sexta-feira, 27 de novembro de 2009

José Pinto VS Francisco Costa

É do conhecimento geral que havia um entendimento prévio no sentido da constituição de um executivo alternativo ao que seria proposto pelo P Junta. O não conhecimento do disposto no art. 24º. Nº. 2 da Lei 169/99 fez desabar tudo. Ficou e foi cumprido algum compromisso que ficara assumido e isso só pode honrar os cumpridores. Mesmo que pudesse considerar-se um “negócio” prejudicial, o seu cumprimento dignifica os que cumprem. Ter-se-á conseguido, diz-se, ao menos deixar uma “espinha” na garganta de alguém que tudo tentou para a evitar e que rejeitava liminarmente. E que se não diga que a freguesia ficou a perder. Ficou, pelo menos, igual.


A indignação “postada” surgiu só e só porque os três eleitos do PS (e não adianta os apelos ao basismo partidário quando ele parece dar jeito) e, infelizmente são só três, depois de muito acertarem entre si (e cabia só a eles tomar posição, digam o que disserem em defesa do contrário) decidiram rejeitar o amigo de peito (dele – sabem de quem estou a falar). Foi só e só isso que fez amargo de boca e provocou a saída quase antes de entrar. Como se houvesse a precisão ou a obrigação de escorar o amigalhaço do (agora não) amigo.


Quanto à equipa “séria e digna para trabalhar nas caldas” – expressão que foi repetida até à exaustão – quem sabe se, agora, ela até possa ser constituída. Desde que não seja para dar abébias a um qualquer amigalhaço. A “chave” da secção ficou agora na posse do Pres. da Assemb. Geral que a guardará até às eleições estatutárias no primeiro trimestre de 2010. E fica tão bem guardada e a produzir efeitos idênticos como com o anterior (interino). Porque passado que foi este ciclo eleitoral, entra-se numa quase hibernação partidária. Ou não?


Agora evitar que “alguns elementos do PS tomem posições públicas” foi “seta” mesmo para mim, claro. Eu diria, en passant, que, infelizmente, são poucos os que tomam posições públicas. Uns por “deixa andar” e outros que gostariam de as tomar, se fossem capazes. E ali (na reunião, visto isso convocada com o fito de me fazer calar) isso foi claramente insinuado. Só que, a mim, não é um qualquer zaqueu da política que temporiza o meu falar, nem determina o que eu tenha para dizer. Como eu prefiro um qualquer fariseu (da politica), porque, pelo menos, tem alguma bagagem para dar alguma luta! Eu, em politica e também em politica local, não pugno por qualquer amigo ou amigalhaço. Tenho ideias próprias, expresso-as e defendo-as, na minha forma e no meu tempo. E sempre lealmente, de caras. Contra ou a favor consoante ache mal ou bem alguma actuação.


Não tenho lugar em qualquer órgão, nem lutei por ele. Não integrei, desde 2005, inclusive, qualquer lista autárquica, nem meti cunha para integrar, pelo que qualquer insucesso não me poderá ser assacado. Acreditei, francamente, na candidatura deste ano, lutei por ela, trabalhei para ela, bem mais do que o meu físico aconselhava. Porque dei, sobretudo, trabalho de servente. Bastante, ao invés de alguns outros.


Mesmo não estando em qualquer órgão, foi babusado que “eu devia dar lugar aos novos”. Interrogo-me que lugar? Não posso dar lugar que não tenha. Não darei, nunca, o meu direito de comentar, criticar ou elogiar, seguindo os meus próprios critérios.


A secção das Caldas de S. Jorge foi fundada informalmente no fim de 1974 (com uma garagem como ponto de reunião) e oficialmente no início de 1975, passou por muitos altos e baixos, esteve muito activa e muito parada, correu todos os ciclos e lá se foi mantendo. Eu dei algum contributo para a sua fundação e para a sua manutenção. E quem sabe se ainda poderei dar mais algum. Porque, e disse-o alto e claramente, mesmo com o peso da idade, não tenho receio de contrapor ideias mais escorreitas a outras carregadas de teias de aranha, ainda que em caixa mais recente de formação. Eventualmente terá continuação.


José Pinto da Silva

**************************

1.º - SE ALGUÉM GOSTA DE PROTAGONISMO SÓ POSSO CONSIDERAR QUE SEJA O SR. PINTO DA SILVA E PASSO A EXPLICAR O PORQUÊ?
AQUANDO DA APRESENTAÇÃO DA NOSSA CANDIDATA (FATIMA OLIVEIRA) QUE ATÉ ESTEVE MUITO BEM O SR.. COMO NÃO PODIA DEIXAR PASSAR A OPORTUNIDADE DE TER ALGUM PROTAGONISMO LÁ CONSEGUIU ARRANJAR TEMPO PARA DEIXAR BEM CLARO QUE TODO O TEXTO POR ELA APRESENTADO FOI COM A SUA AJUDA.

2.º - NO JANTAR DE FECHO DA CAMPANHA, O SR. CONTINUOU A SER O PROTAGONISTA POIS QUANDO DEVIA SER A CANDIDATA A TER O TEMPO DE INTERVENÇÃO PASSAMOS TODO O TEMPO A TER O SR COMO PROTAGONISTA (ATÉ PARECEU QUE O SR. ERA O CANDIDATO).

3.º - DURANTE O TEMPO DE CAMPANHA O SR. EFECTIVAMENTE CONSEGUIU ESTAR CALADO , MAS LÁ VEIO O ULTIMO DIA DA CAMPANHA EM QUE O SR. TINHA QUE TER A SUA INTERVENÇÃO, POIS MAIS UMA VEZ TINHA QUE DEMONSTRAR O SEU PROTAGONISMO, E LÁ CONSEGUIU ANDAR A FAZER A SUA PUBLICIDADE QUANTO A MIM PREJUDICANDO A NOSSA QUERIDA CANDIDATA (FÁTIMA OLIVEIRA).

4.º - COM RESPEITO AO AMIGO DO PEITO DELE (EU TENHO NOME PROPRIO E PODE PERFEITAMENTE SER MENCIONADO POIS NÃO TENHO NADA A ESCONDER, SOU FRANCISCO COSTA E ESTIMO MUITO A AMIZADE QUE ME UNE AO AMIGO DO PEITO (MANUEL GRILO) NÃO DEIXANDO NUNCA DE REFERIR QUE NA MINHA OPINIÃO A JUNTA ESTARIA MAIS BEM CONSTITUIDA COM ELE QUE PROPRIAMENTE COM A DONA ROSA (ISTO SEM QUERER FERIR A DIGNIDADE DA PESSOA EM QUESTÃO).

5.º - APESAR DE O SR. PINTO NÃO ESTAR DE ACORDO COM O QUE FOI TRANSMITIDO POR MIM NESSA DITA REUNIÃO E COM TODO O RESPEITO QUE ME MERECE NÃO DEIXO DE AFIRMAR QUE O QUE PENSO TRANSMITO E NA MINHA MODESTA OPINIÃO O PARTIDO SOCIALISTA NA NOSSA FREGUESIA COM A SUA FORMA DE ESTAR TEM MAIS A PERDER DO QUE A GANHAR.

6.º - SR PINTO ADMIRO MUITO A SUA FORMA DE ESCREVER MAS VOU TENTAR SER MAIS TERRA A TERRA POIS SÓ ASSIM AS PESSOAS POSSAM ENTENDER O QUE SE PROCURA TRANSMITIR, POIS COMO SABE INFELIZMENTE NEM TODA A GENTE TEM TEMPO DISPONIVEL COMO O SR. PARA PODER IR BUSCAR PALAVRAS FILOSÓFICAS PARA PODER COMPOR UM TEXTO, E DENTRO DESTE PRINCIPIO O MELHOR SERÁ ESCREVER TERRA A TERRA PARA QUE AS PESSOAS POSSAM COMPREENDER TUDO O QUE SE DIZ.

7.º - VOU TENTAR EXPLICAR EM POUCAS PALAVRAS O QUE SIGNIFICA (BASISMO) OU SEJA BASISMO É A TENDENCIA QUE TEMOS DE VALORIZAR TUDO O QUE O POVO DIZ, E EU COMO CIDADÃO COMUM E COMUNGANDO DAQUILO QUE O POVO DIZ ENTÃO TEREI QUE TRANSMITIR AO SR. QUE NA REALIDADE VOU DE ENCONTRO AO BASISMO NÃO PORQUE DÁ JEITO MAS SIM PORQUE AQUILO QUE OUÇO DA OPINIÃO PUBLICA FAÇO PASSAR PARA AS PESSOAS.

