segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Há uma rua que continua a ser dos namorados no S. Valentim


Terá sido “o sr. Silva da Fábrica Orim, pioneira da Indústria da Puericultura" a baptizar a artéria caldense em Rua dos Namorados. Assim ficou até aos dias de hoje, muitos beijos e encontros depois, como recorda Aurélia Pinho.

Há várias histórias de paixão e de artérias com nomes curiosos, pelo concelho. A rua dos Namorados, nas Caldas de S. Jorge, é exemplo disso mesmo, à semelhança da rua da Amizade em Escapães, porque não há amor que resista sem uma amizade autêntica e cúmplice.
Na vila termal, talvez ainda antes de 1900 os namorados vinham para a zona dos Candaídos. Para a, agora denominada Ponte dos Candaídos, ponte da Saudade, pelos dias de espera, a ânsia do reencontro. Passeavam até ao Ribeiro, já em Lobão, onde havia a fonte dos namorados. Muitas são histórias contadas pelos caldenses à volta da origem do nome da rua. Elas e eles que vinham de muitas terras para conhecer a fonte e efectuar o percurso junto à ponte. Terá sido "o sr. Silva da Fábrica Orim, pioneira da Indústria da Puericultura a baptizar a artéria caldense. Assim ficou até aos dias de hoje, muitos beijos e encontros depois, como recorda Aurélia Pinho, ao Correio da Feira.
Sendo certo que há vários locais que servem de inspiração para os casais de namorados, a vila termal dispõe de uma zona única, apesar do encerramento provisório do Ilha Bar, a zona envolvente das Termas de S. Jorge.
Não muito distante de uma área paradisíaca, existe a ponte dois Candaídos, em plena Nacional 223, onde ainda hoje, como mostra a imagem do Correio da Feira, casais de namorados percorrem, a pé, a Rua dos Namorados. A polémica da fronteira entre os limites das Caldas de S. Jorge e Lobão fica para outras núpcias...
In Correio da Feira Online.

2 comentários:

Anónimo disse...

BONITA FOTO É DE GUARDAR
PARABENS

Anónimo disse...

O Sr. Silva não era da fábrica ORIM. Prestou lá serviço durante certo tempo. Trata-se do Sr. José Nunes da Silva, da Pensão Silva, cujo edifício ainda existe, conhecido como a Casa do Loureiro.
Nome da Rua dos Namorados! Não sei se foi o Sr. Silva quem a "baptizou", mas é bem possível dado que tinha certo dedo para a poesia. O percurso entre a Ponte dos Candaídos (Ponte da Saudade) e a Fonte dos Amores, no Ribeiro, era muito usado pelos namorados, ao tempo dos anos 40/50 nos seus passeios dominicais. Estará aí a origem da toponímia?

José Pinto da Silva