domingo, 31 de maio de 2009

In Certas Confidências...



Os recentes episódios de violência ocorridos no Bairro da Bela Vista, levaram a que, um pouco por todo o país, se produzissem considerações sobre a falência do modelo urbanístico dos “bairros sociais”. Nesse sentido, é interessante reflectir sobre a ideia de uma hipotética (co)relação entre urbanismo e criminalidade que, recorrentemente, é trazida a debate por alguns sectores da opinião e da comunicação social.
Não nego que o ambiente construído, pode ter influência em certos tipos de comportamento social, especialmente nos grandes centros urbanos, onde a “impessoalidade” é factor dominante.
Por outro lado, quando se fala em falência do modelo urbanístico enquanto influenciador de fenómenos de criminalidade, de insegurança, de exclusão ou de segregação social, está a induzir-se que existirá um outro modelo alternativo e esplendido que os poderá combater e eliminar.
No fundo, trata-se de reforçar a ideia de que o Urbanismo é o fiel representante da filosofia do Estado e das Autarquias sobre as acções na área social.No entanto, o que está em causa são questões de outra natureza. O que está em causa nestes fenómenos de criminalidade e de segregação social são conceitos de fundo, de natureza ideológica, que surgem desde há muitas décadas no “nosso” modelo político e que ninguém tem a ousadia de questionar. De facto, a verdade é que o Urbanismo, enquanto modelo urbano ou espaço físico de uma cidade, não funciona sem as verdadeiras realidades socio-económicas que o envolvem. Temo até que não exista “modelo” que resista gravitando em torno da falta de emprego, da pouca educação social, da debilidade económica, da desagregação do suporte familiar, do desinteresse escolar, da fraca cultura de cidadania e da deficiente vida em comunidade.
No fundo, e por muito bom que seja, não é o Urbanismo, enquanto modelo físico da cidade, que pode resolver os problemas da sociedade, principalmente os problemas relacionados com a pobreza de espírito e com a pobreza imaterial.Infelizmente (embora com muitas críticas - que as há!!!), o que faliu, não foi o tal modelo urbanístico enquanto espaço físico. O que parece ter falido é o modelo social e a permanente desresponsabilização dos que se dizem necessitados e desprotegidos. O que parece estar a falir é uma certa apetência para se condescender com a cultura de violência e de criminalidade que parece fazer parte do “código genético” de alguns grupos de “jovens” ou de gang’s.
O que irá falir é a insistência em sermos complacentes com certos indivíduos que lideram grupos étnicos que só aceitam receber “certos direitos” e não querem saber dos seus “deveres”.
O que decididamente faliu, foi este nosso “nacional porreirismo” que continua a promover aqueles que se julgam mais “espertos” do que os outros...Por isso, temos hoje pela frente, um trabalho titânico a fazer, no sentido de promover uma verdadeira cultura comunitária, uma cultura sociologicamente saudável. Principalmente nos meios mais difíceis.
Esse trabalho, deverá necessariamente, envolver as entidades públicas, os membros mais influentes dessas comunidades (responsabilizando-os), famílias, escola, acção social e polícia de proximidade.É um trabalho longo. Infindável.Seria importante, portanto, iniciá-lo...
- É assim que se constrói a “Cidade”!

Domingo 31 de Maio…Festa da Família!!!

Domingo 31 de Maio…Festa da Família
Festa importantíssima.
A Festa da Família
A Família, a célula base da sociedade, a comunidade e a
igreja doméstica!
Ladeados pelos pais as crianças do Primeiro Ano da Caminhada Doutrinal celebraram a Festa da Famíla!
Foi lindo ver tantos meninos e meninas
e pais a aprender o caminho da Igreja…
A candidatar-se a uma tarefa tão importante de ser verddeiramente cristãos no nosso tempo!

sábado, 30 de maio de 2009

Encerramento Solene do Mês de Maria

Encerramento Solene do Mês de Maria
Uma vez mais decorreu o Encerramento do Mês de Maria na Comunidade Paroquial desta Vila Termal de Caldas de São Jorge.
Decorreu com todo o brio e solenidade por parte da Comunidade
e pela organização do nosso Agrupamento 901 do CNE.
Celebra os seus 20 Anos de Fundação Oficial.
Um programa de Comemorações está em preparação
para um empreendimento abraçado por tanta juventude,
adolescentes e infância!
Parabéns!

