segunda-feira, 28 de abril de 2008

Oferecido livro sobre as Termas às escolas do concelho

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor (23 de Abril), o Pelouro da Educação da autarquia feirense, em parceria com a Sociedade de Turismo de Santa Maria da Feira, vai oferecer um exemplar do livro “O Gotinhas nas Termas das Caldas de S. Jorge – Histórias do (en)canto das águas” a cada sala/turma dos jardins de infância, escolas EB1 e rede de bibliotecas escolares do concelho, num total de cerca de 500 exemplares.

Esta será a primeira fase de um projecto de educação ambiental, intitulado “Conhecer para preservar”, que será desenvolvido pelas duas entidades junto das escolas e que pretende sensibilizar os alunos para as questões ambientais e para a valorização dos recursos naturais, com enfoque especial na água mineral, tendo por base o livro infantil.

Para além da oferta do livro da autora feirense Maria Gracinda Coelho de Sousa, com ilustrações de Maria Isabel Pelaez da Silva, a Sociedade de Turismo e a Câmara Municipal vão incentivar as escolas a dinamizarem actividades em torno da temática do livro: uma forte mensagem de defesa ambiental, que, de forma divertida e didáctica, pretende transmitir às crianças a importância da conservação do ambiente e, especificamente, da água mineral.

Assim, numa segunda fase, serão agendadas visitas do ‘Gotinhas’ - a mascote das Termas de S. Jorge - a todas as escolas do concelho (Jardins de Infância e EB1), onde serão promovidas diversas actividades didácticas e lúdicas, tais como sessão de conto infantil e desenvolvimento de ateliês de trabalhos manuais enquadrados na temática ambiental.

Este projecto itinerante terá início ainda este ano lectivo, com o Agrupamento de escolas de Fiães pelo factor de proximidade às Termas de S. Jorge e pelo seu natural envolvimento, culminando com uma festa infantil no parque termal no dia 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente. No próximo ano lectivo, seguir-se-ão as visitas pelas restantes escolas.

Também assinalando o Dia Mundial do Livro, a CP distribui um espólio de 15 livros de caracter diverso sobre aspectos relativos ao impacto que o comboio teve na sociedade e na mobilidade em Portugal. Várias bibliotecas dos municípios da região atravessados pela Linha do Vouga são contempladas por este conjunto de obras sobre o comboio.

4 comentários:

Anónimo disse...

Aqui, neste grande continente Africano, envio um abraço à Gracinda, pelo carinho, apoio e interesse demonstrado pela cultura em geral e pela escola em particular. Face à actual conjunctura que se atravessa em Portugal, fazem falta pessoas como ela. Aquele abraço,

Francisco Pereira

Olho Vivo disse...

Olá Francisco,deste sinal de vida,fico contente em saber que Angola não te fez esquecer a tua terra Natal.Espero que tudo te esteja a correr bem .Um abraço amigo.

Anónimo disse...

Em Angola existe computadores

Anónimo disse...

Muitos parabéns à Sociedade de Turismo, e ao Pelouro da Educação e Cultura, pela criação e divulgação das nossas Termas através deste livro, junto das escolas.
Penso que é de facto uma ideia feliz a criação da mascote "Gotinhas" como atractivo didáctico.
Parabéns à gestão da Sociedade de Turismo, pela dinámica implementada.


p.v.