quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Contas da Festa 2009

PS: Para visualizar melhor os documentos click em cima deles e abrir-se-à uma nova janela com as mensagens em melhor qualidade.
Obrigada!

26 comentários:

Anónimo disse...

a comissao de festas desta paroquia tenho a dizer que em relaçao a seriços religisos dao pouco valor as outras freguesias vizinhas dao muito mais ao paraco e nao reclamam achando muitas vezes ate pouco comvinha referir que ate houve uma fulaninha da comissa de festas que tratou mal as pessoas que normalmente tratam das procissoes ca na terra e foi um termenda falta de respeiro ja que essa senhora nao percerbe nada de procissoes religiosas espero eu que por ano os erros desta parte nao aconteçam e que deixem trablhar na parte religiosa quem sabe tambem e de referir que tendo ido a outras festas na s missas de domingo dessas festas a missa de festas costuma estar presente com todos os seus represantes mas esta paroquia so se viu um dois nao sabia que a comissao era tao pequenina se sao festas em honra de martires deve se dar valor aos serviços reigiosos e nao so penarem na parte comercial e na parte fora da igreja porque se festejamos santo s e vao lembrar qual a origem dles e nao a festa por fora esquecendo se d dia do padroeiro desta terra sem a comissao nao se lembrar dessa data deixando a passar em branco

ATM disse...

ATM
Repudia e ignora
todo o palavreado
mandado para o Blog sem o seu consentimento.
E esquece-os a todos !

Anónimo disse...

EXECRÁVEL O COMUNICADO DA COMISSÃO DE FESTAS CESSANTE.
Revela irracionalidade e uma tremenda falta de châ.
Ainda por cima não vem assinado.
Só aparece depois das eleições.
Supostamente, querem comprar guerrinhas com entidades que nos merecem o maior respeito.
De igual modo, gostaria de saber porque não são dadas a conhecer as pessoas que contribuiram monetariamente.
Mesmo os valores cobrados para as barracas e para as pistas parecem não ser minimamente coerentes - Porque é que os inquietos pagam 200,00 e a comissão de festas 250,00? Os espaços não eram similares?
E muitos mais aspectos há que não estão claros.
Quanto ao valor cobrado pelo pároco, não me pronuncio pois não tenho dados para isso. De qualquer das formas, quem é a comissão de festas ou alguém da comissão de festas para achar se é muito ou é pouco, ou para julgar que este ou aquele valor é suficiente?
Alguém se devia retractar...

Anónimo disse...

É pena.
Gasta-se muito dinheiro na festa, algumas das pessoas que ajudam é com sacrificio e depois dá nisto.
Não sei se darei mas algum donativo para a festa, até porque não tenho lá posto os meus pés.
Sérgio

Anónimo disse...

Senhor Abade! Óbviamente demita-os! E é sem favor! Como pode ser ateus, agnósticos e maçónicos em comissoes de festas?
Joaquim de Arcozelo

Anónimo disse...

Qem e esta paula?era da festeiraa? AS CONTAS QUALQUER PESSOA AS FAZ?E ASSINA?OU ASSACINA. QUEM FOI O JUDAS? QUANTO DEU?obrigado.

Anónimo disse...

Gostava de ver aqui os comentários daqueles que criticaram a comissão de festas por não dar a conhecer as contas.
Afinal elas aqui estão...
Quem dá o seu tempo e se esgota para que se recolham fundos por forma a se poder realizar a festa, ainda tem que ouvir as criticas daqueles que estão sempre no contra.
Apelo a esses senhores que se proponham a substituir esta comissão, uma vez que a acham mediocre, ou vão ser covardes?!
Das restantes polémicas abstenho-me, contudo deixo aqui a informação que a comissão de festas deu 250€ porque acordou dar metade do lucro obtido.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Nesta contenda não sei quem tem razão mas se a Comissão serviu para fazer a festa durante 7 anos e só agora é que lhe chamam ateus e maçónicos,dá para desconfiar donde vem o mal.

Anónimo disse...

Arranjaram-na bonita. Publicaram as contas no blogue sem as apresentar ao Senhor Abade e Comissão da Paróquia.
Cheira a esturro...
Tozé

Anónimo disse...

Isto demonstra a falta de caracter de algumas pessoas ligadas à comissão de festas. essas pessoas ligadas à junta de freguesia, são vingativas e só usam as associações para proveito próprio. Essa é a razão pela qual só apresentaram as contas a seguir às eleições. Por um lado assim o Sr.ATM vê o que são as pessoas que apoiou politicamente.A freguesia tem o que merece, e merece ter esta escomalha a governar a freguesia, assim pode ser que ganhem juizo, mas tem de os aturar mais quatro anos, que acabaram por fazer acabar tudo que existe na freguesia. Nomeadamente o Carnaval, o futebol, a festa de s. jorge, entre muitas coisas. Para bem haviam de vender a junta de freguesia e lixar toda a população.
Só tem o que querem e merecem.

Anónimo disse...

Agora é que eu quero ver quem são os covardes.
A comissão de Festas, ou quem os apelida do tal.
As portas estão abertas para estes Chico espertos.
Façam alguma coisa pela freguesia, em vez de andarem ai como mulheres de lavadouro a dizer mal.
Mostrem ser melhores do que aqueles que tanto criticais.

Anónimo disse...

Olha este joaquinzinho de Arcozelo não deve ter espelho em casa.
Olhe-se bem ao espelho e se o tiver talvez se deixe ficar a dormir o resto do Dia, para que o Sol possa brilhar com alegria.

Anónimo disse...

Orientações Pastorais sobre Festas Religiosas:
.................................
1- As Comissões promotoras devem ser formadas por cristãos convictos, que dêem garantias do cumprimento das normas da Igreja e do desejo de trabalharem de harmonia com o Pároco e seus órgãos colegiais.

2- Quem aprova e nomeia as Comissões de Festas é o Pároco, depois de ouvir as instâncias de corresponsabilidade paroquial, nomeadamente o Conselho Económico e, se existir, o Conselho Pastoral. Não faz sentido, pois, que a Comissão cessante apresente ao Pároco, no dia da festa e sem estes passos prévios, a nova Comissão de Festas para ser lida e nomeada no fim da Eucaristia ou do serviço religioso. Tudo deve ser previamente combinado, em bom espírito de entendimento e comunhão eclesial

3- Mesmo que volte a ser a Comissão do ano anterior a fazer a festa, nenhuma Comissão deve ser nomeada ou renomeada sem que sejam apresentadas ao Conselho Económico, e por este ao povo, as contas da última festa. O saldo, que deve ser entregue ao Conselho Económico, será aplicado a bem do culto e da comunidade cristã, podendo, se o Conselho Económico achar bem, transitar, no todo ou em parte, para a receita da mesma festa, do ano seguinte. As Comissões de festas ou mordomias de nenhum modo podem considerar-se donas dos saldos, cabendo-lhes somente a sua administração, no tempo vigente para a sua mordomia. Oneram gravemente a sua consciência, se fizerem seu o saldo das festas. Embora possam manifestar a sua ideia e gosto, não podem, por sua única iniciativa, gastar esse dinheiro em fazer esta ou aquela obra à revelia do Conselho Económico, nem tampouco podem agir como se a administração da Capela, durante o ano em que são Comissão, lhes pertença. Se as festas são promovidas por obrigação estatutária de Confrarias ou Irmandades, estas deverão também apresentar as contas à Comunidade Paroquial.
...........
12- É legítimo fazer promessas como expressão de acção de graças, de desprendimento e de oferta de nós mesmos a Deus através dos seus Santos.
Mas o dinheiro de promessas é sagrado.
Salva a legítima intenção manifestada pelos oferentes, essas importâncias destinam-se à promoção do culto e à conservação do lugar sagrado, à evangelização, catequese e caridade, de acordo com o Pároco e seus Conselhos de participação.
Reprova-se, por isso, que muitas Comissões de festas, se apoderem dele e o utilizem como entendem, coisa que nem a autoridade eclesiástica pode fazer.
A venda de ouro ofertado em cumprimento de promessas ou ex-votos que se possam conservar, está também proibida e só pode ser autorizada pela Santa Sé, através da Cúria Diocesana.
Não se façam promessas cujo cumprimento vai depender da vontade de outros ou os vai sacrificar, como, por exemplo, prometer ir de joelhos debaixo ou atrás do andor, pendurar dinheiro nas imagens, etc.
Quando se hajam feito, sejam comutadas, junto de algum Sacerdote, pois tem poderes para isso.
A melhor promessa que se pode fazer é a da conversão interior.
ATM

Anónimo disse...

algums elementos da comissão de festas são como vampiros, chupam o sangue todo, quando já não à mais abandonam o corpo para outros tomarem conta.
É assim na comissão de festas, vai ser assim no futebol é assim no carnaval, e pior vai ser assim na junta de freguesia.

O dinheiro em nome dos santos. o dinheiro em nome da festa, mas o que realmente querem é sugar o que podem. é bem feito para a população da freguesia que os nomeou seus representantes. Não tiveram coragem de apresentar este relatório antes das eleições, esses sim são COVARDES, com todas as letras. Devia fechar tudo, acabar tudo, pois a freguesia só tem o que merece. è esta gente que governa a freguesia.

Anónimo disse...

Os vendilhões do templo de Jerusalem sobraram para as caldas
manel

Anónimo disse...

Isto é tudo uma cambada de palermas frustrados... Em vez de estarem sempre aqui a lavar roupa e a apontar o dedo coloquem mãos à obra e tentem fazer melhor...

Anónimo disse...

estes gajos e gajas das festas só fazem cagadas e o abade que os ature

jaquim coto

Paula Carvalho disse...

Boa tarde!

Gostava de esclarecer que nada tenho a ver com a Comissão de Festa. Limitei-me a postar documentos que considerei conter informações importantes para a freguesia.
Foi a pedido da Comissão de Festa.
Fi-lo em serviço pela freguesia, tal como faria com pedidos vindos de qualquer outra pessoa e/ou identidade, de forma imparcial.

Obrigada!

Anónimo disse...

Existem aqui alguns comentários de pessoas que sairam frustradas com as ultimas eleições e que agora querem tentar misturar os assuntos, quando nada tem a ver uma coisa com a outra.

"Não tiveram coragem de apresentar este relatório antes das eleições, esses sim são COVARDES, com todas as letras. Devia fechar tudo, acabar tudo, pois a freguesia só tem o que merece. è esta gente que governa a freguesia."

"A freguesia tem o que merece, e merece ter esta escomalha a governar a freguesia, assim pode ser que ganhem juizo, mas tem de os aturar mais quatro anos, que acabaram por fazer acabar tudo que existe na freguesia."

Dá vontade de RIR...
Os senhores que escrevem isto, não se lembram que o povo é soberano e que foi ele quem escolheu o novo executivo. Não chorem mais. Daqui a 4 anos terão a oportunidade de os correr, caso o mereçam.! Claro.

Não deixem que a frustração lhes misturem as ideias!

Anónimo disse...

Então a menina é o padre ou um pau mandado???
Ernesto

Anónimo disse...

O que é que tem a ver a papelada mandada com os INQUIETOS. Para que é que são chamados aqui os Inquietos para esta barafunda; agora também querem meter os inquietos ao barulho.Deixem os inquietos quietos e em paz..
um inquietado

Anónimo disse...

continua-se com mais do mesmo trapalhada atras de trapalhada nao sei como o senhor abade consegue aguentar isto.estes senhores nao apresentaram as contas antes das eleicoes senao ficariam em maus lencoes.estas contas sao como as que o senhor martins paga aos empreiteiros.sao contas feitas numa qualquer tasca ate se pode dizer que podem ter sido feitas no camoes.sao contas feitas em cima do joelho

Anónimo disse...

Depois de ler todos estes comentários, só a uma coisa a dizer.
Os cobardes são, meia dúzia de parasitas cheios de azia que encontraram no BLOG um meio onde libertar as suas qualidades de frustrados.
Tenham vergonha na cara.
Mostrem se tiverem coragem, que são melhores, criticar é fácil.
Toda a gente sabe quem era a comissão de festas, tenham coragem e digam-lhes as coisas na cara.

Anónimo disse...

os cobardes são aqueles que tiveram vergonha de mostrar as contas ao padre e as puseram no blog à socapa.

chico da sé

Anónimo disse...

aei pa u PS das caldas vque faça a festa ja que eles andam não tristes...de certeza que eles arranjam bastante dinheiro..falar com u telmo.

Anónimo disse...

a que seita pertencem os festeiros?
coto da sé