sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

MAIS SUCATA ... TUDO PARA O PERM....

Capacidade chegou ao limite. PSP de S. João da Madeira tem 160 viaturas apreendidas, das quais 120 estão já guardadas num sucateiro em Santa Maria da Feira.

Veículos enferrujados e motas envelhecidas fazem das traseiras da PSP de S. João da Madeira um autêntico cemitério de sucata. Sem espaço livre para colocar mais viaturas apreendidas, a esquadra sanjoanense é forçada a enviar os carros para outras paragens, revela o comandante, Carlos Duarte.


Dos 160 veículos capturados, 40 foram suficientes para atingir a capacidade máxima da PSP, que utiliza um parque cedido pela câmara municipal, nas traseiras da esquadra. Por falta de espaço, as restantes 120 viaturas tiveram que ser colocadas no “’Sucateiro Brandão’, em Santa Maria da Feira”, afirma o responsável pela PSP sanjoanense.


Esta sobrelotação do parque com viaturas vindas de processos judiciais não só cria uma imagem degradante em torno do local como prejudica a própria gestão interna, sublinha Carlos Duarte. “Há carros na rua e na parada interna, o que dificulta a gestão da frota interna”, vinca.


Para tentar contornar o problema, o comandante conta que, neste momento, “está a ser dada prioridade aos veículos em fim de vida”. E concretiza: “Uma viatura nestas circunstâncias não pode ficar mais de 48 horas na via pública. Notificamos logo os proprietários para remover o veículo. Se não o fizerem, o automóvel é enviado para o centro de desmantelamento de carros em fim de vida, situado em Rio Meão”.


Mas a escassez de espaço, para guardar viaturas oriundas de intervenções policiais, não é uma situação exclusiva da PSP de S. João da Madeira. As esquadras dos outros 13 municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP) debatem-se com a mesma dificuldade. Completamente entupidas de motas e carros apreendidos, aguardam por uma resposta que venha solucionar o problema.


Parque na Feira pode ser solução
Neste sentido, a AMP gizou um plano que poderá ser a tábua de salvação para as autoridades policiais dos 14 concelhos que a sua área abrange. O projecto arrancou no ano passado e prevê a instalação de um Parque Empresarial de Reciclagem de Materiais, em Santa Maria da Feira. Para evitar a contaminação do solo com o derrame de óleos, o parque será construído em dois terrenos devolutos impermeabilizados.


Esse equipamento deverá albergar os veículos apreendidos pelos agentes da PSP da AMP, onde se insere a esquadra de S. João da Madeira. O comandante da PSP sanjoanense aplaude a iniciativa e anseia pela sua rápida concretização: “Seria óptimo! Estamos mesmo a precisar!”.


Mas o processo “ainda está no início”, como adiantou ao “LABOR”, Albano Carneiro, assessor para o Ambiente e Transportes da AMP. Neste momento, “está a decorrer a avaliação do número de viaturas que deverão ir para o futuro parque”. Segundo este engenheiro, “a ideia nasceu em 2007, para tentar resolver um problema que não só dá muito mau aspecto às esquadras e cidades como também dificulta a gestão do espaço”.


Para já, “não é possível avançar com datas do início da obra nem com o investimento previsto para o parque”, sabendo-se apenas que está em curso a fase de recolha e análise da informação, salienta Albano Carneiro.


A realização do estudo prévio mereceu já um pequeno financiamento comunitário e estima-se que a construção possa ser contemplada com fundos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), refere ainda o “Jornal de Notícias”.


In Labor Online.

2 comentários:

Anónimo disse...

vai tudo parar às caldas, são os carros de s. joão da madeira do porto etc.

Anónimo disse...

A junta agora anda caladinha, parece que algumas pessoas são diferentes das galinhas quando chegam ao poleiro deixam de cantar.

Porque será?