segunda-feira, 22 de junho de 2009

A ESPLANADA DAS CALDAS....

A resposta política à prática rasteira a que se tem apegado a Junta de Freguesia de Caldas de S. Jorge, ou como se vai dizendo e se sente, do seu presidente, foi dada de forma estrondosa e demolidora na reunião extraordinária da Assembleia de Freguesia de 9 do corrente, ao ser viabilizada a Moção, de texto contundente, apresentada pelos eleitos do PS. Recebeu a Moção 6 (seis) Votos favoráveis (PS+PSD) e mais uma abstenção de um eleito “Futuro Já”. Parece, ou intui-se, que o PSD não verá com olhos ternos a futura candidatura do actual presidente sob a sigla das “Setas” e parece que começa a resvalar o apoio “Futuro Já”.


Não conta só o Voto de Repúdio e Censura, com aprovação de mais de dois terços, à actuação da Junta e do seu presidente na tentativa de, sem consulta a ninguém e sem ter poder para tal, ter dado instruções e a implícita autorização a um particular para iniciar a montagem de uma estrutura amovível em espaço público municipal. Claro que esse particular não arriscaria a montagem se lhe não tivesse sido dada a “garantia” de que lhe caberia explorar a esplanada de Verão. Esplanada a que esta Junta não manifestou interesse ao ser consultada pela Câmara, como fizeram outras quatro Juntas do Concelho. É intuitivo que assim procedeu, porque se respondesse afirmativamente, ficaria desde logo sujeita às condições insertas no EDITAL publicado pela Câmara e colado no “site” oficial. Alheou-se exactamente para, subrepticiamente, entregar a exploração a um amigo que já fizera a exploração em 2008 e também debaixo de grossa polémica.


Declarou o presidente da Junta diversas vezes que tinha na mão documentos para exibir e que provariam que “tudo estava na legalidade”, apesar de, mesmo antes da Assembleia, ter mandado descer um enorme placard a anunciar a abertura dessa esplanada para o dia 5 de Junho. No decurso da Assembleia e questionado para mostrar tais provas concludentes, brandiu um papel que disse ser um documento interno da Câmara, por isso secreto e não mostrável a ninguém, nem aos jornalistas, e lendo, ou simulando ler, disse que nesse documento, se anunciava um concurso de “ajuste directo” que estaria em curso, que foram convidadas três entidades a darem propostas e que o Vereador do Pelouro declarara este caso de “Interesse Público Municipal” para assim se ter agido.


Claro que é pantominice, porque, e o Senhor Vereador saberia, e não se meteria nisso, espera-se, que o interesse municipal nunca seria beliscado se, porventura, a esplanada fosse explorada por outro que não o que estava predestinado a ser apadrinhado. Pela Junta sabia-se. Não se imaginava que pudesse estar pela Câmara ou por um Vereador. Claro que a generalidade das pessoas não acreditou no que diria o papel brandido, porque se fosse como disse o presidente, ele mostrá-lo-ia ou até daria fotocópias. Porquê o segredo?


Fortemente questionado pela Assembleia (eleitos e público) deixou cair que, dos três convidados, um só lhe ouvira o nome e não sabia quem era, outro era o dono da estrutura montada e o prévio ganhador e outro era o Construtor Civil (pedreiro) a quem, por esquema ainda não esclarecido, tinha sido entregue a construção dos sanitários. Perguntado o critério da escolha, empurrou para a Câmara e que a Junta nada tinha a ver com o caso. Esqueceram-se de convidar um só comerciante de S. Jorge de entre vários que há da área da restauração/bar/cafetaria. Poderiam ter convidado também o farmacêutico! Informou mais que o preço base seria de € 600,00 e não especificou mais nenhuma condição do concurso. Claro que, mesmo tratando-se de, se legal, concurso restrito, teria que ser publicitado, pelo menos por edital camarário e, foi garantido em plena Assembleia que não fora afixado qualquer aviso. A propósito, diga-se que a Esplanada de Argoncilhe teve como preço base € 1 000,00. E foi ganha por um comerciante de S. Jorge.

+
Brincou-se aos concursos e receia-se que alguém com responsabilidade na Câmara tenha dado cobertura a semelhante intrujice.


Esta Assembleia trouxe à pele uma inversão do posicionamento tradicional do órgão, onde o executivo via normalmente os seus pontos de vista fazerem valimento. É que se achou esquisito o aparecimento da esplanada sem concurso, disse o Presidente da Mesa que reforçou dizendo que se visse que havia habilidade seria contra. Foi bem mais do que habilidade. Foi rasteira e, ao que se receia, com um erguer errado de bandeirola por banda de quem exerce, no caso, função de quase juiz.


Os factos ficaram sobejamente demonstrados pela intervenção produzida e pelos termos da Moção e as questões postas ao presidente pelos eleitos e pelo público tiveram como resposta o silêncio gaguejado do costume.


Não se saberá o desfecho deste caso. As declarações do Vereador à imprensa são preocupantemente dúbias. Foi apresentada queixa à Autoridade da Concorrência e muitas autoridades tomaram ciência deste desmando. Ficará, pelo menos, a condenação política bem explícita, mesmo que, por métodos vergonhosos os dinheiros entrem em bolsos indevidos.

José Pinto da Silva In Terras da Feira

19 comentários:

Anónimo disse...

sem papas na lingua

Anónimo disse...

Até mete nojo, sempre o mesmo assunto.

Vivam as esplanadas.

Eu quero uma esplanada..

Anónimo disse...

Snr.Pinto dou-lhe os parabens pela frontalidade com que revela as realidades sobre a vergonhosa tramoia que a Junta estava a preparar.

Anónimo disse...

Fiz parte da lista independente mas nunca mais irei fazer parte de uma lista tendo como lider o Martins.Espero que ele não consiga o apoio de qualquer partido.Vou ficar á espera dos candidátos para dicidir em quem votar.

Anónimo disse...

E eu dou-lhe os parabéns por nada fazer pela terra.

É uma vergonha,.. não fazem, não deixam, nem querem fazer.

É uma actitude de egocentrismo escudada no prepósito (vazio) da legalidade.

Até faz dó vir espreitar este blog do ps.

Anónimo disse...

É uma tristeza, vêr um blog que poderia ser muito útil na divulgação do que de bom se vai fazer na nossa terra, como á muito não se faz, e só aqui aparece comentários destruidores de tudo e de todos !!

É pena, está de rastos este espaço, lamentávelmente, cada vez menos venho abrir o blog.

Deixem-se de politiquices baratas e baixas, e dêm as boas noticias.

Anónimo disse...

ao pintasilvo porque que nao da cara de vez .e apresenta sse candidato PS.voçe contra martins
voçe homem de escrever bem.
gosta tanto de caldas s jorge.
sempre atento as grandes obras da freguesia
APRESENTE SSE.

Anónimo disse...

aO ANONIMO 22 Junho, 2009 19:37

Está com dores de algo é? aqui apenas se diz a verdade meu amigo!!!1 custa a muita boa gente

Tdesnaturado disse...

Dà-me a impressão que anda aqui alguns com dores de cotovelo,que não gostam da democracia.Certamente alguns saudosos "doutras democracias".Força Sr.Pinto da Silva,a verdade sempre a verdade para bem das Caldas de S. Jorge.
Tdesnaturado

Anónimo disse...

"a verdade sempre a verdade para bem das Caldas de S. Jorge."

Para bem das Caldas????

Estou mesmo à espera de vêr quantos dos que aqui se esperniaram, irão concorrer ao dito "novo concurso" para a esplanada!

Serão os mesmos que já lá têm a estrutura, ou ninguém, se estes não concorrerem.

E isto é que é o bem para a terra????????????????????????????

Bom censo, meus senhores.

Anónimo disse...

Não será muito importante quem possa vir a concorrer, dependendo ainda de que tipo de concurso e que condições base para o dito. Importante foi que, se houver novo concurso, foi possível recolocar as coisas e far-se-á alguma justiça. Está mais do que claro que os donos da estrutura já montada partem com vantagem relativamente a qualquer outro potencial concorrente. Mas ... do mal o menos.

José Pinto da Silva

Ângelo Miguel Magalhães Cardoso disse...

O anónimo de «23 Junho, 2009 16:15» evidencia-se claramente ser alguém ligado à autarquia. Eu tive o cuidado de ver se existia algum concurso de esplanadas, mas de facto ainda nada disso está publicitado, e na ultima assembleia o vereador não confirmou se iria fazer novo concurso, por isso se esta informação já chegou a alguém tem de ser ligado à autarquia.

Desde já devo dizer que se vai haver novo concurso espero que seja aberto, e não de ajuste directo. Caso seja de ajuste directo espero bem que convidem os médicos veterinários todos da freguesia, os empreiteiros e carpinteiros, e acima de tudo tenham a dignidade de evitar escolher pessoas da freguesia, muito mais ligadas ao ramo de hotelaria e similares, como foi o ultimo concurso, visto as regras de escolha serem exactamente as mesmas.

Fica já o aviso que se por acaso, e espero bem que não, tiverem o desplante de me convidarem darei uma resposta à mais elevada altura, a quem de direito. Espero mesmo que tenham o bom censo de me deixar de fora, pois a minha vida pessoal eu posso tomar decisões politicas como vem entender, agora se tiverem como eu já disse o desplante de me virem convidar para jogos viciados de palhaçadas, com o único objectivo de xingarem com os estabelecimentos, eu pagarei uma página num diário do concelho a fim de dar uma resposta digna de quem julga que ocupa o cargo de Luís XIV.

Assino sem anonimato
Ângelo Cardoso.

Anónimo disse...

É assim mesmo Ángelo tudo certinho e direitinho,com os pontos nos is.Parabens.

Anónimo disse...

sim senhor sr Ângelo...
mt bom comentário...
sem espinhas mesmo


pq é óbvio q qualquer concurso q aja agora é mais do q viciado..

Anónimo disse...

Não estou ligado à autarquia. apenas comentei por uma questão de bom censo. Eu não sei se haverá de novo concurso ou não, mas a haver já é viciado?? As pessoas já não querem sequer ser convidadas??
Então o porquê de tanta polémica?? Porquê se bateu o pé da forma como aconteceu?? É a prova provada que o que está em causa é apenas a "guerrilha politica" o vota abaixo do costume.

Posso não passar de um ignorante, poderá ser uma visão muito simplista, mas com franqueza, a mim parece-me de bom censo e muito natural que ninguém iria aceitar estar numa esplanada com obras ali mesmo ao lado, a não ser os próprios da obra, por todas as condicionantes que isto acarretará. Mas para alguns iluminados da freguesia, à custa do cavalo de batalha da "legalidade", o bom censo perde-se.
Ou seja, aqueles que se bateram pela entrega directa a quem ganhou o concurso do ilha, são agora os primeiros a dizer que " pq é óbvio q qualquer concurso q aja agora é mais do q viciado.."

em que é que ficamos...???

É-se preso por ter cão e por não ter.

Concordo que todo este processo poderia ter sido conduzido de outra forma, mas se agora se está a tentar corrigir, não compreendo o porquê de se continuar a "bater no ceguinho", caso aconteça novo concurso (não sei se haverá) é tão certo como eu estar aqui a escrever, que não haverá qualquer concorrente.

Anónimo disse...

caso seja um concurso para qualquer pessoa da freguesia ou de fora, sim poderá aparecer concorrentes, agora se fizerem um concurso apenas para convidados e escolherem pessoas que não queiram a partida ou não possam, assim sim o concurso fica viciado...

e mais não digo

Ângelo Miguel Magalhães Cardoso disse...

Resposta ao ANÓNIMO “24 Junho, 2009 15:53 “ …

Como disse o Sr. Não só deve ser da Autarquia, como demonstrou ser pela sua resposta. Mas como o Sr. diz pode ser mesmo ignorante, embora ache que quer parecer, mas de estúpido não tem nada, como os mentores do “possível” concursos “NÃO” viciado são…

Mas vamos por partes, para responder definitivamente, e de forma quase desenhada como o concurso é viciado, explicando como tivesse seis anos.

1ª “Não estou ligado à autarquia. Apenas comentei por uma questão de bom censo” Onde está o seu bom censo na sua primeira intervenção, que limita-se simplesmente a criticar os comerciantes da terra? Porque se não são estes salvadores da pátria a freguesia coitada não tinha nada! Isto será bom censo ou falta dele?

2ª “Eu não sei se haverá de novo concurso ou não, mas a haver já é viciado??” Na sua primeira intervenção sabia que ia haver novo concurso, agora já não sabe se vai haver!!! Se ele está viciado? Diga-mos que não? O Sr. demonstra nesta sua atitude mostrar mesmo uma grande ignorância relativamente a esta área e talvez a outras, mas nesta área ela é salientada em muitos aspectos, passo a explicar?
Para não ser um concurso viciado, obrigava se for por ajuste directo, que todos os convidados, no concurso anterior não sejam incluídos neste, visto terem demonstrado serem incapazes de cumprir com o caderno de encargos. Razão pela qual não foi aceite as candidaturas no anterior concurso “fantasma”.
Será que vão ser excluídos? Claro que não.

Como será que algum estabelecimento se vai candidatar, se já ultrapassou os prazos para pedidos de quiosques e esplanadas às empresas de bebidas, que financiavam a esplanada?
Será que alguém no seu bom juízo, vai investir em mesas, cadeiras e quiosques mais de 7.000€ para pouco mais de dois meses? Só mesmo quem já pediu isso tudo com a devida antecedência. Quem já terá pedido?

3ª “As pessoas já não querem sequer ser convidadas??” Para quê! Para servir de palhaços e de máscara para a limpeza da imagem de quem fez tanta borrada e de quem ignorou os comerciantes da freguesia? Ainda existe pessoas que tem dignidade, e não se vacilam a poderes instituídos.

Ângelo Miguel Magalhães Cardoso disse...

4ª “Então o porquê de tanta polémica?? Porquê se bateu o pé da forma como aconteceu?? É a prova provada que o que está em causa é apenas a "guerrilha politica" o vota abaixo do costume.” A polémica só foi criada por quem tentou dizer que as opiniões estavam erradas, e a única coisa que se votou a baixo foi a mascara disfarçada da legalidade, que estava encoberta por um papel secreto, que na ultima assembleia municipal o vereador disse que não existia. Como eu disse a Junta de freguesia não é uma monarquia absoluta, para lá estar os elementos juraram cumprir as normas estabelecidas por lei. Se uns não cumprem o juramento, vamos condenar quem está agir em prol das regras e leis desse juramento? É caso para dizer para que servem os tribunais, esses juízes são uns bota a baixo…

5ª “Posso não passar de um ignorante, poderá ser uma visão muito simplista, mas com franqueza, a mim parece-me de bom censo e muito natural que ninguém iria aceitar estar numa esplanada com obras ali mesmo ao lado, a não ser os próprios da obra, por todas as condicionantes que isto acarretará. Mas para alguns iluminados da freguesia, à custa do cavalo de batalha da "legalidade", o bom censo perde-se.
Ou seja, aqueles que se bateram pela entrega directa a quem ganhou o concurso do ilha, são agora os primeiros a dizer que " pq é óbvio q qualquer concurso q aja agora é mais do q viciado.."”
Como está a ver demonstra ser ignorante, ou gosta mesmo de se passar por tal. O Cavalo de batalha não é só a legalidade, é falta de transparência deste processo, que seria simplificado pela humildade de um presidente da junta que disse-se que julgava estar a fazer bem, até porque eles vão fazer um investimento de grande importância para a freguesia. Era tão simples, pois demonstrou ser muito mais complicado as mentiras ditas diariamente em jornais que foram pura e simplesmente desmentidos pela Câmara Municipal.

6ª “em que é que ficamos...???” Agora pergunto eu???

7ª “É-se preso por ter cão e por não ter.” Só é preso por tentar enganar, e torna-se a ser por tentar dar um presente envenenado, que fede a enxofre, mesmo com o embrulho por abrir.

8ª “Concordo que todo este processo poderia ter sido conduzido de outra forma, mas se agora se está a tentar corrigir, não compreendo o porquê de se continuar a "bater no ceguinho", caso aconteça novo concurso (não sei se haverá) é tão certo como eu estar aqui a escrever, que não haverá qualquer concorrente.” Claro que este processo podia e devia ser conduzido de outra forma, mas o que leva a bater no ceguinho, é que é um homem de bengala, óculos escuros mas que Vê o que está a fazer, porque o Presidente da Autarquia é reincidente nesta matéria, o ano transacto foi avisado, este ano quis demonstrar a lei do quero, posso e mando, e as pessoas não estavam para aí viradas. A conclusão é que ele quis, pode, mas no fim não mandou, cumpriu a lei, algo que quando a atropelou, fez com a plena convicção do que estava a fazer, apenas se limitou a arrecadar com as consequências.

Mais uma vez assino sem anonimato
Ângelo Cardoso.

Anónimo disse...

Gostava de saber escrever como o Angelo Cardoso.bem e sem papas na lingua,Parabens gito e a verdade sempre, doia a quem doer.