domingo, 14 de dezembro de 2008

Tentem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram …

Decorreu mais uma vez a Ceia do Natal do Agrupamento 901 de Caldas de São Jorge. Presentes todos os seus elementos. Desde os Lobitos a Caminheiros e Chefes!
Momento agradável de convívio e boa disposição.
De salientar a presença dos nossos convidados: Senhor Presidente da Junta desta Vila Termal,
Representantes dos Conselhos Económicos Paroquiais de Caldas de São Jorge
e de Cristo Rei da Vergada!
Importante referenciar o dinamismo, espírito fraternal e solidário do nosso Agrupamento 901.
De uma abertura aos outros exemplar pois conta no seu seio elementos várias proveniências: Santa Maria da Feira, Geão, Guisande, Lobão, Pigeiros, Sanguedo, Vergada!
Incluindo até crianças abandonadas
E de etnia cigana. Quem distingue uns e outros na fotografia
Uma maravilha!
Não somos assim tão maus e perniciosos como alguns sanjorgenses menos formados, malformados e malvontados … querem fazer passar em aleatória comunicação social! Chega ! Basta!
Há que consultar a Cartilha de Baden Powell : “Escutismo Para Rapazes” e outros.









Carta de despedida

"Escuteiros: Se porventura vocês tiverem visto a peça "Peter Pan", deverão estar lembrados de que o chefe-pirata estava sempre fazendo o seu "discurso de moribundo", porque receava que, possivelmente, quando chegasse a hora de ele morrer, não tivesse mais tempo para dizer tais coisas.

Acontece quase a mesma coisa comigo e, assim, e embora neste momento eu não esteja morrendo - qualquer dia destes eu morrerei - , quero enviar a vocês uma palavra de despedida. Lembrei-me de que será a última vez que vocês ouvirão minhas palavras. Portanto, pensem bem nelas. Eu tenho tido uma vida muito feliz e quero que cada um de vocês também tenha uma vida feliz. Acredito que Deus nos colocou neste mundo alegre para que sejamos felizes e para gozarmos a vida. A felicidade não provém do fato de ser rico, nem meramente de ter sido bem sucedido na carreira; e, tampouco, de sermos indulgentes para com nós mesmos. Um passo na direção da felicidade é o de tornar-se saudável e forte enquanto se é ainda um jovem, de sorte que possa vir a ser útil e, dest'arte, gozar a vida quando for homem.

O estudo da natureza mostrará a vocês quão repleto de coisas belas e maravilhosas Deus fez o mundo para vocês gozarem. Alegrem-se com o que receberam e façam bom proveito disso. Olhem para o lado brilhante das coisas, ao invés do lado sombrio delas. Contudo, a melhor maneira de obter felicidade é proporcionar felicidade à outras pessoas. Tentem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram e, quando chegar a vez de morrerem, possam morrer felizes com o sentimento de que, pelo menos, não desperdiçaram o tempo, mas sim fizeram o melhor que puderam. Estejam preparados, desta maneira, para viverem e morrerem felizes, sempre fiéis à Promessa Escoteira de vocês, até mesmo depois que deixarem de ser jovens - e que Deus os ajude a cumpri-la. Vosso amigo, Baden-Powell."

( Da Wikipédia)

http://cristo-rei-vergada.blogspot.com/
http://www.paroquiadavergada.com/

12 comentários:

Anónimo disse...

Para além de ler no Blog ouço falar nalguma rivalidade entre os Escuteiros Agrup. 901 e Ass. Juventude Inquieta. Gostaria de deixar uma pergunta para as duas intuições responder: Porque é que existe tanta “rivalidade” entre os Escuteiros das CSJ e a Ass. Juventude Inquieta? Acho que a população das Caldas de S.Jorge têm o direito de saber. Confiamos os nossos filhos a estas instituições, ajudamos quando é possível e apoiamos a suas ideias. Também acho que o Sr. Padre Machado sendo um dos fundadores do escutismo nas CSJ e apoiante da Ass. Juventude Inquieta poderia dar uma boa ajuda nisto. Por aquilo que eu sei são as duas um grupo católico, entre muitos princípios que têm, é suposto seguir a palavra de Deus, difundi-la e pô-la em prática. Podem pô-la em prática em muitos outros sítios mas entre os próprios irmãos da sua terra CSJ estão-se a esquecer um bocado. Nunca vi as duas instituições colaborarem uma com a outra nas ajudas que dizem prestar aos outros…acho que seria normal se por vezes unissem as suas ideias, unissem as mãos e com isto, para além de criarem convívio entre as duas partes, conseguiriam fortalecer a ajuda que prestam aos outros. Outra pergunta para quem queira responder: Falam muito de criar uma nova sede para os escuteiros. Porque é que essa nova sede não poderá ser polivalente para mais do que uma instituição?

Anónimo disse...

Fui durante alguns anos membro do Agrupamento 901 e sou colega de alguns membros da Juventude Inquieta. A segunda só surge porque as "comadres" se desententeram e...pronto. Mas tal como o "observador" anterior acho que a Vila só tinha a ganhar com o entendimento entre estas duas instituições que não têm muito de diferente. Os grandes objectivos são praticamente comuns.

Anónimo disse...

Agrupamento CNE 901 e Juventude Inquieta além de outras entidades colaboram na Festa do Natal da Criança desta Vila Termal!
Deixem a barricada e saiam à rua!

Anónimo disse...

Já pensaram que a Junventude Inquieta foi criada por irmãos todos eles antigos escuteiros... secalhar a resposta a tantas rivalidades vem dai como tanta dor de cotovelo

Anónimo disse...

Não há para aí quem queira malhar mais nos escuteiros e nos inquietos?

Anónimo disse...

antes de dizer quem criou a Juventude Inquieta informe-se porque acho que nao sabe nada quanto a isso...

Anónimo disse...

tratand0+se de c0mer e caneca a0 lad0 ,é ver 0 p.j lá.

Anónimo disse...

A JI foi criada porque o Sr ATM e bem, não deixou formar outro Agrupamento de escuteiros, o que não tinha sentido nenhum.

Anónimo disse...

Deixem-se de tretas!!Ninguém da JI queria formar um novo agrupamente de escuteiros.
Espero que alguém da JI venha aqui esclarecer a verdadeira origem deste grupo.

Anónimo disse...

Confesso que fiquei estupefacta com os comentários anteriores, como é que se pode falar de algo que não se sabe?!?! Eu penso que as pessoas antes de falarem deviam informar-se sobre as associações e não levantar falsos testemunhos... Muito resumidamente, a Associação Juventude Inquieta, nasceu através de um grupo de jovens que tinham acabado de efectuar o crisma, de imediato a ideia foi transmitida ao Sr. ATM, que desde logo apoiou a ideia e disponibilizou as chaves da nossa actual sede, para nos podermos encontrar e falar sobre aquilo que pretendíamos com o nosso projecto e por quem iria ser orientado... Na altura, eu sabia que o Paulo Valinho (actual presidente da JI) tinha e tem uma vasta experiência com jovens, então desde logo, o convidei para nos orientar. O grupo de Jovens transformou-se em Associação e hoje somos aquilo que está aos olhos de todos... Eu estou plenamente de acordo com um comentário que foi efectuado pela Paula Carvalho num outro Post, em que ela dizia e muito bem que a Associação JI e o Agrupamento 901, são duas associações completamente distintas e com objectivos e estatutos criados muito diferentes... O Agrupamento 901, rege-se pelas suas Leis e Princípios destina-se a formar Jovens, é um Corpo que existe a nível Nacional e Internacional... A JI rege-se pelos seus estatutos e destina-se a efectuar as demais actividades artísticas, culturais, etc. não esquecendo de apoiar os jovens e efectuar intercâmbios com muitos outros, é um grupo Regional/Concelhio... A única coisa que tem em comum é o facto de ambas serem católicas... Vá lá malta! Chega de implicar com estas duas associações! São ambas diferentes, e temos que aceitá-las tal qual como elas “nasceram”...

A Inquieta,
Daniela Sousa

Anónimo disse...

Esta discusão não é para a praça pública. Ninguém sabe na realidade como os factos se passaram mas uma coisa é certa: essas coisas devem ser enterradas. Existem amigos nos dois grupos, tanto um como outro fazem coisas importantes e de louvar. Deixem-nos fazer o seu trabalho e não andem a atear fogos desnecessáriamente. Não percebo porque é que quando se começa a criticar um escuteiro fala-se sempre nos inquietos.

Anónimo disse...

Caramba!
É a mania redutora,
minimalista
e pusilânime
dos esquisitos das Caldas!
Sugestão: era de aproveitar esta tríplice veia
e filões
ao parece já ter mais de um século de existência!
Alguém vai ficar entalado!