segunda-feira, 11 de agosto de 2008

1ª de 7 Entrevistas do 1º Aniversário do Blog….



Agora como elemento da oposição como tem sido o trabalho da actual junta de freguesia?
Do trabalho da actual Junta de Freguesia, vejo que eles estão a abrir muitas frentes de obras, estão a fazer muitas coisas, apesar de não saber se eles tem suporte financeiro para fazer, ou se tem alguém a financiar, há quem diga que estão outras pessoas por detrás com interesse a financiar, mas sou como o S. Tomé gosto de ver para crer.

Que acha da obra que a actual junta está a fazer no fontanário de Casaldoìdo?
Em relação ao fontanário, acho bem, gosto, e naturalmente que eles se inspiraram no fontanário de Pigeiros com duas bicas, pois facilita as pessoas encherem a água. Quanto ao lavadouro sinceramente não acho que esteja muito bem primeiro está muito fundo, segundo tem uma entrada em que uma mulher não passa uma pela outra, ficam lá encurraladas atrás. Acho que aquela obra, principalmente o lavadouro é para fazer favores e pagar votos, porque os consortes daquela preza na maioria são familiares dum elemento da junta, que apoiaram o “Futuro Já”.

Como é o agora dia-a-dia fora da Junta de Caldas de S. Jorge?
Devo dizer que concorri para ganhar, não ganhei, fiquei desanimado, mentia se dissesse o contrário, mas hoje estou todo contente porque tenho tempo disponível, a freguesia de S. Jorge é bastante difícil de gerir porque há muitos críticos e pouca gente que colabore e de maneiras que agora tenho umas propriedades tenho máquinas e entretenho-me em casa, principalmente quando não tenho que fazer dedico-me a fazer um bocado de artesanato em cantaria, em granito e passo bem assim o meu tempo.

Essa ocupação de fazer miniaturas, tem sentido comercial, ou é mesmo só por gosto?
Eu faço isto apenas por gosto, gosto de expor, gosto de mostrar às pessoas, mas não é para vender. Já disse a um jornal local e confirmo que se houver, quer nas Caldas de S. Jorge, quer em Lobão que foi a terra que nasci e ainda tenho ligações fortes lá, se houver um rancho folclórico que construa um museu ou uma Junta de Freguesia que faça um museu eu ofereço estas peças para ficarem, visto que felizmente ou infelizmente, não tenho filhos e os meus sobrinhos não vão ligar nada a isto, pois era meu gosto doar estas peças a quem preserva-se para toda a vida.

Como vê a criação da “escola velha” num espaço museológico para expor quer as suas peças, quer peças ligadas à igreja como a “Carreta Fúnebre” entre outras?
Via com muito bons olhos, e acho que devia-se pensar de facto nisso. Em relação há carreta, sei que em Lobão existe, em S. Jorge não sabia que existia, quando a vi no Blog gostei muito e ainda bem que houve alguém que a descobriu e lembrou-se de mostrar ao povo que ela existe. Em relação da escola, acho que era um local ideal e até devo dizer que a Junta em vez de andar a fazer algumas obras para fazer favores a este ou aquele, que é o caso do campo de erva ou relvado, que eles querem fazer ali, porque é que não se une esforços para o terreno do Dr. Raul, pois no tempo que eu estive na Junta, chegou a haver alguns contactos, e com a Câmara comprar aquele terreno para fazer ali um pólo escolar, e libertar essa escola para esses fins, e assim achava muito bem.

Como vê a comparticipação dos proprietários das pedreiras, nas obras da Junta de Freguesia, nomeadamente na construção do calvário e do campo de futebol relvado?
Tudo o que seja para beneficio da freguesia eu apoio, agora o que me custa a engolir é que essas obras sejam feitas à custa das pedreiras, quando no passado a Comissão de Moradores, o próprio Presidente da Junta protestava contra as pedreiras, e agora só que as pedreiras já tem outra firma agora estão calados e pela surdina andam a buscar estes apoios para a freguesia. Quer dizer a freguesia vai ser beneficiada naturalmente à custa do povo de Arcozelo, porque esse lugar vai sofrer com toda a certeza, porque na minha opinião a outra pedreira vai ser novamente reactivada e além de tudo isso é a poluição do rio como se viu recentemente. De maneira que estar a receber benefícios à custa de outros prejuízos especialmente no ambiente.

Sei que tem participado activamente em associações, na rádio e em actividades na freguesia, pode-nos nomear algumas dessas associações e actividades na qual tem sido um elemento activo?
Desde novo que eu gostei de fazer parte do associativismo, já em novo fazia parte da juventude agrária católica, era responsável pelos adolescentes. Depois na tropa eu fiz parte da obra do soldado de Moçambique, tendo vindo para cá fui director do futebol de Lobão, tive dez anos no Rancho S. Tiago de Lobão, na qual fui presidente, tesoureiro, passando um pouco por tudo. Aqui estou no Rancho “As Florinhas”, e na rádio já estou há dezoito anos, é um programa semanal, que vai para o ar ao Domingo entre as 7:00h e as 10:00h, em que a musica é tradicional, procurando-me documentar com documentos de rezas, superstições etc., e o programa é baseado nisso.

Acredita que o prazo dado pelo presidente da junta para ter o ilha a trabalhar a 100% vai ser comprido?
Não, nem pensar nisso, então faltam 40 dias ou perto disso, por isso nem vale a pena pensar. É outra lacuna da Junta de Freguesia, pois quando lá estive, eu batalhei para que se pusesse à concessão para este verão, para esta época a partir de Março até Setembro, uma esplanada ali, para que desse vida àquele local que está morto, o que vai acontecer, é que não vão ser feitas obras nenhumas neste verão e as pessoas vão fugir da zona de lazer, indo para Fiães para o monte das pedreiras.

Agora que o caldas-sao-jorge@blogspot.com, vai fazer um ano de existência, acha que foi bom ou mau, para a freguesia o aparecimento dele?
Devo-te dizer que de computadores não percebo nada, mas a partir do momento em que saí da Junta, tenho mais vagar e gosto de ver, pois dou os meus parabéns ao Blog, porque embora haja muita gente que faz criticas desnecessárias é uma coisa boa para a freguesia, porque se sabe de muita coisa que não se sabia se não houvesse o Blog, pois dou os parabéns ao administrado do Blog.

Como vê a recusa do actual Presidente da Junta de freguesia, em responder e dar uma entrevista para esta edição especial do Blog das Caldas?
Não sei se compreendi bem, ele recusou-se dar a entrevista!!! Eu sei que infelizmente o Blog às vezes cai-lhe em cima e as pessoas não são capazes de viver em democracia. Ele já sabe que ao ir para o lugar de Presidente de Junta tem que ouvir as criticas que as pessoas lhe disserem, algumas naturalmente injustas, mas a democracia é isso mesmo. Mas a mim não me admiro pois eu lidei com o Sr. José Martins, e sei que ele é assim. Nós temos a prova na última Assembleia de Freguesia, em que ele recusou falar a dois cidrões da Freguesia.

Esta opinião é mesmo o que sente, ou gostava dizer coisas que não se atreve a falar publicamente?
Acho que o essencial já está dito, quero dizer que não interpretem as minhas palavras por estar ressentido por não ter ficado na Junta de Freguesia, porque eu nas eleições fui acusado de não ser da freguesia e de querer ir para Lobão, eu que vim para aqui em 1967, pois estou aqui nas Caldas de S. Jorge à 41 anos, nunca deixei de votar aqui nas Caldas, pois recenseei-me aqui, fiz a minha vida sempre em Caldas de S. Jorge, naturalmente tenho a minha família em Lobão, fiz parte das colectividades lá e tenho lá as minhas raízes, também colaboro com Lobão, até tenho sido um pouco sacrificado com isso batem-me à porta para as associações, para as festas de Lobão bem como para as Caldas, e eu tenho que dar em duplo.

12 comentários:

Anónimo disse...

