sexta-feira, 19 de setembro de 2008

CORREIO DE LEITORES...

Era de Caldas de S. Jorge uma antepassada de Almeida Garrett:

Domingas Alves, assim se chamava, nasceu na freguesia de S. Jorge, em meados do séc. XVII. Casou com Gonçalo Pinto, natural de S. Nicolau da Vila da Feira, onde passou a residir. Aí nasceu sua filha Joana Pinto, que veio a viver no Porto, abaixo do Arco de Sant'ana, freguesia da Sé, casada com José Pereira Pinto, homem de negócio no Porto, natural da freguesia de S. Paio de Moreira dos Cónegos. De Joana Pinto e seu marido foi filha D. Maria Teresa de S. Boaventura, que casou com José Fernandes de Almeida, homem de negócio e Familiar do Santo Ofício, natural da freguesia de S. Miguel das Aves, residindo com ele no Porto, na Rua da Ponte Nova, freguesia da Sé. Deles foi filha D. Maria do Nascimento e Almeida, nascida no Porto. Esta casou com José Bento Leitão, natural de Vila do Conde e estabelecido alguns anos em Pernambuco, no Brasil. Tiveram uma filha, Ana Augusta de Almeida Leitão, casada em 1796 com António Bernardo da Silva Garrett e mãe do escritor João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett, nascido no Porto, em 1799.

Fontes:

Jorge Hugo Pires de Lima, O distrito de Aveiro nas habilitações do Santo Oficio, letra J, n.º 319
Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

5 comentários:

Anónimo disse...

Mas Almeida Garret fez alguma coisa sobre as Caldas, ou escreveu algo sobre esta pequena freguesia??!!

Anónimo disse...

QUEM É ESTE DANIEL SILVA?

Anónimo disse...

Resumindo e concluindo, digamos entao que Almeida Garrett era tetraneto de uma natural das Caldas de S.Jorge.
Desde ja apresento os meus parabéns pelo trabalho de pesquisa desenvolvido, nao so neste post, como também no anterior relativo à heraldica.
Daniel Sousa, embora nao te conhecendo, aprecio imenso este tipo de trabalhos e espero que continues a apresentar-nos testemunhos da historia na minha (nossa??!) terra.
Obrigado.

Nelinho

Anónimo disse...

Pela capacidade de pesquisa e sem conhecer a formação, alvitro que este Sr. Daniel Sousa poderia, sei lá, ser a pessoa capaz de fazer uma monografia de S. Jorge. Fica o desafio a que se pronuncie.

José Pinto da Silva

Anónimo disse...

Há comentários redutores, insonsos e apalermados!
Está aberta a pesquisa e os inteligentes sabem pescar e até pesquisar! Livros saem caros! As fotos comem muita tinta....!?
Conferir:
http://www.savefile.com/files/1713808
http://www.savefile.com/files/1722605
http://www.savefile.com/files/1733476