terça-feira, 23 de setembro de 2008

AQUA MEETING

As Termas de São Jorge fizeram-se representar na exposição, denominada AQUA MEETING, patente no Centro de Congressos e Exposições da Alfândega do Porto no período de 19 a 21 do corrente Setembro,integrada num grande lote de Estâncias Termais do Norte do país.
Digamos que as nossas Termas estavam bem representadas no aspecto visibilidade, no aspecto de demonstração prática de algumas actividades de bem-estar, concretamente massagens, mas mesmo na evidenciação, através de cartazes e painéis, de alguma história da Estância, da evolução das instalações e dos serviços prestados, com alguma saliência para os actuais serviços de bem-estar que, bem se espera, haverão de captar uma franja de mercado nova e de melhor poder aquisitivo, o que haverá de contribuir para uma evolução positiva dos resultados económico-financeiros da Sociedade de Turismo.
Estavam, numa sala do rés-do-chão, umas vitrinas fechadas onde as diversas Estâncias expuseram documentos, alguns bem antigos, alusivos a cada uma delas nos anos idos, umas com farta documentação e outras com bem menos.
De Caldas de S. Jorge havia, de facto, bem pouco lá se destacando o célebre livro de autoria do Doutor António Ferreira Pinto da Motta,impresso em 1890. Outros documentos, também antigos, poderiam ter sido recolhidos, porquanto existem, ao que cremos, pelas bibliotecas.
Releve-se, considerando que a pesquisa é capaz de ser difícil e morosa. Valerá a pena ir recolhendo aos poucos para utilização noutra oportunidade.
Mas há um documento que lá faltava, como vem a faltar desde há anos,no sítio que lhe estava destinado no interior das Termas e que é o LIVRO DE HONRA das Termas onde diversos ilustres visitantes deixaram mensagens alusivas às suas passagens. Lembro uma, do Bispo do Porto de então, escrita em 22 de Julho de 1935.
Que todos e cada um faça algo no sentido de que esse livro, que,dizem, foi surripiado, volte ao seu lugar, ou talvez a um lugar mais enobrecido e mais bem defendido.
Já dei nota escrita desta anómala ocorrência por mais do que uma vez e por mais do que uma vez escrevi ao Presidente da Câmara no sentido demandar proceder a averiguações para localizar o surripiador e, logo, o dito livro, pois nele está um pouco da história das Termas e, por extensão, da freguesia.
Claro que a Câmara, como é seu malfadado e mal educado uso, nunca respondeu e nunca deve ter dado qualquer passo para encontrar o documento.
José Pinto da Silva

2 comentários:

Anónimo disse...

Não será um antigo administrador que o terá.

Anónimo disse...

E mesmo que o livro apareça, que se vai fazer com ele. Não existe nenhum espaço próprio para o colocar.