quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Despedimentos em empresa do Grupo Amorim por motivos políticos e sindicais

O Bloco de Esquerda considera inaceitável a atitude que a empresa Corks Ribas, uma empresa da indústria granuladora de cortiça do concelho de Santa Maria da Feira que pertence ao Grupo Amorim, está a ter com os seus trabalhadores da produção.

A empresa despediu 4 trabalhadores da produção como resultado de um processo disciplinar. O Bloco de Esquerda considera que as bases para o processo disciplinar são de pura perseguição política aos seus trabalhadores, colocando em causa o direito constitucional que lhes assiste de actividade política e sindical. Aliás, o despedimento não tem qualquer base de verdade nos motivos indicados, indicando que o despedimento dos trabalhadores decorre de “influência negativa” que o delegado sindical exerce sobre eles. Esta motivação para o despedimento é absurda na medida em que tenta punir os trabalhadores põe supostas influências de terceiros.

O Bloco de Esquerda presta toda a solidariedade para com os trabalhadores da Corks Ribas ilegalmente despedidos.

O Bloco de Esquerda considera este despedimento uma clara represália do Grupo Amorim à actividade política e sindical destes trabalhadores, dado que todos são activistas políticos e sindicais. Esta é a verdadeira motivação para o seu despedimento.

O Bloco de Esquerda irá denunciar esta ilegalidade junto da Autoridade para as Condições no Trabalho, exigindo que seja levantado uma contra-ordenação grave à empresa pela sua conduta, que resultou numa sanção abusiva.

O deputado Pedro Filipe Soares solicitou a imediata intervenção da Autoridade para as condições do Trabalho. ler aqui

Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda de Aveiro

1 comentário:

José Pinto da Silva disse...

Veio no JN de sexta feira (29/1) que a CORKSRIBAS não pertence ao universo do Grupo Amorim. Por curiosidade fui ao site da Ribas e, pelo que se lá vê, nada indicia ligação ao Amorim.
O raciocínio imediato apoiado na lógica da actuação do BE, foi mais uma inventona, uma "boca" de quem tem ódio descolável a tudo quanto diga respeito ao Américo Amorim e de quem tem pouco argumento político para debater.
José Pinto da Silva