Não sou das Caldas de S. Jorge, sou de S.J. de Ver, conheço o Srº. Jorge do mesmo fazer parte do P.S., lidei algumas vezes com ele, não tenho dúvidas de que é uma boa pessoa, no entanto não seria um presidente de junta tão dinamico como o que Caldas de S. Jorge tem, foi um erro da secção do P.S. de S. Jorge, mas um erro maior ainda da Concelhia do P.S. na altura, pois era sabido que ele não ganharia, a idade para ser candidato já tinha passado, é uma pessoa acomodada, deixo um conselho o Telmo e à Secção do P.S. das Caldas, arranjem um pessoa nova, dinâmica e com cariz nas Caldas de S. Jorge, pois podem facilmente ganhar, pois o actual presidente também tem muitos defeitos, como o de ser extramamente vaidoso, e por ser Presidente pensa que manda na fregeuesia, ainda me lembro quando o Feirense convidou os Presidentes de Junta do Concelho para irem ao Estádio da Luz, ele foi o único que levou a esposa e segundo penso uma outra senhora, tendo toda a gente ficado estupefacta com essa atitude e abuso de confiança aliás todos se afastam dele quer nas Assembleias Municipais quer em outros lugares onde tenham de se reunirem os Presidentes, ele está sempre à margem.

Anónimo disse...

Sem prejuizo de, na medida do possivel, se dar lugar a mais novos, não vejo porquê uma pessoa já mais idosa, mesmo reformada, não possa ser dinâmica e com capacidade e vontade de inovação. Se assim não fosse, que raio de povo somos nós que elegemos uma pessoa com mais de 65 anos para Presidente da República? O segundo
tinha quase 70 e o terceiro mais de 80. Andámos a jogar votos fora?

José Pinto da Silva

Anónimo disse...

Com o devdi respeito para com o Sr. Pinto da Silva, apenas lhe quero dizer que quando falei que já tinha passado a idade de se candidatar não estava a generalizar, apenas me referia ao Srº. Jorge, por quem já referi ter bastante apreço. Em relação às eleições Presidenciais, apenas queria referir que é um cargo considerado por a maior parte da população Portuguesa como decorativo e a eleição de uma pessoas mais idosa, poderá transmitir uma certa segurança, até porque a eleição é diferente de todas as outras é a unica onde existe uma idade minima além da maioridade como condição para se candidatar que é de 35 anos.

Anónimo disse...

Eu não entendo que a maioria da população entenda o Presidente da República como figura decorativa.
Já houve presidentes do Estados Unidos, que são chefes executivos, com bem mais de 65 anos. O 1º. Ministro iatliano tem 70 e tal. Mesmo que se não goste dele, é o chefe de um país como a Itália. Sem prejuizo de se dever dar prioridade aos mais novos, quero dizer que muita gente já bem reformado pode dar grande dinâmica a muitas actividades.

José Pinto da Silva

Anónimo disse...

COncordo com o Sr Pinto da Silva. A idade não quer dizer nada, e de qualquer maneira está garantida a juventude na lista do PS, pois basta olhar para a composição da Secção do PS. A lista é jovem e de peso e ainda tem um ano para aprender.

Anónimo disse...

Para mim o cometador que se diz de S. João de Ver é o Telmo
ouvi dizer que ele quer ser o candidato.

Anónimo disse...

Não é o Telmo, no entanto esse sim pode ser uma grande surpresa, pela positiva, bem como o Srº. Pinto da Silva que deverá fazer parte de uma candidatura.

Anónimo disse...

Telmo uma grande surpresa pala positiva? Não passa dos 150 votos.

Anónimo disse...

ESTÁ VEM COUTO...

Anónimo disse...

Mas alguém tem dúvidas de que a votação do actual Presidente da Junta, quer seja numa lista de Independentes quer seja nas listas do P.S.D.irá ser um desastre.
O que é que ele tem feito, como disse não sou das Caldas, no entanto ao ter conhecimento através deste Blog das obras do Calvário e do campo relvado foi vêr os mesmos e sinceramente não se pode chamar obra aquilo, no caso do campo, além de já lã não ter relva, não tem acessos dignos e de Inverno não se pode lá jogar, no Calvário arranjaram as cruzes mas a envolvência inclusivé da estrada é uma vergonha.
Os Caldenses se acham aquilo obra feita, têm poucas ambições no que diz respeito a qualidade de vida, aliás com a Termas na freguesia,era de a mesma ser das mais desenvolvidas do concelho o que não acontece, antes muito pelo contrário.

Anónimo disse...

Acho que teria dado um bom presidente da Junta, pelo menos era serio nas contas.

Anónimo disse...

PODE TER MUITOS DEFEITOS, MAS TEM UM QUE E GRAVE E SERIO.