quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Arrifana: Vai haver cinco assalariados - Empresários pagam bombeiros locais

Os Bombeiros Voluntários de Arrifana estão a criar uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP) que será paga por empresários locais. Os primeiros dois voluntários deverão ser contratados como assalariados ainda este mês, avançou ao CM o presidente da direcção, António Augusto Leite, mas o objectivo é chegar a cinco elementos nos meses seguintes.

“Esta é uma necessidade premente e, se não avançarmos com esta solução, estaremos condenados a fechar portas, tal como muitas outras corporações do País. Por isso, temos de dar uma volta à nossa vida”, avisa o responsável.
Lamenta, no entanto, que a tarefa não seja fácil. “Há muitos empresários que não têm previsto gastar 40 ou 50 euros por mês para os bombeiros. ”Admitindo que é um risco avançar para esta solução, prevista pelo Governo, antecipando os protocolos que deverão ser assinados entre a Câmara de Santa Maria da Feira e a Autoridade Nacional de Protecção Civil, que passam a assumir todos os custos (3750 euros mensais).
Este é um “passo importante e fundamental, depois da profissionalização da central”, diz o comandante da corporação, Joaquim Teixeira, sublinhando que actualmente “só em casos extremos toca a sirene”. “Aumentamos a operacionalidade, diminuindo o tempo de resposta e aumentando a capacidade e eficiência do socorro”, afirma. Pretende-se ter uma equipa de especialistas que consiga sair num minuto. O comandante tem confiança no grupo que vier a ser criado porque, garante, será formada por homens e mulheres que já concluíram os cursos de tripulantes de ambulâncias de socorro com notas elevadas.
In C.M. Online.

Sem comentários: