terça-feira, 24 de junho de 2008

Assembleia de Freguesia de Caldas de S. Jorge...

Ontem decorreu a assembleia Extraordinária, para debater as esplanadas.
Os elementos da Assembleia do Partido Socialista, levaram uma moção para ser votada, a moção é a seguinte:

MOÇÃO


PREÂMBULO:


Há muito era defendido que, como alternativa temporária ao então previsível encerramento do Ilha/bar para atracção de gente à freguesia, se poderia pensar na instalação, no período de Verão, do novo conceito de Bar Aberto, designado ESPLANADA.
Para tal tornar-se-ia imperiosa a abertura de um Concurso, que poderia ser Público ou Restrito, com normas claras e a abrir pelo dono do espaço público a utilizar.
A ideia foi posta em prática, mas verificaram-se anomalias gritantes no desenvolvimento do concurso, as quais merecem a condenação pública, também, porque há sinais evidentes de que a Junta de Freguesia foi parte nas anomalias, dando ordens e permissões fora da sua capacidade de intervir, e o ruidoso silêncio da Câmara toma-a conivente.
ASSIM:
CONSIDERANDO que, ao que é do conhecimento público, a indicação do prazo de funcionamento patente no Caderno de Encargos, levou a que potenciais candidatos não apresentassem as suas propostas (prazo de 1 de Julho a 30 de Setembro);
CONSIDERANDO que o concorrente único, ao apresentar a sua proposta, se sujeitou a TODAS as condicionantes escritas no Caderno de Encargos e no Programa do Concurso, incluindo o respeito pelo período de ocupação do espaço público;
CONSIDERANDO que à total revelia do que naqueles documentos consta, com a conivência activa da Junta de Freguesia ou do seu Presidente e mesmo com o seu apoio explícito, o concorrente iniciou a ocupação do espaço no dia imediato à abertura das propostas, exactamente UM MÊS antes da data imposta no Caderno de Encargos e verificando-se que se chegou ao extremo desplante de no placard publicitário da Esplanada se ter mandado destacar: COMO APOIO DA JUNTA
DE FREGUESIA DE CALDAS DE S. JORGE, esquecendo que se trata de um estabelecimento comercial inteiramente privado, exactamente igual a outros que laboram ao lado;
CONSIDERANDO que o concorrente não cumpriu com outras exigências da documentação suporte do Concurso, nomeadamente arcar com as despesas de ramal de ligação de energia eléctrica e respectivo consumo, despesas de ligação à rede de água e despesas com montagem de sanitários amovíveis; há uma clara fraude de ligação clandestina que à EDP deve ser dado conhecimento, com as inevitáveis consequências.
CONSIDERANDO que os outros potenciais concorrentes, em tais condições de incumprimento da Lei, se tal soubessem ou sequer adivinhassem, teriam concorrido, com evidente beneficio público, até na diversidade de preços que seriam apresentados:
CONCLUSÃO:
Os Eleitos do PS na Assembleia de Freguesia de Caldas de S. Jorge, exigem esclarecimentos da Junta de Freguesia e propõem uma CONDENAÇÃO PÚBLICA da sua actuação, mais ainda porque é dito que, sobre um dos potenciais concorrentes, foi exercida uma chantagem insistente para que retirasse uma queixa entretanto apresentada na Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, o que, sendo verdade, e vergonhosa e definidora do carácter de quem a fez.
Caldas de S. Jorge, 23 de Junho de 2008
Nota: Que esta moção fique anexa à Acta da Reunião e que seja remetida à Câmara Municipal de S M Feira uma cópia
Os subscritores:
Manuel Jorge F Pinto:
Maria de Fátima Bastos Oliveira
Manuel Fernandes Costa

*********************

Quando todas as pessoas julgavam que a moção ia ser recusado, eis que surge um elemento da bancada do “futuro Já” que se absteve, sendo assim aprovada com Três votos a favor (PS); 4 abstenções (PSD; e 1 do Futuro já); e dois contra (futuro Já).

Esta votação vem alimentar o que já se dizia sobre o mau estar entre elementos do Futuro Já e a junta de freguesia. Também foi notada o nervosismo do Presidente da Junta de Freguesia, um pouco pelo nº de jornalistas, que vão alimentar esta polémica, e transformando a primeira grande derrota do Presidente da Junta pública.

Também serviu para dar entrada na Assembleia de Freguesia, o Sr. Manuel Costa, que substitui o Sr. Alcino, que pediu suspensão de mandato por estar ausente do país.

22 comentários:

Olho Vivo disse...

Parece-me que os elementos do PS estiveram bem a defender a verdade com a sua Moção.Tambem dou os parabens ao Presidente da mesa ao impôr autoridade quando o povo se manifestou e não o pode fazer assim como ao malcriado elemento do Futuro Já que aplicou lá a palavra merda que se calhar é o que mais tem em sua casa. Quanto ao Presidente de Junta toda a gente notou o nervosismo dele edeu para notar que tem o rabo caçado neste processo.

Anónimo disse...

Tenho que dar os parabens aos eleitos do PS e ao seu Coordenador que bem trabalhu para que esta Assembleia desmascara-se este PREsidentezito.
Parabens PS, só o facto de lá porem toda a comunicação social foi meio caminho andado.

Anónimo disse...

Parabéns à Esplanada das Termas.
Prestou um bom serviço ao Euro 2008 e ao povo.
Se esperasse por Julho quando o Euro estava terminado, não tinha piada nenhuma!

Anónimo disse...

Anónimo disse...
Parabéns á ESplanada das termas?então á outra? ou sera esplanada do ilha?
POIS foi para fora da terra, ou seja Pessoal de fora.OS de cá que se lixem não dão milho ´´´´aaaaa

Anónimo disse...

Nas Caldas de S. Jorge brinca-se à politica... Escrevem-se umas barbaridades por bem parecer... Muitas pessoas fascinam-se com imagens e palavras, dão-lhes um valor excessivo, e acabam por se esquecer da linguagem do mundo. O diabo mora nos detalhes.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Depois de uma análise ao que se passou na assembleia de ontem, concluo o seguinte:
- É claro e evidente que existem "anomalias" na concessão da esplanada;
- Foi notório o mal estar existente na pessoa do Sr. Presidente da Junta;
- Foi demasiado baixo quando o Sr. Presidente da Junta invocou o nome do Nelson Pinto, assim como os comentários do anónimo anterior...
- Não é de bom tom que assistentes da assembleia "gozem" com as tentativas de explicações por parte dos elementos constituintes da assembleia;
- É triste quando um membro da assembleia insulta os assistentes.

É ESTA A FREGUESIA QUE TEMOS?
- Concerteza

É ESTA A FREGUESIA QUE QUEREMOS?
- Certamente que não

QUE FAZER?

Sugestão:
Ao Sr. Presidente da Junta, que adquira um pouco de humildade e que reconheça quando as situações não estão bem.
Aos habitantes, aguentem pois foi esta a decisão nas eleições. nas próximas terão o direiro de voto novamente. No entanto, de forma educada o positiva, continuem a reclamar tudo o que seja para o bem da fregeuseia.

Cumprimentos,
Clone.

Anónimo disse...

Muitos dos comentários que aqui aparecem, devem vir da sede da junta de freguesia. É que a azia de verem uma moção a ser aprovada é a grande derrota do martins dos ultimos tempos.

Anónimo disse...

Atacarem o filho do sr. Pinto da Silva aqui, só demonstra que a chantagem feita pelos elementos da junta é verdadeira, já não bastava um elemento segundo o que me disseram ter chamado palhaço a todas as pessoas que lá estavam na assembleia de freguesia.

foi vergonhoso.

Anónimo disse...

Grande vitória do PS e a maior derrota do futuro já.

ficou provados que houve compadrios, e que a junta estava metido no esterco até às pontas dos cabelos.
O sr, martins vai ter de agora ir procurar uma licença provisória à câmara municipal para apresentar segunda feira na proxia assembleia de freguesia ao PS.

Força PS

Anónimo disse...

Não queria mesmo entrar neste debate, mas como observo tanta demagogia e mal dizer, acabo por não resistir.

Então estes Senhores do PS pensam que é desta maneira que vão conquistar votos nas próximas eleições??????????

Querem é mal à nossa terra, pois não permitem que ela progrida e arranjam todos os pretextos e mais algum só para votar abaixo e mal dizer....
Mas pensam os Senhores que o povo das Caldas é tudo uma cambada de analfabetos e sem capacidade de avaliação das situações???

Acusam de interesse a junta de freguesia por compadrio. Eu pergunto: Caso não estivessem envolvidas determinadas pessoas com possivel interesse (não manifestado) neste processo, este assunto teria chegado ao jornal Terras da Feira?????

Até porque, quem tem poderes decisores em todo este processo é só a Camara municipal e mais ninguém.

Toda esta guerra por parte do PS, com o trabalho de pedir a presença da comunicação social, é sem duvida um tiro nos pés, porque não é a dizer mal dos outros que conseguem arrecadar votos, muito pelo contrario, é um sinal de fraqueza ter que diminuir (atingir) os outros para se poder elevar.

E ao contrário de um comentário anterior, as derrotas só existem nas urnas, e não nestas picardias que vocês procuram a todo o momento.
O último a rir é o que ri melhor.



Cumprimentos

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Olho Vivo disse...

Oh snr. anónimo das 23e23 sei que é um osso ruim de roer para o Futuro Já pois o Grupo está completamente desunido veu-se na votação. O PS não procura votos mas sim desmascarar as ilegalidades vergonhosas que se passam com a arrogância desta Junta.

Anónimo disse...

é tudo uma grande treta. Lamento que o principal interessado e visado neste processo não tenha estado presente na assembleia, mais uma vez deu a entender que não teve mão neste processo, mas sim alguém que lhe é muito próximo e que utilizou este assunto como cavalo de batalha, pena é que não utilizem assuntos mais sérios e importantes para reunir a assembleia. Outro reparo, é que os elementos da assembleia, nomeadamente do PS não sabem o que ali estão a fazer, pedem os 3 para intervir e fazem exactamente as mesmas pergunta, aliás como vem sendo hábito em todas as assembleias, é su uma vontade de dizer por dizer...lamentavel...

Anónimo disse...

Concordo com o anónimo "24 Junho, 2008 22:21" Se realmente as esplanadas abriram sem licença a Junta não procedeu nada bem, mas tirando o facto de certos filhos de alguem estarem envolvidos no concurso das esplanades e existir uma grande dor de cotuvelo, não percebi o porquer do PS estás a levantar tanta poeira... é que ainda não dixeram como a abertura das esplanadas prejudicou a nossa terra... será que se o vencedor do concurso publico fosse o filho de outra pessoa esta poeira andaria no ar e o nome da nossa terra a ser achincalhado???????

Olho Vivo disse...

É fácil de ver como a Freguesia pode ter sido prejudicada.Se no caderno de encargos estivesse a data de abertura a 6 de Junho havia mais concorrentes e naturalmente a Junta encaixaria mais alguns euros legais repito legais.Para um Português meia palavra basta.

Anónimo disse...

Conforme disse "olho vivo" e também o "clone" e muito bem, aqui há gato, ou pelo menos gato com rabo caçado, pois é conhecido e sabido o método que esses senhores utilizavam e utilizam para conseguir determinadas coisas nomeadamente a recorrência generosidades simpáticas e no caso do "nosso" presidente talvez até viesse a calhar porque a dar é a quem precisa, claro. Ligar isto tudo à incomodidade e ao mau estar claro do presidente pode não distar muito.

Anónimo disse...

Obrigado olho vivo, mas penso que isso nao fosse um factor muito determinante para que ouve-se mais concorrentes...

Anónimo disse...

Caro Senhor olho vivo,

O "Futuro já" não está dividido como o Sr. diz. Concordo que dentro do grupo exista uma pessoa que com a sede de protagonismo e o não se saber colocar em nome de uma causa ou grupo,pode prejudicar ou afectar parcialmente, mas não é este facto (de haver uma ovelha negra) que prejudica a freguesía.

Aliás, esta é uma prova de que o grupo pervalece unido, apesar de se saber que esta pessoa já está em campanha por outro partido, a capacidade demonstrada pelo restante grupo é de uso de bom censo, serenidade e camaradagem, caso contrário poderia ser substituida a pessoa em causa.


Ao contrário de noutros grupos politicos existirem pessoas que saiem após alguns meses, e vai-se lá saber porquê?????

Olho Vivo disse...

O snr. anónimo das 14e28 revela um desconhecimento das regras de substituição de menbros da assembleia.Nunca um membro pode ser substituido sem vontade própria. O que podem é retirar-lhe a confiança política e ela ficar independente o que, ao Futuro Já não lhe convirá por razões fáceis de compreender.Quanto á substituição no grupo do PS tanto quanto sei foi por vontade própria e não em rotura com os outros membros.Um abraço para o Nini.

Anónimo disse...

Com conhecimento ou sem ele, qual é a diferença entre ter alguém que já faz campanha por outro partido e remover a confiança a esse elemento. ???

Quanto à substituição no PS, essa é a sua versão dos factos, o que não quer dizer que corresponda à verdade.

Um abraço para o Nini, por quem tenho consideração.