sábado, 12 de abril de 2008

Exercícios para crianças com quilos a mais

Professora de Educação Física e nutricionista orientam programa que trabalha o corpo e aconselha a corrigir hábitos alimentares.

A música não pára e os movimentos também não. Uma hora de intensa actividade física. Rita Santos está atenta aos passos e não permite que o corpo se dê à preguiça. Começa-se com jogos, acaba-se com abdominais. "Faço jogos para que seja divertido e para que tenham sucesso no que estão a fazer. E tento ao máximo que estejam em movimento, que estejam a correr. Trata-se de uma actividade de baixa intensidade, mas prolongada no tempo, que é o que faz perder peso, queimar a caloria", explica a professora de Educação Física. Carolina Brito, de sete anos, não pára. "Gosto do jogo 'Cola e descola'", desabafa. "É um programa bem fixe", acrescenta no final do esforço físico, enquanto bebe água e limpa o suor. Foi o pediatra de Carolina que aconselhou os pais a que entrasse no programa. João Carlos, de 10 anos, recebeu o mesmo conselho do seu médico e desde Outubro do ano passado perdeu quilo e meio. "É um programa divertido e ajuda-nos a perder peso", refere. Renata Alves, de 10 anos, considera o programa "divertido". "O médico deu um papel à minha mãe e cá estou". E quantos quilos perdeu? Renata Alves confessa que ainda não fez as contas.
Três horas por semana, uma professora de Educação Física, uma nutricionista e três crianças. Uma sala com objectos desportivos, música e muita actividade física. O Programa de Actividade Física para Crianças Obesas (Paco) arrancou em Outubro do ano passado. Não é um projecto inovador, trata-se aliás de uma réplica de outros que existem no país, mas é o único que dá resposta ao concelho de Santa Maria da Feira e municípios vizinhos. A professora de Educação Física Rita Santos importou a ideia do local onde estudou, a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, para a implementar no Complexo Desportivo do Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas, Santa Maria da Feira. Começou com duas crianças, hoje tem três. O objectivo é continuar e chamar a atenção para um programa que pretende controlar o peso, queimar calorias e aumentar a auto-estima. Para crianças e adolescentes obesos ou com excesso de peso, com idades compreendidas entre os 5 e os 16 anos. A primeira aula é gratuita.

Sem comentários: