sábado, 31 de maio de 2008

XV Encontro de Grupos Culturais do Concelho de Santana


Convite dos Amigos da Casa do Povo de S. Roque do Faial.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

CONVITE FEIRANEGÓCIOS 2008 | FILISOFT INFORMÁTICA

A FILIsoft tem o prazer de o convidar para o evento FeiraNegócios 2008 / Feicor onde estamos presentes com alguns dos nossos produtos, não perca venha-nos visitar...

Procissão de velas, dia 31 pelas 20h

No próximo sábado dia 31 é o grande dia do encerramento do mês de Maio.
Será realizada a missa pelas 20 Horas e de seguida sairá a procissão de velas.

Para tal estão todos os movimentos da igreja estão convidados, assim como, toda a população em geral. Vamos fazer uma grande festa, porque Maria bem o merece. Peçamos por Portugal, pela paz e para que o nosso país encontre o rumo certo.
Não faltes.

Chefe Quim

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Festival Doce de amanhã a domingo na envolvente às Termas

Arranca amanhã, sexta-feira, o primeiro Festival Doce, uma iniciativa da Juventude Inquieta, das Caldas de S. Jorge. O certame prolonga-se até domingo, contando com a presença de diversas tunas académicas e do cantor feirense Ricardo Azevedo, para animar as noites de sexta e sábado. O domingo será dedicado aos mais pequenos, com haverá palhaços, teatro de marionetas e pinturas faciais.
O Festival Doce é uma iniciativa inédita nas Caldas de S. Jorge, aguardando-se um bom número de visitantes, para degustar o que de melhor se faz em termos de doçaria no Concelho e noutras regiões do País. Em simultâneo os visitantes poderão usufruir dos espaços paisagísticos que a vila pode oferecer. Durante os três dias haverá uma montra variada dos sabores e gostos da doçaria tradicional e regional.


“Este será o ponto de partida para um evento que gostaríamos fosse atractivo para as populações da região, envolto em ambiente de convívio e animação, para o qual procuramos um programa de características diferentes” – refere Paulo Valinho, da organização. As condições climatéricas podem ajudar ou prejudicar o sucesso da iniciativa.
In Terras da Feira Online.

Presidente da Junta “acerta” na data de abertura do Ilha Bar...

À terceira foi de vez, o presidente da junta prometeu que até ao final de Maio o Ilha Bar ia estar a funcionar em pleno, vai de facto concretizar a sua promessa.
A verdade é que quando todos diziam que era impossível o Ilha Bar estar a trabalhar em pleno, o impossível, tornou-se possível, o Ilha Bar vai abrir já esta sexta-feira, e com serviço de snack, no qual se inclui, bifanas; cachorros; etc.

Esta sexta-feira, não falte a esta grande inauguração, que vai coincidir com o “Festival do Doce” e para tamanha inauguração, não vai haver fogo de artifício, vem isso sim as melhores equipas de “bebedores de Cerveja”, que ainda nos vão presenciar com a sua música, que é nada menos que um festival de Tunas Académicas. Ainda querem melhor para a inauguração do Ilha Bar???

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Feira Negócios 08...

Entre os próximos dias 30 de Maio e 1 de Junho terá lugar o FEIRANEGÓCIOS 2008 - IV Encontro Económico - Feira das Actividades Económicas no Pavilhão de Exposições do Europarque em Santa Maria da Feira, aberto ao público em geral e com entrada gratuita. Esta edição é realizada, pela primeira vez e em simultâneo, com a FEICOR 2008 - Feira Internacional de Bens e Serviços para a Indústria Corticeira.

Ano após ano, o FEIRANEGÓCIOS & FEICOR tornaram-se em dois eventos de referência para pessoas, empresas e instituições do concelho e de outras regiões de norte a sul do país.
Este ano conta com algumas novidades, entra as quais se destaca a possibilidade de participação de empresas internacionais. Para além da mostra de empresas e instituições, o FEIRANEGÓCIOS & FEICOR apostará, igualmente, na realização de sessões temáticas, com a abordagem de temas de foro económico e da actualidade empresarial, sem esquecer as noites do certame dinamizadas por grupos de animação convidados.

O FEIRANEGÓCIOS & FEICOR são organizados pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, através do GAE - Gabinete de Apoio ao Empresário.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Campo de Futebol Relvado...

Encontra-se em fase bastante adiantada as obras do novo campo de futebol relvado.
O blog pode confirmar que a infra-estrutura, dispõe de rega automática, e sistema de drenagem de águas.
Deu para notar que a relva já está em fase de crescimento, já dando para ver o verde por todo o campo.
Fica a nota que a zona envolvente ao campo, também merece uma limpeza de terreno e se possível a rectificação do mesmo e a colocação de pó de pedra ou algo parecido.

GNR realiza operação para identificar autores de distúrbios

Habitação social de S. Jorge.

Junta de Freguesia fala em onda de assaltos, violência e consumo de droga .

A GNR recorreu a uma operação nas imediações do complexo de habitação social das Caldas de S. Jorge e das antigas instalações da Sobrinca com o intuito de identificar os autores de distúrbios ocorridos nos últimos tempos na vila – uma onda de assaltos, violência e outros problemas relacionados com o consumo de droga.

Leia mais na edição impressa do "Terras da Feira"

sábado, 24 de maio de 2008

Estágios profissionais promovidos pelo Município de Santa Maria da Feira

Assistentes Administrativos - 2lugares;
Psicologia - 1 lugar;
Engenharia Geográfica- 1lugar;
Engenharia Electrotécnica- 1 lugar;
WebDesign/Design Gráfico - 1 lugar;
Gerontologia- 1 lugar;

Veja aqui o anúncio: ver anúncio
Divisão de Recursos Humanos

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Feira: Um morto e um ferido em despiste após fuga à polícia

Aveiro, 23 Mai (Lusa) - Um jovem morreu e outro ficou ferido, quando o carro em que seguiam se despistou, ao fugir à perseguição de um carro da polícia descaracterizado, em Santa Maria da Feira.

De acordo com um comunicado do Comando Distrital de Aveiro da PSP, o acidente deu-se ao início da madrugada de hoje e "foi dada ordem de paragem ao condutor, com recurso a sinais luminosos e sonoros, típicos das viaturas policiais, mas este não obedeceu, colocando-se em fuga, em grande velocidade, em direcção ao exterior da cidade".

Segundo o relato da polícia, "os agentes seguiram no seu encalço, perdendo-os de vista devido à sinuosidade da via, vindo a detectar a viatura momentos depois, acidentada, supostamente por despiste, encontrando-se os dois ocupantes feridos".

"De imediato, os referidos elementos policiais accionaram socorro, através do INEM, tendo o condutor sido transportado para o Hospital de Santa Maria da Feira, onde ficou em observações, e sendo o passageiro retirado, já sem vida, do interior da viatura", descreve o comunicado policial.

O condutor foi detido por falta de habilitação legal para a condução, sendo notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Santa Maria, que decretou como medida de coacção a apresentação periódica às autoridades policiais.
MSO/Lusa / Fim

SÁBADO - VACINAÇÃO ANTI-RÁBICA...


CALDAS DE S. JORGE-Largo da Igreja-24 de Maio-10.30h


TAXAS 2008

Vacinação anti-rábica: 4,40€ por animal


Boletim de vacinas: 0,50€ por animal

WOK - Ritmo Avassalador (Santa Maria da Feira)

WOK - Ritmo Avassalador (Santa Maria da Feira)
Bombos, timbalões e caixas de rufo são as principais "armas" de guerra e de paz do WOK, envolvidas neste espectáculo numa estética mais assumidamente futurista. Chega a Santa Maria da Feira a 24 de Maio.

Ano 2223, margem sul do Tejo. À primeira vista, é como se Blade Runner tivesse assentado praça na velha Lisboa, com a ponte em ruínas e uma vegetação selvagem a tomar conta do que resta de edifícios e embarcações. Os sobreviventes são guerreiros, divididos por ódios e medos. Têm nomes como Alkas, Cat, Mae, Dahlia, Fuchsia, Holok, Protero, Shatur, Yur, Zenda, Zoika. E histórias como a de Shatur, que é mudo e é duas pessoas numa só: Sha, que nascera só tronco; e Thur, seu irmão, nascido só pernas. Alguém coseu cirurgicamente as duas partes, fazendo dos dois um só corpo, embora no interior continuem divididos. "Sou dois em um", explica ele, por gestos.

WOK, nome do grupo e também do espectáculo, nasceu do cruzamento dos tambores e das suas sonoridades com uma estética mutante de "forte componente cénica, teatral e também humorística." Deu os primeiros passos com um grupo de jovens em 1999, em Almada, depois de sair do berço. Ou seja, da sede do Tocá Rufar e do Centro de Artes e Ideias Sonoras (CAIS), fundado três anos antes, no Seixal, margem sul do Tejo. Rui Júnior, músico, mentor destes projectos e criador do WOK, é também o autor deste novo espectáculo com um elenco renovado e cada vez mais rodado nos palcos, onde, explicou ele em conferência de imprensa na sede do Teatro D. Maria II, "há uma visão da margem sul sobre Lisboa num cenário pós-apocalíptico. Mas não é pessimista." Pelo contrário. A combinação de tambores, percussões e danças guerreiras hostis abre caminho à formação amistosa de novos clãs. É uma fábula de renascimento humano em forma de drummer tale: "A solidão, o medo e a angústia dão lugar à aceitação e à tolerância. A raiva, a discórdia e agressão cedem perante a confiança e a solidariedade. O vazio, o desespero e a dilaceração renunciam e nasce o grupo, o clã, a pertença."

Termas de S.Jorge oferecem experiências termais, no hipermercado Feira Nova

As Termas de S.Jorge aliam-se à iniciativa "Vida Saudável", promovida pelo Hipermercado Feira Nova de Santa Maria da Feira que pretende sensibilizar os seus clientes para as questões de Saúde, Bem-Estar e Alimentação Saudável, com a presença de um stand promocional do balneário termal, comunicando ao público uma mensagem de promoção de um estilo de vida saudável.

Com esta presença as Termas de S.Jorge pretendem divulgar a sua oferta termal na área terapêutica, estética e bem-estar, promovendo os benefícios termais proporcionados pela sua água mineral natural e pelos inovadores equipamentos termais. Os clientes deste Hipermercado podem beneficiar de experiências de massagens corporais ou faciais, realizadas por alguns dos massagistas do balneário termal, até ao dia 1 de Junho, de segunda a sexta a partir das 18 horas e nos fins de semana e feriado, no horário de funcionamento deste Hipermercado.
Neste contexto de presença, as Termas de S.Jorge aproveitam para informar o público do seu centro de nutrição criado com o objectivo de incentivar a adopção de um estilo de vida saudável, promover hábitos alimentares sadios e a prática de uma actividade física regular, que aliados à realização de uma terapia termal, podem constituir verdadeiras acções de saúde e bem-estar.
Para esta acção foi preparada uma campanha promocional especial de desconto de 50% na inscrição termal, dirigida aos clientes do Feira Nova, interessados em realizar um programa termal de 14 dias de tratamentos, válido durante o período de época média, que termina no dia 30 de Junho.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Humor Da Terra...ou talvez não...

Em 1989 foi assim...


Em 2009 será assim!!!

Opinião "Censura com (e)moção"

Os membros da Junta só deixam os seus mandatos se, por vontade própria, assinarem pedido de renúncia, ou se cometerem algum crime que, segundo a lei, os faça perder o mandato.

A alteração à lei eleitoral autárquica que foi objecto de muitas e prolongadas negociações entre os dois maiores partidos do espectro político não chegou a bom porto e será caso para dizer que ainda bem que naufragou. Neste caso, porque meteu água do lado dos social-democratas. A direcção que senilizou ainda em bebé de seis meses, roeu a corda ajudada a urdir pelo anterior líder.

Ficaria praticamente tudo na mesma e ergue-se assim a esperança de que os que hão-de vir neste início de Verão aceitem retomar a negociação e proponham mesmo que as autarquias passem a funcionar de forma algo parecida com o parlamento nacional. Sem membros por inerência no deliberativo, forma de composição dos executivos, poderes do deliberativo, censura aos executivos com consequência, etc. etc.

Ocorreu-nos voltar a este tema a pretexto da Moção de Censura apresentada pelos eleitos do PS na Assembleia de Freguesia de Canedo, moção que, aprovada, ou não, seria sempre inócua, para além do plano meramente político. Ficará na Acta da reunião que a Junta foi censurada por toda a Assembleia de Freguesia, já que os eleitos do PSD acharam também que o seu Executivo merecia ser censurado. Mas mais. Olhando-se para os considerandos da moção, os eleitos do PSD na Assembleia acharam que eles mesmos precisavam de censura, pois votaram contra si próprios.

Diz-se na moção: “ … Apresentam uma Moção de Censura a todos os elementos do Executivo da Junta de Freguesia de Canedo, bem como a todos os Membros do PSD que fazem parte da Assembleia de Freguesia”. Dizem ainda os considerandos que “a aprovação desta moção de censura significa a renúncia de todos os elementos do PSD com responsabilidades autárquicas aos cargos que actualmente ocupam na Junta de Freguesia de Canedo”.

Os eleitos do PSD ao votarem favoravelmente esta moção com estes considerandos, ou sabiam da Não Consequência do acto e brincaram, ou têm laivos de autofagia. Se a aprovação tivesse efeitos práticos, teriam cometido hara-quiri.

A Assembleia de Freguesia elege os vogais da Junta, mas não tem poderes para destituir, em nenhuma circunstância, os que ela própria elegeu. Os membros da Junta só deixam os seus mandatos se, por vontade própria, assinarem pedido de renúncia, ou se cometerem algum crime que, segundo a lei, os faça perder o mandato. Recorde-se que a alteração que não chegou a ser introduzia, nas assembleias municipais, a figura da Moção de Censura com derrube do executivo (municipal), à segunda, isto é, teria que haver duas moções e teria que ser aprovada por, pelo menos, 60% dos votos.

De resto, mesmo que a Junta caísse (e tinha sempre que ser por vontade manifesta dos seus componentes), a lei define como seria feita a substituição. O presidente seria o seguinte da lista e os vogais seriam eleitos pela Assembleia e os mesmos poderiam voltar a candidatar-se.

Poderá sempre dizer-se que, no plano político, o documento aprovado pelos censurados deixa sempre mossa e, para os autores podem advir vantagens de ordem eleitoral em próximo embate, nomeadamente o tornar muito mais frágil uma candidatura dos actuais autarcas. Para além, claro, da posição claramente contra a instalação do aterro que terá seguramente o apoio de grande parte da população.


♦ José Pinto da Silva

terça-feira, 20 de maio de 2008

CORREIO DE LEITORES...

Peças de Museu...???
Será que Caldas de S. Jorge ja tem um museu?!?!


Bom dia...

Venho por este meio mostar o meu descontentamento a todos os leitores deste blog, visto que muitos dos assuntos anteriormente falados neste mesmo blog estão a cair no esquecimento e alguns deles até foram ignorados, sem que alguem de direito resolva a situação.

Este é um de muitos assuntos, em que envolve a Junta de Freguesia das Caldas de S. Jorge. O que venho falar hoje é sobre a PEÇA DE MUSEU que se encontra na Rua da Fonte Cega, junto do estaleiro, ou poderei chamar FERRO VELHO, da junta de freguesia???!!!! Como se não bastasse aquele estaleiro estar completamente lotado, comessaram a ocupar parte do meio envolvente desse mesmo local... Será que é aqui neste local que vai ser criado o museu das Caldas de S. Jorge?! Ou será que é o tão falado PARQUE das SUCATAS?!?! So gostava de saber de quem foi a ideia de criar o PARQUE DAS SUCATAS neste local...!!!

Porque é que desde janeiro que se sabe desta situação e ninguem fez nada?!

Será que o lema desta junta é '' damos festas e assim ninguem nos incomoda...''

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Juventude em Festival Doce

Jovens Inquietos marcam a diferença na animação termal, já a partir do próximo dia 30.


Irreverência, capacidade de surpreender o grande público, e um palco de excelência, no arranque da Animação Termal 2008.
A Associação Juventude Inquieta realizará o "Festival Doce", integrado no âmbito da Animação Termal de Caldas de S. Jorge. O evento será realizado nos dias 30, 31 de Maio e 1 de Junho, na zona envolvente às Termas.
A concepção do evento passa por "termos expositores (comerciantes) de Doçaria tradicional e conventual, de produtos licorosos, de artesanato, e outros produtos afins".
"Para além de poderem degustar da melhor Doçaria tradicional, dos melhores licores e apreciarem artesanato, expostos em barraquinhas e com permanência nos três dias, Poderão ainda desfrutar em família do cartaz seguinte:
1.º Dia (sexta) - Vamos ter um Festival de Tunas, com a ESTSP-Tuna TS, ISVOUGA-Partituna, FCUP-Tuna Javardémica, ESECVPOA-Rapazinhose na animação a Tuna do ISCA.
2.º Dia (sábado) - Concerto do Ricardo Azevedo!! A não perder!!
3.º Dia (domingo) - Um dia inteirinho dedicado às crianças!! E ao cair da noite, musica Celta, para todos...!!"

A Juventude Inquieta tem como objectivo essencial transformar o evento em "montra das nossas raízes e tradições, sobretudo a nível dos gostos e sabores das nossas terras de modo particular, e do que de melhor tem o nosso país em geral para oferecer", ressalvam os responsáveis da jovem instituição.
Os jovens pretendem, ainda, "criar espaços de diversão e entretenimento com jogos tradicionais e animação musical diária, de forma a tornar o evento um atractivo para a população da região".A Junta de Freguesia das Caldas de S. Jorge e a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira apoiam o evento, que promete um mar de gente, na zona envolvente das Termas de S. Jorge.
Texto e foto de Paulo Valinho In Correio da Feira Online.

"Aqui encontro equilíbrio e uma força muito grande"

Em modalidade olímpica, o jovem Filipe Ribeiro é Campeão Nacional. Destaca as vantagens do Taekwondo.


A modalidade é olímpica, tem já mais de 3000 praticantes em todo o País, enche pavilhões e dá títulos nacionais ao concelho da Feira. Falamos do Taekwondo, já com um número significativo de praticantes na região.O jovem Filipe Ribeiro, das Caldas de S. Jorge, é um dos expoentes máximos da modalidade em Portugal. Já sabe o que é ser Campeão Nacional, e não há muitos no concelho. "Há muita gente que não a noção da quantidade de atletas que pratica Taekwondo. Por exemplo, nos Nacionais, ou em provas internacionais, os pavilhões estão, totalmente, à pinha. São muitas centenas de pessoas que enchem, por completo, os espaços. Infelizmente, há modalidades que nem sequer são Olímpicas e têm mais transmissões nas televisões que o Taekwondo", lamenta o campeão, em declarações exclusivas ao Correio da Feira.Lidar com a derrota nunca é fácil, mas a maior conquista, afirma Filipe Ribeiro, é saber perder e saber ganhar, porque "nem todos sabem conviver com o êxito. Já ganhei Nacionais, conquistei vários torneios, pelo País, mas nunca deixei de trabalhar e de ser a mesma pessoa que era antes". A humildade acompanha o esforço de treinar todos os dias. "Às vezes, aprende-se mais com uma derrota, do que com um triunfo, por mais difícil que seja", nota o referido praticante de eleição.

E quais são, afinal, as vantagens da modalidade? A resposta é pronta, como se estivesse em combate. "Ajuda-nos a ter paz, a encontrar o equilíbrio para as diferentes situações da nossa vida, nem todas são fáceis, e ajuda-nos a ser homens e mulheres melhores, todos os dias".Convívio com os colegas, amizades que se ganham para a vida são "outras vantagens de uma modalidade espectacular, mas nada como experimentarem e, depois, digam-se se tenho, ou não, razão", desafia Filipe Ribeiro, na vila de Canedo, onde esteve em destaque na última realização da região, há semanas atrás. "O Open de Taekwondo de Canedo é, já, uma referência e os seus responsáveis estão de parabéns. Canedo é um bom exemplo do crescimento que a modalidade está a ter e não é por acaso que os ginásios são, cada vez, mais. Trabalha-se com muita qualidade e adoro o meu mestre José Martins, no Ginásio das Caldas", elogia. "O Taekwondo é mesmo fora de série. Ajuda-nos a raciocinar melhor, a ser firmes nas decisões, sem voltar atrás, encontrar forças onde elas parecem não existir, mas é tudo uma questão de usarmos a nossa mente. Muita gente não concentras as suas energias nas coisas mais importantes da vida e perdem-se no acessório e não no que é importante, que é viver cada momento que nos está reservado e lutar para que o hoje seja melhor, sempre", concretiza.

Texto e foto de Ângelo Pedrosa In Correio da Feira.

sábado, 17 de maio de 2008

Foi Assim... fez um ano...


Personalidade de Relevo
Da Nossa Vila de Caldas de São Jorge

Nascido nesta Vila de Caldas de São Jorge no dia 29 de Agosto de 1950.
Filho de António Pereira Coelho e
de Maria da Assunção e Silva residentes na altura no lugar do Lago.
Casou nesta Vila de Caldas de São Jorge com Maria Aurora Ferreira de Oliveira
no dia 6 de Outubro de 1974.
Enviuvou a 10 de Julho de 1995 por óbito da Sua Esposa.
Casou em segundas núpcias com Arlete Maria Teixeira da Costa
na Igreja Matriz de Santa Maria a Feira no dia 4 de Outubro de 2003.
Após doença prolongada faleceu com 56 anos de idade
no dia 17 de Maio do corrente ano 2007.
Foi acontecimento histórico nesta Vila de Caldas de Caldas de São Jorge
e nas Terras de Santa Maria da Feira.
Deixou saudades,
recordações,
lembranças
… um ligar vazio!
Sanjorgense de gema, alma e coração sempre se devotou à sua Terra Natal.
Esteve uma série de mandatos à frente dos destinos da autarquia desta Vila.
Deixando obra feita e digna de se ver!
No dizer de um sanjorgense “… porque não atribuir ao jardim do lado sul das termas “Jardim Fernando Coelho” foi uma obra construída no seu mandato, pois ele foi um homem que muito deu à freguesia de Caldas de S. Jorge, na qual destaco no meu entender a sua maior obra “A luta contra a toxicodependência na nossa Vila” luta essa que só quem esteve do lado dele se apercebeu da complexidade da mesma, na qual até ameaças de morte dos seus familiares recebeu, sem nunca ter demonstrado a sua fraqueza emocional….”
Os bons sanjorgenses sempre se recordarão dos seus amigos!
ATM.
______________________
Anónimo disse...
Sr Abade, muito bem por lembrar os grandes homens da nossa terra...acho que é o dever do actual presidente homenagiar o seu amigo O presidente Fernando Coelho. Se for o problema de custo da placa, eu pago essa despesa.
14 Julho, 2007 22:06
Anónimo disse...
Grande homem, grande Sanjorgense!
Obrigado, Sr. Padre!
p.v. disse...
É salutar, que da própria junta possam concordar e apoiar esta iniciativa.Apesar de ter estado nas últimas eleições com um voto contra, reconheço a obra feita e estou inteiramente de acordo com esta homenagem.Porque não imortalizar o seu nome, dando-o a uma rua??fica a sugestão.
J. Martins disse...
Essa homenagem é justa, o Sr. Fernando Coelho a merece, penso que vai acontecer.
Bem ajam todos quantos dignificam seu nome.
J. Martins

Fotógrafo e Jornalista Independente- Quim Quim hoje na NS do JN

Deixo-vos agora uma sugestão sobre um trabalho dele publicado hoje na revista de “NS`” que acompanha gratuitamente o Jornal de Notícias.

A reportagem deste amigo da terra, tem como título “Birmânia Mártir”.
Fica a sugestão.

Rusgas da GNR em Prédios Devolutos e no Bairro Social.


Ontem à tarde a freguesia das Caldas de S. Jorge, foi alvo de uma operação atípica por parte das autoridades de segurança. Após as várias denúncias do Blog das Caldas, as autoridades decidiram tomar uma atitude de força. Foram várias viaturas, em que foram fazer rusgas a prédios devolutos, nomeadamente a antiga “Sóbrinca” e tentaram interceptar vários jovens naturais do Bairro Social.

O Blog tentou entrar em contacto com a GNR, mas não foi possível até ao momento, sabermos em pormenor o motivo principal desta grande rusga, que nos foi informado que iria continuar também pela noite dentro.

No entanto o Blog sabe, que está relacionado, com a última onda de assaltos e de violência registada nos últimos dias, em que esplanadas de estabelecimentos sofreram actos de vandalismo; em que foi destruída parte da cabine telefónica; em que o recente campo de Paintball foi parcialmente destruído, tendo ido parar ao rio vários pneus que faziam parte da estrutura do mesmo; em que a “fabruima” ficou sem os poucos vidros que restavam; em que num estabelecimento foram furtados vários cinzeiros e uma bicicleta; etc., estes foram só alguns dos actos realizados esta semana.

Logo que o Blog tenha mais informações, dará a todos os seus leitores.

A felicidade em Grande Parada com seis mil crianças

As 31 freguesias unidas pela alegria de milhares de crianças. Um mar de gente, um desfile de talentos, em grande noite.
Quem viu não vai esquecer, porque foi, realmente, impressionante! Cerca de 6 mil crianças, em representação das escolas de todo o concelho, ao nível do 1.º Ciclo do Ensino Básico, um mar de gente pelas ruas da cidade histórica, em autêntica parada de felicidade, de sorrisos dos mais pequenos.

Escola mais significa mesmo mais actividade, mais irreverência, mais talento. Resultado, uma grande noite de Imaginarius, com milhares de visitantes. Amor, Fraternidade, amizade, felicidade, família, foram alguns dos temas abordados, pelos estabelecimentos de ensino. De Canedo a Arrifana, de S. Paio de Oleiros a Mosteirô, de Gião às três cidades Feira, Lourosa e Fiães, sem esquecer Nogueira da Regedoura, Santa Maria do Vale, Santa Maria de Pigeiros, Fornos, Sanfins, Rio Meão, Caldas de S. Jorge, Guisande, Argoncilhe, Mozelos, Louredo, Espargo, S. Miguel de Souto, Travanca, S. João de Ver, Sanguedo, Milheirós de Poiares, Romariz, Vila Maior, Escapães, Santa Maria de Lamas, Lobão, todos estiveram representados, em ocasião de incontida alegria, na autenticidade de milhares de sorrisos.

Confira as fotos e a grande reportagem na edição, em papel, do Correio da Feira, esta segunda-feira.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Humor Da Terra... "Caldas de S. Jorge em 2010"

Imaginarius: Colcha gigantesca suspensa na Ponte de D. Luís, entre Porto e Gaia

Porto, 15 Mai (Lusa) - Uma colcha de croché monumental, com cerca de 35 por 15 metros, será suspensa da Ponte de D. Luís, no rio Douro, entre Porto e Gaia, no âmbito do VIII Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira.
A gigantesca colcha, que é da responsabilidade da artista plástica Joana Vasconcelos, denomina-se "Varina" e foi elaborada artesanalmente com a colaboração da população feminina de Santa Maria da Feira.
Esta obra de arte envolveu a participação de mais de mil mulheres de todo o concelho e será suspensa, depois do Imaginarius, que termina sábado, na Ponte D. Luís, um dos monumentos mais emblemáticos da Área Metropolitana do Porto.
Uma fonte do festival disse à Lusa que a data em que esta instalação será suspensa da Ponte de D. Luís será anunciada até ao final da semana, dado estar ainda em estudo, em conjunto com o metro do porto - que gere a Ponte - o Governo Civil e as câmara de Gaia e do Porto.
Esta é uma das produções próprias do VIII Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira, que arrancou hoje e termina sábado e cujo programa inclui mais de 60 eventos propostos por 21 companhias ou artistas individuais vindos de dez países e três continentes.
O festival tem um orçamento de 415 mil euros, dos quais 250 mil são investimento da autarquia e o restante provém do Ministério da Cultura e de patrocinadores oficiais.
Entre as várias produções próprias do Imaginarius encontra-se o espectáculo "A tradição do antigo teatro de rua no Norte do Brasil", que a companhia brasileira Mamulengo apresentará ao longo de quase 12 horas consecutivas, recorrendo para tal a cerca de 100 fantoches.
Esta constitui a primeira encenação deste espectáculo do Mamulengo na sua versão integral na Europa.
Em destaque está também a companhia Royal Deluxe, de França, que criou expressamente para oitava edição do Imaginarius o espectáculo "A fabulosa história do guerreiro enterrado vivo em Santa Maria da Feira", uma história que será contada ao longo de 15 horas.
O VIII Imaginarius oferece ainda duas outras produções próprias em que o importante é o processo criativo que antecede o resultado final, como acontece com o espectáculo "Onde está o Principezinho?", dirigido por Miloud Oukili, e da "Instável Orquestra", criada e coordenada por Aleksander Caric.
Milhares de jovens estiveram envolvidos nestas duas iniciativas ao longo de vários meses, nomeadamente participando numa importante iniciativa começada em 2007, o projecto "Teatro e Matrimónio", que é retomada este ano por um dos grandes mestres do teatro das últimas décadas, o italiano Eugénio Barba.
A oitava edição do Imaginarius acolhe também duas exposições - "O Mamulengo em mostra", no Convento dos Lóios, e "Spencer Tunick Exhibition", na Biblioteca Municipal.
Para sábado à tarde, na Biblioteca Municipal, está prevista uma conferência com Siza Vieira, Souto Moura e Yehuda Safran, a propósito do tema "Pensar espaço público, desenhar contexto urbano, construir cidade".
O programa do VIII Imaginarius inclui ainda ateliês de formação dirigidos por elementos das companhias Odin Teatret e Titanik Theatre.
PF.
Lusa/Fim

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Termas e Câmara iniciam projecto de educação ambiental

Foi na EB1 de Caldelas, em Caldas de S. Jorge, que começou, na última sexta-feira, o projecto de educação ambiental “Conhecer para preservar”, promovido pelas Termas de S. Jorge, em parceria com o Pelouro da Educação da Câmara Municipal que pretende levar às crianças uma mensagem de sensibilização para as questões ambientais e de valorização dos recursos naturais. Na última segunda-feira a mascote das Termas de S. Jorge (‘Gotinhas’) visitou a EB1 de Azevedo, na mesma freguesia, para nomear todas as crianças embaixadoras desta missão de preservação ambiental.

Até ao final deste ano lectivo, o projecto será desenvolvido junto dos jardins-de-infância e escolas EB1 do Agrupamento de Escolas de Fiães, pelo factor de proximidade às Termas de S. Jorge. No próximo ano, o programa percorrerá as restantes escolas do concelho.

No âmbito desta iniciativa, são promovidas diversas actividades lúdicas e didácticas, tais como o desenvolvimento de ateliês de trabalhos manuais, enquadrados na temática ambiental, bem como uma sessão do conto infantil, em que participará a autora feirense Gracinda Coelho ou uma responsável pela biblioteca escolar de Fiães. Nos jardins-de-infância, esta acção será dinamizada pelo Centro de Recursos Educativos Municipal (CREM).

Anunciados seis campos de golfe para o Concelho


Para além do campo de golfe, chegou a ser equacionada a aquisição da Malaposta.

Estava a discutir-se a estratégia de desenvolvimento das Termas das Caldas de Jorge, mormente a necessidade de criar outros pontos de atractividade que diversifiquem a oferta de quem procura a estância termal, quando o vereador com o pelouro do Desenvolvimento Económico, Sá Correia, revelou que estavam projectados seis campos de golfe para o concelho de Santa Maria da Feira.

Um dos campos está previsto para Caldas de S. Jorge, em terrenos próximos da saída para Fiães, e que se enquadra no plano para a área envolvente às Termas.

Veja relato da sessão de Câmara, na edição impressa do "Terras da Feira"

As Intrigas do Zouvineiro!!!

A Primeira Cruz do Futuro Calvário!!!

Esta manhã, andava eu a meditar via calvário, quando me deparei que andava uma empresa a trabalhar no futuro calvário. Eu até falei para os meus botões, o Presidente da Junta, está a trabalhar bem!!! Pois assim a obra sem parar, vai estar pronta não tarda nada...

Agora andava eu de noite em passeios de BTT, como o meu amigo Cardoso de Pigeiros, e deparei-me que afinal de contas a Junta de Freguesia já está a colocar as Cruzes... Só um senão pelo que me tinham dito eram para ser em pedra, e oferecidas pelos “cavacos”. Mas pelo que eu vejo, mesmo no meio do futuro passeio do calvário, estão a colocar “cruzes” ou meias “cruzes” mas em ferro!!!??? Será que afinal de contas vão ser em ferro e oferecidas pela “Laurel”???.

Cada vez se entende menos disto...
Agora falando um pouco mais sério, quem terá sido o “génio” que se lembrou de colocar uma coisa enfadonha como aquela, mesmo no meio do futuro calvário???
Ainda para mais a verem que está a decorrer obras naquele momento???

quarta-feira, 14 de maio de 2008

OLHO VIVO

Rua da Estrada Real, Airas!
In Terras da Feira Online.

Humor da Terra. Por "Ratatui "

RECORDAÇÕES DA TERRA...

1987

1986

1986


1986

Bom dia,
Ao desfolhar uma antiga colecção de calendários, encontrei estas preciosidades e decidi partilha-las convosco.

Atentamente
Filipe Correia

terça-feira, 13 de maio de 2008

José ..(Cabra)..Martins....musica para todos...

Noites de Vandalismo na Área Envolvente das Termas...

As últimas noites tem sido de autentico vandalismo na zona envolvente das Termas. O edifício devoluto da antiga “Fabruíma” ficou sem os poucos vidros que lhe restava na fachada principal. A cabine telefónica foi parcialmente destruída, ficando sem vidro nenhum na sua estrutura.

Esta manhã foi visto elementos da autarquia local, a limparem os vidros que estavam a por a segurança das pessoas em causa, por esse motivo tem-se que sublinhar a prontidão da mesma.

O Blog tem vindo alertar, quer a população, quer a autarquia local, para o aumento da criminalidade juvenil, bem como o aumento de sem abrigos nesta freguesia, que a colocam na lista das freguesias mais problemáticas do Concelho de Santa Maria da Feira.

Não deixa de ser estranho que estando os focos problemáticos identificados, nada seja feito para por termo a esta situação. Mais grave ainda que delinquentes juvenis estejam identificados de agressões a familiares, de furtos e de consumo de estupefacientes, as entidades responsáveis não tomem medidas de prevenção principalmente quando a pessoa responsável pelo menor, pede ajuda para o internamento, e nada é feito para o mesmo.

Tenho dito...

sábado, 10 de maio de 2008

O QUE É O ESCUTISMO?

A Organização Mundial do Movimento Escutista abrange mais de 216 países e territórios.
O Escutismo nunca parou de crescer desde que foi fundado em 1907, tendo duplicado o seu efectivo nos últimos 30 anos.

O Escutismo complementa a acção da escola e da família, preenchendo necessidades específicas dos jovens de ambos os sexos.

O escuteiro desenvolve o conhecimento individual, a necessidade de explorar para descobrir, para saber.

Através de programas adequadas aos vários escalões etários, o Escutismo consegue os seus fins de forma a ajudar os jovens a desenvolverem-se física, intelectual, social e espiritualmente.

O Escutismo proporciona aos jovens uma educação global, de modo a prepará-los para serem cidadãos participativos e responsáveis nas suas comunidades.

O CNE é a maior Organização de Juventude de Portugal.

O CNE - Escutismo Católico Português é uma instituição reconhecida de Utilidade Pública pelo Governo, conforme publicação no Diário da República nº 177, III Série, de 8 de Agosto de 1983.

O CNE é uma associação de juventude sem fins lucrativos, não-política, e não-governamental, destinada à formação integral de jovens, com base no método criado por Baden-Powell e no voluntariado dos seus membros.
O CNE está implantado em mais de 1000 Agrupamentos locais em todos os Concelhos do território Continental e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, dispondo de uma rede de animação e coordenação territorial apoiada em meia centena de Estruturas de Núcleo e Regionais, tendo como executivo nacional a Junta Central, que assegura a gestão e a implementação das políticas gerais e sectoriais do CNE.
LOBITO
Na idade de Lobito, dos 6 aos 10 anos, o importante é brincar com os outros, no meio da alegria e da imaginação. O Lobito gosta de inventar jogos, gosta de brincar, de coleccionar toda a espécie de coisas. A sua curiosidade é inexcedível.

O Escutismo propõe-lhe "Caçadas" apaixonantes em torno de interesses comuns, apoiadas por contos e lendas conhecidos
EXPLORADOR


Os Exploradores, dos 10 aos 14 anos, estão na idade de querer descobrir o mundo e a vida; é a idade da aventura, dos projectos fabulosos, dos heróis invencíveis.

O Escutismo propõe-lhes a "Aventura/Expedição", verdadeiramente decidida em comum e vivida por todos, em que a pessoa de um herói é ao mesmo tempo um desafio e o cimento necessário à coesão do grupo.
PIONEIRO

Entre os 14 e os 17 anos é a idade do grande desafio: os jovens querem dar provas do que são capazes, querem ver reconhecida a sua personalidade, desejam conhecer os outros a fundo, viver em grupo com eles.

O "Empreendimento/Cruzeiro" é uma acção onde muito se descobre e muito se constrói, onde a função e a responsabilidade de cada um, tal como a cooperação entre as equipas, são igualmente indispensáveis para o êxito final.

CAMINHEIRO
A partir dos 18 anos até aos 22, os jovens encontram-se numa encruzilhada: a esperança e o desejo de encontrar um lugar no mundo dos adultos vêm chocar com a angústia e o medo de não o conseguir. É a idade das grandes opções.

Através da autonomia progressiva em relação ao grupo, da aceitação de responsabilidades para com os outros, o Escutismo propõe-lhes uma verdadeira "partida" para uma vida construtiva e livre na sociedade dos Homens.

CHEFE QUIM

SEGUIR O BLOG POR E-MAIL