Às 21.00 Solene Celebração Eucarística em Vigília do Pentecostes
e no âmbito da Mensagem de Fátima.
Seguindo-se a Procissão de Luzes pelo périplo central da Vila
e coadjuvado pelas luzes das casas
e outras dos donos por onde se realizou o trajecto.
Esteve digno de se ver!
Parabéns!
Não se esqueceu quem trabalhou e os que continuam a trabalhar para que
ESTA TERRA SEJA GRANDE!
Na passagem da Rua Treze de Maio fez-se nota aos 11 Anos de Elevação a Vila
desta Vila Termal,
exactamente Treze de Maio de 1998!
Se referiu para que haja mais empregos,
trabalho para todos,
desenvolvimento e progresso.
Para nasçam indústrias criativas, inovadores e rentáveis.
Acentuado o tom na Puericultura, Metalurgia, Termalismo,
Hotelaria, Restauração e Turismo! Charneiras e gonzos desta Vila Termal
Não ficaram esquecidos os falecidos desde o Mês de Maio do ano transacto
até à presente data.
Terminando tudo com a Consagração a Nossa Senhora
e com desejo de bom Sono
e de Bons Sonhos!

In Kouzas e Louzas...


.... cerveja na esplanada das Caldas?...não bebo, obrigado!

O assunto ameaça tornar-se sério!

Pelo que se consta o líder xuxa das Caldas, “Tell me” já partiu hoje de manhã a caminho da “Coba da Bilha” para, se chegar lá na segunda-feira pela manhã, entregar uma Providência Cautelar! Não sei o sítio, mas dizem que é no local onde se entregam as providências cautelares! Talvez este acto seja de maior interesse público do que o interesse público alegado para as esplanadas!

E se a kouza “cautelar” surtir efeito?! À cautela e não sendo um assunto que preocupe a Cambra, sei que está preocupada…ou é bem capaz de estar!

Correio de leitores...

Miguel Portas em Santa Maria da Feira e S. João da Madeira, na próxima terça-feira dia 2.

14.30 H reunião com o sindicato do sector corticeiro

17 H contacto com os trabalhadores da Rohde

19.30 H Jantar em S. João da Madeira com a presenças de Francisco Louçã

21.30 H Comício na praça Luis Ribeiro (S. João da Madeira) com Miguel Portas e Marisa Matias e Francisco Louçã


Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda de Aveiro

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Interferência de última hora…

Já à muito que não ligava os microfones secretos da equipa do Zouvineiro. Hoje decidi faze-lo para escutar o que se fala sobre as ultimas noticias da mais famosa esplanada de Portugal e arredores.

Segundo os microfones da equipa secreta do Zouvineiro, a esplanada vai abrir quarta-feira, mas com um novo dono. É isso mesmo, novo dono. Pelo que se conseguiu captar mas com um som muito distorcido, os vencedores do Ilha Bar vão explorar a esplanada de GRAÇA, com a LUZ PAGA e AGUA OFERECIDA. Mas parece que ainda era pouco, então decidiram ARRENDAR a dita esplanada, a um Sujeito de Lobão para ele explorar.

Será verdade? Eu acho que os microfones desta vez apanharam interferência a mais…

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Comunicado nº2

ESPLANADAS
Depois do comunicado tornado público sobre o tema ESPLANADA, ficamos boquiabertos
com o teor da local no Terras da Feira, edição de 28 de Maio (data fatídica), página 7.
Ali se diz que a Câmara abordou as Juntas de Freguesia para apurar do seu interesse na instalação das chamadas Esplanadas de Verão. Manifestaram interesse as Juntas de Argoncilhe, Fornos, Mozelos e Feira que além do interesse, pediram à Câmara apoio no lançamento dos procedimentos administrativos. A Câmara anunciou já a realização da hasta pública para a concessão da instalação e exploração para o dia 9 de Junho, pelas 15 horas.Ora, como Caldas de S. Jorge (a Junta) não manifestou interesse e alguém anda a montar a estrutura, a Câmara SÓ TEM DE VIR OBRIGAR A LIMPAR UM ESPAÇO PÚBLICO QUE ESTÁ ABUSIVAMENTE A SER OCUPADO. Ou, em alternativa, a Junta de Freguesia, mesmo atrasada, declara interesse, e o espaço de Caldas de S. Jorge entra também no processo da hasta pública, podendo haver outros concorrentes e a montagem só poder ser iniciada depois de 9 de Junho.A não ter um procedimento que tal, fica provado que a Junta e a Câmara se concluíram para mais uma ilegalidade sem medida a que nos não custa chamar de VIGARICE.
Mais uma agravante para interpelar quer a Câmara, quer a Junta de Freguesia de Caldas de S. Jorge.

P’lo Secretariado da Secção do PS
O Coordenador
Telmo André dos Santos Gomes

...vai uma cerveja na esplanada das Caldas?


quarta-feira, 27 de maio de 2009

Comunicado nº1

A ESPLANADA

A Junta de Freguesia de Caldas de S. Jorge, com a conivência incompreensível e conveniente da Câmara Municipal da Feira, em segredo absoluto, como quem tem medo, que não vergonha, cederam, sem dar hipótese de competição, como é normal, legal e habitual em todas as outras localidades, um ESPAÇO PÚBLICO, na zona mais nobre da freguesia, para que um privado monte e explore um estabelecimento/bar de vida temporária (ESPLANADA).
No ano transacto fizeram, os mesmos actores sem vergonha, de cá e de lá, ao menos um simulacro de concurso, cujos Caderno de Encargos e Programa de Concurso foram grosseiramente transgredidos, aí também com a vergonhosa complacência e conivência da Câmara que ignorou diversas reclamações e denúncias.
Sabe-se, porque se ouve à boca pequena, que há quem, próximo do beneficiado, se mova bem e ligeiramente nos corredores da Câmara, por lá fale bem alto e leve os edis (os que têm intervenção no processo) a fazer o que é exigido. Aos berros. Senão!...
Tentaremos que a Câmara seja interpelada no foro próprio sobre mais esta ilegalidade e dação de favor em favor de qualquer coisa e, por certo, a Junta haverá de ser interpelada na Assembleia de Freguesia, a convocar extraordinariamente ou na próxima Reunião Ordinária de Junho.
Estaremos atentos para ver quem fornece a energia eléctrica e veremos como serão respeitadas as condições normais, normalmente adoptadas neste tipo de estabelecimentos.

P’lo Secretariado da Secção do PS de Caldas de S. Jorge

O Coordenador
Telmo André dos Santos Gomes

In PS Blog

$$$ DESPLANTE $$$

O “desplante” chegou esta semana, sorrateirinho, à nossa terra.

De forma desavergonhada, a Junta de Freguesia de Caldas de S. Jorge e a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, preparam-se para (eventualmente) dar cobertura à ocupação de um espaço que é público (que é de todos) através da instalação das famosas esplanadas de Verão.
Sem qualquer aviso. Sem qualquer concurso público.

Alerto desde já os leitores e os eventuais ofendidos para não virem para aqui com a história de que sou sempre do contra, que não quero o bem da freguesia. Não vale a pena virem fazer-se de vítimas.

Isto é uma ILEGALIDADE.
Este caso, é de fazer qualquer pessoa séria ir-à-lua-e-vir-no-mesmo-dia.

Que se saiba, o assunto foi decidido no maior secretismo. Nem a Assembleia de Freguesia foi ouvida.
Os comerciantes da terra, mais uma vez foram esquecidos. Os comerciantes que pagam os seus impostos, as suas taxas, as suas contribuições para terem a chamada “porta-aberta”.

Qualquer cidadão de bem, deve sentir-se ultrajado.
Este caso, representa o verdadeiro “Chico-Espertismo”.

Espero que os Partidos com assento na Assembleia de Freguesia façam o que está ao seu alcance e parem, de imediato, com este abuso de poder. Nem que seja com uma providência cautelar.

A incompetência paga-se caro.
Aquele espaço é de todos. Nós queremos passear junto ao rio.

A nossa terra não está a saque.
Metam isso na cabeça, de uma vez por todas.

Guga.Gago

Nota: peço desculpa se fui violento na linguagem, mas não consegui ficar indiferente.

Correio de leitores...

terça-feira, 26 de maio de 2009

Falecimento...


Faleceu ontem, 25 de Maio de 2009, o Sr. ALBINO FERREIRA DOS SANTOS, de Arcozelo, cidadão que , no final dos anos 80 do século passado, integrou a lista de candidatos do Partido Socialista à Autarquia de Caldas de S. Jorge, tendo sido escolhido para desempenhar o cargo de Tesoureiro da Junta de Freguesia, lugar que ocupou até ao fim do mandato.(...)
In PS blog.

Esplanada vai avançar…


Parece que sempre vai avançar a esplanada de verão. Segundo o Blog sabe os exploradores do Ilha Bar vão construir uma explanada até o Ilha estar concluído.
A iniciação da montagem já é visível no local.

Ao que o Blog sabe a esplanada poderá estar concluída até à Festa do Doce.

Federação Portuguesa de Futebol associa-se na Final da Taça de Portugal Millennium à associação RESPIRA…


O site da Federação Portuguesa de Futebol diz num local de Informação:

“O dia 31 de Maio assinala o “DIA MUNDIAL SEM TABACO”. A Federação Portuguesa de Futebol
associa-se na Final da Taça de Portugal Millennium à RESPIRA – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e Outras Doenças Respiratórias Crónicas.”
A FPF e a Respira associam-se numa acção de sensibilização durante aFinal da Taça dePortugal Millennium (© Respira)Taça sem fumoSegunda-Feira, 25 Maio 2009No dia em que FC Porto e FC Paços de Ferreira se defrontam na Final da Taça de Portugal Millennium, a 31 de Maio, assinala-se também o Dia Mundial sem Tabaco, instituído pela Organização Mundial de Saúde. Aproveitando o ambiente de festa no Estádio do Jamor, a Federação Portuguesa de Futebol(FPF) e a Respira, Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas promovem uma acção de sensibilização para as doenças respiratórias, em especial para a cessação tabágica.
Durante o alinhamento das equipas, a mensagem “Respira bem com 0% defumo” estará bem visível numa faixa colocada no relvado. Os jogadores participam, também, nesta sensibilização contra o tabagismo exibindo camisolas com a mesma mensagem e com a imagem de um cigarro apagado. Os apanha-bolas envergarão as camisolas durante o jogo.“Queremos aproveitar a grande visibilidade deste encontro para alertar a sociedade para as consequências do tabagismo, a importância do exercício físico na reabilitação pulmonar e do diagnóstico precoce de doenças respiratórias, tais como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC)”,afirma Luísa Soares Branco, presidente da Respira.“Temos o propósito de associar as finais da Taça de Portugal a grandes operações de solidariedade e responsabilidade social. A data de 31 de Maio,na qual se assinala o dia Mundial sem Tabaco, é a oportunidade ideal para passar uma mensagem sobre os malefícios do tabagismo.”, disse Gilberto Madaíl, Presidente da FPF.A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica é uma das mais graves e debilitantes doenças respiratórias crónicas, que tem como principal causa o tabaco. Cerca de 80% das situações clínicas da DPOC são provocadas pelo tabaco. Estima-se que em Portugal já exista meio milhão de portugueses com esta patologia,que muitos ainda desconhecem. A partir dos 40 anos, fumadores e ex fumadores entram no grupo de risco desta doença, mas não fazem o rastreio,permanecendo sub diagnosticados até uma altura em que já pouco pode ser feito para a travar.

domingo, 24 de maio de 2009

Santiago Marquez Continua em Viagem…

Santiago Marquez é um jovem conhecido da freguesia de 37 anos, que a determinada altura, deixou tudo para percorrer um desafio., que consiste nada mais, nada menos, que viajar de mota no continente Americano, desde a sua parte mais austral, Ushuaia (Argentina), até ao círculo polar ártico, em Prudhoe Bay (Alaska).

Quem desejar conhecer mais pode ver em:
http://www.argentinalaska.blogspot.com/

http://www.argentinalaska.com/

sábado, 23 de maio de 2009

Dr. Raul Apresenta Queixa Em Tribunal Contra Junta de Freguesia…



Dr. Raul, conhecido proprietário de um dos maiores terrenos perto da Autarquia, colocou uma queixa em tribunal contra a Autarquia, por posse indevida de terreno.

Segundo o Blog sabe, essa queixa deriva de alegadamente a junta andar a ocupar parte do terreno, que será do Dr. Raul, sem o consentimento do mesmo.

Esta guerra surgiu da construção do Calvário, que para a colocação de três cruzes, teve de ocupar parte do lote em causa.

50 º Aniversário “ As Florinhas” de Caldas de São Jorge


50 º Aniversário “ As Florinhas” de Caldas de São Jorge
14-06-09
10.15 h Missa Solene -Participação do Coral do Rancho Folclórico “ AS Florinhas”
Na Igreja Matriz desta Vila Termal de Caldas de São Jorge
11.15 h -Romagem ao Mausoléu
12.00 h -Visita Exposição: “50 Anos de História e Memórias” Sede do Rancho
15.30 h - Animação Cultural e Artística - Sede do Rancho

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Participação de Falecimento...


Faleceu José Oliveira Magalhães.

O corpo encontra-se em câmara ardente na capela mortuária.

O seu funeral será realizado amanhã pelas 17:00h, onde será realizado a missa de corpo presente.

Desde já deixo as minhas sentidas condolências à família.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Alunos da EB1 de Caldelas ouvem falar de Educação Sexual Infantil...

Projecto inovador no Concelho

Iniciativa da Associação de Pais é dinamizada por técnicos do Instituto Superior da Maia.

Os alunos da EB 1 de Caldelas, das Caldas de S. Jorge, estão a frequentar sessões de educação sexual infantil, numa iniciativa da Associação de Pais. As sessões – três, cada uma de 60 minutos – estão integradas num projecto desenvolvido pelo Instituto Superior da Maia (ISMAI), sendo ministradas por profissionais da área.

Leia mais na edição impressa do "Terras da Feira"

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Novo Site em construção!!!

Está em construção novo Site
http://www.paroquiacaldasdesaojorge.pt/index.asp

Da Paróquia de Caldas de São Jorge

Será uma vais valia para a Comunidade
e para esta Vila Termal.
ATM pede a colaboração d todos!
http://www.paroquiacaldasdesaojorge.pt/index.asp

Da Paróquia de Caldas de São Jorge
Será uma vais valia para a Comunidade
e para esta Vila Termal.
ATM conta com a colaboração de todos!

OLA ! DE NEUCHATEL ! À NOSSA VILA TERMAL !

OLA ! DE NEUCHATEL ! À NOSSA VILA TERMAL !
( continuação)
Maria Anunciaçao Pereira de Jesus .
De Casaldoido , Faleceu em 1952 .
21 Anos . Clarinda Pereira de Jesus . de Casaldoido com Sobrinho , Albano Dias Pereira Gomes do ( Pinheiro ) .Ano de 1952 , com veste do Baptizado , em Caldas de S. Jorge .
Celebrado pelo , Padre Antönio Correia Pinto Guimaraes .
Arcozelo , Albano Gomes do ( Pinheiro ) .
Anos 50 , 1953 .
Sr. Manuel Alves falecido do( Engenho ) , Albano Gomes do (Pinheiro).Arcozelo .
Largo do ( Pinheiro ) , Anos 50 .
Em frente à casa, do Sr. Domingos e Tilhinda do ( Pinheiro ).

Maria Francelina de Sousa de Arcozelo , S. Jorge .
Anos 70
Maria Dulce de Sousa , do Arcozelo S. Jorge .
Föto em sua Casa , Anos 40 / 50 .

Maria Angelina de Sousa , do, Arcozelo S. Jorge .
Largo do ( Pinheiro ) Anos 40 .

Alice de Jesus do ( Pinheiro ) , Arcozelo S. Jorge .
Largo do ( Pinheiro ) , Anos 50 .
A isto chama-se uma grande Familia, impecàvel e unida !
Com os seus trajos da época .
Alice de Jesus , Falecida .
Com seus Oito Filhos e Sobrinho .
Maria angelina de Sousa.
Carminda de Sousa .
Joaquim Francisco de Sousa .
Maria Dulce de Sousa.
Albano Francisco de Sousa .
Benjamim Francisco de Sousa , Falecido .
Maria Francelina de Sousa .
Josè Benardino de Sousa. Falecido .
Albano dias Pereira Gomes .

