vocação, muito bem. Caso contrário, venham lá os “machos”. Novos ou menos novos…

Nota 2: Dizem por aí que querem demolir o Lavadouro da Sé (que faz parte da nossa memória colectiva, a qual anda a ser muito mal tratada).
Esperemos que seja mais uma “artistice” sem importância, que vem e que vai ao “som” da queda da folha que caracteriza a chegada do Outono… Estarei atento.


atento73

Humor Da Terra...

Esta semana apareceu uma faixa em frente ao edifício termal, diz quem viu que andavam os cantoneiros da Junta de Freguesia a colocar no local essa mesma faixa.

No entanto só ficamos a perceber qual o verdadeiro significado dela, depois de termos tido acesso à verdadeira foto:

domingo, 7 de outubro de 2007

Porque Não um Parque Industrial na Nossa Vila ?!





Porque Não um Parque Industrial na Nossa Vila ?!
Todas as vilas o tem
Mãos à obra!

Perda de identidade

Segundo o dicionário da Língua Portuguesa, identidade é um substantivo feminino e tem como significado, entre outras coisas, “o conjunto de características (físicas e psicológicas) essenciais e distintivas de alguém, de um grupo social ou de alguma coisa”. Por isso, quando perdemos a identidade, ficamos com pouco a que nos agarrar, como se fôssemos um corpo sem alma. É o que tem acontecido com Caldas de S. Jorge.

No que diz respeito às características psicológicas, parece-me evidente que toda a população, inclusivamente os membros políticos, parecem algo perdidos e sem identidade. Todos sabem que as coisas estão mal, alguns até apresentam algumas soluções mas apenas num aspecto todos estão de acordo: o descontentamento é geral.

Em relação às características físicas, todos compreendem do que falo. Qualquer vila, cidade ou região tem no seu centro o âmago da localidade. É óbvio que se espera que uma determinada região cresça como um todo mas, para tal, tem de haver um centro dinamizado, cuidado e especial, capaz de atrair os habitantes não só da própria freguesia como das freguesias circundantes.

Era o que se passava com Caldas de S. Jorge, que tinha na zona envolvente das Termas o seu grande atractivo. E é o que não se passa neste momento com Caldas de S. Jorge, que tem vindo a perder as suas características físicas, que a tornava num local particularmente apetecível, não só para os jovens como para famílias inteiras.

Agora resta-nos uma Fabruíma em ruínas, acompanhada pelo belo “par de jarras” que são a Casa de Pines e a cada do Dr. Carlos. A Pensão do Parque e o Ilha Bar juntam-se à degradação e ao abandono, para compor o quadro perfeito de destruição da identidade da terra. Claro que convém não esquecer o enorme contributo que a Junta de Freguesia nos tem prestado, para ajudar a compor este ramalhete de melancolia e desconsolo.

Parece-me evidente que, se esta identidade não está já perdida, Caldas de S. Jorge parece no pior caminho para a sua revitalização. E tenho a certeza que ninguém está interessado em ver morrer a identidade de uma vila com características físicas e psicológicas tão distintas como a nossa…

CALDAS S. JORGE SPORT CLUB "JUNIORES"

Ontem de tarde decorreu o jogo entre o Rio-Meão e Caldas de S. Jorge, das camadas jovens nomeadamente os juniores.
Este que foi o primeiro Jogo oficial do caldas. Neste jogo que resultou a primeira vitória da época do caldas por 0-1 diante de um Rio –Meão muito forte.
O marcador do único golo da partida foi o Sr. Zé Pedro, também é de salientar que o treinador do Caldas, o mister Américo Cardoso, acabou por ser expulso por protestos.
Esperemos que as outras camadas jovens tenham a mesma felicidade dos juniores e que tragam muitas e muitas vitórias.

E-MAIL RECEBIDO ALERTANDO...

Alertado para o facto de me ter sido atribuído um comentário no seu blog, sabendo que há muitas Marias na terra, informo que o comentário assinado com o nome de Manuel Azevedo não foi assinado pelo Manuel Azevedo (fotógrafo).
Grato pela atenção que me dispensou, apresento os melhores cumprimentos.

Manuel Azevedo (fotógrafo)

Eleições Intercalares...

Estive hoje num evento comemorativo em Aveiro e tive a oportunidade de falarcom o Senhor Governador Civil, entidade encarregada de nomear membros da Comissão Administrativa que sustente a Autarquia até às eleições.

Disse-me ele, e não foi confidência porque já comunicou por ofício à Câmara Municipal da Feira, ao Presidente da Assembleia de Freguesia (já não existe, mas a quem lhe levou o processo de renúncia) e mesmo à Junta de Freguesia).

A Comissão Administrativa será constituida pelos mesmos elementos que constituiam a Junta de Freguesia e que haverão de entender-se até às eleições que terão lugar no dia 25 de Novembro.

Como as entidades foram notificadas por ofício enviado por correio, até pode ser que esteja a dar cacha.

José Pinto da Silva

sábado, 6 de outubro de 2007

BREVEMENTE AQUI!!

Perda de identidade - POR DESASSOSSEGADA.

GNR impediu corte de árvores

O corte inesperado de várias árvores junto à ponte dos Candaidos, nas Caldas de S. Jorge, Santa Maria da Feira, obrigou à intervenção do Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR. O proprietário incorre numa multa que pode atingir os 70 mil euros. A intervenção foi solicitada pelo vereador do Ambiente, Emídio Sousa.O abate das árvores estaria a ser efectuado de forma indiscriminada junto às margens do rio Uíma (menos de dez metros), sem que tal corte estivesse autorizado pela Comissão de Coordenação e desenvolvimento Regional do Norte, apesar de estar a ser praticado em solo particularO local é uma das principais "portas de entrada" das Caldas de S. Jorge e as opiniões de moradores, que ocorreram ao local, em grande número, dividiam-se sobre a pertinência daquela intervenção. Mas o presidente da Junta, Hermínio Mota, fez questão de lembrar que "a lei é para se cumprir e as pessoas têm que se habituar a não fazer as coisas sem autorização". Hermínio Mota recordou que o espaço em causa tem sido alvo de tentativas de negociação entre a Junta e o proprietário, ao longo de duas décadas, mas sem sucesso. "Queríamos construir um parque de lazer, mas não conseguimos chegar a acordo", referiu.O madeireiro que procedia ao corte das árvores foi identificado e terá alegado o desconhecimento da lei. Ainda com a presença da GNR continuaram a ser cortadas mais árvores, mas fora do perímetro abrangido pela lei. O vereador Emídio Sousa diz que foi alertado para o sucedido e que terá tido garantias por parte do SEPNA que a lei seria cumprida.
SR
In JN On-Line.

SEGUIR O BLOG POR E-MAIL