quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Manter o nível...

Olá!
Lembram-se de mim?

Pois é... Pensei, repensei, tornei a meditar e cá está:
- Decidi, por mais uma vez, “aborrecer” os estimados leitores deste fórum de discussão que, às tantas, tende a ser transformado num verdadeiro espaço de escárnio e maldizer.
Espero, humildemente, que me aceitem novamente como vosso companheiro destas navegações, em noites de insónia, pelas bandas do blogspot. Pelo menos por hoje.

Venho por bem. Venho por bem...

E esta introdução surge a propósito daquilo a que temos assistido nos últimos tempos neste espaço web: um clima de alguma nebulosidade e a utilização de uma certa linguagem menos própria que, sem dúvida alguma, promovem uma adjectivação negativa deste fantástico veículo de informação que é o caldas-sao-jorge.blogspot e ainda de todas as pessoas que, democraticamente e pacificamente, o vão “construindo”.

A forma menos... elegante com que alguns comentadores vão deixando a sua marca no blog deverá servir, acima de tudo, para uma reflexão de todos, dos leitores, dos comentadores e ainda dos administradores e responsáveis pela condução deste espaço.

Como já disse em tempos, será que devemos responder, com aparente fra(n)queza, às “confissões” ou desabafos dos nossos amigos conterrâneos?

- Vejamos: As correntes de opinião ou as diferentes sensibilidades fazem parte da história recente do país mais ocidental da Europa. Por conseguinte, a nossa terra, fazendo parte desse “Portugal Marítimo”, Republicano e Laico, não foge à regra: se assim é desde há cerca de 3 décadas no país, porque não o haveria de ser em Caldas de S. Jorge?

Desse modo, abstraindo-nos do elemento decorativo e multiplicador que a baixeza de certa linguagem vai suscitando, facilmente chegaremos à conclusão que o psicodrama identitário de alguns indivíduos, serve de muito pouco para o desejado crescimento e desenvolvimento de Caldas de S. Jorge.

Do mesmo modo, julgo tremendamente importante que não se enxovalhem as pessoas e personalidades da terra, nomeadamente aqueles mais interventivos, e que, por isso, ficam mais expostos à inqualificável linguagem de alguns “pequenos anónimos”.

Nunca gostei de arregimentações nem de institucionalização de tendências.
Sempre fui um acérrimo defensor da liberdade de expressão, da discussão de ideias e do denominado pluralismo saudável...

Deve por isso, quando entendido, haver lugar à critica.
Mas que seja uma critica saudável. Uma crítica educada. Uma crítica com nível.

Por isso, e com todos os riscos que isso comporta, apelo aos Administradores que activem a moderação de comentários e , dessa forma, boicotem todo e qualquer comentário injurioso que, ultimamente, tem voltado a “infestar” o blog.

As pessoas, devem ser ensinadas. Isso também é um acto de DEMOCRACIA.

Até sempre.

Atento73

13 comentários:

Anónimo disse...

Por falar em arte, temos um artista em Azevedo, conhecido a nivel internacional, com 30 anos, é autodidata.
A sua arte está exposta em paises como os Estados Unidos da América, Inglaterra entre outros...
A nivel profissional dedica-se à tatuagem.
Se quiserem dar uma vista de olhos:

www.filipepaiva.com

JSilva

Anónimo disse...

Acho muito bem que haja artistas na nossa terra!
Aguardamos exposição nesta Vila Termal ou na Biblioteca Municipal!
Por enquanto o que eu vejo é aproveitamento do Blog para propaganda!
Não acho bem nem mal!
Espero para ver!
Repare bem já apareceu este comentário pelo menos quatro vezes! Além de jornal de borla passa o blog a ser propaganda de borla!

ATM disse...

O post do Atento 73 é inteligente, actual, prospectivo tendo em vista inovação, mudança de rumo, criatividade e desenvolvimento!

Imparcial!

Parabéns!

ADMINISTRADOR DO C.S.J. disse...

Este Post, na minha opinião tem toda a razão de ser.

Acho que já era tempo de as pessoas entenderem que este espaço não deve ser usado para chegar ao agravo, bem como utilizar como forma de atacar pessoas ao nível pessoal.

Como tal a administração decidiu colocar regras, e activar a moderação de comentários. Desde já agradeço este Post ao atento73, pela lucidez das suas palavras.

Anónimo disse...

Se os Caldenses quiserem alcançar os Vilas vizinhas que estão no mesmo patamar de desenvolvimento e até ultrapassá-los um dia, devem investir nas acções em prejuízo das conversas sem fundamento, algo que não acontece actualmente. O comentário se vier imbuído dessa medida terá sempre extrema receptividade e será uma demonstração de seriedade e educação inquestionável amor á nossa terra.
CHEFE QUIM

Anónimo disse...

FANTASTICO!!!
CONCORDO TOTALMENTE COM AS PALAVRAS DO ATENTO73

ChEGA DE DIZER MAL DE TUDO E DE TODOS

A CRITICA DEVE SER CONSTRUTIVA

BOM ANO PARA TODOS OS LEITORES

NM

Anónimo disse...

Tonita,

Em primeiro queria proveitar o vosso blog para desejar a todos os Caldenses, amigos e a todos que me reconhecem um feliz ano 2009 cheio de saúde, amor e harmonia.

Em segundo queria felicitar o anónimo "Atento 73" pelas suas palavras com o qual estou a 200% de acordo e transmite exactamente o meu parecer. Que não estejamos de acordo com o que se escreve neste blog é um direito que todo o cidadão tem mas chegar ao ponto de se insultarem uns aos outros não é correcto nem educado.
Caros conterrãneos juntemo-nos, sejam de qual partido forem, sejam de qual religião forem, sejam de qual cor futebolística forem e tentemos de fazer da nossa Terra, como no passado, uma das mais importantes do concelho.

Um grande abraço e até breve e podem contar comigo.

Tonita ( Suiça )

Anónimo disse...

Como sempre, atento.

Parabéns pela frontalidade, pelo humanismo colocado nas palavras, pela chamada à educação.

Por muitas vezes pensei aquilo que escreveste,... continua atento.

Anónimo disse...

Assim está bem:
afinal ainda existe muita gente que gosta de participar e que participará mais se a linguagem dos comentadores tiver mais nivel, como diz o atento 73.
E algumas dessas personalidades mais interventivas que ele fala já reforçaram a importancia de não existir insultos:
o ATM
o Chefe Quim
o Tonita
o Administrador do Blog
e muitos outros que de certeza estão de acordo

Parabens a odos e continuem no bom caminho.

Ana F.

Anónimo disse...

queria felicitar o anónimo "Atento 73" pelas suas palavras com o qual estou a 200% de acordo e transmite exactamente o meu parecer. Que não estejamos de acordo com o que se escreve neste blog é um direito que todo o cidadão tem mas chegar ao ponto de se insultarem uns aos outros não é correcto nem educado

Anónimo disse...

Que enviar os meus cumprimentos ao Tonita, que personifica todos os emigrantes de Caldas de S. Jorge que e encontram longe mas que se preocupam com a freguesia.
O comentário dele é muito pertinente e reflecte a importancia em manter o nivel nos comentários deste blog.
Mas há outros participantes como o Francisco, o NElinho ou ANtónio Oliveira e outros que fazem questão de participarem na construção deste blog.
E por isso é bom que não exista uma linguagem mesnos propria.
Se a linguagem e os comentários forem com nivel estou convencido que o blog atingirá um patamar ainda mais elevado.
Porque o blog é o veiculo de informação mais importante que alguma vez aparecer em Caldas de S. Jorge.

MAsi uma vez parabens ao Atento 73.
O atento é Grande.
Caldas de S. Jorge´´e Grande.

Continuem.

RR

Anónimo disse...

...Caro Atento73
pensou....repensou...e fez muitíssimo bem.

O seu post tem conteúdo e induz-nos à reflexão.

Eu sou um dos comentadores que se revê nas suas palavras apesar do meu psicodrama não ser identitário....È de outra natureza.

por questões de tempo, não me poderei alongar muito.

Faço votos para que ...durma mal.

Atenciosamente

Bettencourt

Anónimo disse...

Ilustre Bettencourt

O Senhor é uma das personalidades que "tem pinta..." a escrever os seus post's e comentários.
O senhor pretende diiscutir estratégias para S. Jorge mas tem sido, por vezes, incompreendido.
Por isso o Atento73 tem toda a razão.
É preciso que as pessoas aprendam a respeitar as opinioes e... discuti-las.

Participe sempre.

Ad.