sábado, 23 de fevereiro de 2008

Clube do Ambiente continua a assegurar monitorização do litoral


O Clube do Ambiente, do Projecto Direitos e Desafios da Câmara Municipal, foi mais uma vez o coordenador regional do Programa Coastwatch, envolvendo 35 jovens das freguesias de Santa Maria da Feira, Caldas de S. Jorge, Fiães, Lobão, Fornos e Espargo.

O Programa Costwatch nasceu na Irlanda, em 1988, e tem vindo a desenvolver-se em muitos outros países da Europa, entre os quais Portugal, tendo como objectivos a recolha de informações sobre a costa para a obtenção de uma base de dados, e sensibilizar para os problemas que afectam o litoral.

Mais uma vez, o Clube do Ambiente de Santa Maria da Feira estabeleceu protocolo com a entidade coordenadora nacional do Projecto Coastwatc (GEOTA) afim de assegurar a coordenação das equipas e dos recursos necessários à monitorização dos blocos da área geográfica do litoral continuando também a dar primazia ao envolvimento dos jovens enquanto elementos experientes e bem preparados na dinamização de acções de índole ambiental e conhecedores da problemática da erosão litoral concelhia.

A área coordenada pela Clube do Ambiente estende-se entre a Praia de Paramos, mais a norte e, S. Jacinto, a sul. A monitorização tem vindo a ser realizada desde Setembro mediante a realização de visitas de observação da costa litoral, com preenchimento de questionários por unidades de 500 metros, numa área contínua de cinco quilómetros, sendo cada bloco caracterizado com base num conjunto de 10 questionários.

Os resultados até agora observados, segundo o Clube, traduzem a degradação sucessiva do litoral, em que, a cada ano que passa, se assiste ao agravamento da erosão dos sistemas dunares e zona florestal contígua, com consequente rebaixamento das cotas e recuo da linha de costa. Salienta a grande quantidade de resíduos encontrados, designadamente de garrafas de vidro e de plástico e sacos plásticos, e em algumas unidades com maior expressão a existência de troncos de arvores e arbustos, provenientes da zona florestal contígua; os resíduos de maiores dimensões referem-se fundamentalmente a aparelhos de pesca em plástico, embalagens em material sintético, recipientes de plástico duro, papel, cartão ou madeira e latas.

Para mais informações, os interessados devem contactar o Clube do Ambiente através do telefone 256 365206 ou pelo e-mail clubedoambiente_smf@ yahoo.com

In Terras da feira Online.

Sem comentários: