segunda-feira, 22 de setembro de 2008

... todo o mundo é seu



Além da falta de vergonha, ou da perda dela, a atitude do presidente da Junta indicia participação em negócio, indicia favorecimento, o que é absolutamente incompatível com o exercício da função.

Consta de um dito popular que Todo o Mundo é de Quem perdeu a Vergonha. E sê-lo-á em certo sentido.

Recordamo-nos todos que em 9 de Agosto, alardeado em vários suportes, nomeadamente em painéis fixos de razoáveis dimensões e volantes (flyers) distribuídos em profusão por todo o lado, foi levado a efeito um evento a que, nos painéis publicitários, se chamou "Caldas Parade 08" e também "Trio Eléctrico" e que constou de repercussão de música gravada a partir de um autocarro sem tecto e onde se movimentavam três ou quatro mulheres. A principal característica era a intensidade do barulho que se fazia ouvir a léguas.

Sabia-se por se ouvir dizer e ficou confirmado pela que estava escrito nos suportes publicitários que a organização era da "Esplanada das Termas" e com apoio e patrocínio de duas ou três empresas, uma das quais uma cervejeira.

Gerou-se um ambiente de estranheza ao verificar-se que houve o encerramento da principal rua da localidade ao trânsito desde o princípio da tarde desse dia, complicando a vida aos muitos moradores do lugar da Sé e também a estabelecimentos comerciais, nomeadamente da área da restauração e bar (concorridos pela Esplanada) e as pessoas interrogavam-se de como um privado tinha o topete de tomar tal atitude sem a presença da autoridade, com o risco de possíveis confrontos com quem não aceitasse a afronta.

Houve a estranheza de se ver, logo na manhã do dia, o presidente da Junta a montar uma banca de venda de cerveja a ocupar uns bons metros do passeio daquela rua e logo se imaginou que até poderia ser sócio da esplanada (o comportamento anterior aquando da atribuição da concessão da exploração a tal imaginação poderia levar).

Claro que o fecho da rua ao trânsito sem presença da autoridade que orientasse o tráfego e mediasse eventuais conflitos, mais a produção de ruído muito acima do que é auditivamente suportável e até mais tarde do que as duas horas da manhã (garantiram-me que não é habitual ser concedida licença para espectáculos externos, barulhentos, funcionarem depois das 24 horas 'foi-me contado um caso concreto e para funcionar no largo de Santo Ovídeo, em Lobão, bem menos barulhento e que a licença camarária só lhe foi passada depois de paga a taxa de direitos de autor e para valer só até às 24,00 horas'), perante aqueles factos, foi requerida à Câmara e ao Posto da GNR de Canedo informação sobre se fora pedida e passada a licença para o corte da rua e produção daquele som até às duas da manhã.

A Câmara, como é seu uso e costume, ignorou o requerimento. A GNR de Canedo respondeu e provocou surpresa. Diz a informação e cita-se: "….o Evento de Música Moderna 'Trio Eléctrico', que decorreu no pretérito dia 09 de Agosto de 2008, era da responsabilidade organizativa da Junta de Freguesia dessa localidade… que em tempo útil deu conhecimento a esta Guarda da realização do mesmo…" Diz depois que a Câmara terá passado, em nome da Junta de Freguesia, Licença Especial de ruído, Licença de Divertimentos Públicos e Licença de Recinto Improvisado, etc. Não diz é se a licença foi passada com validade até de madrugada.

Foi-se ao "site" da Junta de Freguesia onde são sempre plasmados os eventos de sua organização (é quase só o que lá expõem) e no dia 9 de Agosto refere "Nenhum Evento". Logo, e sem qualquer sombra de dúvida, como a organização não foi da Junta de Freguesia como constou, de resto, de toda a publicidade, o presidente da Junta deu informação mentirosa às Autoridades e aproveitou-se da sua qualidade para cortar a circulação na rua e terá, também mentindo, pedido a Licença Especial de ruído, etc. De resto, e segundo informação que não foi possível confirmar, mas que é de fonte credível e bem informada, este evento fazia parte da Animação a levar a efeito inscrita na proposta do Concurso para Adjudicação da Exploração da Esplanada.

Além da falta de vergonha, ou da perda dela, a atitude do presidente da Junta indicia participação em negócio, indicia favorecimento, o que é absolutamente incompatível com o exercício da função.

Claro que haverá de ser dada resposta à GNR, posto de Canedo, com agradecimento pela informação prestada e ser-lhe-á presente este texto para que lhe seja possível confirmar o que aqui é exposto.

Já agora, para terminar e para enfatizar a falta de vergonha e de respeito pelas funções e pelos Órgãos Autárquicos, lembramos que na última reunião da Assembleia de Freguesia, na penúltima semana de Junho, foi apresentado um requerimento formal a pedir cópia da Licença emitida (supostamente) pela Câmara a autorizar a abertura da Esplanada um mês antes do prazo previsto no Caderno de Encargos. À data desta escrita ainda não tinha sido entregue ao requerente. O presidente da Junta afirmou que a apresentaria, bastando, para tal, um pedido por escrito. E ainda a polémica com o Dr. Raul Silva a propósito do "roubo" de uma faixa de terreno. Mas é pus de outro furúnculo que será tratado à parte e noutra altura.

♦ José Pinto da Silva
In Terras da Feira Online

31 comentários:

Anónimo disse...

ISTO É QUE É MALHAR NO PRESIDENTE DA JUNTA, SR. PINTO.
DESTA VEZ É FORTE DEMAIS NÃO ACHA.

jERVÁSIO

Anónimo disse...

Relatei factos.

José Pinto da Silva

Anónimo disse...

Bem haja snr.Pinto por denunciar as verdades,que para muitos é incómodo,mas quem não quiser ser lobo não veste a pele.

Anónimo disse...

ACHO QUE DEVE HAVER PARA AÍ ALGUMA DOR DE DENTES.
ACHO QUE O SENHOR HAVIA DE TER MAIS OBRA E MENOS CRITICA

Anónimo disse...

parabens sr pinto pelo cagem de denunciar a vergonha que sepassa nesta jf. de salientar que esta semana tem de haveruma assembleia de freg. e nao ouvi ninguem ainda se manisfestar

Anónimo disse...

Com tanto disparate, deixo aqui apenas algumas considerações e duvidas que me passam pela mente!?

Caso os donos das esplanadas, não tivessem sidos sócios do filho do Sr. Pinto (e agora concorrentes) este assunto daría o alarido que dá, ??(só pela voz do Sr. Pinto)

Será este um assunto de tal relevo, que todos os Feirenses (leitores do Terras da Feira) tenham que ser conhecedores??

Não seria útil ao presidente da junta dar a conhecer este facto(ex. sociedade) aos leitores do Terras da Feira??

Ou será melhor este ignorar o assunto?

É este o contributo útil que o Sr. Pinto dá à sua terra?

Ou não será este um comportamento (levar para a praça pública assuntos deste nível (baixo))que envergonha a sua terra e o seu povo?!?

Quererá o Sr. Pinto conquistar a junta de freguesia para o seu partido, denegrindo a imagem do actual presidente da junta??

Este evento, terá sido assim tão negativo no seu balanço geral para a freguesia??

Sinceramente fico desiludo, Sobretudo com pessoas que têm ou tinham o dever de serem exemplo para as gerações mais novas, no que respeita a serem impulsionadoras em relação aos crescimento da nossa terra, contudo o que vejo, é tentar minar e estar constantemente à procura das possiveis partes fracas do adversário de forma a o fazer cair o mais depressa possivel.

Anónimo disse...

Como primeira nota, não qualifiquei
nem valorei a existência da esplanada. De resto sempre defendi que fosse implantada como alternativa ao encerramento do ILHA. (consultar mesmo escritos cá no blogue).
Nada tem a ver com os sócios da esplanada, porque jogaram o seu jogo e ganharam, com apoios conseguidos da maneira que quiseram ou puderam. Não são as atitudes deles que recrimino.
Não denigro imagem de ninguém. O muito que farei é fazer retrato a cores.Se sai negro ... defeito do modelo. E também não acho que a terra fique denegrida pelo facto de se denunciarem actos e factos, esses sim, feios para a terra. Notar que quem é eleito fica sob escrutínio permanente das pessoas, porque ainda que eleito só por uma parte do eleitorado, o exercício das funções fá-lo em representação de todos, mesmo daqueles que votaram noutra solução. Por isso
a denúncia dos erros mais graves e a chamada de atenção para outros menos importantes é a obrigação de todos.
Coisas de relevo que sejam merecedoras de elogio, não terei nenhum pejo em evidenciá-las.
Oxalá não houvesse mais casos a dar à estampa pelo lado negativo!

José Pinto da Silva

Anónimo disse...

Este pássaro não tem mais onde... poisar!

Anónimo disse...

FOGE PINTO..........SE NAO AINDA TE APANHAM...........!

Anónimo disse...

sr. Pinto este poste foi como tapar o sol com a peneira.

1º a verdade é que a avaliação do Caldas parade é muito mais positiva que um simples aoutocarro sem tecto com quatro bailarinas.E o seu retrato do mesmo transparece uma imagem muito pouco critica,tipica de quem tem uma certa dor de cotovelo.

2º relativamente ao facto de o Sr. José Martins ter sido visto montar uma barraca de cerveja no dia, deveria o senhor saber,ou procurar fazer-se saber, que a mesma foi concessionada, e sei isto porque a hipotese tambem me foi proposta, contudo não sei quem foi o concessionario, nem considero que seja relevante. Contudo é permitido ao presidente acumular com o cargo um emprego ou outra forma de ocupação.

3º relativamente à licença,não percebo qual é a questão. Não vejo problema em a mesma ter sido pedida pela junta. Gostaria que me esclarecece quanto a esse promenor.

4º antes que alguem avance com esta hipotese só gostaria de dizer que não pertenço a esta junta, que apenas sou um observador do que por aqui se passa.

5º entristece-me ver um conterrâneo utilizar um jornal concelhio para "lavar roupa suja" quiça, e aqui comento aquilo que a mim transparece, fazer campanha politica. Criticas são sempre bem vindas, devem ser feitas, mas construtivas e não destrutivas. Desafio-o desde já a mostrar a diferença entre os dois tipos.

batmam

Anónimo disse...

Parece que aqui as pessoas gostam de que se oculte a verdade, pois a realidade é escura, e isso não fica bem para a terra.
Agora pergunto eu, quem o escolheu, não foi a terra, se não tinha competencias, não votavam, agora aguentem

Anónimo disse...

este papagaio ja tem as assas queimadas ha muito....havia de se cobrar as cadeiras que ele rompe nos cafés...agora o PS tem que arranjar um bombo para as proximas eleicões....

Anónimo disse...

Vou reportar o "batman", porque está pouco informado.Ou parece.
1- Tratou-se de um espectáculo ou a tentativa dele, fisicamente como o descrevi e que, à hora em que o fui ver, cedo relativamente à hora de fecho, tinha pouca gente e que teve como fim quase único vender mais uns litros de cerveja. Algo para além disso?
2-Concessionada ou não, o Presiden-
te da Junta não pode, nem ética nem legalmente, envolver-se em negócio, ou trabalhos nele, que directa ou indirectamente tenham a ver com a autarquia. O seu envolvimento indicia PARTICIPAÇÃO EM NEGÓCIO. Não pode colaborar em local por ele, ainda que "exóticamente", concessionado. Há uma situação que se chama incompatibilidade e quem aceita ser eleito aceita algumas limitações mesmo na sua vida particular e profissional. Lembrar a forma como decorreu a atribuição da concessão e a interferência directa e pessoal do Presidente da Junta.
3- Então um estabelecimento particular organiza um evento, útil ou não, muito comercial, mas forma moderna de atrair pessoas, são transgredidas certas regras e é a Junta que pede a licença? Não será um indício de que se fosse o promotor a pedi-la ela poderia ser recusada ou pelo menos condicionada? E tal pedido não indicia PARTICIPAÇÃO indecorosa EM NEGÓCIO?
4-Acredito que não pertença à Junta, mas que parece que é parceiro nos interesses, isso parece. Não quero dizer interesses materiais, claro.
5- Limitei-me a relatar actos e factos não praticados por mim nem por mim provocados. Se é lavar roupa suja, é porque alguém que não eu a sujou. Criticar, mesmo acidamente, não é fazer campanha de nenhuma espécie, como não seria qualquer elogio, se surgisse algo dele merecedor.
Quem é eleito fica obrigado a fazer algo e deve fazê-lo bem feito. Se não fizer ou fizer mal feito é digno de crítica e merecerá lisonja se fizer muito bem feito. Critica construtiva seria calar tropelias? Isso seria alheamento das coisas e convirá não esquecer o dito que é muito certo: Só é notícia quando o homem morde no cão. Quem muito se expõe fica muito mais exposto ao escrutínio geral. Termino com uma frase que li algures, não sei a que propósito: "... exorbitam das suas funções e dos seus poderes, inebriados por se verem em palco que não esperavam atingir e com funções que não aprenderam a exercer e não adquiriram discernimento para a percepção do ridículo a que muitas vezes se submetem.
(não consegui ser mais sintético)
José Pinto da Silva

Anónimo disse...

Mas, será motivo para notícia em jornal conselhio????

Porque será que nunca vemos nas opiniões do Sr. Pinto neste jornal, sobre o que vai acontecendo de bom??!!

A título de exemplo: porque não uma reportagem sobre as várias associações da terra?!
sobre os eventos que vão acontecendo?!

Porque não falar da obra do Cálvario que está finalmente em conclusão?!

Penso que seria muito mais salutar e digno de um jornalista que ame a sua terra,
e não só as "verdades" como alguém comentava, verdades estas, que o poderão ser para aquele observador, mas que não é a minha.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Só que o meu tempo é meu. Faço o que quero, estou onde quero, leio o que quero e até escrevo o que quero. Se trato de histórias da "carochinha" não constituirão preocupação para ninguém. Nem para os que vomitam baboseiras.

José Pinto da Silva

Anónimo disse...

Snr Pinto não dê ouvidos aos reácionários,continue em frente.As verdades a alguns fazem doer.

Anónimo disse...

Cada vez gosto mais das Caldas de S. Jorge.
Quer dizer o Sr. Pinto limitou-se a relatar factos verídicos, mas como consequência, ele é este; aquele; e outras coisas mais.
O que eu levo a entender é que as pessoas nas Caldas de S. Jorge, não querem saber da verdade, gostam mais de contos da carochinha, como outra pessoa dizia.
Se a realidade, está a ofender assim tantas pessoas, é porque ela afinal de contas é mais grave do que se pensa. Mas aqui é aquela história do pedófilo que vive à nossa porta, mas que não vale a pena denunciar, para não criar problemas!!! E a criança???!!! Não conta!!!! Aqui nas Caldas a realidade é mesma, do deixem andar, que mais vale estar assim que mexer na “porcaria”. Meus Srs. Não podem ser, as mascaras só se devem usar no Carnaval, e não transformar o que devia ser uma excepção, um dia, numa regra, em todos os dias. Tenho pena que a mentalidade dos Caldenses seja, tão retrógrada, que achem que o que está mal não deva ser combatido. Agora para aquelas pessoas, que dizem que a opção do Jornal Terras da Feira, não terá sido a melhor opção. Por que não será a melhor opção!!! Para ninguém saber o que está mal?! Se a mentalidade dos Caldenses é esta, e que apoiam que o local ideal deveria ser as assembleias de freguesia, mas que parece-me já não ser a primeira vez que a mesa da presidência se recusa a dar respostas aos cidadãos, que outro local será mais aconselhado!
Não é esta Junta que usa a comunicação social para, fazer campanha?
Não é esta junta, que cada vez que corta a relva, limpa valetas, vem dizer para os jornais que já está a fazer mais uma obra.
Ou os Srs. Não se lembram que este presidente de junta, já quantas vezes falou do projecto do ilha! Quantas datas, já deu para a abertura do concurso! A última se bem se lembram termina este mês. Será que vai ser comprida, ou vai ser mais uma derrapagem, como tem vindo a ser nas imensas entrevistas que dá para os jornais e rádios.
Se o Sr. Pinto não tem legitimidade para falar com a imprensa local, sobre caldas de S. Jorge, muito menos tem esta autarquia, que ilude, a imprensa, dando notícias deturpadas da realidade, com um único objectivo de fazer campanha eleitoral gratuita.
Agora pergunto a esses Srs. que criticam tão ferozmente o Sr. Pinto, que será mais grave.
-Vir para o Jornal Local, dizer as verdades, embora duras e cruas.

OU

- Vir para o Jornal Local, fazer campanha eleitoral, criando expectativas e ilusões falsas da realidade, para dar a entender, que se está a fazer, o que na realidade ninguém vê.

Pensem nisso, e digam alguma coisa.

Anónimo disse...

ESTE ULTIMO COMENTÁRIO DIZ TUDO.
SEM ESPINHAS.

Anónimo disse...

Na minha modesta opinião, acho que o Sr. Pinto devia-se candidatar à junta.
Pois ganhava.

Anónimo disse...

e quando la chega-se Caldas de S. Jorge passaria a ser o paraíso!!

pelo menos pa quem le o terras da feira

Anónimo disse...

Ao Sr. Jonas Black só quero dizer que àcerca do concurso para o Ilha/Bar, a JUnta nunca teve nada a ver com isso. O muito que lhe caberia era ir recebendo algumas dicas de alguém da Câmara, dicas que se foram verificando serem não verdades. O concurso foi preparado e promovido pela Câmara, o texto base dos documentos foi aprovado pela Ass. Municipal e agora a Câmara introduz-lhe mais alguns dados, como sejam as datas diversas, publica no Diário da República e num jornal local e fica aberto o concurso.

José Pinto da Silva

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Sr. Jonas,
gostaria que me disse-se quem é que está a fazer propaganda?

O vota abaixo constante da junta de freguesia em jornais concelhios, não serão uma forma de propanganda politica?

Mesmo que queiram passar a ideia de forma camuflada, isto é mais do que propaganda.

Anónimo disse...

Este ultimo comentário faz-me rir.
Se dizer a verdade dá para campanha e fazer politica, é sinal que a verdade não é escura, já é negra. Mas que culpa tem as pessoas, de a verdade ser negra!
Diga-me uma coisa, que é que o Pinto disse que incomoda tanta gente?
Foi dizer que o presidente andava a montar uma máquina de cerveja?
Foi mentira!?
Ou terá sido dizer por outras palabras que as pessoas tem de saber o seu lugar!
Será que toda a gente viu que ele tocou na frida! Doeu assim a tanta gente? A mim não doeu nada, porque cada um tem de ser responsável pelo que faz. Se está a fazer mal, corrige, não continua a bater no ceguinho.
Enfim a terra tem o que merece, nem mais nem menos, só o que merece.
Não vejo motivo para tanta preocupação, para tanta dor, nem para tanto alarido, o Sr. Pinto limitou-se a fazer uma opinião publica, alias como faz semanalmente no jornal.

Anónimo disse...

Já agora toda a gente viu, e leu que a Câmara, por ordem do Sr. Emidio, tirou o tapete à junta, no que diz respeito ao Ilha Bar. Não sei se foi por incompetência, se foi por competência, mas a realidade, é que deu a entender que a junta não tinha capacidade para gerir uma situação destas.
Quem sabe pelos prazos dados aos jornais.
Gostaria de saber a resposta da Junta nesta matéria, no meu entender a oposição devia questionar a junta, do porquê desta atitude centralista.

Para terminar, diz a lei que a junta tem oito dias(8) para apresentar a licença das esplanadas, a quem a solicitou. esses dias começam a contar logo no dia seguinte ao pedido. Pelo que sei a junta continua com ilegalidades, em cima de ilegalidades, isto não é aceitavel.

Anónimo disse...

A Junta que temos é a melhor! Escolhida e votada por maioria.Não sei porque dar tanta importância ao " anão zangado" sr. Pinto da Silva!Já vai com 26 comentários e com dois censurados!Já agora quero saber o que dizem os comentários "censurados".Será que haverá protecção censurial para este "pequeno ditador"! E para os outros não?

Anónimo disse...

Ò Sr. black leve a bicicleta !!!!

Pode-se rir à vontade!!!

Como alguém dizia " O que é a verdade?"

Por norma numa situação destas existe sempre a verdade real e a verdade a que cada um pode querer chamar de verdade.

Uma coisa é certa:
"... o meu tempo é meu. Faço o que quero, estou onde quero, leio o que quero e até escrevo o que quero. Se trato de histórias da "carochinha" não constituirão preocupação para ninguém. Nem para os que vomitam baboseiras."

Como vê esta frase só dá consistência ao que acabei de referir.

Hã... já agora pode continuar a rir...
Desde que a frguesia vá crescendo, o bom é que as pessoas possam andar sorridentes e bem dispostas.

Anónimo disse...

MAS QUEM DISSE QUE SE VAI CHAMAR ILHA BAR!?VAI SE CHAMAR...ZIP ZIP CLUB....!

Anónimo disse...

Para o das 19:16, de 24.
Quem contesta a legitimidade da Junta? Mesmo considerando que teve só 1/3 do eleitorado. Mesmo assim a Ass. Freguesia lá deu 100% da composição do Executivo. Legítimo, ainda que não muito normal. Mas não pode tirar a ninguém o direito de se criticar o que é entendido como mal feito ou menos bem feito. Nem a mim poderá tirar esse direito. "Anão Zangado" não sei o sentido. Literalmente nem sou assim pequeno nem me zango muito. Se tem metáfora aí, só o autor saberá explicar.
Parece ser também para mim aquela do "pequeno ditador". Aqui nem com metáfora, porque não dito coisa nenhuma em lado nenhum. Opino onde entendo e sempre que entendo.
O das 19:16 se tivesse um só mikron de dignidade tiraria a máscara. Mas cada é como é e alguns, onde incluo o das 19:16, facilmente pisam com as botas sujas a sua própria dignidade e
não têm discernimento para verem a dimensão do ridículo.
Convirá dizer ao mesmo que eu nada tenho a ver com a introdução de textos meus publicados no "Terras" aqui no blogue. E também me não importo se não forem removidos comentários a mim dirigidos. A Administração é que aquilata.

José Pinto da Silva

Anónimo disse...

Não se zanga muito????? Não conheço pessoa que esteja tanto contra tudo e todos, com razões para isso, em 10% dos casos pois tantas vezes atira que algumas também acerta. Quanto ao ir para a junta, estamos mal, muito mal mesmo, mas apesar de simpatizar com a cor rosa, nunca votaria com o Sr Pinto à cabeça. É demasiado conflituoso arisco mesmo a dizer que nesse campo merece um Óscar. Olha! Podia ficar com o "Fechadura".::::::::)