segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Vira-Casacas

Desde tempos imemoriais que os denominados “Vira-casaca” vão proliferando um pouco por todos os cantos deste sistema planetário.

O termo Vira-casaca, significa pois, alguém que de um momento para o outro ou após um período de reflexão, mudou de opinião relativamente a algo ou alguém. Normalmente, estas mudanças são de tal forma impressionantes que acabam por nos assustar.
- Não é, no entanto, o caso que hoje vos relato e que, seguramente, já todos conhecem.

Mas antes, dir-vos-ei que os “Vira-Casacas” podem ser encontrados nos mais diversos quadrantes da sociedade: da religião à politica, passando pelo desporto e acabando na orientação sexual.Os casos mais mediáticos estão ligados ao desporto (mais particularmente o futebol) e à orientação sexual, por serem assuntos que estão mais acessíveis às massas. Dou, como exemplo, o caso do Figo, quando mudou do Barcelona para o Real de Madrid (se bem que neste caso, as “pesetas” faziam toda a diferença). Temos também o caso do Helder Postiga que foi do Porto para o Sporting ou do “Cebola” que trocou a Luz pelo Dragão.

E por aí fora.Em termos políticos, tivemos casos recentes como por exemplo a Zita Seabra que era comuna desde pequenina e que assumiu preponderância nas lides Sociais Democratas numa das últimas direcções do partido. Temos também o caso do Freitas do Amaral, um dos fundadores do CDS que assumiu o cargo de Ministro dos Negócios Estrangeiros num governo PS, valendo-lhe o envio do seu retrato para a sede do PS, no Largo do Rato.

No nosso meio, posso então falar-vos da última aquisição do PSD que, não possuindo “gente de confiança” para assumir a candidatura à Junta de Freguesia em Caldas de S. Jorge (pelo menos é o que se diz por aí), tratou de “contratar” esse baluarte da independência e da defesa dos mais oprimidos de Arcozelo:
- José Martins.

Dizia pois que este caso, pela sua particularidade, não me assustou.
Não me assustou pelo protagonista. De facto, todos nós já nos vamos habituando a que as verdades de hoje não são, seguramente, e neste caso, as verdades do amanha. Politicamente falando.

No entanto, e por outro lado, o que mais me impressionou e me assustou foi, a interferência directa dos Senhores feudais de Santa Maria da Feira que, talvez de forma abusiva, fizeram prevalecer a sua vontade na escolha do candidato à Junta de Freguesia de Caldas de S. Jorge. Foi assim nas Caldas de S. Jorge. Foi assim aqui ao lado, em Lobão. Já o tinha sido em Escapães.

Por isso, fica a dúvida:
- Será que no universo de militantes e votantes do PSD de Caldas de S. Jorge não haveria alguém com perfil para se (re)candidatar à Junta de Freguesia? Será correcto o que fizeram com o Sr. Manuel Vilar? E aos membros da lista das intercalares? Pediram-lhes opinião?
Penso que esta atitude foi, na realidade, contra os militantes do PSD de Caldas de S. Jorge. Saibam por isso interpretar o devido significado.

Porque em política, não pode nem deve valer tudo…

Guga.Gago

16 comentários:

Anónimo disse...

Parabens ao autor deste artigo que retrata fielmente a vergonha do futuro já (foi).Conhecendo como toda a gente conhece o snr. Martins não admira ele virar a casaca,admira~me sim é os outros que vão atrás dele.Diz-me com quem andas digo-te quem és.

Anónimo disse...

Não vejo qual a questão. Se o PSD reconheceu na lista independente um bom trabalho em prol de uma freguesia e decidiu demonstrar o seu apoio a essa lista, penso que isso apenas demonstra interesse em que a freguesia continue no mesmo rumo (obviamente, reconhece nesse rumo um de trabalho e empenho). Isso parece-me evidente.
Colocar em questão o apoio de um partido a uma lista independente, e considerar isso como uma traição ou um "vira-casacas", parece-me uma concepção de política muito medíocre. Explico-me: a finalidade da política é o bem da comunidade e não a vitória de um partido. Que um partido tenha a coragem de reconhecer em alguém um trabalho que merece apoio, mesmo que esse alguém não esteja perfilado no partido, não é sinal de fraqueza... pode ser sinal de coragem política.
Mas, é verdade... a política séria e corajosa está fora de moda. O marketing político, os pseudo-casos políticos (como este que o guga-gago quer criar), e a demagogia estão muito mais na moda.
Claramente, "em política, não pode nem deve valer tudo..."

Anónimo disse...

Posso afirmar que muitos membros da lista independente não tiveram conhecimento do convite. E mais ainda, o Sr jose Martins nada comunicou aos membros, por isso, e muito mais. Muitos não fazem parte desta nova lista. É ir la ver quem não faz parte e já ficam a saber quem não compactuou com o Sr Jose Martins. E muitos dos que la estão já estao arrependidos de fazer parte. Posso tambem informar que foi uma lista feita sobre o joelho, por não haver reuniões com os membros. As escolhas do executivo foi feita pelo Sr Rui (que tem medo de perder o lugar..$$$$),tendo o mesmo autopromover-se para o segundo lugar sem conhecimento do Sr Jose Martins. O Sr Jose (das flores) já avisou que após eleições se demite(por ter perdido o lugar..$$$), Para a D. Rosa (azevedo).

Um Independente.

Anónimo disse...

Hermínio Mota não será um desses vira-casacas?

Anónimo disse...

não sou amigo de nenhuma destas pessoas em causa, mas quanto à mudança de opinião deixem-me dizer, que até os grandes sábios mudam de opinião, apenas os burros é que têm sempre as mesmas opiniões...

joão petit

Anónimo disse...

A ROSA VAI SER TIRADA E ACABA O PROBLEMA!

Anónimo disse...

Espero que a proxima Junta faça uma auditoria ás contas do actual executivo.Segundo consta o Rui só fáz parte da actual lista(psd)porque ameaçou falar publicamente das contas da Junta.

Anónimo disse...

Resposta ao anonimo das 5.50.A Rosa para sair da lista tem que se demitir,que eu nao acredito.

ALTO DE PIGEIROS disse...

AO ANONIMO DAS 11e42 ISSO ACONTECE SE ELES PERDEREM AS ELEIÇOES QUE NÃO ME PAREÇA QUE E O CASO

Anónimo disse...

O PSD AINDA NÃO MOSTROU PROGRAMA NENHUM. TALVEZ POR NÃO O TER.
O QUE É CERTO A MÁQUINA DE CERVEJA PATROCINADA PELAS ESPLANADAS JÁ ESTÁ NA SEDE DE CAMPANHA.

Anónimo disse...

Ainda ontem fui ao funeral e ao passar á Junta vi là um empreiteiro que anda a tentar receber o dele mas coitado não sei se teve sorte.

Anónimo disse...

Era bom que os comentadores falassem do que sabem e que deixassem o que não sabem para quem sabe, mas quem gosta de ver a casa dos outras a arder é assim, fala de tudo sem saber de nada...

Anónimo disse...

Ao Sr. das 11.51h, está convidado para poder vir à sede do PSD beber uma cerveja. Será bem-vindo.

Anónimo disse...

De Neuchätel ! à nossa Vila Termal !

Um bom dia !

Na minha openiäo !
Mudar de openiäo, ou dar uma openiäo , é uma coisa .
Mas mudar de partido jà é outra , deixando seus adeptos confusos , como nada se passa-se .
Um bom adepto Portista ou Benfiquista , näo muda de clube para arranjar fama , ou aproveitamentos politicos , consuante o clube que ganha .
Quando o clube perde deve saber perder , com todo respeito para os ganhantes .
Continuando a soutenir a sua equipa .
Näo muda de clube procurando o seu belo prazer , de querer sempre ganhar e fugir às suas responsabelidades .
Procurando passar por cima de todos , para conseguir os seus fins .
Deve saber perder assumindo suas responsabelidades .
A fenelidade da politica é para bem da comunidade !
E para seus presidentes respeitarem seus cidadöes em todo mandato e näo so no dia das eleiçöes .
Isto é politica séria !
Quando näo é séria , passa-se por cima de todos os problemas , mesmo dos particulares , como nada se tive-se passado .
Por um lado pede-se o voto em campanha , por outro lado dà-se com a porta na cara .
Se metermos à frente da Freguesia um homem ou mulher honesta e séria , todos ganhamos com isso .
Haverà menos problemas na Freguesia , mais tempo para os resolver .
Se na politica näo houver honestidade , metendo là um homem capaz de vender a alma ao diabo .
Todos nos perdemos com isso , näo à transparencia em nada , porque näo à confiança , em relaçäo a contas , etc .
Comprimentos .
Albano Gomes .

Anónimo disse...

Sr. Albano Gomes
Estando o sr. num país tão desenvolvido e tendo o sr. tantos conhecimentos sobre política, porque não vem para a sua terra tão querida defender o bem estar da mesma, candidatando-se o sr. a presidente da junta. Pelo que diz o dinheiro não é tudo na vida devemos de olhar pelo próximo, dé então esse passo em primeiro lugar para depois poder os outros criticar, ou então será melhor pensar bem antes de falar.

Anónimo disse...

A questão colocada pelo autor "Guga-Gago" tem claramente como objectivo espicaçar o candidato pelo PSD. Já vimos isso e é obvio que ele o merece. Merece-o porque nunca foi PSD, nem nunca será porque é preciso acreditar nos valores e/ou ideologia que estão por detrás daquele símbolo. E aqui é que o nome "vira-casadas" faz sentido, pois acontece quando há uma mudança brusca de posição sem haver sustentação programática ou ideológica radical que o justifique. E quando isto acontece "cheira" a poder ou à sua manutenção a qualquer preço. É sabido que o Sr. Martins é por assim dizer um renegado do PS, que depois daquela "cena" do PRD nunca o PS lhe perdoou e de certa forma lhe valeu o ostracismo daqueles. É sabido e dito que existem elementos históricos do PSD que têm memória e nem é preciso ser longa. Em resumo, acho que isto é mesmo um caso de "vira-casaquismo" descarado que do meu ponto de vista não se justificava politicamente.
Acho também que é um erro para o PSD concelhio que pela entreposta mão do responsável dessa secção destruiu o PSD da C.S.Jorge, só não sabemos se irremediavelmente, no sentido de obter resultados desesperadamente(!!!) rápidos, pois não conheço nenhum simpatizante ou militante do PSD que se reveja no Sr. Martins.

João, João Alecrim