quarta-feira, 30 de julho de 2008

Ora então...

Estou de volta.
Regressei há uns dias do meu segundo retiro espiritual algures no Tibete.
Lembram-se? O ano passado foi a mesma coisa. Vim retemperado, com força anímica para vos “aborrecer” com as minhas crónicas de escárnio e maldizer.
Espero, humildemente, que me aceitem novamente como companheiro destas navegações de insónia pelas bandas do blogspot.
Vai daí, nada melhor (penso eu, de que...) do que vos falar... por exemplo... de... eeeh...
... “Violência”.
Pois... Tá bem... Vamos falar de “Violência”.

Alerto, desde logo, que sou a favor dos castigos físicos!
Já vos estou a imaginar a pensar: “... o gajo enlouqueceu de vez...”.
Então, em pleno sec. XXI ainda existe gente que...
- Sim! Existe. Eu.

Passo a explicar.

Meus amigos... Então se por todo esse mundo se fala uma linguagem (universal) violenta, será que as nossas crianças têm que ignorar essa forma de expressão colectiva?
Claro que não. A “violência” deve pois, começar nas nossas casas. Se o primeiro sopapo ou puxão de orelhas não for dado em casa, vai ser dado onde e por quem? Pelos de fora?
Nunca me esqueço do drama que era chegar a casa com as calças rotas nos joelhos ou ainda com as sapatilhas “de Domingo” esverdeadas dos chutos dados na “bola de capa” no passal. Houve sonhos desfeitos pois nem todos nascemos para essa coisa fantástica, elitista e, ao mesmo tempo, mundana, que é ser jogador de futebol. Haverá melhor coisa do que dar uns chutos na bola, ser principescamente bem remunerado (alguns) e ainda por cima ter milhares de pessoas a gritar pela nossa equipa?
Mas pronto, cada um é para o que nasce.

Íamos onde?

Há. Nos raspanetes e puxões de orelha que levava quando maltratava a roupa e sapatos novos.
Pois era. Que saudades eu tenho desse tempo.
O tempo do faz de conta, dos viramentos com casca de eucalipto, dos campeonatos de concharinha, do subuteo no café do Senhor Américo. O tempo do Frizze limão. O tempo dos raspanetes...
E é por essas e muitas mais, que não são para aqui chamadas, que quando vejo os problemas que emergem, a cada dia, a cada semana, nesses aglomerados que promovem as desigualdades sociais (como recentemente tem acontecido no nosso Bairro), que me recordo do quão importante era/foi a questão da “violência”.
Hoje, ai do professor que arrisque sugerir a um aluno que desligue o telefone, essa “sebenta” essencial no percurso escolar/académico de cada jovem;
Hoje, ai da mãe que repreenda um filho pela exigência feita, em frente ao dono da loja, pela compra das sapatilhas da última moda (mesmo que isso represente 1/8 do seu parco salário).
Hoje, ai daquele pai que levante a voz à filha por não cumprir com o horário previamente estipulado para regressar a casa.
Definitivamente, hoje, as coisas complicaram-se.
Porquê?
Às tantas, porque deixou de haver a tal “violência”, passando a outra “violência” a ser praticada lá fora, com muito mais “violência”.

Pois é, meus caros:
- A sociedade que temos, é a sociedade que nós próprios ajudamos a construir.
Tudo começa nas nossas casas, nos nossos telhadinhos de vidro.
E depois, como não usamos da dita “violência” em casa, tratamos logo de exprimir os nossos dotes lá fora: condena-se, diz-se isto e aquilo, aponta-se o dedo, faz-se e desfaz-se, e por aí fora.
Apetece-me, por isso, sugerir que se olhe mais para a “violência” preventiva das nossas casas para que as próximas gerações não precisem de recorrer à “violência” degenerativa.
Quanto à “violência” do Bairro, porque não se tenta compreender as razões sem recorrer à “violência”?
A culpa é deles ou é da violência a que estão sujeitos?
Haveria necessidade do país ter optado por aquela fórmula?
Um dia alguém disse “...as pessoas não são coisas que se metam em gavetas...”.
E como estava certo...


Post Scriptum:
LUTO POR UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA.
LUTO POR UMA SOCIEDADE SEM VIOLÊNCIA.

MAS UNS RASPANETES E UNS PUXÕES DE ORELHAS NÃO ME FIZERAM
MAL NENHUM...


atento73

13 comentários:

Anónimo disse...

ATM diz:
Bem-vindo ao regressado do Tibete e do retiro retemperante do atento 73!
Vejo-o cheio de força e de coragem para lutar no pântano em que se tornou este Jardim à Beira mal plantado!
Recordam-se:
COMO EU QUERO AO MEU PAÍS
AO MEU LINDO PORTUGAL
NÃO HÁ TERRA MELHOR NO MUNDO
NÃO OUTRO AO NOSSO IGUAL! (Bis)
(Esconde embrulha, é do tempo de Salazar!)

Anónimo disse...

Anónimo disse...

ATM diz:
Bem-vindo ao regressado do Tibete e do retiro retemperante do atento 73!
Vejo-o cheio de força e de coragem para lutar no pântano em que se tornou este Jardim à Beira mal plantado!
Recordam-se:
COMO EU QUERO AO MEU PAÍS
AO MEU LINDO PORTUGAL
NÃO HÁ TERRA MELHOR NO MUNDO
NÃO OUTRO AO NOSSO IGUAL! (Bis)
(Esconde embrulha, é do tempo de Salazar!)

Anónimo disse...

Veja com atenção!
http://www.youtube.com/watch?v=WRBSP4hxHXo
http://www.youtube.com/watch?v=EfI-dJpAUfw
http://www.youtube.com/watch?v=-kxn8JZPI2Y
http://www.youtube.com/watch?v=MzgHRijzg6M

Anónimo disse...

Cambada de palhaços impostores

Anónimo disse...

MAS UNS RASPANETES E UNS PUXÕES DE ORELHAS NÃO ME FIZERAM
MAL NENHUM...
CONCORDO PLENAMENTE, ISSO ATÉ ESTÁ É A FAZER MUITA FALTA A MUITA MALTA QUE PENSA OU NÃO PENSA SÓ EM GOZAR O DIA À DIA E OS COTAS QUE XUTE...

Anónimo disse...

Isso � coisa que os putos de hoje n�o sabem o que �.

Sabem � ir para o mato fumar uns charros, e ir ao caf� e � discoteca, para fumar mais uns charros.

J� n�o se fazem putos como no meu tempo

Anónimo disse...

MUITO BEM ATENTO73, JÁ ESTAVA COM SAUDADES DOS TEUS SERMÕES.

Anónimo disse...

MUITO BEM ATENTO73, JÁ ESTAVA COM SAUDADES DOS TEUS SERMÕES.

Anónimo disse...

mas se as orelhas forem muito puxadas ficam como a dos burros

Anónimo disse...

Tás-te a ver ao espelho

Anónimo disse...

Mais um artigo fantastico que com ironia chama atenção para coisas muito sérias.
Gostei ainda das lembranças das brincadeiras de antigamente.
Escreve mais vezes.
Parebens atento 73.

MSC

Anónimo disse...

O atento 73 descobriu agora, que tinha dentro de si um capricho profundamente escondido - o masoquismo.
Então nesse tempo é que era bom?
A racionalidade do ser humano é o que distingue da bestialidade, no entanto, bestas sempre as houve.
A violência combate-se com neurónios e não com demonstrações gratuitas de musculação.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Este ultimo comentador não percebeu a mensagem.
Deve ter batido com a cabeça em algum lado quando era pequenino