Maria Francelina de Sousa de, Arcozelo S. Jorge .
Josè Francisco de Sousa , seu irmao , jà Falecido .
Anos 60 ,
Comunhao Solene em Caldas de S. Jorge .
Celebrada pelo , Padre Antönio Correia Pinto Magalhäes . DR. Joaquim Dias Almeida Gomes do (Pinheiro ) Arcozelo S. Jorge .
Em Timör , com seus Colegas , Anos 50 .
DR. Joaquim do ( Pinheiro ) .
Em Angola , com seu Sobrinho do Brasil , Dimas Curi Gomes .
Anos 70 .
LARGO DO PINHEIRO !
2008
Continua de Luto ! atè ao dia ! em que a Junta de Freguesia ! e Assenbleia !
resölvam o Problema do Pinheiro !
Neuchatel e o seu Lago
Jà ninguèm viverà sem luz da Fè! jà ninguèm morrerà sem Esperança !
Ressuscitou o Senhor ! Alèluia!!!


Uma Saudaçao a tödos ,Albano Gomes do ( Pinheiro ).






Ass: Albano D. P. Gomes

terça-feira, 19 de maio de 2009

OLA ! DE NEUCHATEL ! À NOSSA VILA TERMAL !


OLÁ ! DE NEUCHATEL ! À NOSSA VILA TERMAL !
HISTORIA DA NOSSA TERRA !
AOS AMIGOS DO PINHEIRO !
Säo todos aqueles
ali Nasceram !
ali Viveram !
ali Faleceram !.
Vos fazias pelo Pinheiro !
o que vossos Pais !
jà fizeram por vos ?

Aos fins de semana juntàva-mos tödos no (Pinheiro),
Là ia-mos caminhando e brincando,do Pinheiro atè à Fonte Fria , ao Engenho, atè à Vàrzia, para dar-mos um mergulho na àgua, e assim nadàva-mos e refrescava-mos .
Passando o dia a rir a brincar, com as nossas ideias, contando histörias de crianças.
Outras vezes ia-mos atè à Leimeirada, önde nadàva-mos e jogava-mos.
E assim Vàrzia e Leimeirada, fazem parte da nossa infäncia.
Outras vezes levàva-mos uma Cana, que ia-mos buscar ao Carvalhal.
Là corria-mos, levando uma Caninha com fios de Linha, da Leimeirada a Bertal
Lançando o isco, com miga-lhas de pao, que guardava-mos no nosso bölso, como se fössem tostöes.
A noitinha là ia-mos de vagarinho da Vàrzia atè casa, levando pelo caminho um baldinho com as Vöguinhas , que lançava-mos no Chafariz .
Umas vezes tinha-mos sorte, outras vezes näo .
Por vezes via-mos ao longe , o falecido Dr. Carlos, chei-os de medo ficava-mos, aflitos corria-mos pelo mato abaixo, escondendo os peixinhos, que tanto trabalho nos dava, apanhar.
Nao fosse o Falecido Dr. Carlos nos agarragar , nos dar um puchonzinho de orelhas , lançando os nossos peixinho à àgua, e assim nos fazer chorar.
Era no tempo em que havia muito peixinho, no nosso Rio Uima.
Em que a àgua era limpa, e parecia um espelho, önde podia-mos ver a nossa Cara.
Em que os Turistas, sentavam-se no Paredao, atirar as migalhinhas, que traziam de suas Casas.
Ali passavam a tarde, a ver as grandes trutas , que por ali andavam.
Era um grande orgulho, para tödos nös ! para nossa Terra !,e Vila Termal.
Em memoria do Falecido Dr. Carlos ! que foi um Amigo da Natureza ! Amigo da Pesca Desportiva ! e defensör do Ambiente!
Enquanto vivo ! o Rio Uima foi sempre Limpo! Recordaçoes desses tempos de Criança.
Com muito respeito pela Familia ! espero que ela nao leve a mal !
E assim dou Vivas ! à nossa VilaTermal !
Albano Gomes do ( Pinheiro ) .

