quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Bloco de Esquerda considera estranhos os despedimentos no Centro Social e Paroquial de Arrifana

O Bloco de Esquerda considera extremamente questionável a atitude da direcção do Centro Social e Paroquial de Arrifana( Concelho de Santa Maria da Feira) ao encerrar o Centro de Actividades de Tempos Livres (ATL). A direcção encerrou o ATL no passado mês de Agosto argumentando encontrar “prejuízos acumulados”.

O Bloco de Esquerda considera estranho que um ATL que estava quase na sua ocupação máxima e era subsidiado pela Segurança Social se encontre numa situação de “prejuízos acumulados”.

O Bloco de Esquerda considera que as explicações dadas, face à realidade de ocupação quase máxima existente, poderão indiciar práticas de gestão danosa por parte da direcção do centro. Tendo a Segurança Social assumido protocolos com o Centro Social, inclusive para o ATL, o Bloco de Esquerda considera urgente que as contas da instituição sejam auditadas e clarificadas.

As suspeitas levantadas adensam-se com a opinião popular de que a real razão para o encerramento do ATL se prenderá com a abertura de um lar para a terceira idade no espaço que pertencia ao ATL.

O Bloco de Esquerda considera inaceitável a atitude do Centro Social e Paroquial de Arrifana que passa para segundo plano o interesse da população que era servida pelo ATL em detrimento dos negócios mais vantajosos para a instituição. O Bloco de Esquerda lembra que o serviço do ATL era protocolado com a Segurança Social devido ao seu interesse na comunidade e que é uma atitude irresponsável a decisão unilateral da instituição.

A atitude da instituição para com as trabalhadoras do ATL é também questionável. É público o despedimento ilegal que a instituição aplicou a algumas funcionárias, bem como as atitudes persecutórias e discriminatórias que a direcção da instituição levou a cabo e a própria Autoridade para as Condições do Trabalho condenou. O Bloco de Esquerda considera que o recente despedimento colectivo aplicado a todas as ex-funcionárias do ATL representa mais uma acção de perseguição da instituição às trabalhadoras.

O Bloco de Esquerda considera que as atitudes da direcção da instituição devem ser investigadas. Por isso, através do deputado Pedro Filipe Soares, o Bloco de Esquerda dirigiu um conjunto de perguntas ao Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, para averiguar do comportamento da instituição sobre o encerramento do ATL e da conduta perante as trabalhadoras.

Ler as perguntas aqui

Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda de Aveiro

3 comentários:

Anónimo disse...

Tenho muita pena que o BE Em Santa Maria da Feira seja um Advogado de Causas Perdidas!
Vamos lá ver se salva a RHODE e a Oliva, etc. !!
Irá salvar tanto como salvou a Sobrinca nas Caldas!
Na minha opinião pode haver boa vontade mas há muita ignorância!
Se não sabem ficam a saber que o Ministério da Seguranças Social
e o Ministério da Educação deram uma machadada nos ATL!
Ah! Eu não sabia! Pois ficas a saber!!!
Pois bem retiraram a comparticipação devida
e usurparam a funcionalidade do ATL.
O Ministério da Educação ao ter assumido a Pré-Primária, O Primeiro Ciclo, o Segundo Ciclo, o Terceiro Ciclo e o Secundário
dentro de uma Escolaridade de 12 anos
mais o Pré-primário inventou as E14 ( escola com catorze horas)
e catorze anos.
Quer dizer a Escola encarrega-se dos meninos (as), adolescentes e jovens dos 4 aos 18 anos, se não forem burros.
Se repetirem todos os anos andarão na Escola 28 anos!
Com mais cinco de criança acabarão a escolaridade 33 anos de idade.
Ou seja já terão sido pais e mães
e os mais furiosos até avôs e avós!
E então sim a Escola pode funcionar em pleno com uma Maternidade, Creche, Infantário e ATL e a dita e gloriosa Escolaridade obrigatória
e torna-se “NUM POLVO CULTURAL PARALELO”
e como com trinta e três anos os estudantes estão velhos
e então são metidos no Centro de Dia e Lar da Noite da mesma Escola que já não será E14 mas E24 sobre 24 e 365 s9bre 365!!!
NO MEIO DE TUDO ISTO
o ATL COMO DA ARRIFANA É EXCEDENTÁRIO!
E nesta supramencionado perspectiva está tudo resolvido!

Anónimo disse...

os melhores nao tao ai pk?

Anónimo disse...

os melhores nao estao ai pk? e so medo . e precioso saber andar no mundo e tambem saber perder. os folioe nao estao no blog nao faz mal. simplesmente ficamos com o que voçes queriam a TAÇA, pois ate choraram por ela.PARABENS FOLIOES PARA O ANO CONTO COM VOCES ARRASAR COM TUDO NO PARQUE DAS TERMAS DE CALDAS DE SAO JORGE FORÇA FOLIOES