domingo, 20 de abril de 2008

"S. Jorge 2008" na zona escolar... Os ensinamentos de Baden-Powell marcam a vida de cada um. Ser escuta é único...

Nem o mau tempo conseguiu travar a força de uma iniciativa única no mundo. A Fernando Pessoa e a Secundária da Feira recebem mais de 3400 escuteiros.


Os jovens escutas não ficam a conhecer todos os encantos do centro histórico da Feira, mas estão a viver uma jornada única de convívio, de cumplicidades, entre a Fernando Pessoa e a Secundária da cidade fogaceira.
Baden Powell inspira a vida de milhares de pessoas...Uma lição de autenticidade, de respeito, completo, pela natureza, que muitos homens, com responsabilidades, desprezam, a capacidade em acreditarmos, ousar concretizar, independentemente dos desafios e adversidades...Ser escuteiro é ser amigo, acreditar, sempre, em valores como a liberdade, com responsabilidade, a disponobilidade para aprendermos mais todos os dias... Palavra de escuteiro! Passar pela Promessa, pelas ocasiões de convívio, de cumplicidade é, de todo, único.

Apesar do tempo de inverno que varre o País, Santa Maria da Feira é palco de uma actividade regional, denominada "S. Jorge 2008" da Região/Diocese do Porto, com cerca de 3500 escuteiros. Só no concelho de Santa Maria da Feira existem sete agrupamentos. Fiães, Arrifana, Romariz, Caldas de S. Jorge, Canedo, S. Miguel de Souto, Santa Maria da Feira, no maior movimento juvenil do mundo.

Ficam os nomes dos Agrupamentos presentes. Do centro norte: Ermesinde, Gondomar, Fânzares, Baguim Monte, Valongo, Alfena, S. Pedro da Cova e Corim. Da cidade do Porto: Bonfim, Campanhã, Cedofeita, Sé, Aldoar, Sra. Conceição, Antas, Paranhos e Ramalde. Do Douro Sul: Mafamude, Santa Marinha, Oliveira do Douro, Vilar do Paraíso, Sto. Ovídio, S. Félix da Marinha, Grijó, terra de sonho e de encantos mil, Anta-Espinho, Canidelo e Valadares. Do Este: Amarante, Penafiel, Margaride, Rebordosa, Vilela, Lordelo, Fornos e Sobrosa. Das Terras de Santa Maria: Cucujães, Cortegaça, Nogueira da Cravo, Castelões, Santa Maria da Feira, Fiães, Maceda, Romariz, Santiag de Riba Úl, Arada, Castelo de Paiva, S. João da Madeira, Caldas de S. Jorge, Canedo, Santa Maria de Arrifana e S. Miguel de Souto.

Do Norte: S. Tomé Negrelos, Trofa, Burgães. S. Eulália, Roriz, Santo Tirso, S. Romão do Coronado e Lustosa. Por fim, do Litoral: Maia, S. Mamede de Infesta, Moreira da Maia, Leça do Balio, Perafita, Mindelo, S. Pedro de Fins e S. Cruz do Bispo, para um total, exacto, de 3446 escuteiros, englobando Alcateia, lenço amarelo, Exploradores, lenço verde, Pioneiros, lenço azul, Caminheiros, lenço vermelho, e Dirigentes, no topo de um trabalho que é único em todo o mundo. Não há outro movimento com tanta força e com tantos jovens.
Texto de Ângelo Pedrosa
In Correio da Feira Online.

1 comentário:

Anónimo disse...

ainda a vagas para mim eu gostava de ir para ir para os escuteiros