8.º - FARISEUS SÃO OS LIDERES QUE FALSIFICAM AS DOUTRINAS DA BIBLIA, POR AQUILO QUE SOU E NÃO ME REVEJO NESTE TIPO DE ASSUNTO OU SEJA (FARISEU) TENHO A TRANSMITIR QUE REPENSE O ASSUNTO E VEJA SE A SETA QUE QUIS APONTAR À MINHA PESSOA NÃO SERÁ MAIS DIRECCIONADA PARA SI, POIS O SR. CONSIDERA-SE POLITICO EU PROPRIAMENTE CONSIDERO-ME UM CIDADÃO QUE GOSTO DE FAZER ALGO EM PROL DA SOCIEDADE E NÃO ANDO NA POLITICA COM INTERESSE PROPRIO.

9.º - ZAQUEU DA POLITICA – PASSO A DIZER QUE TAMBÉM NÃO ME REVEJO NESTA PALAVRA POIS EM TERMOS GERAIS (ISTO QUER DIZER COBRADOR DE IMPOSTOS) EU QUE SAIBA NÃO COBREI NADA A NINGUÉM E REAFIRMO QUE A MINHA FORMA DE ESTAR NA VIDA NÃO SE COADUNA E NÃO SE IDENTIFICA COM ESTAS PALAVRAS POIS PENSO QUE SEMPRE DEI TUDO PELO PARTIDO EM TODAS AS CAMPANHAS AUTARQUICAS EM TROCA DE NADA.

10º- COM RESPEITO A TRABALHAR EM PROL DA CAMPANHA, POSSO ESTAR DE ACORDO CONSIGO EM ALGUMA COISA MAS SE A IDEIA FOI ATACAR-ME A MIM DIRECTAMENTE ESSA NÃO ENTRA NA MINHA PESSOA POIS PENSO SEM DESPREZAR NINGUÉM DA LISTA QUE TRABALHEI EM PROL DA MESMA O QUANTO BASTE EM TODOS OS SENTIDOS.

11.º - MAIS UMA VEZ REAFIRMO QUE NÃO ESTOU DE ACORDO COM A DECISÃO QUE FOI TOMADA E NÃO ME VENHA DIZER QUE FOI TOMADA PELOS TRES ELEMENTOS ELEITOS POIS ENTÃO NÃO SEI O QUE ESTAVA O SR. A FAZER NESSA MESMA REUNIÃO.

12.º - QUERO DEIXAR BEM CLARO QUE RESPEITO TODAS AS PESSOAS QUE COMPUSERAM A LISTA (MAIS DE QUE NUNCA AS PESSOAS ELEITAS) POIS SE AQUILO QUE SE PASSOU,E QUE EU PESSOALMENTE NÃO GOSTEI, NÃO SE DEVE ÀS PESSOAS EM QUESTÃO MAS A SI PROPRIO, POIS EM DEMOCRACIA TEMOS QUE SER CAPAZES DE SABER ACEITAR A OPINIÃO DOS OUTROS E EU PESSOALMENTE PENSO QUE O SR. NÃO DEVIA TER INTERFERIDO NESSE ASSUNTO.

ASSINO

FRANCISCO COSTA.

B. – PENSO QUE TUDO ISTO DEVE FICAR,POR AQUI, POIS ENTENDO QUE TUDO O QUE POSSA SER DITO É SÓ PARA LAVAR ROUPA SUJA.

19 comentários:

Anónimo disse...

O ADMINISTRADOR ESTA A DORMIR. ISSO JA ESTA NO KOUZAS E NO TONODOPARDAL HA MUITO TEMPO... ESTAIS A FICAR PARA TRAS

Anónimo disse...

o ps das caldas está a mais uma vez na merda. razão por que nunca ganha eleições. calem-se de uma vez por todas pois o ps das caldas já mete nojo.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Tono do Pardal disse...

O Sr. Pinto da Silva devia era estar calado, pois não tinha nada que vir para a praça pública falar de uma reunião privada.
O Francisco tambem foi muito desagradável na reunião.

Anónimo disse...