PERSONALIDADES DA NOSSA TERRA !
Föto Antiga da Familia de Arcozelo !
Anos 1910 a 1920 .
Julgo que sao ! Sra Cepriana e Sr. Refino de Almeida , jà falecidos , do Candal !
Os Pais , dos Sres : Refino de Almeida Marido da Sra. Luiza, Màrio de Almeida , Ascençäo do Melo, Celeste Joaquina de Almeida, Margarida de Almeida, do Marido da Sra Beatriz, Etc.! tödos de Arcözelo , do Candal .
Visavös , do actual Sr. Presidente da Freguesia , Sr. Josè Martins .
Irmä da Sra. Adelina Joaquina de Jesus do ( Pinheiro )
Albano Dias Almeida Gomes ( Junior ) .
2a Comunhao Solene , Padre Delfin Augusto Guedes ? , Anos 40 , em Caldas de S. Jorge .
Fötos da Gente da nossa Terra !
Anos 40 / 50 ! Albano (juniör ) de Arcozelo,
Manuel ( Grande ) das Caldas. etc.
Föto da Gente da nossa Terra !
No Brasil ! Albano , Primos Celeste e Marido, etc.
Albano Dias Almeida Gomes Enfermeiro do ( Pinheiro )
Adelina Joaquina de jesus do ( Pinheiro ).
Dr. Joaquim Dias Almeida Gomes do ( Pinheiro ) .
Alice de Jesus do ( Pinheiro ) .
Anos 1930
Trajos da época Antiga !
Albano Dias Almeida Gomes Enfermeiro do ( Pinheiro )
Adelina Joaquina de jesus do ( Pinheiro ).
Dr. Joaquim Dias Almeida Gomes do ( Pinheiro ) .
Alice de Jesus do ( Pinheiro ) .
Anos 1930
Trajos da época Antiga !
Albano de Arcozelo , Mariazinha de Casaldoido, ainda Namorados,
trajos da época , Ano de 1950.
( continua)

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Festival do Doce consegue representação mais abrangente

Mais regiões representadas nos 25 stands da iniciativa organizada pela Juventude Inquieta.


O Festival Doce de Caldas de S. Jorge vai decorrer de 5 a 7 de Junho, no Parque das Termas, sem a participação das colectividades locais que na primeira edição, em 2008, competiram directamente com os doceiros de várias regiões do país, mas com um programa de animação mais arrojado do qual sobressai a banda “Quinta do Bill”.

Leia mais na edição impressa do "Terras da Feira"

Pelo Bom nível...Parabéns Ginásio José Martins

Parabéns Ginásio José Martins

Pelo Bom nível na participação no Campeonato Nacional Sub -21 de Taekondo no dia 9 de Maio em Salvaterra de Magos, Santarém.

Cláudia Ribeiro medalha de prata categoria 67 Kg , escalão Júnior.

Venceu a eliminatória com a campeã nacional de seniores.

Venceu a secção (júnior) de 51 Kg - Medalha de ouro na prova.

A júnior Sílvia Costa arrebatou ouro nos 46 Kg

Filipe Ribeiro conquistou medalha de Bronze na categoria sénior dos 78 kg.

( Do Correio da Feira 18 de Maio de 2009)

Parabéns aos atletas

E ao Ginásio José Martins

domingo, 17 de maio de 2009

Festival Doce...

Pai Acusado de ter abandonado três crianças no Brasil, ficou com a tutela dos menores…

Após vários dias de luta e desespero, o Pai acusado de ter abandonado as crianças no Brasil, e que é natural de Caldas de S. Jorge, recebeu a boa nova de ficar com a tutela dos filhos.
Diga-se que a Segurança Social, já permitia que o Pai passasse os Fins-de-semana com os filhos, agora parece que finalmente vai poder ficar com eles sempre.

sábado, 16 de maio de 2009

NOTAS DO PARTIDO SOCIALISTA... Assembleia de Freguesia de 29 de Abril 2009

A assembleia de freguesia de Abril não trouxe, mais uma vez, grandes novidades no que concerne às respostas do Executivo da Junta. No entanto há algumas questões a salientar:
1. Mal iniciado o período antes da ordem do dia, foi colocada a questão acerca dos assuntos tratados nas reuniões de câmara que aparecem na lista das actividades trimestrais do executivo. Em jeito de resposta, o Sr. Presidente dispara, em plena exercício daquilo que supostamente será a chamada democracia, que não tinham nada que dar satisfações ao Partido Socialista acerca dos assuntos que tratavam com a Câmara. Uma das competências da assembleia de freguesia é acompanhar e fiscalizar a actividade da junta. E é isso que o partido socialista faz, em representação daqueles que o elegeram, pois é esse o seu papel e a sua obrigação. E esta é uma questão de transparência e uma questão de respeito pelos que elegeram o executivo e também por aqueles que o não elegeram.
2. Relativamente às contas do primeiro trimestre, é já hábito o Sr. Presidente, quando questionado acerca das mesmas, alegar que não tem de falar sobre as contas trimestrais dizendo que “sobre contas falamos no final do ano”. A lei é explícita:
Apreciar, em cada uma das sessões ordinárias, uma informação escrita do presidente da junta acerca da actividade por si ou pela junta exer­cida, no âmbito da competência própria ou dele­gada, bem como da situação financeira da fre­guesia, informação essa que deve ser enviada ao presidente da mesa da assembleia com a antecedência de cinco dias sobre a data de início da sessão. (Lei n.º169/99 de 18 de Setembro, Artigo 17.º, alínea n).
Analisando o quadro em baixo, não é difícil verificar que as seguintes despesas apresentam valores demasiado elevados para apenas 3 meses. Continuando assim, o orçamento de 2009 irá ser ultrapassado numa quantidade muito significativa. Ao invés da constante resistência em clarificar números, ficaria bem ao executivo uma explicação para este facto. Deveriam, pelo menos, fazer o trabalho de casa.
3. Foi admitido pelo Sr. Presidente que o material da construção do Calvário está a ser todo fornecido pela empresa Irmãos Cavaco SA, actual proprietária das pedreiras de Arcozelo. Sem qualquer contrapartida.
Não desfazendo o mérito pela obtenção deste apoio, terá o sumiço da associação de moradores de Arcozelo alguma coisa a ver com isto?
4. A inércia dos elementos do Partido Social Democrata nas assembleias de freguesia é também um ponto a assinalar. Se o tamanho da ambição e preocupação que disseram ter, em campanha, para com a freguesia, se reflecte nas questões que levantam em assembleia, deixam muito a desejar…
5. O número de elementos do público nas assembleias de freguesia tem vindo a diminuir a olhos vistos. Nesta sessão, apenas 2 pessoas estavam presentes, o que nos deixa, deveras, preocupados. O desinteresse pela vida política tem-se alastrado de um modo que até as pequenas questões relacionadas com aquilo que se passa à porta de casa, caiem no desinteresse. E então se falarmos de pessoas politicamente activas, o problema é ainda maior. Esta passividade e falta de confiança e credibilidade políticas afectam homens, mulheres e sobretudo jovens que recusam esta necessidade vital da sociedade que é a política.
Nas Caldas de S. Jorge, esta situação não será de estranhar uma vez que o público tem saído das sessões tão esclarecido como quando entrou…
Fátima Oliveira

Novas Placas de Rua Candidatas ao Prémio de Arquitectura Mies van der Rohe…

Após longas promessas, as novas placas dos nomes da rua já estão a ser colocadas na freguesia.
Diga-se que são novas, mas com aspecto de Velhas… Tenho que dar os PARABENS A QUEM TEVE TÃO BOM GOSTO, é que pior, mais feias e sem estética nenhuma, devia ser um pouco impossível de encontrar.
Se as outras estão desbotadas com os anos, estas já nasceram sem cor, ou melhor com uma cor que não dá para ler.
Com gostos assim… S. Jorge está sempre na vanguarda!!!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Correio de leitores...

Fotografo Amador…

Sem Comentários…

Deficientes sem direitos nas Termas!


Esta semana fiquei estupefacto a ver o “malabarismo” que um deficiente teve de fazer para estacionar perto das Termas.

Como é possível que uma Estancia Termal, das mais conceituadas do País não preocupe a sinalizar dois lugares de estacionamento para deficientes? Eu até poderia entender esta situação à 20 anos atrás, mas agora acho duma falta de sensibilidade inaceitável.
O que mais me choca nisto é ver o parque mesmo em frente à estância ocupado com carros dos médicos e de pessoas saudáveis, e ver pessoas deficientes a serem transportados á chuva, pela estrada, porque tiveram de deixar o carro a 200 metros.

Era bom que a entidade exploradora das Termas, em consonância com a autarquia, reserve alguns daqueles lugares aos que sofrem de mobilidade física…

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Ilha Bar terá 120 horas de animação


Vencedor apresenta um programa de animação com o envolvimento das colectividades locais.


O concessionário da construção e exploração do “Ilha Bar”, de S. Jorge, garante 120 horas de animação cultural e recreativa no primeiro ano. A adjudicação foi aprovada segunda-feira pela Câmara Municipal, até porque o agrupamento de duas pessoas singulares – António Manuel Serralva e Manuel Sérgio Gomes – foi o único concorrente.

Leia mais na edição impressa do "Terras da Feira"

SEGUIR O BLOG POR E-MAIL