segunda-feira, 23 de junho de 2008

Contributos históricos…


Foto de crianças da Comunhão Solene em Caldas de S. Jorge, que se julga ser do ano de 1930.
Há ainda algumas dessas"crianças" vivas, ainda que não fáceis de identificar.

José Pinto da Silva

8 comentários:

Anónimo disse...

Para ajudar um pouco e pôr as pessoas a procurar, direi que estão ali: O Sr. José de Almeida (o Ti Zeca); o Sr. Jalmires Ribeiro e o Joaquim da Silva (que conhecemos mais como o Jaquim Cesta). Outros são identificáveis, mas já falecidos.

José Pinto da Silva

Anónimo disse...

Típica fotografia pimba e pirosa de cândidas ovelhas e de pastor nem sempre respeitado e ... até gozado!
Tempos de cristandade, do arroz de quinze, varridos pelo ateísmo,agnosticismo e outros ismos!

Anónimo disse...

Parece claro que ninguém entenderá o sentido deste comentário das 12:10. Fotografia pimba e pirosa? Sempre se fizeram fotos de eventos desta natureza, e mais nos tempos idos em que as celebrações religiosas tinham mais impacto na sociedade e muito mais nas crianças. Pastor nem sempre respeitado e até gozado? Talvez, mas ao que me dizem, o padre José Inácio Costa e Silva era muito respeitado e, os mais recentes até lhe atribuiram o nome à rua onde viveu. Se era cristandade "do arroz de quinze" também não sei, como não o que é esse tipo de cristandade. Se esses tempos foram varridos pelo ateísmo e agnosticismo, significa que antigamente era melhor. A cada um dar-lhe o significado e a importância.
A ideia de inserir a fotografia foi mesmo só para recordar algumas pessoas que, de uma forma ou outra, ficaram lembradas por alguns, pelo menos.

Pinto da Silva

Anónimo disse...

Nota-se aqui uma guerrita entre 2comentadores que penso não ter sentido e nem preposito.

Anónimo disse...

Eu não faço guerra com nada nem ninguém. Acedi a uma foto antiga que, do meu ponto de vista, poderia ser curioso divulgar, e passei-a à Administração do bligue que, visto isso, entendeu de interesse inserir´. Costumo ouvir que é saudável recordar pessoas e factos antigos. Nunca me meti na bondade ou maldade da doutrinação, agora ou antes.

José Pinto da Silva

Anónimo disse...

Ze da Serra: Queria felecitar o amigo que teve a ideia de publicar esta foto evocativa da comunhao solene de 1930;quero confirmar que a data esta certa,e que alem dos nomes ja referidos existe na foto um miudo (e o segundo enfrente do Pe Inacio,que se da pelo nome de Manuel Inacio da Silva, e que gracas a Deus se encontra vivo ,89 anos na AUSTRALIA' Parabens pela publicacao.

Anónimo disse...

Obrigado Zé da Serra pela indicação. Não me tinha apercebido do Sr. Manel. Que continue bem lá pelas terras do cangurus, com o seu filho, netos e bisnetos.

José Pinto da Silva

Anónimo disse...

Cumprimentos ao Senhor Manuel Inácio!
Boa estadia pela Austrália!
Que tudo lhe aconteça bem bem como ao Filho e Netos!
Fez bem em ir até à Austrália!
Quando puder venha!
Temos saudades suas!
Pena é que aqui nem sempre os abades são tão bem tratados como você os tratava!
A um chamavam-lhe negociante de gado 8 de vacas), a outro padre Leira, Lavrador, a outro Quintanilha.. toda agente sabe !!!