TAMBÉM ACHO!!!!

Carlos silva disse...

E que tal algum respeito pelo sr. pinto?? quer se goste ou não das suas opiniões, deve-se respeitar.

Anónimo disse...

TAMBÉM ACHO...

José Pinto da Silva disse...

Sem prejuizo da resposta que darei, parece-me que o título do "post" deveria ser invertido para -Francisco Costa vs José Pinto - porque foi ele quem abriu as hostilidades. E como o ojectivo da reunião era calar-me, claro que respondo sempre. E quanto à reunião privada, veja-se o que foi dito na rua, depois de terminada a reunião, não estando eu presente.
Eu, como diria qualquer brasileiro, "não levo desaforos para casa".

José Pinto da Silva

Tono do Pardal disse...

O Sr. Pinto da Silva devia era estar calado, pois não tinha nada que vir para a praça pública falar de uma reunião privada.
O Francisco tambem foi muito desagradável na reunião.

Anónimo disse...

Contagem de facas no ps das caldas

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Os do Ps não deviam vir para o blog com estas quesílias!
É falta de Ética, de Moral, de dignidade e de camaradagem!
É a noite das facas longas!
Das bruxas!
O caudal do Uima vai aumentar sem chuva!
O palerma da Sé.

José Pinto da Silva disse...

Para o CRÁPULA das 03:11

Não tenho outro cognome para o imbecil sem rosto e sem nome que escreve o que escreveu.
Quanto à incompetência, se é isso, assumi que nunca me apercebi daquele artigo da lei. Não sou jurista nem assumi compromisso de defender ninguém. O estar atento a isso caberia, por certo, mais a quem estava na "briga". Também se não aperceberam. Quem disse que a lei não permitia que o PS, ou outra força com eleitos fizesse integrar o executivo? Parece que a incimpetência paira mais por esse lado. Uns pretendem que me cale e outro que mandar-me para a inutilidade. Será que será o mesmo?
Nem uma coisa nem outra, sobretudo quando o mandante é um ignaro sem cara.

José Pinto da Silva

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Jáo pensei muitas vezs e estas situações só comprovam, por muito muito que goste do PS, na minha terra dificilmente algum dia o partido ganhe alguma coisa. As pessoas enquanto sonharem que o Sr. Pinto anda meter o nariz na campanha não votam no PS. Escreve muito bem, leio quase todas as suas cronicas, mas tal como os simples motais que falam de mais...acaba por dar tiros nos proprios pés. O Sr Pinto demonstra que além de procurar ser o centro das atenções, pensa que é dono da verdade (tem muitissima cultura,está sempre bem informado mas...até ser o sabe tudo, vai uma grande distancia) desculpe os comentários mas penso que ganhava mais se fosse mais humilde, só lhe ficava bem.

PS. Não assino pois como o conheço, digamos, bem sei que comprava uma gerra e ganhava um inimigo.

Anónimo disse...

Existe um ditado que diz: " Quem mal anda, mal acaba"
Em relação ao ps e sobretudo pelo mal que se disse do psd,aqui está um pouco o reflexo da realidade.

Anónimo disse...

A Intervenção do Telmo foi pura e simplesmente exibicionista, inútil, boçal e hipócrita!Está pior que o Pinto da Silva. O obra em causa não passa de um simples restauro mais firme e seguro do que o que já existia. De resto é tudo treta, maledicência, inveja e retrogradismo. Meus senhores, tenham juízo. Por favor calem-se e ingressem no grémio da face oculta.
Lorpa

José Pinto da Silva disse...

Tenho que dizer algo ao das 19:42
Primeiro quero dizer que nunca me zanguei com ninguém por causa de discussões políticas quando discutidas olhos nos olhos, por violentas que sejam as discussões e se só de política se tratar.
EStá muito longe de me conhecer se imagina que imagino saber muito. Alguém que me não recordo o nome disse e eu assino por baixo: "quanto mais sei melhor sei que nada sei". Tenho bem consciência das minhas lmitações. Mas nunca aceito que digam que tudo o que faço e digo é "caloirada". Por isso e para que todos pudessem melhorar, este espaço poderia ser espaço de debate, se entre caras e nomes.

José Pinto da Silva

Anónimo disse...

que mania tem as pessoas de escrever em caps lock percam a mania