terça-feira, 14 de julho de 2009

Polémica das esplanadas continua…

Email enviado para o Terras da Feira

Exmo Sr director do bissemanário regional “Terras da Feira”
A edição impressa do vosso jornal número 1941 de 13 de Julho de 2009, contem uma rubrica “RADAR” sobre as Esplanadas de Caldas de São Jorge.
Como refere e bem, nas mesmas foi reposta a legalidade quer em termos de concurso, não existente anteriormente, quer em termos de exploração.
Permita-me que, por ventura, refira dois ou três pontos existentes em tão pequeno texto, que quer por vontade de quem escreveu, quer por falta de informação não correspondem à verdade.
Em primeiro lugar nunca fui concorrente ás ditas esplanadas, apenas pedi o caderno de encargos, caderno este que deveria estar ao dispor da população em geral, e que me foi enviado por e-mail.
Como o dito caderno de encargos continha pontos menos claros e susceptíveis de criar dúvidas fiz um pedido de esclarecimentos à Câmara Municipal (entidade responsável pelo concurso?) sobre quatro pontos em 6 de Julho de 2009 as 20.44H, um dia antes do dito concurso.
Recebi como resposta o seguinte email no dia 7 de Julho de 2009 as 16.40H.

Ex.mos. Senhores,
Vimos por este meio informar que foram solicitados esclarecimentos por um dos candidatos, pelo que o presente município está a diligenciar no sentido de responder ao mesmo e de remeter a todos os esclarecimentos prestados.
Face ao exposto e pelos motivos referidos, informamos que será definido um novo prazo para apresentar as propostas aquando do envio dos referidos esclarecimentos.
Agradecendo desde já a compreensão, subscrevemo-nos,
Com os melhores cumprimentos.
Atentamente
Ana Santos

Seguidamente foi-me também enviado o seguinte email pelas 17.20H do mesmo dia:

Ex.mos Senhores,
Junto remeto cópia das dúvidas levantadas por um dos candidatos, bem como
dos esclarecimentos prestados pelo presente Município, os quais passam a
fazer parte integrante do presente processo.
Mais se informa, que foi concedido novo prazo até às 17h00 do dia 9 de Julho
de 2009 para apresentarem as suas propostas nos termos constantes do
ofício-convite já remetido.
Atentamente,
Ana Santos

Devo dizer que todos os prazos foram cumpridos por minha parte , caindo por terra as acusações de que sou alvo quer por parte do autor da rubrica “Radar” quer pelo Senhor Presidente da Junta em declarações ao mesmo jornal. O único responsável pela alteração da data do Concurso é a Câmara Municipal.
De salientar que a frase usada pelo autor “A politica não deve ter qualquer preço” é a mesma que o PS de Caldas de São Jorge adoptou desde á uns anos a esta parte e isso tem-se visto enquanto oposição na Assembleia de Freguesia de Caldas de São Jorge e em toda a nossa forma de fazer Politica.
O PS de Caldas de São Jorge presa pela verdade, clareza e igualdade de direitos, lema que o actual executivo de Caldas de São Jorge e mesmo da Câmara Municipal não tem sabido utilizar.
Sem mais e para que seja reposta a verdade:
Telmo André dos Santos Gomes
Coordenador do PS Caldas de São Jorge

Carta enviada à Câmara

À

Câmara Municipal de Santa Maria da Feira

SANTA MARIA DA FEIRA

Ass.: Concurso para a Esplanada de Verão em Caldas de S. Jorge

Exmos. Senhores,

Ao abrigo do que se indica no nº. 12 (Dúvidas e Esclarecimentos) do CONVITE/CIRCULAR para Ajuste Directo nº. 00016984 de 2 de Julho de 2009, venho solicitar os seguintes esclarecimentos:

Art. Nº. 1, nº. 2 – Espaço de implantação a definir pela Junta de freguesia:

Entendendo-se que se não vê outro espaço que não seja onde funcionou no ano passado, solicito ser informado

em que prazo é que aquele espaço fica disponibilizado, já que está ocupado por uma estrutura montado, ao que

se julga com autorização da Câmara e da Junta de Freguesia;

Art. 2º. Nº. 2 do Anexo A – Sanitários de Apoio (estrutura amovível)

Trata-se de equipamento absolutamente obrigatório, ou poderá utilizar-se os sanitários públicos existentes alguns metros ao lado para servirem de apoio à esplanada?

Art. 7º. (Obrigações do Concessionário) Nº. 2

Os custos de consumo de energia e de água são da responsabilidade do concessionário. É claro.

Mas não é feita referência quanto à fonte de abastecimento. O Concessionário é obrigado a requerer à EDP a instalação de uma Baixada Provisória para fornecimento de energia, ou é feita a colheita numa tomada pública existente nas imediações? Neste caso, como será feita a contagem para imputação de consumo?

Do mesmo modo, para abastecimento de água será obrigatório requerer à INDÁQUA a instalação de um Ramal específico, ou é utilizável a água do fontanário nos moldes em que funcionou no ano transacto?

Solicito também seja claramente especificado se o concessionário fica autorizado a usar os sanitários desactivados para armazenamento e retenção de mercadorias.

A resposta a estas questões é indispensável para a formalização da minha proposta.

Com os melhores cumprimentos.

Telmo André Santos Gomes

Caldas de S. Jorge

--------------------------------------------------------------------------

Resposta enviada pela Câmara

Santa Maria da feira câmara municipal

Esclarecimentos

No dia 6 de Maio de 2009, às 20h44, foram solicitados esclarecimentos via e-mail pelo candidato Telmo Gemes, os quais junto se anexam e passam a fazer parte integrante dos presentes esclarecimentos que se prestam pela ordem em que foram efectuadas as perguntas:

  1. Relativamente ao espaço de implantação da esplanada, conforme consta do caderno de encargos e à semelhança do ano passado, este encontra-se situado junto ao Coreto da freguesia de Caldas de S. Jorge. O local em causa estará disponível para a instalação da estrutura/esplanada a contar da data da adjudicação e respectiva notificação ao adjudicatário.

  2. Quanto à questão dos sanitários de apoio, os clientes da estrutura/esplanada podem utilizar os sanitários públicos existentes nas proximidades, contudo o explorador da esplanada e/ou seus funcionários devem utilizar um sanitário próprio de apoio (estrutura amovível) a instalar pelo adjudicatário.

  3. Quanto aos custos de energia, o adjudicatário fica obrigado a requerer uma baixada provisória à EDP, à qual, em princípio, estão inerentes meios técnicos para imputar o consumo de electricidade ao adjudicatário.
    Relativamente ao consumo da água, o adjudicatário tem de dispor de água potável para a exploração da sua esplanada e de garantir a sua instalação.

  4. Não está nada previsto no Caderno de Encargos sobre esta questão.

Atendendo ao facto, dos esclarecimentos terem sido solicitados, dentro do prazo estabelecido, mas fora do horário de funcionamento do presente Município, não se conseguiu garantir uma resposta atempada (até às 16h00) para apresentação das propostas no prazo estabelecido, dando conhecimento das dúvidas levantadas e dos esclarecimentos prestados a todos os interessados, assim, pelo que se concede um novo prazo ate às 17h00 do dia 9 de Julho de 2009, para apresentar as propostas nos termos já publicitados/notificados aos candidatos e considerando todos os elementos do processo e os esclarecimentos agora prestados.

Santa Maria da Feira, 7 de Julho de 2009

O Vereador

Celestino Portela, Dr.

17 comentários:

Anónimo disse...

agora ninguem diz nada...

é de pessoas sérias q caldas de s. Jorge precisa, eu q fui apoiante do sr Martins, depois de tanta borrada q fez de maneira alguma votarei nele, vou votar pela primeira vez no PS.

Anónimo disse...

"o PS de Caldas de São Jorge adoptou desde á uns anos a esta parte"
corrija-se " há uns anos"!
Será iletracia ou fuga às novas oportunidades?

Anónimo disse...

Penso irrelevante o post.
E cisma em bater no ceguinho.
o pássaro do uima

Anónimo disse...

Eu votavas na Fatinha, mas fizeram-na começar tarde e mal e mal acompanhada.

Anónimo disse...

esta história té já mete nojo...
ora se o sr Telmo diz no inicio "Em primeiro lugar nunca fui concorrente ás ditas esplanadas" qual é a razão porque na carta que escreveu á CMFeira diz no fim "A resposta a estas questões é indispensável para a formalização da minha proposta"

Anónimo disse...

para votar no ps mais vale votar no martins

Anónimo disse...

Votar PS, é votar num futuro sem futuro, dar asas à palhaçada que um puto mimado adoptou como guerrinha pessoal querendo protagonismo e oferecendo cargos e candidaturas ás meninas.

Anónimo disse...

O telmo como enterrou-se de tal maneira com a carta publica que escreveu ao sr padre tiveram que arranjar uma solução rápida para o ps e a Fatinha foi a sacrificada

Pois Pois disse...

Ha ha ha ha
deixa-me rir! Medo do Padre? estais tao longe

A piada é seber que esse puto mimado conseguiu travar sozinho, e fazer sozinho aquilo que mais ninguem os teve no sitio para fazer!

è assim mesmo TELMO haja honestidade.

Conta comigo e nao ligues as bocas do blogue : são sempre os mesmos necas que nao têm que fazer.

FORÇA PS

Anónimo disse...

Gostei especialmente desta parte: "são sempre os mesmos necas que nao têm que fazer."
Voces ate podem votar no ps, ou psd, ou ate num independente, mas uma coisa não muda que é a escumalha de gente que ha por ai e que nao ajuda em nada e só atrapalha e critica.

Anónimo disse...

tou de acordo com uma comentario aqui feito o telmo sabe o que anda a fazer.primeiro e como dizem aqui tambem foi a pessoa que os teve no sitio para travar as ilegalidades que havia na esplanada porque de facto toda a gente falava das dita esplanada que era so irregularidades mas fazer algo nimguem fez a nao ser ele.queria que fosse ele a candidatar-se em vez da fatima precisamos de gente nova e ele ja deu provas que pode fazer algo pela freguesia e uma pessoa determinada que tem olhado pelo interesse da freguesia e nao anda a comprar guerras com nimguem mas sim anda a lutar contra as irregularidades que o senhor martins e seus pares fazem.continua assim telmo

Anónimo disse...

De facto, como o p.s. das Caldas tem um detentor que não consegue cativar as pessoas de maior valia no partido, ou estas não estão para o aturar, o que lhes sobra são aqueles que (podendo até ter valor) estão menos preparados. Quase ficando a impressão de que será a segunda escolha.
Em relação às esplanadas, a condução do assunto pelo responsável do p.s. é de facto demagógica e ridicula, não sabendo quando parar.
Em relação à carta ao Sr. Padre Machado, denota-se e constata-se que o Sr. Telmo não é pessoa para governar seja o que for. Quando é que se viu alguém, que eventualmente poderia aspirar ao poder local, a confrontar directamente e em meios de comunicação local as forças vivas da freguesia, aqueles com que teria de conviver caso pudesse ser autarca?!
Para se ser homem, não basta parecer ou ter corpo, é preciso ser, ter actitudes que se revelem
de homem.

Anónimo disse...

Nunca vi tanta palhaçada..... estes PS é o que sabem fazer de melhor.....

Anónimo disse...

Estará o PS tão mal para não ter cabeça melhor para a sua lista?
É que ser licenciada não é sinónimo de cultura política e sensibilidade autártica. Não passará de um boneco que será movido por cordelinhos.
Qualquer autarquia necessita de sangue novo, de ideias frescas, mas de um líder com experiência de campo.

Anónimo disse...

Este anónimo das 20:01 deve ser o maior. Sabe da cultura política das pessoas e também da cultura autárquica. Claro que não deve entender coisa nenhuma nem de uma cultura nem de outra. Poderia ter ido assistir às últimas reuniões da Assembleia de Freguesia.
Deve este comentador ser indivíduo absolutamente dependente e olha-se no espelho.

José Pinto da Silva

Anónimo disse...

Força Fátima o teu nome só por si já está a encomodar os viras casacas que não querem deixar o poder.

Anónimo disse...

Talvez seja melhor elucidar o pessoal; o que fez ela por esta freguesia???
Assim acabam-se as críticas.
Ou será ela apenas mais "um jarro de flores" (cito um anónimo atrás).