sexta-feira, 7 de março de 2008

Centenas de actores e figurantes nas encenações da Semana Santa da Feira

De 14 a 24 de Março, Santa Maria da Feira assinala a celebração da Semana Santa com a realização de diversas encenações que recriam os últimos dias da vida de Jesus, envolvendo a participação de dezenas de actores do grupo Gólgota e centenas de figurantes.
A edição deste ano será enriquecida com a Procissão dos Lírios ou do Encontro, a realizar no dia 14 de Março, pelas 21h00, que pretende “preparar os espíritos para os grandes acontecimentos da Semana Santa”.
Com a participação de cerca de 70 elementos do grupo Gólgota, a Procissão dos Lírios ou do Encontro sai da Capela de Campos rumo à Igreja Matriz e recria o momento em que Jesus cruzou o olhar com a sua mãe quando carregava a cruz a caminho do Calvário.
“Devemos, pois, contemplar o que então aconteceu e que agora acontece com tanta gente que sofre, como pessoas com coração, que sintonizam com os sentimentos de quem leva uma pesada cruz, fruto de uma vida dura, disponibilizando-nos a apresentar corajosamente soluções para as injustiças, subornos, prepotências, arrogâncias e indiferença perante quem sofre”, adverte o missionário passionista padre João Bezerra, autor dos textos das encenações. Esta procissão é única, porque original em toda a sua estrutura, textos e organização
Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA pelo município local, o padre João Bezerra salienta que é importante “sentir e viver os acontecimentos importantíssimos da vida de Jesus, relacionados com a sua condenação injusta, com a sua morte dolorosíssima na cruz e com a sua ressurreição”.
Sentir na pele o que está a acontecer, apesar de já ter acontecido é o grande objectivo.
O missionário passionista sublinha que Jesus Cristo continua a ser condenado, maltratado e a morrer crucificado injustamente. “Ao fazermos memória dos factos históricos queremos recuperar energias para lutar contra toda a injustiça bem visível na nossa sociedade”, refere.
A Semana Santa de Santa Maria da Feira é organizada e produzida pelo Grupo Gólgota, juntamente com a Câmara Municipal, a empresa municipal Feira Viva e Santa Casa da Misericórdia.

Sem comentários: