sábado, 5 de abril de 2008

RESPIRA...


Na qualidade de elemento dos Corpos Sociais da RESPIRA, tive ensejo de, no passado fim-de-semana (29 e 30 de Março), por amável convite da APTEC – Associação Portuguesa de CardioPneumologistas, assistir a parte dos trabalhos do 14º. Congresso daquela Associação de Técnicos da Saúde.
Fixei-me sobretudo nas exposições do Prof. Dr. Segorbe Luís, Presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia e do Pneumologista Dr. João Cardoso porque dissertaram sobre a DPOC, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica.
Sobre esta doença foi salientado que a rede pública de saúde está muito longe de atingir os mínimos para dar alguma satisfação assistencial.
O primeiro diagnóstico será feito através da Espirometria e, lamentavelmente, mais de 80% dos Centros de Saúde não dispõem de Espirómetro. Salientaram ambos os técnicos acima referidos que todas as pessoas que fumam há mais de 10 anos e os que fumaram durante 10 anos ou mais devem pedir ao seu médico de família uma Espirometria, porque muito provavelmente terá indícios de DPOC que deve começar a tratar. Por graça invocou um spot publicitário muito antigo: “Já fez a sua Espirometria hoje?”
Uma das tarefas da RESPIRA é alertar para esta necessidade e tentar fazer lóbi junto dos poderes centrais para que se alargue a rede de rastreio da DPOC, para além do aumento das comparticipações nos medicamentos específicos.
E, para se fazer lóbi com força, temos que aumentar o número de associados. Todos os fumadores e ex-fumadores poderão vir a beneficiar do esforço que venha a ser feito, pelo que daqui apelo a que se inscrevam como sócios. Pagam uma quota de € 12,00 por ANO.
Disponho de fichas de inscrição. Aguardo contacto e agradeço.

José Pinto da Silva

Sem comentários: