sábado, 8 de novembro de 2008

CONTENTORES - Apenas 10 Perguntas!!!


Pelo que se conseguiu apurar, poderá não estar completamente assegurada a instalação dos “CONTENTORES” da Brisa na “Urbanização da Colina”.
Efectivamente, sabe-se que a empresa promotora da urbanização fez já chegar aos responsáveis camarários, a sua posição em relação à iniciativa promovida pela Junta de Freguesia.
Relembra-se que a Junta de Freguesia, a troco da beneficiação de algumas pavimentações de ruas, pretende que o terreno público, existente na Urbanização da Colina, venha a albergar um vasto número de contentores onde funcionarão(iam) os escritórios da Brisa no apoio à futura construção da A32.

Este é um daqueles casos que, sinceramente, merece uma ampla discussão. Pensamos até que seria motivo para ser marcada uma assembleia de freguesia extraordinária uma vez que está em causa a utilização de um terreno público bem como a existência de eventuais contrapartidas para a freguesia.

Por isso, deixamos no ar as seguintes questões:

1- Sendo o terreno em causa um espaço destinado a equipamentos públicos, será possível admitir uma utilização diferente da prevista?
2- A Câmara deu autorização?
3- Caso isso venha a acontecer, não será um caso em que os anteriores proprietários podem requerer o direito de reversão?
4- A Junta de Freguesia terá legitimidade para assumir contratos de concessão daquele terreno público?
5- Caso sejam lá instalados os contentores, para onde irão os esgotos?
6- Como reagirão os potenciais compradores de lotes ou de habitações naquele urbanização? Será positivo conviver lado a lado com contentores e estaleiro durante 3 ou 4 anos (ou mais)?
7- Não haveriam outros terrenos disponíveis, em locais com menor impacto?
8- A Junta não possui terrenos?
9- As estruturas partidárias e os seus eleitos na Assembleia de Freguesia não dizem nada?
10- A população de Caldas de S. Jorge não merece saber o que esta em jogo com este súbito interesse pela freguesia?

Sendo certo que nenhuma das estradas a construir passará por Caldas de S. Jorge, aguardamos a posição e a decisão dos decisores.

21 comentários:

Anónimo disse...

A primeira falha neste processo é
a falta de informação por banda de quem interveio no caso. Mas.. está todo o mundo habituado a que a Junta de Caldas de S. Jorge "não tem satisfações a dar". Quanto à situação do terreno em matéria de propriedade, não imagino. Admito que o processo do loteamento diga que o lote tal ou lotes tais ficarão do domínio público, isto é, de propriedade de quem autorizou o loteamento. Se carece de escritura pública ou não, não sei. É assunto a dirimir ente loteador e Câmara.
Pergunta-se quem firmou contrato com a Brisa? De certeza que a Brisa não iniciaria as obras sem um documento escrito a autorizar e a determinar em que condições: renda e outras contrapartidas. Ouvi que a Câmara não delegou por escrito na Junta (procuração ou equivalente) e que terá, de boca, dito à Junta que autorizasse. Estou curioso por saber o texto desse "contrato" e quem o subscreveu.
Pelo que sei, os "contentores" tem um muito bom aspecto, pelo que não poluem visualmente. Por aí não virá mal ao mundo. Nem sequer a movimentação causará grande incomodo. Contactei escritórios idênticos da Brisa noutras obras.
Esgotos, ouvi que será ligados à mesma rece onde ligaram os blocos de apartamentos lá mais acima. Estranho é que as vivendas que estão a ser construidas no loteamento não possam fazer o mesmo. Parece que têm sido os donos obrigados a abrir fossas. Se calhar, questões entre Câmara e loteador. Não imagino.
ESpero que a próxima Ass. Freguesia force o Presidente da Junta a pôr tudo ao claro. A menos que .....? parece ser firme que o Presidente da Junta haverá de ser o candidato pelo PSD nas próximas!!
Terá por isso o beneplácito do actuais membros PSD na Assembleia?
Saber-se-ão mais coisas. E,como diz o povo, depois que se viu um porco andar de bicicleta, que mais se poderá esperar?

José Pinto da Silva

Anónimo disse...

olha pá o que é que significa, todos os direitos reservados?!
Deves ter descoberto o ovo de colombo...
Na Net tu não és dono de nada, se não percebes isto fecha a tasca de vez e não te armes em Primadona.

Anónimo disse...

melhores cumprimentos ,

Acho importante esclarecer , e julgo falar em nome da maioria dos comentadores deste blog que a empresa "Brisa" é bem-vinda às Caldas de S. Jorge assim como todos os funcionários que a representarão durante os tais 3 ou 4 anos em que aqui permanecerão. Não fiquem por isso mal impressionados .
Estou certo de que tudo será feito para os receber condignamente e mesmo a questão dos esgotos será convenientemente resolvida apesar de se encontrar na zona intermédia de influência da Salvaguarda das àguas das Termas .

A questão aqui levantada pelo Blog e essencialmente política .
È um facto que as Assembleias de Freguesia não teem sido muito esclarecedoras quanto aos diferentes projectos em que a autarquia está envolvida e isso não se deve à falta de interpelação dos partidos ali representados , bem pelo contrário . Deve-se ( em minha opinião ) à uma predisposição natural do executivo em não prestar esclarecimentos convenientes e atempados originando "post's" desta natureza e dando inclusivamente origem a suspeições a meu ver infundadas ( pelo menos até prova em contrário ).
Desde que vi dois porcos a andar de bicicleta e um rato ventriqulo já nada me surpreende.

A ser verdade a possível nomeação do actual presidente da Junta como futuro candidato PSD ,( só este assunto dava um "post" inteirinho ) então é porque os responsáveis do partido , pelas nomeações , andam mesmo "a comer de sono" que é como quem diz cometem um erro de palmatória .
Desde logo porque teem à disposição um conjunto de nomes na freguesia ( Alexandre Pinto e equipe entre muitos outros ) capazes de elaborar e defender um projecto político a 4 anos .

Depois porque a base de sustentação do projecto Futuro Já , dá indícios de começar a esboroar-se . Na última Assembleia de Freguesia desistiram 3 elementos da lista alegando motivos profissionais. Depois porque o encerramento das Pedreiras esvaziou de conteúdo a Associação de Moradores de Arcozelo sendo previsível que os votantes retornem a sua orientação de voto original , não havendo portanto nenhuma mais valia para o partido com esta nomeação . Depois , o desgaste natural da imagem do Sr José Martins como líder que começa já a ser notório .
Estas e outras razões fazem-me supor que seria um erro de estratégia grave , nomear o actual presidente da Junta como candidato PSD .

Ou como diria o Ilustre Paulo Fontes se fosse questionado sobre a política cá da terra :

"...Hoje não me apetece."



Cumprimentos

Bettencourt

Anónimo disse...

Talvez possa sugerir ao Sr. Bettencourt que tente marcar uma entrevista ou com o "Midinho" ou, se conseguir, com o lider da distrital do PSD. Talvez colha informações actualizadas, ou alguns bluffs.

Pinto da Silva

Anónimo disse...

tá tá tá tá é o que a oposição ao sabe dizer.
Dói muito o cotovelo, mas não adianta porque vai continuar a doer
e por este andamento nas próximas a ainda vai doer mais.
Continua MARTINS porque o que tens e que continuar a fazer obra na freguesia e não andar a perder tempo com os parasitas desta freguesia e um charlatão que apareceu por cá nos últimos tempos.
Viva o Futuro Já, Viva o MARTINS

Anónimo disse...

O QUE SE PASSA COM ESTE CASO DOS CONTENTORES DA BRISA É MAIS MA TREMENDA FALTA DE RESPONSABILIDADE DA ACTUAL JUNTADE FREGUESIA E DO SEU PRESIDENTE.
INFORMEI-ME JUNTO DE QUEM SABE E É VERDADE QUE O TERRENO SE NÃO FOR UTILIZADO PARA O FIM QUE ESTÁVA PREVISTO PODE VOLTAR PARA A POSSE DOS ANTIGOS DONOS.

ISTO É ABUSO DE PODER DO ACTUAL PRESIDENTE DA JUNTA.

O PRESIDENTE DA JUNTA ESTÁ A TENTAR TAPAR OS OLHOS DOS ELEITORES MAS NÃO VAI CONSEGUIR.

SE A OPOSIÇÃO FIZER O SEU PAPEL ELE PODERÀ ATÉ PERDER O MANDATO.

Anónimo disse...

Concordo com o Administrador do Blog.
E embora, comungue ainda de alguns pontos de vista do Sr. Pinto da Silva e do Sr. Bettencourt, entendo que o que está causa não é uma questão política. É sim uma questão de Bom senso. Ou a falta dele.

É evidente que os homens daBrisa podem ficar em qualquer freguesia.
Mas também é verdade que deve ser escolhido um local menos nobre para se instalarem os contentores. Contentores são contentores.

Os esgotos também são importantes. É que se eu não pude fazer a ligação da minha casa à rede e agora eles ´já o farão sem qualquer tratamento.

Aquilo era um terreno destinado a equipamentos públicos. O ps até prometeu fazer tudo para lá instalar um noo centro de saúde.

Mais uma vez o presidente da junta pensa que é tudo a direito.
Mas não é. ELE EST´´A ENGANADO.

Ele que gastou todo o dinheiro que havia em caixa desde o último executivo, agora está a ficar desesperado.

Ele deve prestar contas.

A Oposição (Se é que existe) que leve isto até Às últimas consequências.

Não podemos deixar que os contentores ocupem um terreno que é de todos.

Se aquilo fosse bom era instalado noutra freguesia.

Quanto ao Martins sr candidato pelo PSD, só se os membros do PSD não tiverem vergonha na cara.
Será a maior palhaçada dos ultimos anos nas cALDAS.
É só interesses obscuros.

Rui

Anónimo disse...

Com franqueza que não sei se o processo de loteamento ou qualquer outro contrato impões que os lotes entregues ao domínio público têm utilização condicionada (equipamentos públicos). Casos houve em que lotes recebidos assim foram vendidos e passaram a ter o mesmo estatuto que os outros. Casos desses cá em S. Jorge foram alguns.
O que mais me choca é a falta de informação sobre todo o processo. De resto, se terreno vai estar desocupado até às calendas, não será grave se for cedido por arrendamento ou empréstimo para um
fim que até pode dar contrapartidas, se as coisas forem conversadas. Esta história de conversas e negociação não srá a grande especialidade deste executivo. E quanto à apresentação do equipamento não deveremos ter receio porque não destoarão.
Tudo isto sem prejuizo de que se dirimam as questões entre loteador e Câmara.
José Pinto da Silva

Anónimo disse...

Não sei bem qual o trajecto da A34.
Pois já teve várias configurações
E não sei se ainda ficará por aqui!
O que é certo é que vai fazer! Ainda bem.
Parabéns à BRISA que assume a construção da mesma!
Bem vinda é a BRISA
e o seu pessoal a Caldas de São Jorge!
A colocação de contentores é sempre temporária!
Há sempre meio de se tornar o seu aspecto ecológico
Ambiental, bonito e alegre!
Depois vão embora
Ou ficam para outras iniciativas!
Se a A34 vai interligar com a A1
e outras rodovias desta zona nomeadamente
com Castelo de Paiva,
Arouca, Vale de Cambra, Espinho,
Oliveira e Azeméis e São João da Madeira
e ligação imediata a Valongo, Gondomar e Paredes.
Isto é uma mais valia, um maior desafogo do trânsito que estrangula no Freixo
e na Arrábida já que a Ponte do Infante
é mais para uso interno do Porto – Gaia.
E para quem vem do Sul ou Centro do País
Já lhe evita a vénia ao Dragão
E ao Palácio Cristal mesmo à distância!
A Ponte em Porto Carvoeiro – Canedo ou outro local
ou uma outra ponte alternativa sobre o Douro
são mais que necessárias!
Não se justifica que um trajecto entre São João da Madeira
Paredes demore uma hora e trinta minutos, na melhor das hipóteses
quando pode demorar cerca de trinta minutos!

Anónimo disse...

Dizem que os da BéBécar já cederam ao Martins.
Pois ele disse que era pequenino mas que ia por os da bebecar no sitio. O martins é o maior.

Anónimo disse...

Chegou-me a indicação de que a Câmara terá dito à Junta que teria de tentar convencer o loteador a não contestar a cedência do espaço à Brisa, porque de contrário a instalação não seria autorizada.
Tratando-se de uma ocupação temporária (não sei por quanto tempo) e sabendo-se que a mádio prazo nada ali será edificado, acho
que deveriam ser dados passos no sentido da autorização. Mas ... manda quem pode.

José Pinto da Silva

Anónimo disse...

A BRISA fica nas Caldas de São Jorge. A população agradece e pede desculpa por qualquer inconveniência ou mal entendido.

Anónimo disse...

Parece que a Brisa vai ficar instalada no loteamento da Laurel, é sabido da "guerra" entre BÉbécar e laurel, isto é mais umas achas para a fogueira.
Pelo que sei a Junta vai ter que pagar os custos à Brisa dos gastos já efectuados, dizem que é superior a 5.ooo€, se isto não é razão para uma assembleia extraordinária o que será?

Anónimo disse...

Este contrato deve ser claro, e se existe alguma oposição, devia imediatamente marcar uma assembleia de freguesia. Já se sabe que o psd está com o martins, por isso só resta o ps. Para que é que existe os elementos da assembleia, não é para isso.

Anónimo disse...

A Câmara tirou desta vez o tapete ao Martins, obrigando-o a demonstrar que anda a fazer muitas asneiras. Que é feito da oposição?
Será que ninguem pergunta nada?
Será que ninguem quer saber?
Será que estão a fazer alguma coisa na assembleia de freguesia?
Será que ninguem quer saber das contrapartidas?
Será que ninguem quer saber quem, e quanto vai ser idmnizada a Brisa, pelos erros da Junta?

Anónimo disse...

Já agora podiam-me informar que porcaria é que estão a fazer na rua principal da freguesia, mesmo enfrente à cervejaria nobrega?
Aquilo é uma vergonha, tirem aquela porcaria de lá que mete nojo.

Anónimo disse...

REALMENTE, SE AINDA FOSSE UM GRADEAMENTO, AGORA RAIDES VELHOS E SEM ESTÉTICA NENHUMA, SÓ MESMO DE QUEM NÃO TEM GOSTO PELO TRABALHO, NEM PELA FREGUESIA. ISTO É O QUE CHAMO MUITO E FRACO TRABALHO.

Anónimo disse...

É logico que só quem tem falta de visao é que propoe a instalação de um estaleiro numa zona nobre ou numa rua principal de acesso ao centro de uma frguesia.
Fizeram muito bem os da bebecar e a camara em não aceitar aquela vergonha. A junta mais uma vez meteu a pata na poça.
O povo será sereno e saberá escolher.

Anónimo disse...

Ao anónimo anterior:
Não sei se será mesmo assim!?

Anónimo disse...

ao anónimo das 00.03 - Vergonha é o centro da vila com a fabruima a cair, vergonha é o ilha bar ao abandono, vergonha é as crianças do Jardim da Igreja não terem um parque exterior para brincarem, vergonha é o que vem hoje no Kouzas e Louzas que as termas fizeram, agora aqueles contentores serem uma vergonha?? Aqueles contentores podem trazer muita vida e desemvolvimento a esta vila, consumo...

Anónimo disse...

ta-se mesmo a ver que só comenta a favor dos contentores os zé das festas e o zé sucateiro.
o apelido deles diz tudo.