terça-feira, 26 de maio de 2009

Federação Portuguesa de Futebol associa-se na Final da Taça de Portugal Millennium à associação RESPIRA…


O site da Federação Portuguesa de Futebol diz num local de Informação:

“O dia 31 de Maio assinala o “DIA MUNDIAL SEM TABACO”. A Federação Portuguesa de Futebol
associa-se na Final da Taça de Portugal Millennium à RESPIRA – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e Outras Doenças Respiratórias Crónicas.”
A FPF e a Respira associam-se numa acção de sensibilização durante aFinal da Taça dePortugal Millennium (© Respira)Taça sem fumoSegunda-Feira, 25 Maio 2009No dia em que FC Porto e FC Paços de Ferreira se defrontam na Final da Taça de Portugal Millennium, a 31 de Maio, assinala-se também o Dia Mundial sem Tabaco, instituído pela Organização Mundial de Saúde. Aproveitando o ambiente de festa no Estádio do Jamor, a Federação Portuguesa de Futebol(FPF) e a Respira, Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas promovem uma acção de sensibilização para as doenças respiratórias, em especial para a cessação tabágica.
Durante o alinhamento das equipas, a mensagem “Respira bem com 0% defumo” estará bem visível numa faixa colocada no relvado. Os jogadores participam, também, nesta sensibilização contra o tabagismo exibindo camisolas com a mesma mensagem e com a imagem de um cigarro apagado. Os apanha-bolas envergarão as camisolas durante o jogo.“Queremos aproveitar a grande visibilidade deste encontro para alertar a sociedade para as consequências do tabagismo, a importância do exercício físico na reabilitação pulmonar e do diagnóstico precoce de doenças respiratórias, tais como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC)”,afirma Luísa Soares Branco, presidente da Respira.“Temos o propósito de associar as finais da Taça de Portugal a grandes operações de solidariedade e responsabilidade social. A data de 31 de Maio,na qual se assinala o dia Mundial sem Tabaco, é a oportunidade ideal para passar uma mensagem sobre os malefícios do tabagismo.”, disse Gilberto Madaíl, Presidente da FPF.A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica é uma das mais graves e debilitantes doenças respiratórias crónicas, que tem como principal causa o tabaco. Cerca de 80% das situações clínicas da DPOC são provocadas pelo tabaco. Estima-se que em Portugal já exista meio milhão de portugueses com esta patologia,que muitos ainda desconhecem. A partir dos 40 anos, fumadores e ex fumadores entram no grupo de risco desta doença, mas não fazem o rastreio,permanecendo sub diagnosticados até uma altura em que já pouco pode ser feito para a travar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não um comentário, mas um agradecimento ao administrador ou
administradores que entenderam por
bem inserir esta nota. É uma forma
ainda que singela de fazer alguma divulgação da Associação de pessoas com DPOC, numa colaboração inestimável da Federação POrtuguesa de Futebol.
Grato

José PInto da Silva