quinta-feira, 23 de abril de 2009

No Vaticano S. Nuno... Dia 26 de Abril 2009!!!


Beato Nuno de Santa Maria



Nasceu a 24 de Junho de 1360 no Castelo do Bonjardim.
Aos 13 anos fazia parte do séquito do rei Dom Fernando e por essa altura foi armado Cavaleiro.
Por obediência a seu pai casa com D. Leonor de Alvim, rica dama de Entre-Douro-e-Minho.
Do casamento nasceu uma filha: Dona Beatriz. Após a morte de D. Fernando e porque a filha deste era casada com o rei de Espanha, vendo ameaçada a independência nacional entra em actividade política.
Em Santarém dá-se o estranho encontro com o Alfageme de Santarém. Convidado pelo Mestre de Avis foi eleito Regedor e Defensor do Reino.
Após vencer várias batalhas (Atoleiros, Aljubarrota) e já viuvo lança ombros à construção do Convento do Carmo, em Lisboa.
Em 1422 partilha seus bens e professa no Carmo, em 1423 a 15 de Agosto. Sempre o dia de Nossa Senhora da Assunção a presidir aos momentos culminantes de sua vida.
Ei-lo agora o asceta despegado de toda as ambições terrenas, frivolidades, entregue por completo ao único fito de adorar e servir Deus: o herói de outra batalha que, depois de se ter mostrado invencível nas lutas do mundo, abandona tudo para se tornar apenas, humilde e feliz, Frei Nuno de Santa Maria.
A 15 de Janeiro de 1918 a Sagrada Congregação dos ritos, em sessão plenária, aprova e reconhece o culto do Santo condestável, que o Papa Bento XV confirma, no decreto de 23 de Janeiro do mesmo ano.

Dia 26 de Abril 2009
ao altar da Santidade
Em 1976 foi elevada aos altares Santa Beatriz da Silva.
Última santa portuguesa.
Agora S. Nuno de Santa Maria
Presentes o Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa,
D. Carlos Azebedo
D. Duarte Numa de Bragança
Paulo Portas
O Sr Ministro Jorge Amado
E outros… muitos escuteiros
e Povo de Portugal !
PARABÉNS!!!


PORTUGUESES FORAM ASSISTIR À CANONIZAÇÃO
Acompanhado pela mulher e dos filhos, Nuno da Câmara Pereira, com laços
familiares directos com o novo santo português, chegou a Roma na tarde de sexta-feira.
Segundo explicou ao 24horas, mais que razões familiares, esta deslocação ao Vaticano — que terminou ontem com a canonização de Nuno Álvares Pereira pelo Papa Bento XVI — teve sobretudo motivos religiosos. “Sou devoto do Santo Condestável e quis assistir de perto à colocação de um português no mais elevado altar do mundo:
a Santa Sé”, contou Nuno da Câmara Pereira.
Tal como os Câmara Pereira, também Jaime Nogueira Pinto e a mulher, Maria José, quiseram acompanhar de perto a canonização de Álvares Pereira. “Decidimos vir até Roma porque somos devotos e quisemos assistir à oficialização de uma santidade que já tinha sido atribuída pelo povo português há muito tempo”, sublinhou Nogueira Pinto, que está a preparar uma biografia do santo português e que recorda que, “desde o momento da sua morte, Nuno Álvares Pereira reuniu muitos seguidores e admiradores em Portugal”.
Generosidade
Paulo Portas foi outra das figuras portuguesas que esteve ontem na Praça de S. Pedro para assistir à canonização de Nuno Álvares Pereira. Fonte próxima do presidente do CDS - PP contou ao 24horas que a deslocação de Portas a Roma foi realizada a título pessoal, por “uma simples questão de devoção”.
Na cerimónia de canonização de Álvares Pereira, o Estado português esteve representado ao mais alto nível —
o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, representou o Governo e Cavaco enviou o chefe da Casa Militar, general Carlos Carvalho dos Reis.
O Papa elogiou ontem na saudação final da eucaristia a generosidade do agora São Nuno, o Condestável,
considerando-o exemplo de “igualdade fraterna” para a sociedade actual. Depois de na homília Bento XVI ter destacado somente as virtudes militares de Álvares Pereira, as palavras proferidas em português no “angelus” foram apenas dedicadas à sua “paixão e despojamento” porque “deu os seus bens aos mais desfavorecidos”.
Bento XVI ontem na cerimónia que fez Álvares Pereira santo
Em Roma peio Santo Condestável.
( Da Revista 24 Horas)

1 comentário:

Anónimo disse...

É UMA VERGONHA O PAÍS NÃO SE REPRESENTAR AO MAIS ALTO NIVEL.
QUE É FEITO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA.