quarta-feira, 2 de abril de 2008

5 Abril, Dia nacional do Doente com Artrite Reumatóide

TERMAS S. JORGE PROMOVEM ESTUDO CIENTÍFICO



As Termas vão celebrar um protocolo de colaboração com o 1.º núcleo nacional da Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatóide, sediada no Hospital S. Sebastião.

Como forma de comemorar o dia nacional do Doente com Artrite Reumatóide, assinalado no próximo dia 5 abril, as Termas de S. Jorge celebraram um protocolo de colaboração com o 1.º núcleo nacional da A.N.D.A.R - Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatóide, sediada no Hospital S. Sebastião, em Santa Maria da Feira.
Esta associação tem como objectivos fundamentais: o apoio médico social ao doente com Artrite Reumatóide; a organização de encontros de doentes; realização de programas e acções de informação; promoção de Edições sobre a doença; colaboração com outros Serviços, nacionais ou estrangeiros, para troca de informações.Com esta parceria de colaboração pretende-se contribuir para a investigação clínica sobre o tratamento termal da Artrite Reumatóide,uma doença inflamatória sistémica, caracterizada pela presença de uma poliartrite destrutiva e incapacitante, com predilecção pelas pequenas articulações, nomeadamente das mãos e pés.
O diagnóstico desta doença assenta num conjunto de dados clínicos e aboratoriais, obedecendo a critérios internacionalmente aceites e pressupõe uma abordagem multidisciplinar. A sua prevalência, no mundo inteiro, vai de 0,2 a 5.3%.Deste estudo científico espera-se como resultado final o apuramento de factos e provas sobre a eficácia do tratamento termal na artrite reumatóide, pelo estudo prospectivo e posterior comparação de resultados clínicos e funcionais e sua interferência na qualidade de vida destes doentes.A amostra do estudo contemplará dois grupos de doentes, obedecendo a critérios de inclusão e exclusão muito específicos, com escalas de avaliação de diferentes índoles.
Este estudo científico contribuirá certamente para o reconhecimento médico e político dos benefícios termais para os doentes com reumatismos inflamatórios e, assim, reforçar a credibilidade do termalismo, como meio de tratamento deste tipo de patologias.

Texto de Anabela Pinho In Correio da Feira Online.

Sem comentários: