segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Exposição de pintura: "Presenças - o elogio da revelação"

Exposição de pintura: "Presenças - o elogio da revelação"

Esta exposição está patente até 23 de Novembro e pode ser visitada de segunda a sábado, das 12h00 às 23h00 e domingo das 15h00 às 23h00.

Curriculum (Biografia)

Rui Alexandre Lopes de Sousa nasceu a 12 de Maio de 1981 na freguesia de Caldas de S. Jorge, Santa Maria da Feira, onde até hoje reside.

Em 1999 terminou o Curso Geral de Artes do Ensino Secundário na Escola Secundária de Santa Maria da Feira, tendo ingressado nesse mesmo ano a licenciatura em Design de Equipamento na Escola Superior de Artes e Design (ESAD), Matosinhos.

Antes de terminar a licenciatura (2003) participou no Programa Internacional de Mobilidade ERASMUS sendo a Hogeschool Antwerpen (Antuérpia – Bélgica) a instituição de acolhimento. Aqui desenvolveu o curso de Desenvolvimento de Produto/Design Industrial.

Em 2004 realizou estágio profissional como Designer de Equipamento no Grupo BÉBÉCAR. No mesmo ano iniciou actividade lectiva, que pratica até ao momento. Em diversas Escolas Secundárias do Ensino Público leccionou disciplinas como Educação Visual, Educação Tecnológica, Formação Cívica, Área de Projecto e Desenho e Geometria Descritiva B.

Em 2006 iniciou o Doutoramento em Desenho pela Facultad de Bellas Artes da Universitat Politècnica de València (Valência – Espanha), tendo já adquirido o título de Especialista Universitário em Desenho e suas Técnicas de Expressão.

Habilitações Complementares
Ainda enquanto estudante do Ensino Secundário frequentou diversos cursos/ateliers de Verão nas áreas de desenho/pintura, serigrafia e fotografia, promovidos pelo Fórum das Artes do Museu Municipal de Santa Maria da Feira.

Em 2005 realizou a formação “Laboratório de Projectos” desenvolvido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. No mesmo ano também obteve formação intensiva em Design Gráfico, Tecla (Porto). Em 2006 efectuou duas formações promovidas pela APROGED, “Experimentações do Ver” (Escola Secundária Pluricultural Francisco Rodrigues Lobo, Leiria) e “Experimentações da Percepção” (Museu Nacional Soares dos Reis, Porto).

Prémios e Distinções
Em 1997 ganhou o 1º Prémio Postal de Natal para o Centro de Formação de Professores de Terras da Feira.

Em 2001 conquistou o 1º Prémio de Design de Equipamento do concurso Jovens Artistas ’01 (Santa Maria da Feira), com a obra “Roti”.

No mesmo ano, participou em parceria com João Real no concurso Prémio Internacional de Design, parte integrante do Prémio de Pintura Augusto Gomes (Matosinhos). Foi-lhes atribuído o 1º Prémio de Design de Equipamento com a obra “O Cabidela”.

Com o projecto “CFF – Cork for Future”, acompanhado por Daniel Oliveira e João Real, em 2005 ganhou o 1º Prémio EMPREENDEDORES XXI, promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e orientado pela SETEPÉS.

Em 2008 foi-lhe atribuída uma bolsa complementar de Doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia – Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (FCT - MCTES).

Participação em Projectos
Em 1999 participou em dois projectos colectivos desenvolvidos em Santa Maria da Feira. Dois grandes cenários para a peça de teatro O Bailarino Santo – Vencedor de Obstáculos (Cine-Teatro António Lamoso) e um mural em mosaico A Arquitectura do Ferro neste Século (Escola Secundária Santa Maria da Feira).
Já durante a licenciatura, entre vários workshops, colóquios e projectos salientam-se algumas participações. Projecto colectivo da ESAD para PORTO2001 – Capital Europeia da Cultura com uma intervenção arquitectónica; Exposição Jovens Artistas ’00 no Museu Convento do Loios (Santa Maria da Feira) e Workshop ADSL – Mobility and Safety in City Traffic (Antuérpia - Bélgica).

Promoveu e orientou ateliers de pintura anuais para professores, alunos e funcionários nas escolas onde leccionou. Desenvolveu também, nestas e noutras escolas, actividades como designer gráfico de eventos e/ou campanhas. Foi também responsável pela intervenção de imagem em salas de aula e/ou espaços comuns. Destaca-se o mais recente mural da Escola de Caldelas nº 1 – Caldas de São Jorge (2008), em colaboração com Estela Pereira.

Em 2003 foi co-fundador e designer do ATELIERPRONAN, Porto.

Em 2005 participou no Projecto Escola Viva promovido pela Associação Sócio-Cultural dos Deficientes de Trás-os-Montes. Também neste ano teve obras expostas no Novos Criadores ’05 (São João da Madeira) e Aveiro Jovem Criador 2005 (Aveiro).

Co-fundador, sócio, designer e programador de eventos da DESIGNLOCAL – Associação Cultural (2006, Santa Maria da Feira). Dentro do âmbito dos projectos desenvolvidos pela DL destaca-se o 2nd Skin – Cork Jewellery (em parceria com a ESAD e com o apoio da Câmara Municipal de Santa da Feira e a Corticeira Amorim), exposto na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, em Maio de 2007, e que entretanto percorreu outros países da Europa.

Durante três anos foi júri de avaliação no Carnaval das Termas (Caldas de São Jorge) a convite da Comissão Organizadora do Carnaval das Termas.

Ao longo da sua carreira tem desenvolvido vários projectos de design gráfico desde capas de revistas (Revista de Turismo & Desenvolvimento da Universidade de Aveiro), logótipos e imagem corporativa (particulares e associações).

2 comentários:

Anónimo disse...

publiquem uma foto,deste genio.
para se divulgar a sua imagem.

Anónimo disse...

Tive a oportunidade e o gosto de estar presente na inauguração da exposição e apreciei com os olhos que tenho e a minha sensibilidade para as expressões. Gostaria de poder comentar tecnicamente a arte, a utilização de cores e reflexos. Ficaram-me os olhos nalgumas daquelas obras que me agradaram profundamente. O Rui é um jovem e, se o trabalho dele tem porventura imperfeições, por certo que as irá eliminando e haverá de ser projectado para mais largos voos. Bem andou a Câmara em ter patrocinado esta exposição.

José Pinto da Silva