domingo, 23 de agosto de 2009

CORREIO DE LEITORES...

A FREGUESIA 31 - CRÓNICAS II

1 - Existe uma estratégia tipicamente portuguesa, epidémica, que se traduz na repulsa quase instintiva por tudo aquilo que é novo e dinâmico. É essa mesma estratégia, cujo metabolismo se alimenta do queixume, da intriga e da inveja, que faz com que a “pequenez” seja sempre a exacta medida pela qual se regem os nossos actos, sobretudo aqueles que nos permitem continuar a ser, sem consequências de maior, inocentemente pequenos.

Sendo a negação do “excesso”, que é diametralmente oposto neste barómetro de amplitudes, “o pequeno” adquire assim um lugar de primazia susceptível de poder provocar a vertigem, ou ilusão de vertigem, mas pior que tudo, ajuda a promover e a consolidar a visão curta, limitadora de novos caminhos e suficientemente capaz de poder aprisionar ao mesmo tempo outras tantas possibilidades de se ser maior, ou pelo menos um pouquinho maior.
Esta é também a exacta medida do investimento afectivo que estamos dispostos a fazer, seja naquilo que for.
Assim, passa a ser legítimo afirmar-se que na política portuguesa de uma maneira geral e aqui nas Caldas em particular, impera uma espécie de genealogia de afectos que influi nas decisões de fundo e se assume como um critério de escolha que é único e padronizado, transversal a todas as estruturas partidárias ou colecções de cidadãos independentes e que se sobrepõe paradoxalmente a outros critérios que sendo “maiores” acabam por se tornar residuais e inócuos. Esta segregação de valores sendo continuada, há-de produzir como consequência um sub produto da Democracia, legítimo é certo, mas que por estar cada vez mais assente em afectos de toda a espécie, tenderá a fazer com que ela própria (a Democracia ) se transforme por osmose numa Democracia de afectos.

2 – Alinhados que estão agora, os juízos e as vontades, consignados com a entrega das listas candidatas a Autarquia, apetece dizer que vai finalmente terminar este vazio de substância que tem envolvido Caldas de S. Jorge sobretudo neste último mês e meio. Aguardam-se agora os programas de cada um ( sobreponíveis ? )para que possamos sair definitivamente deste aparente sono letárgico e dar assim início a uma discussão que se pretende profícua e esclarecedora, a bem da freguesia, mas sobretudo a bem de todos nós.
É que…torna-se cada vez mais urgente pensarmos o destino.

Até já

bettencourt

10 comentários:

Anónimo disse...

Sr. bettencourt não é preciso disfarçar que toda a gente sabe que o senhor pôs a sua mulher a concorrer nas listas do PS. O senhor nem se quer é de cá das Caldas. Acredite que já há muita gente que o conhece bem e que sabe exactamente quais os seus objectivos. A mim o senhor não engana...

Anónimo disse...

O Senhor Comendador Bettencourt sabe demais!
O que referencia,
pressupõe
e expressa está muito
para além das mentes obscurecidas
pela letargia espaço temporal
do sonambulismo afectivo
anseolítico e desejado,
onde impera o provisório
o descartável numa esperança
de ser definitivo não para si mas para os outros...
e onde a inteligência
e o raciocínio não contam.
A libido,o instinto,
o coração e os afectos sobrepõem-se
ao esclarecimento e à verdade lógica dos factos.
E assim a polis não é o que deve ser mas que o coração e os afectos tacanhos e pusilânimes determinam..

zeca nabo

Anónimo disse...

Do mesmo modo que uns pecam pela pequenez outros pecam pela exuberância.

porquê entrar em projectos magalomanos, apesar de concordar que alguns poderiam ser verdadeiros icons da freguesia, quando há tantos pequenos passos, com grande impacto, a serem executados?!

é importante apostar nas infraestruturas de apoio ao turismo, mas é necessário ter em atanção o público alvo.
era urgente:
um parque de estacionamento de apoio à zona termal, um parque de merendas, a requalificação da pensão ou aposta noutra unidade hoteleira.

nada que ninguem não saiba...

Anónimo disse...

tchei, pagas-te a um advogado para te escrever isso

Anónimo disse...

estou completamente de acordo com o comentário das 9e24.Mania da grandeza já cá havia muita.Lá diz o ditado quem ao mais alto sobe ao mais baixo vem caír.

Anónimo disse...

Ó asinino,não é "pagas-te" mas sim PAGASTE.
Ó diz lá:
Eu paguei,
tu pagaste
ele pagou
nós pagamos
vós pagastes
eles pagaram.
Recordar no WC

morcão da Sé

Anónimo disse...

LOOOOOOOOOOOOL anónimo das 18:53

Anónimo disse...

O ps ja ganhou mais nada

Anónimo disse...

Parabens a estas pessoas de coragem. A freguesia espera muito delas e como é uma lista com muitas caras novas na politica é de apostar forte.De trabalho, gosto e não são pesoas polémicas.Viva o CDS.

Anónimo disse...

oh morcão da se olha a tua mãezinha aos saltos